4 de outubro de 2010

Última Hora - Hugo F. descobriu um segredo (em actualização)

HugoFEram 22h01 quando o concorrente do norte decidiu arriscar e foi ao Confessionário revelar um segredo.


A Voz registou o segredo e mandou-o aguardar junto dos companheiros. Hugo F. não pode comentar nada com os restantes concorrentes.


Ao que parece, o concorrente apostou que António viveu alguns anos num convento!Aguarda-se a resposta de A Voz!

Frente a Frente

Boa noite. Numa altura em que A Casa dos Segredos se prepara para fazer história, decidimos recordar dois antigos concorrentes do reality-show que mudou Portugal: Big Brother. Marco Borges e Marta Cardoso estão em duelo nesta segunda-feira!

Foi a três de Setembro de 2000, há dez anos atrás, que estreou no nosso país o reality-show que mudou mentalidades, lançou polémica e, acima de tudo, deu vida à TVI. Com ele, doze anónimos passaram a famosos.
Se alguns continuam a ser falados, outros foram esquecidos imediatamente após a sua saída de Big Brother. É o caso de Riquita, Maria João, Ricardo V., Ricardo A., nomes de concorrentes que constam no Wikipédia, dos quais a cara não me recordo.
A fama é rápida e passageira e, por isso, apenas alguns a souberam aproveitar ao máximo. Afinal, estar três meses fechado dentro de uma casa, vigiado 24 horas sobre 24 horas, só pode significar uma boa experiência de vida. No entanto, e como tudo na vida, existe sempre um "mas". O deste reality-show baseou-se com a conotação que os anónimos passaram a ter, e com os dissabores que atingiram as suas vidas, após o término de O Grande Irmão.

Se Marco Borges é hoje um dos concorrentes que afirma que Big Brother foi uma boa rampa de lançamento, Zé Maria recusa essa ideia. A verdade é que o pontapé do ex-marido de Marta Cardoso a Sónia marcou os portugueses, e fez subir as audiências da estação de Queluz de Baixo.


Questiono eu: se não fosse esta atitude de Marco Borges, seria ele ainda hoje falado? Seria ele convidado para comentar A Casa dos Segredos com José Castelo Branco na TV Mais? Teria ele feito uma participação especial no programa dos Gato Fedorento na RTP1, Diz Que É Uma Espécie de Magazine?
Na minha opinião, não.
Foi em Big Brother que Marco Borges encontrou a mãe do seu filho, Marta Cardoso. E foi também neste reality-show que o concorrente de 24 anos provou ser um homem dos sete ofícios. Vendedor e formador numa empresa de produtos químicos e industriais, a antiga estrela da estação de Queluz de Baixo nunca mais viu o seu telefone parar de tocar. Contratos de publicidade, um programa na Rádio Cidade, um convite para fazer parte de um filme, foram algumas das propostas que lhe foram feitas após a sua saída de O Grande Irmão. Mas não só! Marco Borges presenteou ainda os fãs com os seus dotes musicais. Afinal, o concorrente lançou alguns singles que, na altura, fizeram um grande sucesso.

As suas vivências na casa mais vigiada do país enriqueceram-no enquanto pessoa. Alguns dos amigos que lá encontrou perduram. Os momentos que proporcionou aos portugueses ainda hoje são comentados e visualizados em plataformas na Internet.
Acima de tudo uma vida, que se transformou, e hoje é recordada.
Definir Marco Borges numa palavra? É fácil: vitória.


Quem venceu foi Zé Maria, mas quem disser que Marta Cardoso saiu derrotada está, de todo, enganado! Era uma das minhas favoritas e muito me alegra o facto de ter continuado a estar presente na vida dos portugueses, mesmo após o casamento com Marco Borges.


Hoje em dia, dez anos após a estreia do programa que marcou a TVI, ainda ouvimos falar nesta senhora. Seja por dar workshops na companhia de Cláudio Ramos um pouco por todo o país ou por ter tentado juntar todos os ex-colegas numa comemoração dos dez anos do Big Brother, Marta Cardoso continua a ser muito querida pelos portugueses.


