22 de abril de 2011

A revista "Mariana" caíu na nossa mentira de 1 de Abril


Faz hoje três semanas que aqui colocamos uma notícia fictícia, inventada por nós, uma vez que era o primeiro dia de Abril e, como não podia deixar de ser, tínhamos que entrar no espírito e deixar-vos com uma pequena mentira. Todavia, ao final do dia, revelámos que tudo não passara de uma partida. Contudo, parece que houve quem tenha “caído” na nossa “armadilha”.

Pode ler-se numa das páginas da edição número da 416 da revista Mariana, que aqui reproduzimos parcialmente: “Vem aí Violeta”. Ao longo desta notícia da publicação do grupo PressPeople está escrito o seguinte: “Contudo a grande surpresa será o par romântico formado por Melânia Gomes, a Catarina de Espírito Indomável e Virgílio Castelo, que deixou o cargo de consultor na SIC para se dedicar à sua carreira de actor. O convite para regressar à TVI foi de André Cerqueira e segundo parece, na Plural Entretainment, Virgílio vai assumir uma função de relevo e em simultâneo protagonizar a próxima história da TVI. O bom filho à casa torna e com a saída de Rogério Samora, a televisão de Queluz precisava de um verdadeiro galã para as suas histórias, e quem melhor que o charmoso actor? Virgílio Castelo deverá assim assinar um contrato de exclusividade com a TVI”.

Ora, os argumentos utilizados pela Mariana são precisamente aqueles que aqui escrevemos na referida notícia, que não passaram de meras invenções, o que nos leva a crer que, de facto, a mensagem que aqui passamos vai muito mais longe do que aquilo que imaginamos, servindo, inclusivamente, de fonte a revistas com distribuição a nível nacional.

Não queremos com isto enaltecer-nos por este facto, mas apenas deixar-vos um caso bastante elucidativo da importância do universo on-line para as diferentes revistas. Só é de destacar pela negativa o facto de não terem anunciado a fonte de onde retiraram a notícia, que não passava, afinal, de uma mentira de 1 de Abril.

Like & Dislike


 Boa Noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!

LIKE
Querida Júlia... e Ana Marques!


Júlia Pinheiro apercebeu-se de que duas cabeças funcionam melhor que uma. E assim tem sido ao longo do Querida Júlia. Temos assistido à passagem de Ana Marques de correspondente (apesar de não ter esse título) do programa para co-apresentadora, o que é de louvar. As duas interagem e comunicam como ninguém, alegrando as manhãs e prometendo guerra às outras "duplas" concorrentes, como o caso de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.






DISLIKE
Também quero ser actor, eu...


Ao que parece Paula Bobone irá participar em Laços de Sangue. Não quero nem vou comentar as aptidões artísticas da senhora, até porque desconheço, mas chegámos a isto: qualquer um pode ser "actor". Basta ter nome, aparência, ou ambos. Não chega. E saber representar? Parece-me requisito fundamental! Infelizmente virou moda e deixa-nos a pensar quão fácil será vingar no mundo da televisão. Sim, porque actor que é actor move-se bem entre teatro e televisão, na minha opinião. Estaremos atentos a esta e outras participações.






Joel Bernardo

Falar Televisão


Areia para os olhos

São curiosas as declarações que Júlia Pinheiro faz agora, um mês depois da estreia do seu programa nas manhãs da SIC. A apresentadora de Querida Júlia pede tempo para o formato recém-estreado para que ele possa assim crescer e impor-se nas audiências. Júlia veio assim a público responder a todas as críticas apontadas aos péssimos resultados que Querida Júlia obteve no seu primeiro mês de emissão, resultados muito aquém dos prometidos em meados de Março e que afundaram, ainda mais, as manhãs da estação de Carnaxide.

Em entrevista, Júlia Pinheiro tomou como exemplo o histórico do programa concorrente, o Você na TV, para justificar este seu ‘pedido’. Júlia lembrou que a dupla Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira também demorou cerca de três anos a chegar à liderança depois de alguns períodos bastante conturbados onde obteve resultados iguais ou piores aos que Querida Júlia obtém actualmente.


