29 de março de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana passa-se entre duas actrizes brasileiras. Fernanda Vasconcelas e Alinne Morais estão em confronto!

Se me referir a Fernanda Vasconcelos, é provável que o leitor não saiba de quem estou a falar. Mas se eu escrever neste post o nome Nanda, então as coisas tornam-se mais fáceis. Foi esta, sem dúvida, a personagem que marcou a carreira desta actriz.

Uma adolescente que namora um rapaz imaturo, e que não aceita o facto de a ter engravidado (ver Feeling da semana passada).

Esta foi, na minha opinião, "a personagem" de Páginas da Vida. O seu atropelamento foi algo completamente inesperado, e que provocou descontentamento em alguns espectadores.

A mágoa de Nanda, a tristeza interior de uma gravidez precoce, o facto de ter uma mãe que não aceita a "boa nova" e um pai comandado pela mulher, foram os ingredientes chave desta personagem e da própria actriz.
O seu êxito foi tanto, que, Manoel Carlos, autor de Páginas da Vida, não a colocou de parte após a sua morte. Muitas foram as aparições de Nanda, depois do atropelamento, enquanto espírito.




Depois do sucesso desta novela, a carreira de Fernanda Vasconcelos não se ficou por aqui.
Em 2007, foi a protagonista de Desejo Proibido, produção que passou na SIC. Nela, intrepertou Laura, tendo contracenado com Murilo Rosa e Daniel Oliveira.

Fernanda Vasconcelos exprimentou em 2009, o cinema. Como um gesto de agradecimento à mulher do produtor, aceitou fazê-lo sem qualquer tipo de remuneração. Isto porque, após o seu primeiro trabalho, na novela Malhação, foi ela que a ajudou a integrar o elenco de Páginas da Vida.

Actualmente, Fernanda Vasconcelos faz parte da novela Tempos Modernos, da autoria de Bosco Brasil. Nela, ela faz a co-protagonista Cornélia Cordeiro, onde voltou a fazer par romântico com Thiago Rodrigues (Léo em Páginas da Vida).

De facto, esta é uma das actrizes brasileiras que mais tenho em consideração. Assim como em Portugal, com Morangos com Açúcar, também no Brasil, os mais jovens começam numa produção destinada aos adolescentes - Malhação. Foi lá que Fernanda Vasconcelos começou, e foi lá que o seu talento não ficou indiferente a ninguém!

Gentil, versátil, sincera, bonita, inteligente, e muito, mas muito capaz. Sem dúvida alguma que Fernanda Vasconcelos tem todo o potencial para um dia chegar ao patamar de Lília Cabral ou Regina Duarte. Basta as oportunidades irem chegando, como a que tomou a actriz Aline Morais de surpresa. Isto porque, Luciana, é um papel especial, assim como Nanda o foi na altura de Páginas de Vida.
Estávamos no ano de 2003. As telenovelas portuguesas começavam a superar as brasileiras. A SIC continuava a descer, enquanto que a TVI subia cada vez mais. À estação de Carnaxide chegava uma nova esperança de seu nome Mulheres Apaixonadas. Escrita por um dos mestres da ficção brasileira, esta poderia ser aquilo que faltava à estação de Francisco Pinto Balsemão. Na “onda” de outras produções de Manoel Carlos, também Mulheres Apaixonadas retratava temas polémicos. Um deles era um romance entre duas raparigas, e uma delas foi o primeiro grande desafio da carreira de Alinne Moraes. Carreira essa que está recheada de sucessos: Da cor do Pecado, Como uma Onda ou Duas Caras.

Actualmente é Luciana em Viver a Vida. Esta é, quanto a mim, a sua melhor prestação. É aqui que brilha como uma estrela numa noite escura e que mostra a muito e boa gente o que é a arte de representar. A sua Lu está simplesmente fantástica: parece real.


Várias são as críticas que tem recebido em terras de Vera Cruz e também no nosso país são muitas as pessoas que a elogiam. Sempre gostei de Alinne Moraes e quanto a mim é uma das melhores. Penso que tem aquilo que falta a muitas actrizes portuguesas: carisma, empatia com o público e a sorte de lhe terem dado papéis sempre diferentes. É claro que a sua versatilidade não pode ser esquecida. Alguém se apercebeu de que a vilã Sílvia de Duas Caras é interpretada pela mesma actriz que dá vida à doce Luciana de Viver a Vida?


Não existe comparação possível com as actrizes portuguesas, mas no caso de se tentar comparar, sem sombra de dúvidas de que Alinne Moraes está num patamar muito superior. Pelo talento, beleza, versatilidade e simpatia, sim, a minha escolha é Alinne, Alinne Moraes!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Notícias TV/TV Guia:

TV Guia, por Tiago Henriques - 55%
Notícias TV, por Diogo Santos - 45%

Fecho


Boa noite. O Fecho desta noite incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Não tem Q

Se há uma coisa passível de ser lamentada, no que diz respeito ao novo canal Q (a partir desta noite, na posição 15 do Meo), é a sua exclusividade num operador. Mais uma vez, e tal como aconteceu com o Canal Benfica ou a TVI 24, uma boa parte dos telespectadores é deixada de fora, com a única alternativa de contratar novo distribuidor (perdendo assim os canais exclusivos do distribuidor original). Por outro lado, as Produções Fictícias são uma produtora privada, a quem não se pode pedir que desmonte sozinha as idiossincrasias do sistema capitalista. Aguentemo-lo, pois.

