17 de novembro de 2009

Fecho (Discurso Directo)


Boa Noite. Seja bem-vindo à nova rubrica da parceria entre o SIC Blog e o Televisão-Opinião. O “Discurso Directo” será semanal e será postado às terças-feiras, pelas 20:00 horas.
Nesta rubrica temos duas pessoas: Miguel Reis e Diogo Santos. Numa semana irá ser um a responder às perguntas colocadas pelo outro, relativamente aos acontecimentos no mundo da televisão, alternando as posições da entrevista na semana seguinte.



Esta semana é Miguel Reis o entrevistador e Diogo Santos o entrevistado. Vamos então dar início à primeira edição do “Discurso Directo”!


Miguel: Esta semana, ficámos a saber que Nuno Graciano irá voltar à SIC, com um programa de apanhados, do género Não há Crise. Qual a tua posição relativamente a este tipo de entretenimento?
Diogo: Não tenho ainda conhecimento do tipo de programa que é, ou seja, será comprada ou de produção interna? Sinceramente não é o meu tipo de conteúdo televisivo de eleição e até acho o Nuno Graciano mal emprege nesta situação, mas essa decisão cabe à SIC.
Não considero que faltem apanhados à grelha da estação. Muito pela contrário. A SIC explorou tanto o “Não há Crise” e o “Tá a Gravar”, que acabaram por cansar o espectador. E os resultados ficaram à vista de todos. Começaram bem, com shares acima dos 30% e até 40%, e acabaram abaixo dos 20%. Perante este percurso não há muito mais a acrescentar.


Miguel: Ficámos também a saber que a Grande Reportagem passa a ocupar as segundas-feiras, deixando assim os domingos. Concordas com esta alteração?
Diogo: A Grande Reportagem tem audiências razoáveis. Há domingos em que isso não acontece, mas a verdade é que a concorrência é mais apertada quando há futebol na RTP1. Nesse sentido, e sabendo o potencial deste produto informativo, acho bastante bem que a estação de Carnaxide mude o seu dia de exibição. Tendo em conta que é possível conseguir uma meia hora no horário nobre com cerca de 25% a uma segunda-feira, a SIC sabe o que está a fazer.
Aliás, tenho ainda de referir que concordo plenamente que o Jornal da Noite extenda a sua duração com novas rubricas, e com relançamento de outras. Isto porque as pessoas que vêm o noticiário acabam, muitas vezes, por continuar sintonizadas na SIC no caso de se seguir outro programa informativo. Sim, “Aqui e Agora” não foi um fenómeno de audiências, mas não esteve mal, e lembro-me muito bem que chegou a ser o programa mais visto da SIC numa ou duas quintas-feiras.



Miguel: Francisco Penim revelou ao SIC Blog, que a solução de Perfeito Coração, vista de uma forma pragmática, era retirar a novela, do ar, pois tem resultados inferiores à média do canal. Concordas?
Diogo: No meu ver, essa decisão repentina não tem sentido nenhum. No entanto, eu tenho uma opinião que se baseia em audiências que considero razoáveis. Agora, as mesmas vistas pelos directores da estação podem ter outro significado. Acredito que o Francisco Penim não tenha dito isso ao calhas, mas sim por existirem pressões internas enquanto foi director de programas da SIC.
Miguel: Jura vai voltar, mas desta vez na SIC Mulher. Vais acompanhar a novela?
Diogo: A resposta é não, e não entendo o porquê se apostar numa novela num canal por cabo que nada tem a ver com este tipo de conteúdo. Na SIC Mulher podemos ver séries, reality-shows, talk-shows, e de repente aparece o “Jura”. Não percebi a escolha.

Miguel: Ficámos a saber na sexta-feira (13), que a actriz Mara Manzan faleceu vítima de cancro do pulmão. Admiravas esta actriz?
Diogo: Sim, eu gostava muito de a ver em “Cobras & Lagartos”. Era uma grande actriz, e fiquei surpreendido quando vi que tinha morrido. Infelizmente a vida é assim.