Mas esta comparação é, no mínimo, descabida. Apesar de ocupar, na altura, um horário matinal igual ou pior que o actual horário matinal da SIC, quando estreou, o Você na TV era apresentado por duas caras que não tinham grande reconhecimento nem popularidade por parte do público, ao contrário da mulher de Rui Pego. Goucha vinha de duas temporadas fracassadas do programa Olá Portugal e Cristina Ferreira vinha da condução de irrelevantes diários da tarde do reality-show Big Brother. Júlia Pinheiro, essa, chegou às manhãs da SIC no auge da sua carreira, logo depois de se despedir em grande de um reality-show de sucesso e que marcou de forma indelével o grande público.

Por isso mesmo, estas desculpas que Júlia Pinheiro apresenta não têm qualquer nexo nem consistência. Ainda para mais quando vêm de uma apresentadora que quando se estreou nas tardes da TVI conseguiu desde logo ficar taco-a-taco com o líder Contacto nas primeiras semanas de emissão, num horário onde a estação de Queluz era muito menos competitiva do que Companhia das Manhãs era antes da estreia de Querida Júlia.

Todos nós sabemos que o primeiro mês de Querida Júlia correu muito pior que os piores dos cenários pensados por Júlia Pinheiro na pré-produção deste projecto. E como profissional de renome no audiovisual português fica muito mal à apresentadora atirar desta forma areia para os olhos dos espectadores, críticos e colegas de profissão.

Manuel Wiborg queria mais de "Laços de Sangue"


O "Vicente" de "Laços de Sangue" já é bem conhecido dos telespectadores da SIC, contudo para o actor Manuel Wiborg a personagem ficou um pouco à quem das suas expectativas. "Foi um papel que ficou a meio", explicou à Notícias TV.
Ciente de que o seu papel poderia ter sido mais explorado, nomeadamente na área do seu trabalho de designer, o actor sente que faltou alguma exploração deste "Vicente": "Não explorei a vida de um designer, apenas a enunciei. O que me interessa fazer, e muitas vezes é difícil, é aprofundar o tema, o problema, explorar até ao limite. A personagem que fiz nessa novela não leva a acreditar que exista na realidade. E depois, quando se faz uma novela em nove meses, se a personagem não é muito marcada, se não vai além do dizer 'bom dia' e 'boa tarde' ao patrão, o que é o assunto dela? É a divisão interior dela se fica com a mulher ou a amante. Ora, isso quando aconteceu eu desapareci da história".

Apesar deste facto, Manuel Wiborg confessa que foi um prazer ter integrado o elenco desta produção da SIC: "Tive prazer em fazê-lo".

Em relação a um possível contrato de exclusividade, o actor confessa que não está interessado num, e informa que já lhe apresentaram um ilegal: "Nunca quis. Nunca me propuseram. Já me propuseram um contrato de trabalho, que não era de exclusividade, em que me disseram: 'Se trabalhares para outro, despeço-te' ".


Quiosque: Notícias TV

"Meu Amor" esteve para ficar na "gaveta" da TVI


Foi em Novembro do ano passado que conquistou o primeiro Emmy para um formato feito no nosso país, no entanto, tal podia não ter acontecido. E a explicação é simples: a história escrita por António Barreira esteve para não ser feita.


A notícia é avançada pela edição de hoje do Diário de Notícias que dá conta de que quando a TVI pensou em ter apenas duas telenovelas no seu horário nobre, no ano passado, Meu Amor era a eleita para não ser transmitida.


É uma fonte bem colocada no processo que o garante ao referido jornal: “Em 2009, o canal já falava em não querer fazer uma terceira novela e foram os guionistas que pressionaram para fazer uma obra de ficção. Nasceu Meu Amor”.


