3 de abril de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI


Está há duas semanas num horário novo, mas nem por isso os portugueses deixaram de a seguir, muito pelo contrário. Em três dos cinco dias em análise, Espírito Indomável foi o programa mais visto do dia, o que é de enaltecer.


Mesmo a ir para o ar pouco depois das 22h15, a história protagonizada por Vera Kolodzig e Diogo Amaral continua a chamar a atenção dos portugueses. E os resultados até são quase que mais elevados do que no anterior horário.


É caso para dizer, alguém “para” Espírito Indomável?

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana RTP


E se Ti Ti Ti consegue captar uma óptima audiência para a SIC, a RTP acaba por perder um horário que foi seu até há bem pouco tempo. Embora esta semana tenha sido transmitido apenas por quatro ocasiões, o programa de Dina Aguiar tem deixado muito a desejar.


Por duas vezes ficou abaixo dos 20% de share e nas duas vezes que ficou acima os resultados também não foram muito animadores. O que se passará com Portugal em Directo? Estará o programa a precisar de um refresh? E será que Nuno Santos o fará? Os recentes números dizem que é melhor…

O Melhor & Pior da Semana



Boa Noite! Está em linha a segunda edição de O Melhor & Pior da Semana!

Melhor da semana SIC


Parece que os agradáveis resultados de Boa Tarde, que se têm tornado uma constante para os lados de Carnaxide, acabaram também por ajudar o programa que se lhe segue na emissão, que é como quem diz, Ti Ti Ti.


Ao longo dos últimos cinco dias, a telenovela brasileira alcançou a proeza de vencer os concorrentes directos no horário, chegando mesmo a fazer perto de 27% de share, o que, num horário como este, acaba por ser bastante positivo.


É caso para dizer que o remake de uma telenovela de sucesso no Brasil há algumas décadas custou a entrar nas “graças” dos portugueses, mas agora que entrou, não deverá sair.

O Protagonista

Depois de na semana passado as tribos terem estado em destaque na edição de "O Protagonista", neste domingo as rotas mudam de destino. Na direcção da RTP1 ou SIC, poderá estar o regresso de um famoso quarteto humorístico! Com uma piada e uma gargalhada, descubra "O Protagonista" desta semana!


Valem milhares em publicidade, milhões em audiências. Um grupo de sucesso que foi descoberto pela SIC Radical acabou por despertar a atenção de um número absolutamente gigantesco de portugueses. Talvez, mais que uma nacionalidade, os "Gato Fedorento" captaram a atenção de todo o mundo. É um facto: por onde este grupo humorístico passa, ninguém fica indiferente. Na RTP1, com "Diz Que É Uma Espécie de Magazine", poucos foram os que se esqueceram dos conhecidos "Tesourinhos Deprimentes", ou da levitação de Ricardo Araújo Pereira ao tentar interpretar um fado da cantora Mariza.
Na SIC, e com "Zé Carlos", demonstraram um outro projecto no qual o "Tumba" ficou conhecido como uma das rubricas mais engraçadas do mesmo. Por outro lado, não esquecer o "Rap Pino Lino", bastante elogiado pelos seguidores deste quarteto humorístico.


Mais tarde, a SIC presenteou os telespectadores com um programa bastante diferente, que arrebatou audiências. Colocar Ricardo Araújo Pereira a entrevistar José Sócrates, Manuela Ferreira Leite ou tantos outros profissionais de renome em Portugal foi simplesmente genial. Uma ideia muito bem desenvolvida pelos "Gato Fedorento", e demasiado aproveitada pela estação de Carnaxide. As audiências foram muito satisfatórias, com o programa a atingir o primeiro lugar dos mais vistos do dia várias vezes. Na primeira semana, com o entrevistado Paulo Portas, este "Esmiúça os Sufrágios" acabou por alcançar a sua melhor marca: 20,4% de rating e 47% de share. Estávamos em 2009, e a situação política do país não era a melhor. As eleições estavam à porta, e os candidatos ao cargo de primeiro-ministro tiveram mesmo de se sujeitar à presença no estúdio do terceiro canal. Confrontados pelas perguntas irónicas de Ricardo Araújo Pereira, muitos foram os que acabaram por não conter as gargalhadas, e demonstrar um lado mais "sensível" de si próprios.