Gostei de a ver em Tertúlia Cor de Rosa ou em Calor da Tarde. Tinha opiniões muito bem fundamentadas e provava que sabia do que falava. Por outro lado, li sempre com muita atenção as reportagens que escrevia para a revista TV Mais. Sim, porque, independentemente de ter participado num reality-show ela é jornalista! E é isso que, por vezes, muita gente esquece.


Considero-a uma lutadora por ter tentado sempre manter-se num meio tão complicado como é o pequeno ecrã. Nem que para isso tenha participado num outro reality-show. E não é que desta vez venceu? Pois é, se bem se lembra, Marta Cardoso alcançou o pódio em Circo das Celebridades, com todo o mérito.

Actualmente, tem estado ausente dos ecrãs, mas ainda assim continua bem presente na mente de cada um de nós. Apesar de, para sempre, ser relembrada como a Marta do Big Brother, ela será sempre a simpática Marta Cardoso!




Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Médico de Família/Super Pai:

Médico de Família, por Diogo Santos - 55%
Super Pai, por Tiago Henriques - 45%

Falar Televisão


Boa noite. O Falar Televisão de hoje já está em linha!

Segredos escondidos

Foi no dia de ontem que assistimos à estreia do novo reality-show da TVI. Uma amiga minha referia-me durante a emissão: "Isto é pornográfico. Enfim, mas desperta a curiosidade". Esta é sem dúvida a minha opinião sobre esta Casa dos Segredos. Nada vai acrescentar ao que já foi feito em televisão portuguesa. No entanto, todos os segredos e a polémica que o programa poderá lançar acabarão por prender os telespectadores ao ecrã. Para mim, o melhor de toda a emissão de ontem esteve centrada na história dos dois gémeos. Colocar duas pessoas iguais dentro de uma casa, a fingir que só existe um indivíduo com aquela imagem, foi um aspecto bastante bem pensado pela direcção da TVI.


Em relação à apresentação, Júlia Pinheiro esteve ao melhor nível. No entanto, e tal como confidenciei com outras pessoas, penso que Teresa Guilherme seria a escolha acertada.
Pode não ser um pensamento correcto, mas faz sentido. Quando olho para a cara de
As Tardes da Júlia, lembro-me que tem filhos, um marido na RTP, e que há pouco tempo viu o seu pai falecer. Por outras palavras, quando penso em Júlia Pinheiro, a primeira ideia que me vem à cabeça é a de uma senhora de respeito. Não a vejo misturada com estas histórias de anónimos, com polémicas deste género. Enquanto que nos reality-show que a estrela da TVI comandou, todos com figuras públicas, existiam, no máximo, discussões causadas por atitudes e conversas incorrectas, agora não é só isso que acontece. Daí considerar que este seu novo projecto possa denegrir um pouco a boa imagem que os portugueses têm de si.
Acredito que muitos não pensem de esta forma. No entanto, é este o meu ponto de vista. Repito: penso que Júlia Pinheiro esteve muito bem na apresentação. Porém, não considero que se enquadre muito bem nas confusões que os segredos da TVI possam causar.

Sobre Pedro Granger, achei que esteve razoável. Apesar de se notar que a sua mão tremia até ao chão, penso que esteve à altura. Conseguiu ser cómico, e lançar perguntas bem estruturadas. Apesar de um pouco brejeiro, saiu-se bem.
Por falar no co-apresentador deste reality-show, tive pena de Leonor Poeiras não ter tido um papel mais forte nesta primeira Gala. Afinal, estando presente no estúdio, poderia muito bem ter alternado com Pedro Granger o papel de efectuar as perguntas aos concorrentes antes de entrarem na Casa dos Segredos.


De destacar novamente os concorrentes, escolhidos a dedo. Achei as peças das apresentações bastante "feitas", ou melhor, decoradas. Notou-se que os dezasseis magníficos passaram por um processo de selecção bastante intenso. Todos os moradores na nova casa mais vigiada do país correspondem a um estereótipo. O galã, o homossexual, a tia rica, a menina bonita, as desesperadas por um homem, e até um novo Zé Maria. Sem qualquer sentido pejorativo, afirmo que é através deles que a estação de Queluz de Baixo vai conseguir excelentes audiências. Tal como podemos ver neste domingo, os 15,1% de audiência média e 48,5% de share, chegaram para o canal da Media Capital esmagar os Ídolos da SIC.

