31 de julho de 2010

Audimetria Semanal

Muito boa noite. Seja bem-vindo à décima oitava edição da Audimetria Semanal!

Resumo semanal

O fim-de-semana foi positivo para a SIC. Com
Alta Definição, Fama Show, os filmes, a final de Achas Que Sabes Dançar?, os noticiários, a Grande Reportagem SIC, e BBC: Vida Selvagem a obterem resultados bastante satisfatórios, a estação de Carnaxide viu a tal luz ao fundo do túnel.
No entanto, o fim-de-semana são dois dias, e a semana tem cinco. E é precisamente nesta segunda ronda que o terceiro canal ainda não se conseguiu impor. Quem ganha com isso são a RTP1, a TVI e o Cabo.

Na estação pública, destaque para
Projecto Moda. Apesar das grandes expectativas o resultado do primeiro episódio não foi nada sugestivo. De destacar sim a prestação dos noticiários do primeiro canal que continuam na linha da frente.

Na TVI, as novelas continuam a reinar no horário nobre. Os
Morangos lideram, mas não conseguem que o Jornal Nacional mantenha a vitória obtida às 19:00.

Estrela em Ascenção

Caras & Bocas está a subir. E está mesmo a ameaçar. Se há cerca de duas semanas duvidava de uma vitória da novela brasileira no horário das 19:00, hoje já não tenho tantas certezas de isso não acontecer. Por exemplo, na quarta-feira, a produção da Globo alcançou 5,6% de rating e 28,7% de share, contra os 5,2% de audiência média e 24,2% de share de O Preço Certo. A série Morangos com Açúcar conseguiu vencer, é verdade. Mas a diferença foi muito curta: 6% de rating e 27,5% de share. Será que ainda vamos regressar ao passado? Passo a explicar, há alguns anos eram as produções da Globo o grande lead-in do Jornal da Noite. Parece-me que, pelo menos agora, isso poderá acontecer. Caras & Bocas está a um pequeno passo de ganhar.

O pior da semana

Se há oito dias Vida Nova estava em maus lençóis, nesta semana esse título passa para Pai à Força. A série da RTP1, transmitida após Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão não tem conseguido impor-se face à concorrência. Por exemplo, na última segunda o resultado foi incrivelmente baixo: 4,1% de audiência média e 12,9% de share. Ainda está para chegar o dia em que a estação pública vai conseguir ter um bom horário nobre completo, que não seja apenas composto por um programa de sucesso. Tal como já referi noutras edições da Audimetria Semanal, deixem as repetições para os sábados e domingos à tarde. Vão ver que dão resultado...

O melhor de cada canal

RTP - 5 Para a Meia-Noite (repetição) - O melhor da RTP desta semana aconteceu na sexta-feira, mas não no primeiro canal. Apesar de ter passado às 2:30, a repetição de 5 Para Meia-Noite do último dia 23 de Julho, não se ficou pelos 10% de share, nem 15%, nem 20%. Alcançou 24,2%! Logicamente, nessa madrugada o segundo canal conseguiu ser mais visto que as outras generalistas. Apesar da hora em que foi transmitido, é necessário destacar tal resultado. Não sei de quem foi a ideia de emitir os episódios já gravados de 5 Para a Meia-Noite após o término dos directos, mas sei perfeitamente que as audiências têm sido mais que positivos.

SIC - Alta Definição - O último sábado foi marcado por um baixo consumo televisivo. No entanto, não foi apenas por isso que Alta Definição conseguiu entrar para a quinta posição do top dos cinco programas mais vistos do dia. Com 7,4% de rating e 30,8% de share, o magazine conduzido por Daniel Oliveira surpreendeu tudo e todos com uma entrevista a Carlos Cruz. E é por isto, que Alta Definição continua em "alta". A selecção de caras para entrevistar é infindável, e Daniel Oliveira sabe disso. A chave do sucesso do programa está numa pequena palavra, que resulta em grandes audiências: pensar.

TVI - Quem Quer Ganha - Escolher Quem Quer Ganha como o melhor da TVI poderá ser injusto. Mas, de facto, foi um dos poucos programas da estação de Queluz de Baixo que ainda não destaquei nesta categoria, e que tem subido nas audiências. Apesar de não vencer sempre, e de por vezes ficar na casa dos 20% de share, o concurso continua a prender a atenção dos portugueses. Não sei até que ponto é que vence o Vida Nova de José Figueiras, uma vez que o talk-show da SIC apresenta um resultado que corresponde a uma média de três horas, e o Quem Quer Ganha ao de uma. Porém, Leonor Poeiras está de parabéns. Desconheço até que ponto o término do seu concurso é verdade. E, talvez estes bons resultados, possam dar algum alento à TVI para o reformular totalmente, e dedicar menos tempo ao jogo de casa. Na quarta-feira, Quem Quer Ganha chegou aos 3,2% de rating e aos 24 pontos, tendo sido mais visto que As Tardes da Júlia.


