10 de março de 2010

Cine-Opinião


Boa noite! Bem-vindo a mais um Cine Opinião!

Em exibição nos cinemas - Alice no Pais das Maravilhas


Um clássico! No entanto, desta vez somos levados a revisitar o país onde tudo é possível, pela mão de uma Alice mais adulta. Sem que essa maturidade seja capaz de toldar a sua capacidade de imaginar possível o impossível.
Johnny Deep, mais uma vez deslumbra-nos com a sua capacidade camaleónica. A prestação de Mia Wasikowska (Alice) é surpreendente pela positiva e graças ao 3D entramos, sem dúvida, num mundo novo.
Motivos suficientes para escolher este filme, que apesar de baseado num conto infantil, apresenta-se com um carácter maduro, mais vocacionado para adultos.


No próximo Domingo, na RTP1 às 00:00 - Walk the Line


Joaquin Phoenix (nomeado para o Óscar) e Reese Witherspoon (vencedora do Óscar para Melhor Actriz) deixam-nos boquiabertos com a sua prestação, como actores e cantores, na pele de Johnny Cash e June Carter nesta história verídica e inspiradora sobre a inabalável devoção de um homem pela sua música, pela sua mensagem e pelo grande amor da sua vida.
Recheado de boa música, paixão e determinação, é um filme a não perder.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais uma edição do Cine-Opinião, e às 00:05, o Para lá das 24.


Línguas de perguntador


O que se espera de um perguntador é que não tenha medo de perguntar. Que saiba fazer as perguntas no momento certo, da forma adequada. Que respeite os silêncios, que não se acomode às respostas. Que volte à carga se não ficou satisfeito. Que volte a respeitar os silêncios e que permita ao espectador retirar respostas desse vazio. Fora do registo jornalístico (que é um eufemismo para substituir "entrevista séria", outro eufemismo, onde pontificam nomes como Judite Sousa, Sousa Tavares, Constança Cunha e Sá e tantos outros), há na televisão portuguesa quem faça isso com mestria: Daniel Oliveira. O seu Alta Definição, ao domingo na SIC, é um documento que merece aplauso. Independentemente da plástica ligeira do programa, assente numa montagem rápida e eficaz e numa linguagem visual de magazine, o programa é um exercício de estilo e, ao mesmo tempo, um momento de conversa e confissão. Já o havia sido com António Feio, por exemplo.


Voltou a sê-lo, esta semana, com Vítor de Sousa. Aqueles 31 minutos e 43 segundos, que estão disponíveis no YouTube, são um delicioso ponto de encontro entre um homem sem medo de perguntar e um homem que, nesta fase da sua vida, não tem medo de responder. "Bolas, você é bom, é mesmo muito bom. Olhe que eu nem disse isso no livro", ripostou- -lhe, a páginas tantas, Vítor de Sousa, quando Daniel Oliveira o questionava sobre a sua homossexualidade.


Num momento da nossa história comunicacional em que a questão da "devassa da vida privada" é tantas vezes levantada, Daniel Oliveira tem o mérito de fazer com que simples perguntas como "O que é que vê num homem?" ou "Está apaixonado?" não sejam uma tentativa de espreitar pela fechadura. São apenas reflexos da curiosidade de um bom perguntador.


Às 21:00..

Não perca!

Esta noite na FOX Life

Não perca a segunda temporada de 90210. Às 22:10, na FOX Life!

Momentos


O Momento desta semana pertence aos Contemporâneos, mas também a Fátima Lopes, e ao conhecido Donaltim! Lembra-se?


"Mar de Paixão" estreia oficialmente na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, a estação de Queluz de Baixo estreia a sua nova novela da noite. As promos já passam.

Fala-se 10/03/2010

Boa Tarde! É isso mesmo que está a pensar, está na hora de se falar! E hoje de quem lhe falo eu?

Carlos Areia
Afastado da televisão desde Outubro, quando saiu de "As Tardes da Júlia", o actor encontra-se bastante doente. Carlos Areia está a perder a sensibilidade nas pernas e nos braços. Ao que parece, é a sua actual companheira, Rosa Bela Soares, 48 anos mais nova, que o ajuda a comer, lhe aperta o botão das calças e lhe aperta os sapatos. Também a relação com a sua filha, Cristina Areia, está tremida, devido ao facto de a actriz não aceitar a namorada do pai.

Adelaide de Sousa
Sete meses após ter dado à luz Kyle, a apresentadora de "Mundo das Mulheres" recordou os momentos dificeis que viveu e o modo como os ultrapassou, com a ajuda do marido, Tracy: "Ainda não está tudo bem, leva muito até que nos esqueçamos das coisas, ou que elas percam o peso que tiveram, mas a amamentação foi o atalho que me ligou ao meu filho". Adelaide de Sousa revelou ainda que deseja voltar a ser mãe, uma vez que não deseja ter apenas um filho.

Virgílio Castelo
Foi na passada sexta-feira que nasceu a neta do consultor para a ficção nacional da estação de Carnaxide. Apesar de não ter revelado o nome da menina, o actor disse ao "24 Horas" que tudo correu bem e que a família se encontra bastante feliz com o novo membro.

Quiosque:
TV 7 Dias, 24 Horas

"24" cancelado?


A conhecida série da FOX pode não ser renovada. Segundo algumas fontes anónimas dentro da estação, 24, pode não ser ter uma nova temporada. Os custos elevados e as audiências pouco satisfatórias, são os principais motivos desta especulação.

No entanto, segundo o Televisão-Opinião pôde apurar, parece que a NBC está disposta a adquirir a série da FOX, caso esta não queira renovar 24. Esta informação acaba por ser duvidosa, pois, e tendo por base outras fontes, seria pouco inteligente por parte da NBC agarrar em "algo", que já não vai dar os frutos de outrora. Esperemos para ver.

