22 de abril de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Chorões e papalvos


1. Houve um dia em que Pedro Granger pôs os pés à parede e disse na TVI: "Não quero mais ser um chorão. Arranjem-me lá outras personagens, mas eu estou farto de chorar nas novelas." A coisa deu os seus frutos. Em Sedução, Granger não chora, faz chorar. Vilão sem escrúpulos, o actor interpreta, enfim, uma personagem diferente, que não morre de amores. Acho que Diogo Morgado bem podia seguir as pisadas de Granger e, também ele, pôr os pés à parede na SIC. Depois de Podia Acabar o Mundo, em que chorava desalmadamente, ver Morgado em Laços de Sangue até dá vontade de chorar, tamanho o sofrimento, feito de avanços e recuos, na trama da novela. Ambos na casa dos 30, Granger e Morgado estão no lote dos melhores da sua geração. Mas o seu crescimento enquanto actores depende muito da versatilidade das personagens que interpretarem.

2. Houve um tempo, não muito distante, em que uma "estreia" era uma estreia e que o "final" era um final. Hoje já não é assim: os conceitos banalizaram-se até ao absurdo. Primeiro foi a lógica dos "últimos episódios" das novelas, que antigamente eram anunciados a uma semana do fim da história. Hoje há "últimos episódios" durante três semanas ou um mês.

Depois foi a moda da "antestreia". Ou seja, uma chico-espertice para confundir a concorrência, antecipando-se a estreia um dia e utilizando o eufemismo antestreia para dar nome a uma manobra de contraprogramação.

Agora são as finais dos concursos. O espectador, ignorante com certeza, pensa que, se a final é hoje, o programa já não dá amanhã. Mentira, dá amanhã, dá. Só se muda o nome para "Finalíssima" ou "Consagração" e lá estão todos outra vez a tomarem-nos por papalvos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este homem é um "sinhor"!

"...ver Morgado em Laços de Sangue até dá vontade de chorar..." CHECK

"Hoje há "últimos episódios" durante três semanas ou um mês." (passione) CHECK

"Depois foi a moda da "antestreia". Ou seja, uma chico-espertice para confundir a concorrência, antecipando-se a estreia um dia e utilizando o eufemismo antestreia para dar nome a uma manobra de contraprogramação." (familia mata) CHECK

"Agora são as finais dos concursos. O espectador, ignorante com certeza, pensa que, se a final é hoje, o programa já não dá amanhã. Mentira, dá amanhã, dá. Só se muda o nome para "Finalíssima" ou "Consagração" e lá estão todos outra vez a tomarem-nos por papalvos. (uma cançao para ti) CHECK

Há pessoas que vêm as coisas como elas são, e há fanaticos que papam tudo e se deixam enganar pelos "SEUS"(?) canais!
Sim, essas lorpas falam dos canais como se fossem propriedade deles!
E esses atrasados mentais são tão retrogradas que pensam que se verem o canal concorrente apanham uma doença...
Enfim...