Expectativas

Neste domingo, estreia o novo concurso de moda da SIC - À Procura do Sonho. O que esperar? Não sei. Talvez o resultado seja satisfatório. Tudo depende da curiosidade dos portugueses.
Esta sábado, na RTP1, a estreia de Carregue o Botão promete colocar os portugueses a rir. Com o talento de Fernando Mendes e José Carlos Malato, é difícil que os telespectadores fiéis à RTP1 não se rendam ao talento de ambos os apresentadores.
Na TVI, as novelas vão, apesar do baixo rating, liderar o top dos cinco programas mais vistos do dia. No entanto, a perfomance dos talk-shows do canal não será a melhor.

Até para a semana!

Fecho

Muito boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, a Audimetria Semanal entra em linha.

Culto sobrevalorizado

A SIC enganou-se nas previsões. Acreditou que a moda fresca dos saltos para a piscina, que tão boa conta de si tinha dado no ano passado, podia voltar a fazer furor este Verão. Sobrevalorizou o seu produto, como se de um programa de culto se tratasse. "Vem aí o programa mais fresco do Verão", anunciou a estação semanas antes da estreia de Salve-se Quem Puder. A própria linguagem utilizada na emissão por Marco Horácio e Diana Chaves mudou, transformando o público jovem em destino-alvo. "Toca a ir lavar os dentes, façam tudo o que os vossos pais mandarem. Até amanhã pequenada", dizem os apresentadores no final do concurso. A intenção era óbvia: sendo um programa de culto entre a pequenada, ele contagiaria os pais também.



A história não é, afinal, bem assim. Salve-se Quem Puder está, em 2010, muito abaixo do que foi em 2009. Não só não conquista tantos espectadores como no ano passado, como não consegue o efeito bola de neve que conseguia. A culpa não é só do formato, claro: a SIC tem hoje globalmente mais dificuldades de penetração do que tinha há um ano. Coisa que o Ídolos em Setembro pode voltar a alterar, ainda que, segundo creio, com menor impacto que a última edição. Mas voltando ao concurso das paredes, vejamos os números. A média das 50 emissões já exibidas aponta para 7,1% de audiência, ou seja, 667 mil espectadores. Exactamente menos 200 mil do que, nesta altura do campeonato, há um ano, o programa conseguia (871 mil no mesmo momento do mês). Mesmo do ponto de vista competitivo, o programa baixou: 21,2% agora, 25,9 em 2009.


Os miúdos continuam a ser os mais entusiastas, é verdade. Mas são menos. Muito menos.


Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


e João começam a namorar




É após aperceber-se de que Rafael está decidido a ficar com Susana que a vaqueira acaba por dar uma oportunidade a João. Aproveitando os últimos acontecimentos, o jovem começa, devagar, a aproximar-se de e a encantá-la com os seus modos respeitadores. Paralelamente, o vilão mantém ainda Cláudia à distância, para que esta não prejudique o seu grande objectivo.


Quando a empregada fica a saber que o seu grande amor marcou a data de casamento, perde definitivamente a esperança de ficar ao lado de Rafael. Por isso, decide dar uma oportunidade ao amor junto de João.


Por esta altura, já sabe que Teresa e Rodrigo são os seus verdadeiros progenitores. Mas isso não é entrave ao romance, dado que o rapaz não é filho biológico do casal. Na verdade, o vilão foi adoptado pela violoncelista e pelo fazendeiro quando a família ainda vivia no Uruguai. O jovem sempre soube qual a sua condição, por isso, e apesar de toda a vida ter sido tratado como um membro dos Monteiro Castro, sempre se sentiu inferiorizado.


Como tal, para poder conquistar o afecto e a confiança de Rodrigo, tudo fez para lhe agradar, tornando-se mesmo no seu braço-direito nas fazendas e também em todos os negócios da família. Assim, visto que não são irmãos de sangue, e João ficam totalmente livres para começar uma relação e viverem juntos um novo amor.


Mel dá emprego a Clara




Após o sucesso da primeira colecção, Mel e Helena começam a procurar um local onde possam montar o ateliê Aphrodite. Em conversa, a rapariga confessa à sócia que já pensou na manequim ideal para dar a cara pelo negócio das duas: Clara!


Apesar de a irmã a ter prejudicado bastante na vida pessoal e profissional, Mel está disposta a dar mais uma vez “a outra face” a bem do futuro do seu novo negócio. Esta é também uma forma de se vingar da vilã, que ficou nas ruas da amargura, depois de o ateliê de Estela ter ido por água abaixo.


