17 de dezembro de 2010

Margarida Marinho protagoniza nova trama de António Barreira

margaridamarinhoantoniobarreira

A imprensa chegou a especular que a actriz iria voltar a trabalhar com Tozé Martinho, na nova telenovela que o argumentista está a preparar para a TVI, no entanto, tal informação não corresponde à verdade.


É que, segundo a edição desta semana da revista Notícias TV, Margarida Marinho vai sim protagonizar a próxima telenovela de António Barreira. “É uma actriz que dá segurança a qualquer autor. É uma actriz completa. Nós autores escrevemos qualquer coisa e ela consegue acertar. Sabe chegar à alma da personagem. Está escolhida para protagonizar a novela”, começa por afirmar o autor.


Depois de terem trabalhado juntos em Meu Amor, a actriz e o argumentista preparam-se assim para voltar a colaborar. Desta feita, e porque gosta de novos desafios, Margarida Marinho já fez um pedido a António Barreira: “Estava a ver se o António me cedia uma personagem mais levezinha, com um discurso menos emocional, mas cá para mim… A novela Meu Amor foi muito desgastante do ponto de vista emocional. E A Outra também”, esclareceu.


A terminar, o autor confessou ainda que gostaria de voltar a escrever para as três protagonistas da primeira telenovela portuguesa a ganhar um Emmy Internacional: “Pedi para ter comigo algumas actrizes e a Rita é uma das minhas preferidas. Se pudesse nunca separava a Alexandra (Lencastre), a Margarida e a Rita”.


Com este novo desenvolvimento, cai então por terra a hipótese de A Terceira Vez ter como protagonista Margarida Marinho. Por outro lado, fica também no ar a hipótese de a nova trama de Tozé Martinho não suceder a Espírito Indomável, sendo esta substituída pela trama de António Barreira.


Quiosque: Notícias TV

Like & Dislike


Numa semana marcada pelas especulações à volta de possíveis transferências com destino à SIC e onde também se anteviu as mudanças subsequentes em Queluz de Baixo, o Like/Dislike avalia positiva e negativamente dois pontos deste mesmo tema.


LIKE
Fátima Lopes e o "regresso às origens"


Por um lado temos Fátima Lopes e uma das muitas ironias da televisão. Depois de há alguns meses atrás, Fátima Lopes ter abandonado a estação de Carnaxide por estar farta de conduzir talk-show’s, sejam eles de manhã ou à tarde, eis que, meio ano depois, tudo indica que será mesmo Fátima Lopes a ficar encarregue das Tardes sem Júlia, a partir de Janeiro da TVI.

Sinceramente, vejo com agrado esta notícia. Foram muitos anos a ver Fátima à frente de programas onde a conversa é o ponto central e, talvez por isso mesmo, é este o campo onde a própria Fátima se sente melhor, enquanto apresentadora de TV.




DISLIKE
Júlia Pinheiro e a aclamada "traição"


Por outro lado, é profundamente injusta a forma como algumas pessoas vêem a possível transferência de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. Por toda a blogosfera, são possíveis ler comentários e opiniões que arriscam mesmo a adjectivar esta profissional como traidora, alegando que, Júlia Pinheiro está por dentro do futuro estratégico da TVI em 2011 e, desta forma, está a par das novas apostas da estação de Queluz para o próximo ano, favorecendo a SIC.

Eu não vejo as coisas dessa forma. Considero que o desafio de levantar das cinzas a estação de Carnaxide é uma razão de sobra para que Júlia mude de camisola, sem traições nem grandes dramas. Um singelo desafio. Até porque, para além do mais, uma possível fuga de informação, tendo como intermediária Júlia Pinheiro, apenas poderá ser reivindicada pelas partes integrantes neste processo, ou seja, a administração da SIC e da TVI.

Falar Televisão


Sobriedade

Confesso que não consegui seguir ao vivo à pioneira Gala de Natal da SIC, emitida na noite da passada quarta-feira. Mas, e num claro e frequente sinal de nova forma de consumir TV, foi via You Tube que fiquei a par dos principais momentos da noite. E de uma maneira geral, gostei daquele espectáculo.

Acima de tudo, foi de notar uma eficaz diferença entre esta gala e as já habituais e Galas de Natal da concorrente TVI. Como as comparações são inevitáveis entre os dois canais de privados, é de realçar a extrema sobriedade da Gala de Natal Arredonda, em comparação com as galas de Queluz de Baixo. Na noite da última quarta-feira também houve a participação de várias caras da estação na festa, mas essa mesma participação não foi tão folclórica como as participações dos profissionais da TVI.

E o mesmo aconteceu no que toca às escolhas musicais. Na SIC não foram convidados os cantores mais populares, conhecidos e acarinhados pelo público, como o Toy, por exemplo, mas sim outras caras da música nacional que trouxeram outra espécie de elevação à gala.


Não sei se esta escolha por parte da SIC foi a mais correcta. Aliás, os números audiométricos entre a Gala de Natal de Carnaxide e a de Queluz são extremamente díspares, com vantagem para a TVI. Mas é bom realçar positivamente este desmarcar por parte da SIC, numa Gala que tinha tudo para ser uma cópia exacta da concorrência.

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 17/12/2010


Boa tarde e bem-vindo a mais uma edição do Fala-se!


Sofia Ribeiro 

Apesar de estar em pleno nas gravações da novela Sedução, a actriz conseguiu tirar alguns dos próximos dias para umas mini-férias de Natal na companhia do novo namorado, Rúben Rua. E o destino, esse, será a Tailândia: "Consegui uns dias de férias e vamos para Banguecoque, Pukhet e Phi Phi. Vou para o calor", afirmou entusiasmada Sofia Ribeiro.


