13 de março de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
O regresso de "Uma Canção Para Ti" teve apenas como grandes novidades, um novo júri com a entrada de Sofia Ribeiro e Cifrão e claro está a apresentação de Cristina Ferreira, substituindo Júlia Pinheiro ao lado de Manuel Luís Goucha. De resto, o programa mantém a fórmula que fez dele um sucesso de audiências na primeira e segunda série. E se a terceira série do programa foi vencida por "Ídolos", esta quarta série é vencida por "Portugal Tem Talento". Na passada semana, o programa das canções das crianças não chegou sequer ao milhão de espectadores e um share inferior aos 30%. Sinal que o programa não está a correr tão bem é a estreia de "Anjo Meu" no próximo domingo.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Os primeiros resultados de "A Família Mata" são bastante promissores e direi bastante positivos para este horário em Carnaxide. Mas os números aqui na rúbrica não são tudo e em termos de conteúdo a série de humor leva para já um carimbo vermelho da minha parte. Esta série com os risos colocados pela produção a fazer lembrar que as pessoas têm que se rir naquele momento, leva-me até aos "Malucos do Riso", coisa que esta série não pretende ser uma vez que tem um elenco de luxo que não está (para já?) muito bem aproveitado. Se me consegui rir com a série? Sim, mas não pelo texto e sim pelo boneco que Maria João Abreu criou da sua personagem. Para já ficou a desilusão, mas esta foi apenas a primeira semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo às três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.

Pior da Semana RTP1

Um dos programas mais antigos na grelha da RTP1 que foi reformulado à relativamente pouco tempo, mas que tem baixado de semana para semana a nível audiométrico. O programa apresentado por Francisco Mendes e Isabel Figueira, tem ficado consecutivamente em último lugar no horário em que é transmitido e na passada semana ficou-se por pouco mais de 300 mil espectadores e um share inferior aos 20%. É de louvar a existência de "Top+" na grelha da RTP1 e no panorama televisivo português mas os números não são de todo satisfatórios prejudicando a RTP1 na sua média diária.

O Protagonista

Boa noite! Na semana passada Nuno Santos era o grande destacado desta rubrica. Depois dos rumores de que estaria a caminho da RTP1, durante os últimos dias essa informação confirmou-se, acabando o marido de Andreia Vale por abandonar o canal de Pinto Balsemão. Apesar desta perda, será lá que Júlia Pinheiro irá passar a dar os bons dias aos telespectadores. "Querida Júlia" estreia já amanhã, e a apresentadora é a "Protagonista" desta semana!

Há cerca de três meses e meio, o adeus a Júlia Pinheiro não era unânime. Uns criticavam a apresentadora por abandonar a TVI numa fase difícil, outros consideravam que um novo desafio numa outra estação seria o melhor para ela. Nesse sentido, e após tantos rumores, a mulher de Rui Pego acabou por optar por outra casa. No seu direito, decidiu recomeçar aos 48 anos do zero. Depois do adeus de Gabriela Sobral e de José Eduardo Moniz, dois dos pilares mais fortes da sua vida profissional, Júlia Pinheiro afirmou não gostar de facilitismos e por essa razão aceitou trocar de camisola.

Será nas manhãs de Carnaxide que dará os bons dias aos telespectadores a partir da próxima segunda-feira, competindo com dois dos seus melhores amigos: Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Sabendo que a derrota é algo que não a satisfaz, tal como confessou ao "Alta Definição" deste sábado, não deverá ser fácil para a apresentadora ficar em segundo ou terceiro lugar no horário das 10:00 às 13:00. Independentemente dos resultados finais, não há dúvidas de que este novo "Querida Júlia" irá sair-se melhor que "Companhia das Manhãs". Depois de um vazio nas manhãs de Carnaxide, com um talk-show com resultados muito pouco competitivos, Júlia Pinheiro tornou-se a solução para acabar com um projecto que teve a duração de cerca de ano e meio.
Com mais de quatro apresentadores, "Companhia das Manhãs" nunca chegou a fazer frente a "Praça da Alegria" e a "Você na TV!". Verdade seja dita, também por isso os talks-shows da RTP1 e TVI conseguiram fomentar os seus resultados, e atrair mais telespectadores. Mediante tal realidade, Júlia Pinheiro tentará a partir de amanhã chamar a atenção do seu público fiel, e fixá-lo nas manhãs da SIC. Tarefa complicada? Sim, mas ninguém dúvida da versatilidade da nova estrela do terceiro canal, nem dos seus dotes em cativar as pessoas.