Entretanto, Clara tem outra luta para enfrentar. Durante um jantar, Cláudio tenta convencê-la a comer, mas ela esconde a comida num guardanapo. Todavia, quando se levanta, deixar cair o que não ingeriu. Ao ver que foi enganado, o namorado fica furioso e ameaça deixá-la, caso ela não se trate.

A rapariga assume, assim, o seu problema e ingressa numa clínica para tratar a anorexia. O contabilista promete que ficará para sempre ao seu lado.



CURTAS:



Em Mar de Paixão, o amor que Benedita sente por Miguel vai falar mais alto e, ao aperceber-se de que Laura é uma ameaça à sua felicidade, a jovem descarrega toda a sua raiva na rival.


Em Lua Vermelha, Jaguar descobre que está a ser perseguido por Marco e fica muito irritado. O caçador de vampiros decide então vingar-se e arma-lhe uma cilada, acabando por agredi-lo.


Em Passione, os dias de glória de Fred estão prestes a terminar. Quando o empresário pensava que a sua vida iria mudar, Melina desiste de casar e deixa-o pendurado no altar.


Em Caras e Bocas, ao ouvir a explicação de Esther sobre a queda de cabelo, Tatiana emociona-se e aceita rapar os seus cabelos ruivos. É a própria mãe de Benjamim quem faz o corte.


Em A Armadilha, depois de conseguir recuperar tudo o que lhe pertence, Gustavo volta a tornar-se, aos poucos, o homem arrogante, frio e calculista que era no passado, o que faz com que Rose se desiluda com o amado.


Em Poder Paralelo, o misterioso “serial killer” vai voltar a tentar fazer vítimas. O próximo alvo é Bruno que, no entanto, consegue salvar-se.


Quiosque: Mariana, Maria, Telenovelas, TV Guia

“Casa dos Segredos” já está a ser construída


Com a estreia agendada para meados do mês de Setembro, o novo reality-show da TVI já está a ser preparado. Embora ainda se conheçam poucos pormenores no que ao espectáculo televisivo propriamente dito diz respeito, a parte técnica está a decorrer a todo o vapor.

Uma das partes essências da versão portuguesa de Secret Story é, como não podia deixar de ser, a casa onde viverão, isolados do mundo, os concorrentes escolhidos. Segundo a Notícias TV desta semana a Casa dos Segredos já está em construção.


As obras iniciaram-se no passado dia 22 de Julho e as infra-estruturas já estão praticamente terminadas. “Agora esperamos a qualquer momento que cheguem as estruturas metálicas e o pladur para acabar de construir a casa”, revelou um dos funcionários da obre à referida publicação. Este processo demorou somente quatro dias e a casa dos segredos já se encontra, ao que tudo indica, no processo de decoração e colocação de câmaras, entre muitos outros objectos.

Em Setembro, poderá ver, nos ecrãs da TVI, o resultado de todo este trabalho.


Quiosque: Notícias TV

João Cotrim Figueiredo fala sobre investimento na “Liga Sagres”


Foi durante a passada semana que o director-geral da TVI completou 100 dias de funções. Ao longo deste período de tempo, pode dizer-se que foram vários os trunfos que conquistou.


Tudo começou com a contratação de Marcelo Rebelo de Sousa e a mais recente vitória foi a transferência de Fátima Lopes para a estação. Entre estas conquistas, há ainda que ressalvar o regresso do principal campeonato de futebol profissional à TVI.


Em entrevista à revista Correio TV desta semana, João Cotrim Figueiredo falou um pouco sobre este trunfo: “É um investimento vultuoso. Acredito que temos condições de o rentabilizar, mas é um risco e isso só traz mais responsabilidade”, começou por dizer, para depois revelar a importância da transmissão em sinal aberto de alguns jogos da Liga ZON Sagres: “a TVI vai ganhar bastante, mas a liga também vai ganhar muito com a cobertura da TVI, que vai trazer de volta a noção de espectáculo”, confessou.


Quiosque: Correio TV

Diogo Morgado elogia Diana Chaves


Embora as gravações de Laços de Sangue tenham começado há pouco tempo, o certo é que os ensaios e testes de imagem já decorrem há mais de três semanas.


Como em qualquer telenovela, um dos pontos fulcrais para o seu sucesso é que haja empatia entre o casal de protagonistas. Apesar de os intérpretes de Inês e João ainda não terem gravado muitas cenas juntos, parece que a dupla está a resultar.


A prová-lo estão os elogios que Diogo Morgado teceu a Diana Chaves, na edição desta semana da revista Maria: “Trabalhar com a Diana está a ser uma surpresa muito boa. Tivemos ensaios e esta coisa de começar uma história com alguém com quem se está prestes a casar é difícil, porque temos de fazer acreditar que essa relação é antiga. A Diana tem correspondido a isso. Está sempre disponível, mas não a nível presencial. Ela está a trabalhar ao mesmo tempo e tem sido complicado, mas das vezes que nos temos encontrado, tem resultado”, explicou o galã.