Agora, e depois de o Presidente da República ter antecipado as eleições legislativas para o próximo dia 5 de Junho, as principais caras das estações generalistas piscam novamente o olho aos "Gato Fedorento". Apesar de Nuno Santos ter abandonado a estação de Carnaxide para se dedicar à Informação na RTP1, o seu fascínio pelo quarteto humorístico contínua. Nesse sentido, e depois de Luís Marques ter aberto a porta para o seu regresso à televisão pela SIC, o marido de Andreia Vale adiantou que a estação pública também não esquece os excelentes resultados de "Diz Que É Uma Espécie de Magazine".

Este é um fenómeno bastante curioso, uma vez que a política já não interessa a "gregos e a troianos". Apenas a alguns, com um grande interesse no país, que todos os dias abrem as principais páginas dos jornais nacionais. Afinal, a realidade portuguesa não é a melhor, e tem vindo a agravar-se desde os últimos anos. Os cidadãos sabem disso, os executivos sabem disso, os políticos sabem disso, os banqueiros sabem disso, nós sabemos disso.
Assim, a tarefa fica agora a cargo dos directores de televisão. À excepção da TVI, RTP1 e a SIC sabem do poder deste conhecido grupo humorístico. Os milhões pagos aos "Gato Fedorento" não dão em troca apenas uma simples gargalhada, mas sim um conjunto de elementos que muito agradam ao público português. Com o objectivo de estar à frente na informação, ambas as estações querem chamar a atenção dos que normalmente não se preocupam com o estado do país, com a corrupção, com a sociedade. O tempo é escasso, e nem sempre estamos disponíveis para olhar ao nosso lado.


Neste sentido, o regresso dos "Gato Fedorento" aos ecrãs nacionais significa a junção de duas áreas muito importante, que poderão de certa forma contra-balançar o desinteresse dos portugueses pelas próximas legistavas. Aliar a informação ao entretenimento (infoteinment), é o objectivo da RTP1 e SIC, e é de todo legítimo.
Não interessa o investimento, o conteúdo do programa ou sequer a dimensão do estúdio. O que é mesmo importante é que se brinque com a política e, neste campo, os "Gato Fedorento" são os melhores.

Venham eles!


Nuno Santos quer relançar a RTPN!


O novo director de Informação da estação pública quer lançar uma nova RTPN. Ciente de que os resultados do canal de notícias estão longe de ser os melhores, com uma larga desvantagem para a SIC Notícias, Nuno Santos está a preparar um plano para uma grande reformulação do mesmo. Este acaba por ser necessário na medida que o TVI 24 está a crescer em audiências, ultrapassando várias vezes a RTPN.

"Há necessidade de refundar a RTPN", explicou o marido de Andreia Vale. Com uma nova equipa na Informação, composta por Vítor Gonçalves (director-adjunto com responsabilidades na informação diária), e os subdirectores Miguel Barroso, José Manuel Portugal, Luís Costa e Paulo Sérgio, os meios estão a ser desenvolvidos para se estabalecer um rumo para este temático do Cabo.

Resta agora aguardar por esta nova RTPN, e verificar se de facto Nuno Santos consegue relançar o canal de notícias do Estado!

Quiosque: Meios & Publicidade

Televisão por cabo vence sábado!


O dia de ontem foi ganho mais uma vez pelo conjunto de canais por cabo. Com 26% de share, os temáticos venceram as generalistas. Se a TVI alcançou 25,3% e a RTP1 22,6%, a SIC não foi além dos 21,7%.

O programa mais visto do dia pertenceu à estação de Queluz de Baixo. A telenovela "Espírito Indomável" voltou a captar a atenção de mais telespectadores do que "Anjo Meu".
Quanto ao noticiário mais visto do dia, destaque para o "Telejornal", que marcou o terceiro lugar do top 5, com 10,1% de audiência média.
Por fim, de referir a prestação de "Cuidado com Elas!". O programa de apanhados do terceiro canal alcançou 24,6% de share, tendo ocupado o lugar cinco do top dos programas com maior audiência de sábado.

Esta noite, com a partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto espera-se que o consumo nas generalistas seja mais baixo do que o habitual.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Iva Domingues desmente convite para "Perdidos na Tribo"


As recentes notícias que dão conta de que a morena era a escolhida para dar a cara pelo novo programa da TVI parecem não corresponder à verdade.


É em entrevista ao Correio da Manhã deste domingo que Iva Domingues desmente tal situação: “Eu nunca recusei fazer o novo formato da TVI. Não sei sequer se o meu nome foi avançado", começa por dizer, acrescentando em seguida que não há qualquer tipo de mal-estar com Leonor Poeiras: "Nunca soube que era a Leonor a apresentar, apenas fiquei a saber quando o anúncio foi feito oficialmente, mas ainda bem que foi ela e posso garantir que não temos problemas".