Apesar de tudo, a medida acabou por não ser implementada e a história protagonizada por Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira conquistou não só os portugueses como o público internacional, uma vez que ganhou o Emmy para melhor telenovela.


Quiosque: Diário de Notícias

Horário nobre da TVI só com 2 telenovelas

A medida era para ter sido implementada no ano passado, no entanto, acabou por ser descartada. Todavia, este ano vai mesmo avançar e, depois do final de Sedução a televisão de Queluz de Baixo terá apenas duas telenovelas em exibição.


Quem o garante é Tozé Martinho, em entrevista ao Diário de Notícias desta sexta-feira: “Por questões monetárias e outras, a TVI decidiu cortar de três novelas para duas este ano. É uma decisão relativamente recente e uma hipótese de programação que já se adivinhava”, começa por dizer o argumentista, que vê, assim, a sua telenovela novamente adiada: “Neste momento a minha novela está suspensa, será apresentada para mais tarde. O arranque da produção da novela está marcado para Setembro ou Outubro”, explicou. Deste modo, apenas quando Anjo Meu chegar ao fim, Violeta estreará nos ecrãs de Queluz de Baixo.


Já André Cerqueira não confirma esta medida alegando que “Não posso responder pela ficção antes de o canal se pronunciar” e remetendo todas as questões para a TVI: “tem de falar com a TVI”, explicou.


Da parte do director de conteúdos e formatos da TVI apenas a garantia de que esta medida “é uma coisa que se tem falado mas não é plenamente assumida” e que a solução poderá passar por fazer “mais minutos de duas novelas”, em vez de uma terceira. Bruno Santos, todavia, desmente Tozé Martinho e garante que a opção “não é por motivo económico”.


Isabel Medina, habitual directora de actores de algumas produções da Plural admite que “três novelas significam um grande investimento” e que é essencial “definir estratégias de contenção orçamental que ultrapassem o gosto”. Porém, acredita que esta medida irá afectar “um mercado de trabalho razoavelmente remunerado, de média duração e com uma certa estabilidade”.


Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...



... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Especiais da TVI ao fim-de-semana são para continuar!



A Notícias TV desta semana revela a vontade de João Cotrim Figueiredo em continuar a apostar nas emissões especiais aos sábados à tarde. Depois de, na Madeira, Fátima Lopes ter sido vista por mais de quinhentos mil telespectadores, o director-geral da TVI não descartar esta aposta na programação da estação de Queluz de Baixo. Tudo depende, claro, dos apoios que conseguirem ser estabelecidos: "Complicado como está, não será fácil arranjá-los, mas vamos continuar".
Apesar disso, a vontade de proporcionar aos telespectadores uma tarde diferente com Fátima Lopes é um desejo que está a ser trabalhado: "Operações especiais estão para continuar. Vamos ter mais algumas ao longo do ano".


Assim, resta informar que, um dos locais a visitar pela apresentadora da TVI deverá passar pelos Açores!





Quiosque: Notícias TV

Paula Bobone em "Laços de Sangue"!



A conhecida socialite portuguesa vai participar num episódio de "Laços de Sangue". Ao lado de João Ricardo, Paula Bobone ensinará a personagem interpretada pelo actor a aprender algumas regras de etiqueta. 
"Faço de mim própria. Vou ser consultora de boas maneiras de uma personagem divertidíssima que faz um papelão", explicou à Notícias TV.
A representar com Armando Coutinho,  Paula Bobone admite momentos cómicos para os telespectadores: "Na novela sou contratada pela Gi que, envergonhada com as maneiras do marido, me pede ajuda. Eles querem passar por muito finos".

Fica assim o "bichinho" da representação da também escritora, a qual gostaria "de ser chamada novamente". Será que a direcção de actores de "Laços de Sangue" irá satisfazer este desejo?



Quiosque: Notícias TV

Fala-se! 22/04/2011


São 15:00 em ponto e está em linha o último Fala-se desta semana.