Miguel Paes do Amaral

O empresário, e ex-administrador da Media Capital, está separado da sua mulher, Maria da Luz Lago. Apesar de permanecerem a viver debaixo do mesmo tecto, num palacete nas Amoreiras, Lisboa, o casal já não faz uma vida de casado há bastante tempo.

Apesar da separação, o divórcio parece estar ainda longe. Em causa para este protelamento da situação está a hipotética interferência na estabilidade das duas filhas do casal, e ainda uma fortuna de milhões de euros que o casal tem em comum.

Quiosque: Vidas, TV Guia

Revista de Imprensa 17/12/2010


Sexta-feira, dia 17. Bem-vindo à última Revista da semana!

RTP1 comemora hoje 75 anos da rádio pública


Hoje é dia de comemoração dos 75 anos da Rádio Portuguesa, mas a festa, essa, também se vai fazer na televisão. Ao longo do dia de hoje, está prometida uma grelha de programação especial para o canal 1.

À tarde, Tânia Ribas de Oliveira e João Baião juntam-se numa emissão especial do Portugal no Coração, intitulada Dias da Rádio. A partir das 15h, os dois anfitriões irão proporcionar aos espectadores momentos tão especiais como uma visita aos estúdios da rádio e conhecer os bastidores das emissões.

À noite, chega a vez de Catarina Furtado e José Carlos Malato apresentarem a gala Heróis do Ar. Directamente do Teatro Camões, esta será uma gala totalmente dedicada à rádio e que irá contar com figuras tão conhecidas do público, tais como, António Sala, Artur Agostinho ou Júlio Isidro. É a partir das 22:00!

Conceição Lino: "Sempre acreditei que podia fazer a diferença"


Está à frente das tardes da SIC há sensivelmente 3 meses. Em jeito de balanço deste trimestre, Conceição Lino mostra-se satisfeita com o arriscado salto que deu em Setembro, ao ter enveredado pelo entretenimento depois de largos anos na informação SIC.

Três meses depois da estreia, o Boa Tarde não vinga no que toca as audiências, mas Conceição Lino não se dá por vencida nesta dura batalha: “A realidade é que eu praticamente vivo para o programa. Só saiu daqui para dar um pulo em casa”, ironiza a agora apresentadora que, apesar de tudo, reconhece a complexidade que é a preparação de um talk-show diário: “Nada pode ou deve falhar, mas é evidente que, umas vezes, as coisas correm como esperamos, outras correm de forma diferente, mas surpreendem sempre”

Devido a isso mesmo, Conceição mostra-se totalmente entregue a este projecto e acredita que o Boa Tarde trás diversidade ao panorama dos talk-show’s nacionais: “Privilegiamos situações que tragam optimismo e momentos de felicidade, e que contagiem quem nos vê. Sempre acreditei que a minha acção podia fazer a diferença e sempre tive esse retorno. Estou muito satisfeita com este trabalho”, remata.

CITAÇÃO DO DIA

"Nada justifica que se agite a bandeira da Liga dos Campeões quando se disputou um jogo dos distritais"

Rodrigo Guedes de Carvalho (sobre Emmy de Meu Amor)



CURIOSIDADE DO DIA
A emissão de amanhã, Sábado, do Herman 2010 será pela primeira vez em directo! Devido a questões meramente logísticas, envocadas pelo próprio Herman, este será o primeiro directo a solo do humorista, depois do seu regresso à televisão pública. A não perder a partir das 23:40, com a fadista Mariza como convidada principal.


Quiosque: TV Mais, TV Guia, Notícias TV

Fecho


Boa Noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto e retirada do Diário de Notícias.

Para cima e para baixo


1. Boa notícia, o regresso de Portugueses pelo Mundo à RTP1. A pós-produção, incluindo montagem, infografias e banda sonora, não é brilhante. E, no entanto, não são tantos assim, os contributos da TV nacional para o culto de um certo tipo de viagem educado e vivido, capaz de pelo menos servir de contraponto à nova tendência burguesa para o viajar globetrotter e pueril, destinado sobretudo a dizer um dia que se "fez" este e aquele país, este e aquele estado, esta e aquela cidade. Obrigatório, pois.

2. Era interessante que, no momento em que espalha a notícia segundo a qual dará lucro em 2010, a RTP se preocupasse em explicar como se enquadra, nessas contas, o aumento das indemnizações compensatórias recebidas do Estado. Para um leigo em contabilidade é verdadeiramente um mistério que possa haver triunfalismo numa empresa que dá dez milhões de euros de lucro, recebendo mais de 140 milhões de indemnizações, e, de resto, vendo aumentar, em ano de crise, a sua dotação em quase três milhões.

3. Importa-me pouco o suposto problema ético da atribuição a Ann Ward da vitória no concurso America's Next Top Model. Importa-me principalmente o problema estético. Uma mulher de 1,88 m e 45 kg não pode ser bonita. Se for bonita, não pode ser sexy. E, se for sexy, não pode ser real. Independentemente do "exemplo" dado "à juventude", é disso que vive hoje a televisão mainstream: de mulheres irreais. O cinema já ultrapassou essa limitação há bastante tempo.

4 Visitantes, remake da minissérie criada por Kenneth Johnson em 1983, já está em exibição na Fox. Sinceramente: alguém ainda terá paciência para extraterrestres?