Audimetria - 09/03/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. Apesar do futebol da RTP1, a estação de Queluz de Baixo conseguiu resistir, por pouco, à artilharia pesada do primeiro canal.
Os resultados das três estações foram os seguintes: TVI, 28,2% de share, RTP1, 27,4%, e SIC, 21,8%.

O duelo do dia vai para o horário das 20:00. À hora que a RTP1 tinha o futebol, a TVI e a SIC não se saíram mal. Enquanto a estação de Queluz de Baixo atingiu, com o Jornal Nacional, os 10,7% de rating e 25,5% de share, o Jornal da Noite, do terceiro canal, obteve 9,7% de audiência média e 23,4% de share.
De referir ainda o período das 14:00 às 17:00. A Armadilha e Mulheres Apaixonadas lideraram até por volta das 15:30. A partir dessa hora, foi Júlia Pinheiro que ficou a ganhar, pois As Tardes da Júlia, com 2,8% de rating e 28,4% de share, venceram a concorrência até fim do programa.

Em termos de derrotados, o horário nobre da SIC está fraco. Apesar de Viver a Vida ter passado os 30 pontos, Perfeito Coração não passa dos 22. Com a concorrência cada vez mais forte da RTP1, torna-se difícil para a estação de Carnaxide atingir melhores médias diárias.
No primeiro canal ainda, Jogo Duplo ficou abaixo dos 18% de share, e Poder Paralelo não foi além dos 20%.
A repetição de Morangos com Açúcar na TVI, continua a não ter bons resultados. Isto porque o "Paraíso" está na SIC, e o "Portugal" na RTP1. Por outras palavras, a série da TVI não foi além dos 4% de rating e 19,9% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 10/03/2010

Bom dia! São 10 horas e está em linha mais uma Revista de Imprensa.

Catarina Pereira agradece apoio
Apesar de ter perdido o passaporte para o "Festival da Eurovisão", Catarina Pereira veio a público comentar aquilo que se passou no passado sábado. A cantora fez questão de sublinhar que Filipa Azevedo "não tem culpa do que sucedeu" e manifestou-se feliz pelo apoio que recebeu: "percebi que as pessoas foram muito sinceras naquela noite e fiquei contente com isso. Mas também estou triste por perceber que o público ainda fala disso", desabafou. Este é um assunto encerrado na vida da interprete de "Canta Por Mim" que afasta a hipótese de voltar a concorrer ao certame: "Não digo nunca, mas não me parece que volte a participar, há experiências que só se fazem uma vez", finalizou.

Mariline Hortigueira substitui Salvador Sobral
Depois de anunciado o afastamento de Salvador Sobral de "Idolomania", ficou-se a saber que o jovem também se recusou a fazer parte do CD de "Ídolos", que está prestes a sair para o mercado. A produção não baixou os braços e convocou Mariline Hortigueira para substituir o estudante de psicologia. Está assim encontrada a solução e a concorrente de Cascais ganha uma nova oportunidade para brilhar.

"Uma Flor para a Madeira" envolto em polémica
Foi no último dia do mês de Fevereiro que a SIC decidiu reunir um elenco de caras bem conhecidas do público português com o objectivo de ajudar a ilha da Madeira. Todavia nem todos os artistas que se ofereceram para ajudar receberam o convite da produção. Os cantores Carminho, Pedro Barroso e a palhaça Picolé deram conta do sucedido à "TV 7 Dias", uma vez que são três desses profissionais. Não são conhecidos os critérios da estação de Carnaxide para a selecção de artistas, todavia duas hipóteses se levantam: ou os profissionais em questão não se enquadram no alinhamento musical, ou os cantores que actuaram foram convidados previamente pela produção.

CITAÇÃO DO DIA:
"Encaro este saltar de programa em programa quando sou preciso como uma prova de confiança das chefias".
José Figueiras
CURIOSIDADE DO DIA:
Há várias caras conhecidas do público português que tentaram a sua sorte no novo programa da SIC. Diana Pinto, filha de João Pinto e Luísa Abreu, irmã de Luciana Abreu, foram algumas delas.
Quiosque:
TV 7 Dias, 24 Horas

"XXS" estreia domingo

As promos já estão a passar na SIC!

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, é de extrema necessidade a adaptação aos novos meios de comunicação social. Se, por um lado, ainda existe uma minoria resistente, a grande maioria das pessoas que integra faixas etárias mais jovens, já se deixou levar pelas novas tecnologias.

A televisão também entrou nessa onda e como não podia deixar de ser, utiliza cada vez mais a
internet. De entre as extensas ofertas existentes, hoje em dia são as redes sociais quem reina. Se, há uns tempos, o Hi5 vencia, hoje é o Facebook quem lidera. Muito semelhantes, mas com as suas diferenças, o certo é que é por aí que está o futuro e, consequentemente, é onde a caixinha mágica aposta em massa.

Poucos são os programas que actualmente não têm um grupo ou perfil na referida plataforma. Foi a partir do
Facebook que, por exemplo, Diana Piedade ganhou popularidade ou que Marco Horácio pediu sugestões para o seu novo programa.

Apesar de, por vezes, poderem surgir problemas, o certo é que hoje em dia a aposta de qualquer serviço, produto ou empresa recaí na
internet e, particularmente, nas redes sociais. Esta é a sociedade actual, o meio em que nos inserimos e, tendo isto em mente, até em programas transmitidos em televisão se fazem referências a estas plataformas.

Será este um bom caminho? Acredito que sim.