Vera Ferreira

Muito ao estilo do que aconteceu no Reality-show da TVI, A casa dos Segredos, Vera Ferreira que participa agora em Perdidos na Tribo é acusada de querer o protagonismo só para ela. Entre choros e desmaios, “Ela adora brilhar e ter a luz sobre si”, afirma uma fonte da produtora.


Pedro Barroso e Maria João Bastos


Depois do namoro com Isabel figueira, Pedro Barroso aproximou-se muito de Maria João Bastos e parece que há romance.
“Eles trabalham juntos na Sedução e sempre houve química. Agora que o Pedro está novamente solteiro, eles acabaram por se aproximar e já têm saído juntos várias vezes” conta um amigo do actor ao Correio da Manhã.
Os dois actores foram vistos numa esplanada em Lisboa em clima de grande cumplicidade onde a troca de carinhos e beijos foram uma constante.
Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã


"MasterChef" antes do Verão!


O conhecido concurso emitido pela SIC Mulher vai ter uma versão portuguesa, segundo o Diário de Notícias (tal como o Televisão havia avançado de manhã). Com as inscrições abertas desde o dia de ontem, já se sabe que o conhecido chef Henrique Sá Pessoa irá ter uma participação especial na mesma.
A produção de "MasterChef" está carga da Endemol, sendo que o concurso já se encontra em fase de pré-produção. O júri ainda não é conhecido, contudo sabe-se que será composto por dois chefs e um crítico de gastronomia. 
A estreia deverá acontecer antes do Verão.


Depois da adaptação de "Project Runway", a RTP1 aposta na versão portuguesa de um conhecido formato australiano.



Quiosque: Diário de Notícias

Hugo Marques em "Remédio Santo"?

Depois das polémicas com a ex-agente, o antigo concorrente de Casa dos Segredos continua centrado em iniciar a carreira de actor. E parece que o seu primeiro projecto poderá estar para muito breve. Embora não confirme, é o que o jovem dá a entender, em entrevista à TV Mais desta semana:


“Estou a ter uma branca, de momento não me lembro de nada. Quem sou eu?”, respondeu, em tom de brincadeira, quando questionado se teria à sua espera um papel na nova trama de António Barreira.


Na referida entrevista, Hugo Marques explicou ainda porque é que não fez castings para a série de Verão de Morangos com Açúcar: “Tanto a Joana como eu não pudemos fazer o casting para os Morangos de Verão porque a entidade responsável tinha ordens directas da TVI a dizer que estamos destacados para fazer a novela da noite”, frisou.


A questão fica no ar: será que com o facto de a TVI se preparar para ter apenas duas telenovelas em exibição no seu horário nobre, haverá lugar para o ex-concorrente de Secret Story?


Quiosque: TV Mais

Felipa Garnel comentadora da TVI

Afastada dos ecrãs há já alguns anos, a antiga apresentadora de Mundo VIP, na SIC vai voltar aos ecrãs, ainda que noutro papel e com outras funções. Embora ainda não se saiba se será algo esporádico, o certo é que a directora da revista LUX tem já um novo projecto.


Filipa Garnel será a comentadora da televisão de Queluz de Baixo para as emissões especiais sobre o Casamento Real Inglês, e estará ao lado de Judite Sousa durante o dia 29 de Abril, a partir de Londres, adianta a edição desta semana da revista Mariana.

Resta saber se, em emissões futuras, a antiga apresentadora continuará a ser uma aposta da TVI.


Quiosque: Mariana

Judite Sousa entrevista Jerónimo de Sousa


Depois de ontem ter conversado com o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, a jornalista estará novamente no Jornal Nacional desta noite.

Em directo, Judite Sousa entrevistará o líder do Partido Comunista, Jerónimo de Sousa para falar sobre a situação actual do país.

Revista de Imprensa-22/04/2011



Bom dia. Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana.


