6 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. O fecho de hoje tem como plano de fundo o duelo TGV - Nasci para Cantar. A primeira ronda foi ganha por João Manzarra e Carolina Patrocínio. Eu acompanhei os 2 formatos e achei o da SIC mais engraçado e mais dinâmico. Herman José é o trunfo de Nasci para Cantar, e é com ele que o programa ganha.

Antes de fechar o dia de hoje publico ainda uma crónica de Nuno Azinheira para o Diário de Notícias:

Depois de O Mundo de Patty, a SIC prepara-se para voltar a apostar na dobragem de conteúdos estrangeiros. Mar Azul é uma série rodada na Austrália com protagonistas adolescentes, envolvidos nas suas teias de namoricos e invejas, que vai substituir Rebelde Way.

O duelo dobragem versus tradução é antigo. Portugal é dos poucos países do Mundo que sempre preferiu a legendagem. Na Espanha dobra-se, na França dobra-se, na Alemanha dobra-se, na Itália dobra-se, no Brasil dobra-se. Historicamente, em Portugal, o hábito sempre foi dobrar conteúdos destinados ao público infantil e legendar em português séries para adolescentes. Talvez por isso os jovens portugueses sejam na Europa os que mais facilidade têm para a aprendizagem do inglês. Mas é também por essa excessiva americanização da nossa cultura que, por exemplo, somos dos países europeus que passa mais música anglo-saxónica na rádio.

Eu sei o que Nuno Santos pensa deste problema. Para os jovens, segundo ele, é-lhes completamente indiferente saber se os conteúdos são dobrados ou legendados. Talvez tenha razão nos targets mais novos, mas claramente quando o assunto diz respeito a jovens entre os 14 e os 18 anos a coisa já não será assim. Basta, aliás, navegar um pouco pela Net, consultar os fóruns de opinião de jovens, para perceber as reacções. Veremos o que Mar Azul fará nas tardes da SIC, agora que o Verão chegou e há mais jovens disponíveis.


Por fim de referir ainda a mega-operação à volta de Cristiano Ronaldo em todos os canais. Já escrevi sobre isso no blog, e contínuo com a minha opinião - mais vale alertarem-nos para a gripe ou para a crise uma vez que não se ganha nada pelo Cristiano Ronaldo estar no Salgueiros, Marítimo ou Real Madrid.

Audimetria - 05/07/2009


Ontem coloquei uma sondagem sobre quem seria o vencedor da noite de domingo. Todos Gostam do Verão ou Nasci para Cantar? O TGV ganhou com 65% dos votos.
Aqui ficam os resultados oficiais:


Apesar de ser difícil fazer uma análise aos 2 programas, uma vez que não estiveram em exibição em simultâneo a partir das 23 horas, existe um vencedor - Todos Gostam do Verão que bateu os 13,1% de ratio e 34,9% de share. Nasci para Cantar conseguiu um share maior: 41,5% de share.
Tendo em conta que o programa de Herman José durou mais tempo, podemos afirmar que afinal os vencedores foram TGV e Nasci para Cantar. Sim, os 2!
A par destes programas está a série Equador. Ontem foi programa mais visto do dia, chegando aos 38,9% de share,
O Jornal da Noite foi o noticiário com maior audiência, superando os 30% de share. O Telejornal foi o programa mais visto da RTP1 com 9,5% de ratio e 30,3% de share.
Na RTP2, o Jornal 2 obteve 2,3% de ratio e 6,1% de share.


Outras audiências

Filme: Porcos e Selvagens - 7,9% de ratio e 32,2% de share
Grande Reportagem SIC - 8,7% de ratio e 25,6% de share
Não Há Crise - 7,2% de ratio e 25,7% de share

Piratada à Portuguesa - 5,4% de ratio e 24,8% de share
Jornal Nacional - 7,6% de ratio e 24,3% de share

Pai à Força (repetição) - 4,6% de ratio e 19,3% de share
As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa - 8,8% de ratio e 26,2% de share
Febre da Dança - 5,1% de ratio e 14% de share

Notícias - Hollywood à vista


Após despir a personagem Filipa na série 6 de "Morangos com Açúcar" (TVI), Anita Costa vai dedicar-se a terminar o seu curso de teatro e, além das aulas, acalenta o sonho de fazer carreira em Hollywood.

Após despir a personagem Filipa na série 6 de "Morangos com Açúcar" (TVI), Anita Costa regressou ao Porto, de onde é natural. "Finalmente regressei. Adoro o Porto e é aqui que tenho a minha família e as minhas coisas", confessou a jovem à Notícias TV. A experiência na série juvenil da TVI "foi boa", mas a jovem actriz considera ter saído "na altura certa". Agora vai dedicar-se a terminar o seu curso de teatro e, além das aulas, acalenta o sonho de fazer carreira em Hollywood: "Há a possibilidade de ir para Los Angeles. Vou com esperança de, um dia, fazer qualquer coisa por lá."

Fonte: Diário de Notícias