27 de junho de 2009

Audimetria - 26/07/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz conseguiu pela segunda vez, nesta semana, colocar 5 dos seus programas no top5. O programa mais visto da SIC foi o Jornal da Noite com 8,7% de ratio e 27,5% de share. O Telejornal foi o noticiário menos visto com 8,3% de ratio e 26,9% de share.
A série Qual Samantha foi o programa mais visto da RTP2 (1,7% de ratio e 5,1% de share).

Estreias - Vem aí..Apanha-me se Puderes


Estreia Terça, na TVI!

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


Duelo Final continua a ser na minha opinião uma má aposta da RTP1. Esta semana o seu melhor resultado foi de 6,6% de ratio e 16,5% de share (Segunda-feira, 22 de Junho).
O Melhor desta semana vai para o jogo relativo à Taça das Confederações entre o Brasil e a África do Sul. A partida obteve 9,6% de ratio e 30,2% de share.

Revista de Imprensa


Depois de uma ausência, a rubrica Revista de Imprensa regressa ao Televisão-Opinião. Aqui ficam as novidades desta edição:

Ricardo Pereira no Brasil


Ricardo Pereira continua a sua ligação entre Portugal e o Brasil. Apesar de ser o protagonista da nova novela da SIC "Eterno Amor", o actor acaba de assinar um contrato com a TV Globo que durará até 2012. Ricardo Pereira torna-se assim o primeiro português a conseguir um vínculo deste género com o famoso canal de televisão brasileiro.

TGV - Todos Gostam do Verão


A SIC continua a preparar o seu Verão. Por isso já abriram as inscrições para o programa "Todos Gostam do Verão", um concurso ao estilo dos antigos "Jogos sem Fronteiras". Muitos passatempos, animação e risota prometem animar as noites do canal de Carnaxide pela mão da dupla de apresentadores, Carolina Patrocínio e João Manzarra. As emissões serão gravadas a partir de Madrid.

Nasci para Cantar na TVI


É já a 5 de Julho que estreia o novo programa de Herman José. Segundo o apresentador, o concurso tem tanto de "simples como de cativante".
O cenário de Nasci para Cantar já está pronto. O humorista acrescenta que este é "lindo, espaçoso e muito glamoroso". Estando o programa previsto para durar até 27 de Setembro, Herman José espera criar um "boa noite de excelente entretenimento para toda a família.


Grande Entrevista sem férias



Pela primeira vez em 10 anos, a Grande Entrevista, programa onde já passaram as mais destacadas personalidades da política, da cultura e do desporto da vida portuguesa, não vai ter férias. Ou melhor, até vai, mas só apenas durante uma semana - precisamente a próxima quinta-feira, dia 2 de Julho. Segundo a apresentadora, "A Grande Entrevista não pára, nem podia, porque este é um ano atípico, com o País a viver três eleições, duas delas marcadas para Setembro e outra para Outubro. Há muito trabalho pela frente".
Deste modo, a política volta a ter o seu espaço de antena garantido na RTP, pois o programa de entrevistas de Mário Crespo saltou da grelha da SIC, em virtude da época balnear, só devendo regressar em Setembro.


Simone em SIC ao vivo


A conhecida actriz e cantora vai percorrer o País a partir do dia 29, para nos apresentar as pessoas mais caricatas de Portugal no novo programa da SIC. Simone de Oliveira está bastante satisfeita com esta proposta, pois segundo a mesma para além de ser uma boa ideia, irá visitar os mais variados locais do país.

Curtas

»» "Eterno Amor" a partir de Setembro na SIC
»» Pedro Carvalho, actor da TVI, é uma das vozes da nova aposta da SIC - O Mundo de Patty
»» Hélder Reis nas noites da RTPN
»» Carlos Ribeiro em Alô Portugal


Fontes: Notícias TV, TV Guia, TV Guia Novelas, Tele Novelas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta Semana foi ganho pela TVI. A novela Deixa que te Leve chegou no dia 18 de Junho, às 22 horas e 17 minutos, aos 18,7% de ratio e 47 % de share.
A SIC ficou-se pelo 2º lugar. O programa Salve-se quem Puder atingiu no dia 16 de Junho um pico de 14,1% de ratio.


Fonte: Correio da manhã TV

Notícias - "Fruto Proibido" da TVI

Elenco de "sonho" na próxima novela da Plural, cujas gravações arrancam em Agosto.

Ainda "Sentimentos" mal inaugurou a carreira televisiva e a TVI já tem em marcha uma nova novela. "Fruto proibido" é o seu nome provisório. Em poucos meses, são seis as produções da Plural para a estação de Queluz.

"Deixa que te leve" estreou-se em Maio, seguindo-se-lhe "Sentimentos" no mês seguinte, sendo que "Olhos nos olhos" e "Flor do mar" ocupam também a grelha do horário nobre da TVI. A história de "Fruto proibido" é da responsabilidade da Casa da Criação, sob a alçada de António Barreira, e já mexe, ainda que o início das gravações esteja previsto para Agosto. A máquina de produção nacional de Queluz, assegurada pela Plural, mostra-se oleada numa altura em que o grupo Media Capital (detém a TVI e a Plural) negoceia a venda de 30% com a PT.

Do novo projecto, António Barreira adianta que este contará "não com um elenco de luxo, mas com um de sonho". Ora, os nomes de Alexandra Lencastre, Nicolau Breyner, Margarida Marinho e Paulo Pires estão já confirmados.

António Barreira revelou ainda que os temas desta novela são "humanistas". E sobretudo "actuais e pertinentes". Privilegia-se ainda a "crise de valores" dos tempos que correm. "É preciso lutar e não baixar os braços", disse o guionista, cuja formação em Direito dita alguns dos ganchos das suas histórias. Será esta a principal mensagem que "Fruto proibido" irá veicular, ao que se soma o intento de que "as pessoas nela se revejam".

Fica, no entanto, a certeza de que estaremos perante "o contrário de 'Fascínios'", também da autoria de Barreira, uma vez que aquela trama "retratava os sistemas mais vergonhosos do país", bem como de algo bastante diferente de "Flor do mar", que co-assinou, descrevendo-a como "uma saga de um ritmo narrativo que não pára". Porém, Barreira salientou que não se pretende apelar "a qualquer moralismo" .

Amor e comédia são ingredientes que não foram olvidados. Não haverá muitos núcleos, até porque, para Barreira, não interessa "a quantidade de personagens", mas antes "contar uma boa história". Uma novela "profunda", que conta ainda com as participações de Marco d'Almeida, Patrícia Tavares, Rita Pereira, Eunice Muñoz, ou Manuel Cavaco, é, pois, o que se adivinha. Um acidente de avião poderá ser o motor de engrenagem da ficção a ser filmada também no Alentejo.

Fonte: Jornal de Notícias