No computo geral, penso que a TVI tem um novo fenómeno de audiências. Os resultados foram animadores, e poderão subir ainda mais com as polémicas que existirem. De facto, foi uma boa ideia não pegar novamente em Big Brother, na medida em que O Grande Irmão não iria oferecer muito mais do que aquilo que já tinha dado. Os portugueses querem novidadades, e isso é o que domina esta nova Casa dos Segredos!

Esta noite...


... o Frente a Frente está de volta! O duelo das segunda-feiras do Televisão regressa esta noite. Sintonize-se a partir das 21:00!

Fala-se 04/10/2010



 Boa tarde e bem-vindo ao primeiro Fala-se da semana!


Bárbara Guimarães


Nem o seu estado de graça impediu que Bárbara Guimarães não fosse multada pela EMEL. Há poucos dias a apresentadora viu o seu carro bloqueado pela entidade fiscalizadora. Tudo, porque estacionou em cima do passeio numa movimentada rua de Lisboa.

45 minutos, foi o tempo que a estrela da SIC teve de esperar para conseguir resolver este contratempo, algo que a deixou visivelmente mal-disposta.


 Cláudia Vieira


Seis meses depois do nascimento da pequena Maria, eis que a filha de Cláudia Vieira não esconde os sinais do seu crescimento. Birras e vontade de ser pôr em pé, são alguns dos sinais de que o rebento de Pedro e Cláudia está mesmo a crescer tal como relata a apresentadora do Ídolos: "Ela já faz birras e parece que sabe um bocadinho o que quer. Além disso, está sempre agitada e a querer pôr-se de pé. Estou babadíssima porque cada vez sabe melhor passar o tempo todo a olhar para ela", confidencia Cláudia.

Quiosque: Notícias TV

Carla e Marta Andrino: mãe e filha ou colegas de trabalho?


É na novela Espírito Indomável que Carla e Marta Andrino interpretam papéis que vão de encontro à sua vida real.
No entanto, o facto de serem mãe e filha em nada perturba as gravações da produção da TVI. "Ali, a minha mãe é uma colega. É muito bom estar com ela, mas há uma separação total da relação mãe-filha durante o trabalho", afirmou Marta Andrino à Notícias TV desta semana.

A actriz acrescentou ainda o seguinte: "Sempre tive muitos membros da minha família que foram meus professores, ou seja, estou habituada a distanciar-me no local de trabalho. A minha mãe já foi minha professora de ballet e de teatro. Aí, ela era professora. Nunca lhe chamei 'mãe' perante os outros alunos".

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 04/10/2010


Segunda-feira, dia 4. Bem-vindo à primeira Revista desta semana!


Luís Marques acredita numa SIC forte na oferta de géneros




A dois dias da comemoração do décimo oitavo aniversário da SIC, Luís Marques, director-geral da estação, garante que o canal vai estar preparado para os desafios futuros do audiovisual português: “Vai haver uma segmentação da procura. E ao mesmo tempo uma multiplicação de meios de distribuição”



Desta forma, Luís Marques acredita que o futuro de sucesso da SIC se baseia na resposta eficaz que o canal irá dar às novas exigências do mercado e também do próprio público: “Um operador competitivo tem de estar preparado para responder a essas novas solicitações do mercado, do ponto de vista da tecnologia e da oferta e a SIC está preparada para isso”, garante acrescentando que daqui para a frente “temos de perceber que os canais generalistas vão ter alguns géneros que vão ser determinantes na sua afirmação. E nós queremos ser competitivos nesses géneros”



Ana Guiomar confia na sorte




Ana Guiomar tem apenas 22 anos, mas já conta com um currículo de peso. Estreou-se em Morangos Com Açúcar e desde aí não mais parou. Tempo de Viver, Conta-me Como Foi, Vila Faia ou Perfeito Coração foram alguns dos imensos projectos televisivos em que participou.



Actualmente a desempenhar a jovem Liliana de Laços de Sangue, a actriz afirma sem hesitações que o factor sorte tem sido preponderante na sua carreira: “Olho para trás e vejo que tenho tido muita sorte. Porque, mais do que talento, o factor sorte conta muito”, refere.



Ana Guiomar acredita que ao longo destes anos como actriz o factor sorte teve um especial peso na forma como foi escolhida e convidada para determinados projectos: “Em Portugal, não escolhemos os projectos, temos de ter a sorte de alguém se lembrar de nós e isso é o que tem acontecido comigo”, garante.


