15 de abril de 2011

Like & Dislike


Boa Noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!



LIKE
Publicidade "Pesada"


Tenho de congratular a SIC pelos esforços de promoção do Peso Pesado, tanto na televisão como nas redes sociais. O timing dos novos anúncios parece perfeito e aguça a curiosidade dos espectadores. Pouco a pouco, foram sendo revelados aspectos como o teor do programa (quem é que já não viu e comentou as publicidades da senhora obesa a tentar calçar-se, a subir as escadas, ou a colocar o cinto no carro?), os treinadores, os parceiros e, mais recentemente, os concorrentes.
Os programas da grelha da SIC como o Episódio Especial e o Fama Show, também ajudam a promover o novo formato que ainda não começou, mas já suscita muita curiosidade.




DISLIKE
Mudanças na TVI?


Olho com desconfiança para as mais recentes contratações para a área de informação da TVI, nomeadamente de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, isto sem pôr em causa o seu profissionalismo ou motivações. Mas se o objectivo é restaurar a credibilidade e integridade do espaço informativo da estação, não seria preferível apostar numa reformulação dos conteúdos e numa revisão das linhas editoriais? Caras novas não são sinónimo de qualidade e quem melhor do que a TVI para o saber! Morangos com Açucar brindam-nos, temporada a temporada, com caras novas e inexperientes (salvo raras excepções), levando-nos a questionar a qualidade da programação. Tomem nota.




Falar Televisão


Talento?


Apesar dos problemas com metade da temporada de "Morangos com Açúcar", e das muitas criticas ao protagonista da série da TVI, parece que o seu talento captou a atenção das estações de televisão. Depois da SIC ter demonstrado interesse em contratar David Carreira, chega agora a vez do canal da Media Capital convida-lo a permanecer por mais uns anos na casa que o lançou.
Por outras palavras, o jovem actor, ou "actor", assinou contrato com a TVI nos últimos dias, o que o torna assim em mais uma das estrelas de Queluz de Baixo.

Afinal, e depois das críticas ao futebolista, o que trará ele à ficção do canal da Media Capital? Independentemente da opinião que tenha sobre ele, existem factos que foram divulgados pela imprensa e que davam conta de que existia uma insatisfação por parte da equipa da TVI em relação ao jovem. Neste sentido, qual o motivo para esta exclusividade? Não permitir que a concorrência o contrate? É uma hipótese aceitável, contudo isso leva-nos a outro campo: ao dos actores com anos de experiência colocados numa prateleira, como se se tratassem de autênticos bibelots.



Mais uma vez, a aparência física, o exterior, é sobreposto ao talento de alguém que participe numa série ou novela. Este "Falar Televisão" não tem por objectivo criticar David Carreira, ou alguma figura em especial, mas sim aconselhar os directores de televisão sobre a seguinte realidade: nem sempre o mais barato, é o melhor! Apostem na qualidade, e invistam realmente na ficção com os grandes actores da nossa praça!

Televisões já escolheram enviados especiais ao Enlace Real Inglês

Para além de Júlia Pinheiro e Fátima Lopes, as três estações generalistas portuguesas já escolheram as diferentes equipas de jornalistas que irão até Londres acompanhar o casamento de William e Kate Middleton, anuncia a Notícias TV desta semana.


Assim, a RTP escolheu João Adelino Faria para rosto principal da operação. A acompanhá-lo estarão vários jornalistas da televisão publica, em locais estratégicos: “vão ser colocados repórteres em vários pontos do percurso da cerimónia, adiantou o jornalista à referiuda revista, explicando ainda que o plateou principal deverá ficar “instalado perto de Buckingham Palace”.


Já a SIC, seleccionou Clara de Sousa para viajar até à capital britânica, acompanhada por Sara Antunes de Oliveira e outros rostos da estação. Durante os dias que antecedem o enlace, serão feitas emissões a partir de Londres, adianta Alcides Vieira à Notícias TV: “Vamos fazer lá uma parte dos jornais, vamos acompanhar, a par e passo e a partir dos locais mais emblemáticos, toda a cerimónia e vamos dar atenção ao antes e ao depois de ela acontecer”.