Resta aguardar por meados de Setembro, quando Laços de Sangue estrear para que o telespectador retire as suas próprias conclusões.


Quiosque: Maria

Fátima Lopes leva produtora para a TVI



Quem pensou que a “transferência do ano” se resumia à apresentadora de Vida Nova está enganado. Segundo a revista Notícias TV desta semana, uma das produtoras da SIC e do programa das tardes do canal fará companhia a Fátima Lopes, tal como apurou junto de uma fonte do canal de Carnaxide, que revelou: “Uma das produtoras da SIC também saiu para a TVI”.


Embora ainda não tenha sido tornado público o nome desta responsável, é de esperar que esta integre a equipa que vai trabalhar directamente com a nova estrela TVI no seu novo programa que continua, no entanto, no segredo dos deuses. Fala-se ainda na hipótese de outros membros da equipa de Vida Nova se mudarem também para Queluz de Baixo.


Quiosque: Notícias TV

20 concorrentes na primeira gala de “Ídolos IV”


É já em Setembro que o Ídolos está de volta à televisão portuguesa. Depois de uma terceira temporada muito positiva, o programa volta a ser aposta da SIC que espera, na rentrée televisiva voltar a somar pontos com o talent-show.


E, como a aposta é para vencer, alguns aspectos serão melhorados nesta quarta edição. Ídolos IV terá mais semelhanças com a versão original, American Idol, uma vez que, ao contrário do que aconteceu no ano passado, o concurso não terá apenas 15 finalistas. Segundo a edição desta semana da revista Telenovelas, haverá 20 candidatos que demonstrarão o seu talento em directo para todo o público português.


Durante cerca de três semanas, ao que tudo indica, dos 20, serão eleitos os 10 melhores, que, posteriormente serão eliminados um a um. Caso este cenário se confirme, a calendarização do programa será a seguinte, tal nos revelou fonte da estação de Carnaxide:


12, 19 e 26 de Setembro: fase de castings,


3 e 10 de Outubro: fase de teatro,


17, 24 e 31 de Outubro: escolha dos 10 magníficos,


31 de Dezembro: escolha do Ídolo de Portugal.


Ao que parece, esta terá sido uma das mudanças que Gabriela Sobral terá imposto na quarta edição do formato.


Quiosque: Telenovelas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana pertence à estação de Queluz de Baixo. O episódio de Espírito Indomável, transmitido no dia 19 de Julho, obteve, pelas 22 horas e 35 minutos, 16,3% de rating e 45% de share. Em números, mais de um um milhão e quinhentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
No segundo lugar ficou o Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão da RTP1 que, no dia 22 de Julho, pelas 21:55, alcançou os 15,9% de audiência média, tendo ultrapassado os 40 pontos.

Quiosque: Correio TV

Para lá das 24


Boa noite e bem-vindo ao último Para lá das 24 desta semana!

Camilo de Oliveira foi durante largos anos, senão mesmo décadas, um dos apogeus do humor português. Sempre numa faceta mais popular e tradicional, o seu humor contagiava as massas. Na década de 90, por exemplo, as inúmeras séries emitidas na SIC eram um autêntico sucesso de popularidade. Camilo cativava as pessoas apenas e só com a sua simplicidade.

Mas a verdade é que os tempos mudam e os hábitos, esses, também deveriam acompanhar essa mudança.

No passado Domingo tive a oportunidade de dar uma espreitadela à nova série Camilo, O Presidente. E no final, dei por mim a perguntar-me o que é que algo tão sinistro faz nos serões de uma televisão privada em Portugal.

Em Camilo, O Presidente tudo está mal. A fórmula é sempre a mesma - um Camilo cada vez mais malandro, a roçar talvez o depravado, que se envolve em hipotéticas peripécias com meninas-modelos em tudo atraentes e vistosas. No Domingo à noite fez-se humor, ou tentou fazer-se humor, com noções parvas de infidelidade, esteriótipos gay e até algum machismo.
No fundo, quem acaba de ver um episódio desta série fica com uma estranha sensação de desconforto, pois nada daquilo tem piada, nem diverte o espectador.

A SIC tem que perceber que o Camilo já não é o mesmo de há alguns anos atrás. Já para não falar do argumento que é intragável e das gargalhas que de tão forçadas e enlatas que são chegam a meter medo.
Nem os espectadores da SIC, nem Camilo de Oliveira do alto dos seus 76 anos, merecem aqueles 50 minutos semanais tão deprimentes.