CITAÇÃO DO DIA
"A Júlia Pinheiro é uma pessoa excepcional"
João Cotrim Figueiredo



 NÚMERO DO DIA
25,6
Este foi o resultado, em share, da terceira edição de Minutos Mágicos. O programa de Mário Daniel conseguiu assim obter o melhor resultado desde a estreia.

Quiosque: Correio TV

De Olho nos Segredos

casadossegredos

Está finalmente aberta a competição para os lados da Venda do Pinheiro. O relógio marcava 21h44 quando Júlia Pinheiro entrou pelo estúdio de Secret Story. Um espaço grandioso e muito bem decorado. Apesar de escuro, há muita luz, o que só ajuda ainda mais ao espectáculo televisivo.



Poucas ou nenhumas dúvidas existem de que este será mais um sucesso a juntar ao universo TVI. Argumentos não lhe faltam! Os segredos, esses, são do melhor que há. E os concorrentes também não ficam atrás!



Joana, a menina que quer ser actriz. Parece-me uma das que tem maior vontade de mostrar serviço, ou seja, aparecer. A estratégia de dizer que “é do mundo” parece-me fraca. O seu segredo é um desafio e não sei se o conseguirá superar.


Hugo M, o playboy de serviço. Talvez por esse motivo lhe tenham dado o segredo de se apaixonar na primeira semana por Joana. Acredito que o consiga fazer, até porque o seu ar engatatão diz tudo.


Jade, a menina que não é burra. Finge sê-lo, mas tudo faz parte de uma estratégia. Conseguirá ela mostrar esse lado? Pelo menos para já, todos ficaram a saber que se chama Jade. É que ela fez questão de o dizer bastantes vezes. Parece-me que o seu segredo é ser ela a cúmplice de A VOZ.


António, o pastor. É o concorrente que me causou maior desconfiança. Toda a sua história parece surreal, ainda assim é possível que seja verdade, ou melhor, terá mesmo que o ser. Acredito que conquiste alguns votos entre o público. O seu segredo talvez seja o de ter participado num assalto.


Andreia, a veterana. É a mais velha das raparigas, e aquela que aparenta ter uma estratégia montada. Pelas primeiras imagens, mostrou muito que gosta de “mandar”, o que poderá acabar por lhe custar caro. De entre todos os segredos revelados, é a concorrente que mais duvidas me suscita. Há vários segredos que parecem ser seus. Talvez pelo factor idade, fiquei com a impressão de que foi ela quem teve um bar de alterne.


Zé Miguel, o “calado”. Entre os 16 que entraram, o jovem do norte foi o que esteve mais “na sua”, mais calado. Talvez seja só estratégia, ou alguma timidez inicial, mas se continuar assim, acaba por ter hipóteses de ser o primeiro a sair. O seu segredo talvez seja o de ter um transtorno obsessivo compulsivo.


Ana, a insegura. O seu segredo foi um dos revelados e talvez seja um dos mais difíceis de manter. O facto de ter o seu namorado na casa é bastante constrangedor e isso foi possível de se ver quando Vítor entrou na casa e Ana quase nem lhe falou. A pergunta que se põe é: será ela capaz de manter tudo guardado?


Vítor, o “forte”. Marcou passo quando entrou e todas as raparigas presentes o olharam de cima abaixo. Tem capacidades para se manter em competição, no entanto, o seu segredo é, possivelmente, um dos mais complicados de manter.


Daniela, a estrangeira. É aquela que mais hipóteses tem de mostrar serviço. Já passou pela experiência e viveu no estrangeiro, o que lhe dá maior margem de manobra. Acredito que o seu segredo seja ter estado nove anos num convento.


Renato, o “gémeo”. Tem um segredo muito secreto. É, à semelhança do de Vítor e Marco o mais complicado de manter. Todavia, são dois os dias necessários para ambos se manterem em competição. Se manter a concentração, conseguirá surpreender.


Doriana, a porto-santense. Vem das ilhas e, embora Joana o tenha dito desde logo, não creio que isso seja um factor extra para o sucesso. tem argumentos para se manter no jogo, mas para isso, terá que jogar bem, até porque é a mais nova. Sou da opinião de que foi ela quem teve um relacionamento com um jogador da selecção nacional.