A terminar, a apresentador mostrou-se ainda satisfeita por conduzir Agora é que Conta: Já tinha saudades deste meu lado descontraído, em que posso mostrar neste programa", explicou, acrescentando ainda: "Já me descalcei, já fiz a ponte e posso dizer que gosto mesmo de divertir as pessoas.”


Quiosque: Correio da Manhã

Nuno Santos volta a ser pivô


Não apresenta nenhum bloco noticioso há cerca de dez anos, quando assumiu a direcção da SIC Notícias, mas parece que o período de ausência está prestes a terminar.

Foi durante a apresentação das emissões especiais da RTP dedicados às eleições antecipadas que o novo director de Informação da estação anunciou que voltará à apresentação.


"O meu regresso à antena está confirmado, mas não será já, nem de forma regular", começou por dizer Nuno Santos ao Diário Económico, acrescentando em seguida: "Há mais ou menos 10 anos, quando a SIC Notícias arrancou, decidi que não poderia ser um bom director e um bom pivot. Conciliar a apresentação com a direcção não me parece o melhor caminho. Além de que temos óptimos pivôs".


O mais provável é que o jornalista dê a cara por alguma das emissões especiais dedicadas às eleições legislativas e não que apresente o Telejornal, ao contrário do que fizeram outros directores de informação da televisão pública.


Quiosque: Diário Económico

Luciana Abreu regressa à televisão em Maio


Dois meses e meio depois de ter sido mãe, a eterna Floribella confirma, em entrevista à edição desta semana da Nova Gente que está prestes a regressar ao pequeno ecrã. “Daqui a um mês e meio. Vou voltar à televisão e não é para a SIC”, começa por dizer a actriz.


Questionada sobre aquilo que vai fazer, Luciana Abreu optou por não abrir o jogo: “Algo que nunca fiz. Explorar um campo que nunca tinha explorado. Mas não posso dizer mais nada”. Com tudo isto, fica a dúvida. Irá mesmo a actriz regressar às telenovelas? Ou será uma das estrelas de uma das séries de humor que a TVI prepara?


A terminar, Luciana Abreu afirmou ainda que este novo projecto a fez recusar outras propostas: “Sim, tive uma proposta para outro canal e também para fazer teatro, com o Filipe La Féria. Infelizmente, não pude aceitar, porque para fazer o programa na televisão, não poderia estar a actuar à noite, ou não tinha tempo para a menina. Estes meses são muito importantes e não me quero separar dela”.


Quiosque: Nova Gente

Judite Sousa "bem recebida" na TVI

Depois de se ter estreado nos ecrãs da TVI na passada quinta-feira, a nova directora adjunta de informação do canal voltará à antena já nesta segunda-feira, dia em que a nova direcção de informação se estreia oficialmente.


De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, Correio da Manhã e Público, Judite Sousa entrevistará durante a próxima semana quatro conhecidos banqueiros da banca privada no nosso país. Segunda-feira a jornalista conversará com Carlos Santos Ferreira, do BCP, seguindo-se, no dia seguinte, Ricardo Salgado, do BES, Fernando Urich, do BPI, na quarta-feira, e Nuno Amado, do Santander Totta, na quinta-feira.


Já no último dia útil da semana, Judite Sousa irá para a cidade Invicta, acompanhar os trabalhos do Congresso do Partido Socialista, com Constança Cunha e Sá, responsável pela análise política. No domingo, as duas jornalistas farão uma entrevista em directo no TVI 24 a José Sócrates, cujos melhores momentos serão recuperados no Jornal Nacional da TVI.

É caso para dizer que a jornalista está de regresso “em força” aos ecrãs!


Ainda em entrevista ao Correio da Manhã, a directora adjunta de informação confirmou que teve "recepção muito positiva" por parte dos novos colegas e recorda que o negócio dos media é "muito competitivo". Por isso, diz: "Temos de estar unidos para caminhar no mesmo sentido e para criar valor para a empresa".


Já sobre os primeiros dias em Queluz de Baixo Dias, Judite Sousa faz "um balanço muito positivo" da nova casa. "Estamos a trabalhar numa empresa nova e tudo está a ser uma novidade. Quando se muda para uma empresa que não se conhece é preciso conhecer a casa, as pessoas e a metodologia de trabalho", adianta a comunicadora, que acrescentou ainda que na redacção "está tudo muito entusiasmado e as pessoas estão muito motivadas".


Quiosque: Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público

Parabéns, Andrew!

