27 de fevereiro de 2009

Análise de A Favorita

Chegou ao fim A Favorita, a novela que a SIC mantinha em exibição desde 2 de Julho de 2008. A história gira em torno de Flora e Donatella que em tempos formaram uma dupla musical. Flora acaba condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatella. Depois de sair da prisão, Flora está decidida a provar a sua inocência do crime que não cometeu...

Os 200 capítulos desta novela alcançaram de audiência média 5.7% (537.100 espectadores) e 25.2% de share. O melhor episódio foi transmitido a 3 de Fevereiro, quando a novela registou 9.2 de audiência média e 27.1% de share. Na estreia, a 2 de Julho, a novela obteve 7.7% de audiência média (727.400 espectadores) e 19.8% de share. A Favorita despediu-se no dia 20 de Fevereiro com 8% de audiência média (755.600 espectadores) e 37.3% de share.



Fonte: Marktest

Notícias

Moniz abre jornal do Tvi 24

O canal TVI 24 arrancou ontem às 21h00 com ‘Jornal do Dia 26’, apresentado por Henrique Garcia. Mas foi o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, quem introduziu a primeira peça, sobre a recessão económica no País e a quebra de confiança dos portugueses. Essa foi, aliás, a mesma notícia que abriu o jornal da RTP N. Já na SIC Notícias o destaque foi dado ao ‘1º Fórum Portugal Verdade’.

No TVI 24, Henrique Garcia retomou a edição e, em tom de brincadeira, questionou o director-geral da estação: "Vou ter um parceiro aqui ou foi para matar saudades?" Moniz admitiu que "foi para matar saudades", mas sobretudo para garantir aos telespectadores que o TVI 24 resulta do empenho do "pessoal desta casa" e "surge com a ambição de servir bem os portugueses proporcionando uma informação séria e verdadeira". O noticiário prosseguiu com os comentários de Pina Moura, Bagão Félix e Constança Cunha e Sá. O site do canal – www.TVI24. pt – ficou disponível à mesma hora.

Sobre o arranque do TVI 24, o director da SIC Notícias confessa: "Vejo tudo na TV, não o faço especialmente hoje [ontem]." A propósito da concorrência, António José Teixeira frisa: "Estamos habituados a ela. Encaramos com naturalidade e respeito. Somos líderes nos canais de informação portugueses e vamos continuar a sê-lo. É o nosso objectivo." Já o director da RTP N, que também assistiu à estreia, admite: "Provavelmente vamos fazer alguns ajustes na grelha. Vamos ver como o TVI 24 se posiciona e se isso nos vai afectar." José Alberto Lemos tem "dúvidas de que haja espaço para três canais de Informação no cabo".