Ivo, o surfista. A sua entrada foi surpreendente, até porque não se dirigiu logo para o quarto. Tem aparência de desportista e ar de quem “é tudo na boa”. Fiquei com a ideia de que o seu segredo é ter tido mais de 250 relacionamentos amorosos.


Catarina, a festivaleira. Entrou e integrou-se são as palavras que me parecem descrevê-la. Pela VT, pareceu-me que era tímida, mas, depois do que foi visto, é já certo que gosta de festa. Pareceu-me muito sociável e fiquei com a ideia de que é ela a filha de uma figura pública, até porque a sua cara não me pareceu estranha.


Hugo F., o formal. Entrou com uma imagem de “Durão”, mas já deu para perceber que também gosta de brincadeira. Recebeu o primeiro desafio secreto e acredito que o supere, desde que arranje uma boa justificação para as suas novas roupas. Creio que o seu segredo é ter posado nú para uma revista.


Vera, a felina. É uma das mais belas da casa, mas também uma das maiores estrategas. Mostrou que será polémica e acredito que fará muitos rapazes dentro da casa olharem para ela com outros olhos. Penso que o seu segredo é ter sido acompanhante de luxo no passado.


Vasco, o “deselegante”. Marcou passo quando entrou ao mostrar que quer dar nas vistas. Caso contrário não teria cumprimentado primeiro os rapazes e depois as raparigas. Aparenta ter uma estratégia definida, mas com a ideia de que é o melhor, poderá ser um alvo a abater. Fiquei com a ideia de que foi ele quem teve experiencia paranormais.



Apresentada a análise dos concorrentes, falta falar dos apresentadores. Júlia Pinheiro esteve, como seria de esperar, fantástica. Provou que é uma das melhores e que foi muito bem escolhida. Tenho pena de que não seja ela a apresentar os diários.



Já Pedro Granger estava muito nervoso, mas a sua habitual boa-disposição ajudou a que passasse despercebido. Apenas uma dúvida ainda permanece em mim. Porque motivo tratou os concorrentes por você? Imposição da produção?


A competição já começou e os concorrentes têm vontade de vencer. Todavia, senti saudades dos tempos do Big Brother, onde os participantes pareciam mais humildes. Aqui tudo leva uma estratégia previamente montada, o que poderá ajudar a que se perca o interesse.



Apesar de tudo, fiquei ligado e, por isso mesmo, continuarei De Olho nos Segredos! E você?


(a imagem apresentada é provisória, devido a um problema técnico)

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Outubro Fervente


1. A grelha de Outono da SIC Mulher traz propostas interessantes, mas não esquece o inevitável "programa sobre sexo" (Amor sem Limites, com estreia marcada para terça- -feira). Aparentemente, quem não tenha hoje um "programa sobre sexo" não tem a mínima hipótese de sobreviver. Uns são tecnicamente bem feitos e outros não. Não importa: todos, ou quase todos, contribuem para a banalização do prazer físico (já nem falo do amor). Nuns, desmistifica-se o acto, o que lhe retira o mistério. Noutros, exacerba-se o seu lado "pecaminoso", o que a certa altura o esgota de pecado. Reflexo de uma sociedade que faz cada vez mais sexo, de facto - mas que também parece cada vez mais insatisfeita com o sexo que tem. Não estaremos já todos cansados disto?


2. A aposta da TVI em Casa dos Segredos (estreia marcada para hoje, às 21.45) é tão intensa que até inclui um canal temático exclusivamente dedicado ao reality show. Já aqui disse o que penso sobre a simples ideia do programa. Não posso é deixar de reconhecer o verdadeiro milagre da multiplicação dos pães e dos peixes que Queluz de Baixo consegue operar com os seus investimentos. Se é boa televisão? Nem preciso esperar pelo resultado final: será péssima televisão. Mas que nunca, em Portugal, alguém soube rentabilizar um negócio como a TVI, isso ninguém pode negar.




3. Os Gato Fedorento anunciaram esta semana que ainda não estão prontos a regressar à TV. Pena: Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis foram - insisto - a melhor coisa que produzimos nos domínios do humor desde o Herman José dos anos 80. E se lançássemos uma vaga de fundo?