Afinal, este é apenas o primeiro passo de Júlia Pinheiro. O próximo será dado brevemente, com a apresentação do grande formato "Peso Pesado". Depois da "Quinta das Celebridades", "1ª Companhia" ou "Casa dos Segredos", chega agora a vez da apresentadora conduzir um programa de muitas, muitas emoções.
Apesar de não se considerar a melhor apresentadora de Portugal, tem noção de que o seu trabalho é eficaz. Nesse sentido, é precisamente por esse aspecto que a partir de amanhã Júlia Pinheiro fará companhia aos telespectadores nacionais, de forma a que todo o Portugal esteja representado em "Querida Júlia". Com uma componente muito virada para casos policiais que diariamente assolam a praça pública, este novo talk-show misturará a realidade com boa disposição. Apesar da polémica com a rubrica dos famosos, protagonizada por Flávio Furtado, espera-se que Júlia Pinheiro saiba contornar a situação, levando até aos telespectadores algo diferente e bem trabalhado. Afinal, é desta forma que a apresentadora tem surpreendido os portugueses.


Numa altura em que os telespectadores assistem a uma nova fase do terceiro canal, Júlia Pinheiro assume-se como uma chave fundamental deste processo. Num horário que define várias vezes o resultado diário de uma estação, a apresentadora terá uma difícil tarefa que, de certa forma, está patente nas suas últimas declarações. Todos esperam uma Júlia Pinheiro líder das manhãs, a própria deseja o primeiro lugar, porém a situação da estação de Carnaxide continuará negativa com o degrau de "Boa Tarde".
Mesmo com uma mudança no cenário, não tenho grandes certezas sobre o facto do talk-show apresentado por Conceição Lino consiguir impor-se nas tardes do terceiro canal, passando a constar no top dos dez programas mais vistos do dia do mesmo. Ser uma alavanca para que os programas que seguem "Querida Júlia" aumentem os resultados é deveras uma tarefa complicada, porém é necessário ter confiança na magia da comunicação de Júlia Pinheiro.


Da minha parte apenas quero desejar-lhe um óptimo trabalho, e que consiga acrescentar qualidade à televisão portuguesa num horário tão importante!


Sandra Felgueiras lamenta perdas nas RTP!


Há quatro meses a dar a cara pelo novo noticiário do segundo canal, "Hoje", Sandra Felgueiras considera-se bastante satisfeita pelo trabalho que tem desenvolvido. Na entrevista que deu à Notícias TV, confessou que o convite de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa foi bastante importante: "Foi um desafio que me foi lançado por José Alberto Carvalho e Judite Sousa que oportunamente soube agarrar e me deu bases para ser uma profissional melhor. Sinto-me com alma de repórter, mas é reconfortante progredir numa área que nunca tinha ambicionado".
Depois da saída de ambos os profissionais para a TVI, o vazio foi visível na estação pública, tal como reporta a filha de Fátima Felgueiras: "A RTP nunca mais vai ser a mesma. A Judite era a alma da RTP. Isto é um rombo para o canal. Não quer dizer que não existam profissionais capazes de reabilitar. As tropas até estão mais fortes. Mas é uma grande perda".

Depois de ter trabalhado na estação de Carnaxide, no Expresso e ainda em Barcelona, a actual jornalista da RTP continua fazer trabalho de reportagem. " O José Alberto e a Judite acharam que era uma perda deixar de fazer reportagem e eu concordei. Quando tens um território firme é pouco inteligente prescindires da área de conforto para te lançares num desafio novo", explicou.

Por fim, e ciente de que nem sempre um apelido é sinónimo de facilitismo, Sandra Felgueiras afirmou que muitas portas foram fechadas por ser filha de quem é: "O meu nome acabou por ter uma carga negativa associada a algo que não tem nada que ver comigo, que rejeito e que exerceu sobre mim uma carga não merecida. Não sou revoltada nem tenho amargos de boca, mas se me pergunta, nunca fui beneficiada pelo meu apelido, muito pelo contrário".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Iva Domingues junta-se a Fátima Lopes!


Será na próxima terça-feira que a TVI irá transmitir um programa especial intitulado "Juntos por Si". Patrocinado pelo Continente e Modelo, o formato que irá surpreender os telespectadores com algumas histórias emocionantes contará com uma dupla de apresentadoras, algo que até aqui não havia sido feito pela estação de Queluz de Baixo.
Neste sentido, Iva Domingues (cujo último projecto foi o "Depois da Vida") juntar-se-á a Fátima Lopes, em prol de uma tarde diferente. Já sabe, terça-feira, das 14:00 às 19:00, elas esperam por si!