Porque, de resto, são só vantagens. Não é verdade que tudo o que sai das Produções Fictícias seja bom: com a diversificação da oferta, a empresa de Nuno Artur Silva tem ligado o seu nome a um número crescente de flops, tanto em termos de público como em termos de qualidade. Mas trata-se, em qualquer caso, de uma plataforma única em Portugal para o exercício da criatividade. Aliás, se alguma vez for mesmo preciso dividir a história do humor português entre um "antes" e um "depois", a fronteira estará exactamente na criação das Produções Fictícias, de onde não só saíram os Gato Fedorento, como o Contra-Informação ou os textos para a melhor fase de Herman José.

E, entretanto, há o modelo interactivo do canal, que permite ao Meo mais um significativo salto no desenvolvimento da sua plataforma. Com o Q, a gravação simplesmente deixa de ser uma prerrogativa marginal para passar a ser uma opção tão lógica como o visionamento em contínuo. Daí que aquilo que se faz esta noite é também, de alguma forma, História. E é uma honra assistir à sua marcha.

Sílvia Alberto em entrevista


A apresentadora da RTP1, que estreia esta noite, o novo concurso da RTP1, Super Míudos, deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia.
Nela, Sílvia Alberto reconhece que tem sido uma aposta clara da estação pública, e agradece à actual direcção de programas pelo voto de confiança: "Sinto que a RTP tem apostado muito em mim. Esse voto de confiança é notório e lido com ele todos os dias. Seja qual for o trabalho, deixam-me trabalhar à minha maneira e, por isso, gosto de poder corresponder de forma positiva".
A anfitriã do Festival da Canção, referiu ainda que, os momentos mais altos da sua carreira, foram quando apresentou Operação Triunfo, após a sua entrada para o primeiro canal, e Ídolos, na SIC. Sobre o concurso da estação de Carnaxide, Sílvia Alberto não esquece a química que teve com Pedro Granger: "Tenho tido muito bons colegas, mas nunca me dei tão bem em termos profissionais".
Por fim, de destacar ainda as audiências, que têm marcado, por razões menos boas, os seus últimos programas. Sobre isso, a apresentadora não tem muito a dizer: "Aceito os projectos de coração aberto, mas não posso ser chamada à responsabilidade pelas audiências. Um projecto não depende só da apresentação, mas também do investimento que é feito em termos de produção", cofessou.


Quiosque: TV Guia

Esta noite..


Saiba entre quem se passará o duelo desta noite! Às 21:00.

Fala-se 29/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira edição de Fala-se desta semana!
Hoje falo-lhe de:

Luciana Abreu

Depois de vários boatos sobre a sua provável gravidez, a actriz apareceu esta semana na TV Guia em fotos "comprometedoras". A revista "apanhou" Luciana a fazer as lides da casa e chama à atenção para a barriguinha saliente da eterna Floribella. No entanto, a jovem continua sem confirmar o estado de graça.

Pedro Lima

Nasceu na passada sexta-feira Max, o filho de Pedro Lima e da ceramista Anna Westerlund. Este é o quarto filho do conhecido actor e o parto correu de forma normal. O casal alcança assim uma família numerosa, tal como sempre sonhou. E pode não se ficar por aqui, tal como revelou Pedro Lima recentemente.

Quiosque: TV Guia, 24 Horas

Revista de Imprensa 29/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira!

Ídolos em DVD
Foi lançado na passada sexta-feira o CD do concurso de talentos. Durante a sessão de autografos, Manuel Moura dos Santos revelou algumas surpresas que estam a ser preparadas, entre elas o lançamento de um DVD sobre o Ídolos. "Vai ter tudo: os castings, os cromos, o percurso dos finalistas", revelou o jurado ao "24 Horas". Para já, não estão previstas imagens dos concertos de Idolomania.

A data de lançamento ainda não é conhecida, no entanto é provável que seja num futuro próximo: ou no final de Abril, ou no inicio de Maio.

Segunda temporada de Daddy's Girls está a chegar à MTV
Está a chegar ao canal de música a segunda temporada de Daddy's Girls. Nos novos episódios da série, Angela e Vanessa surgem com mais confiança e estão determinadas a deixar a sua marca em Los Angeles. Depois de terem deixado o conforto do lar para a abrirem um negócio e viver nesta cidade, a vida de ambas promete agora explodir em novas e extraordinárias direcções. A estreia é já amanhã, às 23 horas.

CITAÇÃO DO DIA:

"(Nos Morangos com Açúcar) as pessoas querem é ver miúdas em biquíni e gajos musculados, não é velhos"
Nuno Homem de Sá

Curiosidade do Dia:

Ao contrário de Francisco Moita Flores, Marina Mota e Ruy de Carvalho, Rita Salema não aceitou o convite para ir a Depois da Vida. A actriz foi uma das convidadas, mas chegou "à conclusão que é uma parte da sua vida que não quer expor", tal como afirmou à TV Guia.
Quiosque:
24 Horas, TV Guia, Notícias TV