RTP aposta em concurso de culinária



A RTP1 vai apostar num concurso chamado Masterchef, que vai por à prova os dotes culinários dos portugueses e procurar o melhor chef do país.
“É um formato que se está a fazer um pouco por todo o Mundo, como França ou Inglaterra, mas que nunca se tinha feito em Portugal” explica o director de programas, José Fragoso, ao Correio da Manhã.
O programa ainda não tem data de estreia definida e não pretende ser um Reality-show mas um concurso de cozinha.
Três chefes vão ter a função de avaliar e provar diferentes pratos ao longo de algumas semanas.
Ainda em fase de inscrições, a RTP pretende que Masterchef seja uma Operação Triunfo da gastronomia.
Se está interessado neste concurso, pode sempre acompanhar a edição australiana através da SIC Mulher.


Primeiras imagens chegam a Portugal




As primeiras imagens de Perdidos na Tribo Famosos já chegaram a Portugal. Mostram que os concorrentes foram bem recebidos e que se estão a adaptar bem.
De entre todos os participantes, por incrível que pareça, é José Castelo Branco quem mais está a adoptar os hábitos da sua tribo, os Himba, ou não tivesse ele origens africanas. Por outro lado, o conde como é conhecido mostra aos indígenas a realidade do século XXI no resto do mundo.


Na tribo Nakulamene, na Austrália, Mafalda Teixeira e Joana Alvarenga são o centro das atenções, principalmente dos mais novos que ficam encantados a observar tudo o que elas fazem e até as ajudam em tarefas como carregar os sapatos.


Cenas caricatas e cómicas vão marcar este programa. Uma delas vai ter José Castelo Branco como alvo. Segundo a TV Guia desta semana, o concelho tribal reuniu-se logo na segunda noite após a chegada do grupo, para decidirem se ele ficava com o grupo dos homens ou se ficava do lado das mulheres. A imagem que o socialite tanto gosta de fazer passar, parece que baralhou os indígenas.


Citação do Dia:
"Tenho muitas saudades do Herman"
Maria Rueff


Número do Dia:


Espírito Indomável não parece ter sofrido grandes perdas de telespectadores devido à mudança no horário da sua transmissão. Exemplo disso foi o resultado alcançado esta quarta-feira,32,7% de share fez desta novela o produto mais visto do dia.

Quiosque: TV Guia, Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Chorões e papalvos


1. Houve um dia em que Pedro Granger pôs os pés à parede e disse na TVI: "Não quero mais ser um chorão. Arranjem-me lá outras personagens, mas eu estou farto de chorar nas novelas." A coisa deu os seus frutos. Em Sedução, Granger não chora, faz chorar. Vilão sem escrúpulos, o actor interpreta, enfim, uma personagem diferente, que não morre de amores. Acho que Diogo Morgado bem podia seguir as pisadas de Granger e, também ele, pôr os pés à parede na SIC. Depois de Podia Acabar o Mundo, em que chorava desalmadamente, ver Morgado em Laços de Sangue até dá vontade de chorar, tamanho o sofrimento, feito de avanços e recuos, na trama da novela. Ambos na casa dos 30, Granger e Morgado estão no lote dos melhores da sua geração. Mas o seu crescimento enquanto actores depende muito da versatilidade das personagens que interpretarem.

2. Houve um tempo, não muito distante, em que uma "estreia" era uma estreia e que o "final" era um final. Hoje já não é assim: os conceitos banalizaram-se até ao absurdo. Primeiro foi a lógica dos "últimos episódios" das novelas, que antigamente eram anunciados a uma semana do fim da história. Hoje há "últimos episódios" durante três semanas ou um mês.

Depois foi a moda da "antestreia". Ou seja, uma chico-espertice para confundir a concorrência, antecipando-se a estreia um dia e utilizando o eufemismo antestreia para dar nome a uma manobra de contraprogramação.

Agora são as finais dos concursos. O espectador, ignorante com certeza, pensa que, se a final é hoje, o programa já não dá amanhã. Mentira, dá amanhã, dá. Só se muda o nome para "Finalíssima" ou "Consagração" e lá estão todos outra vez a tomarem-nos por papalvos.