"Lua Vermelha" sai de cena!


A série de vampiros da estação de Carnaxide vai deixar de ser transmitida durante a semana. Segundo a grelha de programas de amanhã, "Boa Tarde" irá estender-se até às 18 horas e 10 minutos, seguindo-se "Ti Ti Ti". Numa nova fase da SIC, "Lua Vermelha" volta a mudar de horário, passando a ser exibida ao fim-de-semana.
Veremos até quando esta alteração irá durar.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Amanhã a esta hora está-se a dar a grande "luta" pela liderança das manhãs em Portugal com a estreia de "Querida Júlia" na SIC. Mas na semana transacta o grande vencedor e líder foi o "Você na TV" da TVI com apresentação de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Com uma ponte e um feriado o programa matinal de Queluz de Baixo liderou nesses dias, tendo no feriado mais de 500 mil espectadores a assistir. Se a liderança é para manter, só os próximos tempos o dirão, mas para já, Cristina e Goucha estão no bom caminho e na frente desta batalha.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
E na passada semana começaram as galas de "Portugal Tem Talento" que baixaram a nível audiométrico mas que bateu "Uma Canção Para Ti" com larga vantagem ajudando a SIC a vencer o dia. Foram mais de 1 milhão de espectadores a assistir à gala muito bem produzida e com uma Bárbara Guimarães bastante bem, ao nível do que ela nos presenteou na altura dos castings. Depois de uma fase menos boa, Bárbara tem surpreendido com o novo talent-show da SIC. Hoje à noite há mais e espera-se já que "Portugal Tem Talento" volte a ganhar a "Uma Canção Para Ti".

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição desta semana do "Melhor & Pior" na televisão portuguesa. Fique com as primeiras escolhas entre as 10h e as 12h.


Melhor da Semana RTP1
Os resultados dos dois "Especial Informação" da RTP1 na passada quinta e sexta-feira não foram nada de extraordinário, abaixo do milhão de espectadores e pouco mais de 20% de share, mas concorrendo na quinta-feira com um futebol com cerca de 2 milhões a assistir. Mas destaco como positivo a prontidão da estação pública em fazer estes especiais sobre dois temas que estiveram na agenda mediática. Na quinta-feira um debate sobre a vitória dos Homens da Luta no "Festival da Canção" e sobre se as canções deverão ser usadas como arma política como acontecia antes do 25 de Abril pela mão do poeta Ary dos Santos. Na sexta-feira passada, mais um especial, mas desta vez dedicado a tragédia que assolou o Japão. Mesmo com a saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa a RTP1 mantém-se na frente no que respeita à informação.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Delírio colectivo

Eu quero ser feliz agora! Eu quero ser feliz agora! Eu quero ser feliz agora!", gritava Jel, em tom suplicante. E, entretanto, ali andava tudo, falando do poder das canções como arma de intervenção política, da gratidão que a democracia lhes deve e até do lugar que tudo isso tem de ocupar na história. Fiquei a pensar se um extraterrestre que aterrasse de repente em Portugal não acharia que havíamos cedido, em definitivo, ao delírio colectivo.


A Canção É Uma Arma?, debate sobre música de intervenção realizado a pretexto do sucesso de Luta É Alegria, e que a RTP promoveu no horário nobre de quinta-feira, foi o mais desconcertante momento de TV da temporada. José Rodrigues dos Santos estava impreparadíssimo. Rui Vieira Nery, meio atónito, ia balbuciando umas coisas, tentando não destoar. Pedro Abrunhosa e Fernando Tordo davam uma no cravo e outra na ferradura, reconhecendo méritos aos Homens da Luta, mas reclamando para si próprios méritos maiores ainda. E, nas entrelinhas, ali permanecia Jel, discorrendo sobre a sua banda (sic), os fãs da sua banda (sic), o superlativo significado dos votos que a sua banda (sic) recebeu dos portugueses e até as entrevistas que ele e a sua banda (sic) têm agendadas com jornais do mundo inteiro.


Pois descobri que, afinal, Luta É Alegria não é um sketch de humor: é música mesmo. Que a massa crítica da música nacional está disponível para considerá-la música. E que o principal canal público não só é capaz de entregar-lhe um Especial Informação numa quinta-feira à noite como ainda acha que pode escapar ileso com isso. Não deixo.


Eu não disse que Judite Sousa ia fazer falta?