É o responsável por uma das rubricas que mais do que falar aqui no seu Televisão – Opinião e também uma das pessoas que, não estando directamente ligado aos ecrãs, tem uma exímia capacidade de opinar e tem um “vício” comum a muitos de nós: audiências.


Hoje, 3 de Abril de 2011, o André Costa que todos vocês conhecem como Andrew celebra mais um aniversário. E está cada vez mais um “veterano”. Já lá vão 27 primaveras e o André continua a escrever opiniões cada vez mais sustentadas.

O Televisão – Opinião não podia deixar esta data em claro e aqui estamos nós a desejar as melhores felicidades a este grande senhor da Invicta cidade do Porto!


Parabéns, Andrew!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da semana SIC


Estreou há quase um mês e, depois de uma primeira semana com resultados agradáveis, A Família Mata tem perdido telespectadores.


Ao longo da última semana a série da SIC chegou mesmo a bater no fundo, alcançando uma quota de mercado média de pouco mais de 14%. Qual será então o problema dos Mata? O elenco? A história?


A meu ver, penso que Carnaxide devia começar por transmitir a série mais cedo, até porque já está provado que é um factor crucial para melhores resultados. Enquanto assim não for, nada feito. E é uma pena, porque A Família Mata até tem uma boa história e um grande elenco.

O Melhor & Pior da Semana



Melhor da semana RTP


Estreou na passada sexta-feira e deixou boas indicações. Em pleno início de horário nobre e, numa altura em que na concorrência os blocos noticiosos ainda davam o ar da sua graça, Estado de Graça acabou por ser uma boa alternativa para a RTP.


No primeiro episódio, o novo programa de humor da televisão pública fez 9.7% de audiência média e conquistou uma quota de mercado média superior aos 24 pontos, o que acaba por ser bastante positivo, até porque, em semanas anteriores, Voo Directo fazia resultados muito inferiores.


Parece que Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique e companhia caíram nas graças dos portugueses!


O Melhor & Pior da Semana



Boa Noite! Seja bem-vindo à primeira edição do Melhor & Pior da Semana do mês de Abril!

Pior da semana TVI

Se a terceira série do programa não teve o sucesso esperado, o que dizer das repetições da mesma. A duraram há mais de um mês, a cada semana que passa Depois da Vida desce mais nos gráficos das audiências.


No primeiro dia de Abril, o programa apresentado por Iva Domingues fez mesmo o fraco resultado de 21.9% de share médio e 3.9% de audiência média, algo que, entre a meia-noite e a meia noite e quarenta acaba por ser proibitivo para uma estação privada como a TVI.


Nesse horário, Sedução, que começa mais cedo, acaba por se aguentar, o que significa que os portugueses não pretendem voltar a ver um programa mais do que repetido. Valerá mesmo a pena gravar uma quarta série, como chegou a ser anunciado na imprensa?

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Os pesos pesados

1. Judite Sousa chegou, viu e... não venceu. Por agora, é certo, mas não venceu. A sua estreia na TVI, com uma entrevista incluída no Jornal Nacional, ao ministro das Finanças, foi o primeiro furo da nova directora adjunta de Informação da estação da Prisa. E mostra bem ao que a nova equipa directiva vem: credibilizar a informação da estação, fazendo dela uma referência. Entrevistar Teixeira dos Santos no dia em que o Presidente da República aceitou oficialmente a demissão do primeiro-ministro, no dia em que se soube que o défice do Estado ficou bem acima do que o Governo tinha dito e no dia em que os juros da dívida bateram novos recordes, é evidentemente uma importante conquista. De Judite, não da TVI. Mas os esclarecimentos do mais importante ministro de um Governo em desgraça não conquistaram os espectadores. Mas vamos ter luta rija daqui para a frente, não duvidem.


2. À hora em que Teixeira dos Santos se justificava na TVI, José Rodrigues dos Santos falava em directo da Líbia, o palco de conflito onde o experiente jornalista da RTP foi enviado. É seguramente uma mais-valia para a RTP e não faço a mais pequena ideia se a ordem foi do novo director Nuno Santos ou se a decisão já estava tomada antes da chegada à Marechal Gomes da Costa do novo responsável. Rodrigues dos Santos é o principal activo da Informação da RTP. E, ainda por cima, é um excelente repórter. Talvez até melhor do que pivô do Telejornal. Mantê-lo na secretária em Lisboa, dividido entre os afazeres da redacção e as ideias para os seus novos romances, era um problema absurdo de mais para uma estação paga pelo dinheiro dos contribuintes. Independente de quem tenha sido, boa decisão!