Por fim, a TVI é aquela que menos se pronuncia sobre os seus trunfos. Sabe-se apenas que Judite Sousa será a cara mais emblemática, como confirma José Alberto Carvalho: “Sim, é ela quem vai fazer a cobertura com a equipa”.


Quiosque: Notícias TV

TVI pondera emissões diárias de "Perdidos na Tribo"

Com a data de estreia já anunciada, começam a surgir novidades sobre o novo reality-show da TVI. E parece que, à semelhança do que vai acontecer com Peso Pesado, da SIC, também Perdidos na Tribo terá emissões diárias.


A notícia é avançada pela edição desta semana da Notícias TV que falou com João Cotrim Figueiredo sobre esta situação. O director-geral da TVI confirma que “não é um assunto totalmente fechado, mas não é provável”. Os motivos são simples: “Estando os concorrentes em sítios remotos e sem comunicações, às vezes poderá ser complicado ter material diário”, frisou. Todavia, a referida publicação garante que esta é uma forte possibilidade.


Há mais de uma semana nas diferentes tribos, e tal como a TV Guia já havia anunciado, as comunicações continuam a ser escacas, mas João Cotrim Figueiredo está expectante: “Ainda não chegaram as primeiras imagens, estou curioso, mas pela descrição, temos material fantástico”, garante.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...



... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Nova trama de Patrícia Müller já mexe


Ainda sem nome oficial, nem de projecto conhecidos, a próxima telenovela portuguesa da SIC já está a ser escrita. Quem o garante é a própria autora, em entrevista à Telenovelas desta semana:


“Os primeiros dez episódios já estão escritos e, a nível das personagens, já está tudo muito compositinho.”, começa por dizer Patrícia Müller à referida revista, acrescentando ainda que esta nova história será “um clássico, que irá trabalhar muito o tema da luta entre o bem e o mal”.


Na referida entrevista, a argumentista adiantou ainda que esta telenovela “vai reflectir os dias de hoje, os problemas actuais, a crise económica que atravessamos e as relações familiares”. Quanto ao nome, já está escolhido, mas Patrícia Müller espera que ninguém descubra: “Espero que a imprensa não descubra, senão terá de ser mudado e eu adoro este!”.


Por fim, o elenco “ainda não está fechado”, mas são certas as presenças de Cláudia Vieira, José Fidalgo, Inês Castel-Branco, Helena Laureano, Rogério Samora, Rui Porto Nunes, Manuel Cavaco, Maria Emília Correia, Sandra Barata Belo, entre muitos outros.

As gravações, essas, deverão arrancar ainda este mês.


Quiosque: Telenovelas

Júlia Pinheiro conduz emissão especial a partir de Londres


É já no próximo dia 29 de Abril que William e Kate Middleton se vão unir pela igreja e, como o grande acontecimento que é, a SIC já prepara os seus enviados especiais a Inglaterra.

Assim, segundo a Notícias TV desta semana, Júlia Pinheiro viajará até Terras de Sua Majestade, onde apresentará uma emissão totalmente dedicada ao enlace real.


É a directora de Produção de Carnaxide, Gabriela Sobral, quem o confirma: “A emissão da SIc, nesse dia, vai ser toda dedicada ao casamento e Júlia Pinheiro vai fazer a emissão a partir de lá”, explicou à referida publicação.

Da parte da TVI, também existe vontade em ter Fátima Lopes em Londres para conduzir o especial que Queluz de Baixo prepara, todavia, nesta altura, ainda não é garantido que tal situação aconteça.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se! 15/04/2011


Boa tarde. São 15:00h em ponto e está em linha o Fala-se desta sexta-feira.


Elsa Raposo

Em Outubro do ano passado, Elsa Raposo era notícia por ir viver com o seu namorado, o milionário francês Patrick Haillot de 55 anos para a África do Sul. Cinco meses depois, a manequim volta a ser notícia mas desta vez o tema é a separação.
Ao que a TV Guia apurou junto a uma fonte próxima do casal, “Os devaneios e obsessões dela deram cabo da relação. Ele não aguentou mais. Especialmente depois da última coisa que ela lhe disse…pediu-lhe para morrerem os dois juntos, que queria morrer com ele. Foi o fim”.

Mafalda Matos e Isaac Alfaiate

Em Morangos com Açucar, fizeram o papel de casal principal e fora da ficção tiveram as suas zangas, numa discussão mais acesa, a actriz chamou Isaac de “vaidoso”e “fútil” e a relação de ambos passou a ser apenas profissional, estando alguns anos sem se falarem.

Porém em Anjo Meu voltaram a encontrar-se. Isac recusou-se a falar à TV Guia mas um colega de elenco adiantou à referida revista que a relação entre eles neste momento é positiva,” Já os vi brincar em cena algumas vezes, por isso, o machado de guerra entre eles deve estar enterrado…Eles cresceram muito desde Morangos com Açucar.É normal.”considera.

Quiosque: TV Guia


David Carreira exclusivo TVI


Depois do alegado interesse da SIC, a estação de Queluz de Baixo decidiu segurar o protagonista da actual temporada de Morangos com Açúcar.

De acordo com a edição desta semana da Telenovelas, David Carreira assinou há poucos dias um vínculo de exclusividade com a TVI, cuja duração não foi revelada, e está, neste momento, a gravar as Férias de Verão da conhecida série juvenil.


Após o término das gravações, o actor deverá ter um período de férias e posteriormente entrar numa das próximas telenovelas de Queluz de Baixo.

A TVI segura, assim, cujo interesse por parte da SIC tem sido notícia nos últimos tempos.


Quiosque: Telenovelas

As duplas de "Peso Pesado"


A pouco tempo da estreia nos ecrãs da SIC, os responsáveis do canal revelaram os primeiros pormenores sobre as duplas de concorrentes da versão portuguesa de Biggest Loser, adianta o Correio da Manhã e o Destack on-line.

São 20 os concorrentes, e 10 as duplas, que vêm das mais diversas localidades do país: Almada, Amadora, Açores, Beja, Carregado, Carnaxide, Lisboa, Montijo, Porto, Reboleira, Sintra e Setúbal.


"É emocionante ver agora a evolução dos concorrentes com histórias de vida únicas e que estão de facto aqui numa situação de 'última oportunidade'. Alguns já perderam mesmo volume", garantiu Júlia Pinheiro ao Correio da Manhã, que revelou ainda algumas das histórias mais curiosas, nomeadamente de uma das concorrentes, que foi atleta e é a mais pesada do programa. "É uma pessoa que vem de uma família disfuncional, que começou a ganhar peso e nunca mais recuperou a forma... além do que isso significa a nível emocional".


Quanto aos pares, existem duplas para “todos os gostos”: desde Amigas de Longa Data, Amigas Online, Mãe e Filho, Mãe e Filha, Enteada e Padrasto, Ex-Colegas de Trabalho, Irmãos, Ex-Casal ou Namorados e Vizinhos. A dupla mais pesada chega aos 310 quilos, avança o Destack.


Apesar de tudo, alguns concorrentes já tiveram que se despedir da Herdade Peso Pesado, e, garantem Júlia Pinheiro e Luís Marques "Estão ainda na fase de gostarem todos uns dos outros e por isso as eliminações são difíceis".

Falta pouco para os portugueses confirmarem todas estas informações. É já a 1 de Maio que Peso Pesado chega aos ecrãs da SIC!


Quiosque: Correio da Manhã, Destack

Revista de Imprensa-15/04/2011


Bom dia! Bem-vindo à rubrica Revista de Imprensa.

Sedução com vários finais



A novela de Rui Vilhena, Sedução, está prestes a terminar gravações.
Muito ao estilo de Ninguém como Tu, também esta novela vai viver a já conhecida questão de quem matou quem, desta vez a vítima é Sofia, personagem interpretada por Dalila Carmo.
O último episódio de Sedução foi dado a conhecer aos actores esta semana e todos ficaram cheios de incertezas, “A maior parte dos actores ficou a saber que vai gravar cinco desfechos…Portanto, ninguém vai saber quem matou Sofia e
Aníbal, o marido de Júlia (Fernanda Serrano), algo que afecta grande parte das personagens. Anda tudo meio baralhado…” afirma fonte da Plural.

Também Rui Vilhena tem uma palavra a dizer sobre o assunto e disse que apostou em finais diferentes daqueles que as pessoas estão à espera.
Apesar de estar tudo nos segredos dos deuses, a TV Guia desta semana, avança com possíveis finais:
1-      Ana (Sara Butller) e Guilherme (Luís Simões) assumem a relação e decidem educar o bebé com a ajuda de Alice (Maria João Luís);
2-      Laura (Paula Neves) e Rui (Joaquim Horta) ficam juntos;
3-      Após a morte de José Carlos (João Perry), Mafalda (Helena Isabel) e Irene (Rita Salema) vão viver para um apartamento no prédio de Alice.
4-      Sofia morre e Belmiro (Nuno Homem de Sá), Mário (Fernando Luís), Flor (São José Correia), Tiago (Pedro Granger) e Danilo ( Paulo Rocha) são os suspeitos.


Peso muito pesado para os concorrentes



O programa Peso Pesado da SIC só estreia a 1 de Maio mas já dá que falar. Esta semana é notícia, porque ocorreu a primeira expulsão e vários concorrentes ficaram lesionados enquanto praticavam alguns exercícios. Um deles foi mesmo parar ao hospital.
Dias muito duros para os concorrentes que já começam a perder as suas resistências físicas e psicológicas.
Um dos momentos mais complicados foi sem dúvida a primeira eliminação, duas concorrentes femininas já estão fora do programa que promete mudar vidas.
Rui Barros treinador afirmou à TV Guia desta semana que é recorrente os participantes terem quebras físicas e psicológicas, “ Eles são pessoas que, para além do excesso de peso, não praticam qualquer actividade física e em situações de grande esforço físico vão-se abaixo”.
Além de estarem constantemente vigiados por especialistas, por vezes os concorrentes têm de se deslocar ao hospital,”Por uma questão de segurança, sempre que há uma situação que precisa de uma assistência mais detalhada, eles são encaminhados para o hospital da região” admite o treinador.
A apresentadora do formato, Júlia Pinheiro, também esteve na herdade e presenteou os participantes com uma missão, resistir a todas as doçarias que ela lhes apresentou.

Conseguiram eles resistir?


Citação do Dia:
"Estou sem palavras. Está fantástico, não esperava”.
Paula Lobo Antunes a prpósito da apresentação da série O Dom.


Curiosidade do Dia:



Manuel Luís Goucha volta a ter um programa de entrevistas no TVI24, depois de Mulheres da Minha Vida e de Homem para Homem, chega a vez de Controversos. Isaltino Morais e Felícia Cabrita são nomes confirmados.
Quiosque: TV Guia, Jornal de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A parra e a uva

1. Ele tem andado escondido, entalado entre o líder Telejornal e as operações especiais informativas. Ele tem andado afastado das grandes produções fotográficas na imprensa, mas mantém o título de rei do prime time. José Carlos Malato tem resistido a tudo. Até à alta pressão de ver SIC e TVI estrear toda a artilharia pesada no mesmo horário do seu Quem Quer Ser Milionário. Os mais de 700 mil espectadores que, em média, o acompanham diariamente são mérito seu, do seu talento, da sua capacidade de comunicação, da sua descontracção e boa disposição. Já o disse aqui noutras alturas: Malato é talvez o único apresentador da RTP que consegue regularmente agarrar 18% do eleitorado televisivo em horário nobre, num slot tão disputado, com tanta novela em competição. Talvez por isso, Fragoso tenha encomendado mais duas séries de Milionário. Ele sabe que não tem melhor.


2. Júlia Pinheiro é uma mulher de armas, que anda há muito nisto. Há gente na SIC que já deve andar a sorrir escondida com os resultados de Querida Júlia, mas Júlia tem experiência suficiente para saber que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Mas, sejamos sinceros, uma coisa era saber que a vida ia ser difícil, que ia ter de lutar mui- to, que Goucha, Cristina, Jorge Gabriel e Sónia não iam facilitar. Outra coisa, já completamente diferente, são os resultados que tem tido nesta semana. Doze por cento na segunda e 14% ontem, somados aos 16 e aos 15 de sexta e quinta-feira passados, são valores maus, muito maus. O público da manhã, já se sabe, não muda facilmente, mas, um mês depois da sua estreia, começa a ser difícil perceber como tanta parra resultou, para já, numa uva tão azeda...