Miguel: Esta é a última pergunta: M/F: Sarilhos em Casa, foi retirado de segunda a sexta, passando a dar apenas aos sábados. Mas mesmo só aos sábados, o programa tem sido um flop. O desta semana foi empurrado para as 23:45. Achas que o programa devia ser retirado do ar, definitivamente?
Diogo: O M/F simplesmente deveria acabar, mas e como ficaria a apresentadora? Tenho pena da Bárbara Guimarães, que não tem sorte nenhuma com os programas que lhe calham.


Voltamos na próxima terça-feira, desta vez com Miguel Reis a responder e Diogo Santos a entrevistar. Até terça-feira.

Só Séries


The Vampire Dairies destaca-se!


Para além da minha amada Dollhouse (vêem como ainda não deixei de falar dela?), The Vampire Dairies foi uma série que, desde o início, me cativou e me deixou colado ao ecrã do meu computador.

A história centra-se numa comunidade de nome Mystic Falls em que nela reside uma rapariga de nome Elena disputada por dois irmãos vampiros, Stefan e Damon. Bom, vocês dizem-me:"Parece uma história daquelas clichés que foram descobertas num baú." ou "Os dramas adolescentes não prestam!". Mas, desenganem-se. Não é cliché mas é uma história simples que cada um pode ver e rever porque, simplesmente, vicia!

A aposta da CW para esta temporada foi uma aposta ganha! The Vampire Dairies faz, a cada semana, 2.0 de rating e 6 de share arrecadando quase 5 milhões de espectadores! Se isto não é sucesso, então, não sei o que é!

Por cá, o sucesso não é tão grande, infelizmente. Deduzo que muita gente se recuse a ver por ser com vampiros ou porque simplesmente é uma história que não cativa ou até porque não reconhecem uma boa série.

Resta-me ficar por cá a apreciar cada ponto de rating que The Vampire Dairies ganha a cada semana que passa e apreciar cada imagem desta brilhante série e a ver se a série vinga no meu (tão querido) país...

Audimetria - 16/11/2009

Ontem (segunda feira) a TVI voltou a liderar o dia com uma média de share de 29.2%. A RTP1 tsmbém subiu e ascendeu ao segundo lugar com 25.7% de share, enquanto a SIC cai da liderança para os 21.1% de share.
A TVI tem três programas, nos primeiros lugares do TOP 5. Meu Amor, Deixa Que Te Leve, e o Repórter TVI. O Telejornal foi a informação da noite mais vista. Por fim a fechar o TOP temos a Grande Reportagem da SIC que ficou a apenas 8 décimas da reportagem da TVI.
No final de tarde, Portugal em Directo lidera (7.6% de rating e 33.1% de share), seguido da Repetição de Morangos (5.6% de rating e 24.5% de share), seguido de perto por Paraíso (5.4% de rating e 22.3% de share).
Ás 19h o Preço Certo ganhou por muito pouco a Morangos com Açúcar (10.4% de rating e 33.0% de share contra 10.3% de rating e 32.3% de share, respectivamente). Nós Por Cá alcançou 6.8% de rating e 21.1% de share.
Na RTP1, Notas Soltas chegou aos 11.0% de rating e 26.6% de share, enquanto Salvador ficou-se pelos 8.1% de rating e 19.8% de share. Já Jogo Duplo a quedar-se nos 8.3% de rating e 20.8% de share. Prós e Contras com os baixos valores habituais de 3.4% de rating e 14.7% de share.
Na SIC, o Jornal da Noite fez 9.7% de rating e 24.5% de share. Perfeito Coração a perder para a concorrência no mesmo horário não foi além de 7.7% de rating e 19.5% de share, enquanto Viver a Vida fez 5.5% de rating e 21.8% de share. De destacar na SIC, que a estreia da nova temporada de Investigação Criminal alcançou 3.7% de rating e 31.0% de share.
Na TVI, o Jornal Nacional fez 12.1% de rating e 30.4% de share. Sentimentos nos 7.9% de rating e 33.4% de share.
Na luta dos noticiários das 13h, Jornal da Tarde leva a melhor (6.7% de rating e 35.0% de share), o Jornal da Uma em segundo (6.5% de rating e 32.6% de share) e o Primeiro Jornal a alcançar 4.3% de rating e 22.5% de share.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 17/11/09

Bom dia! Está em linha mais uma Revista de Imprensa. Não fique desactualizado e leia a rubrica matinal do Televisão-Opinião que lhe traz as novidades do universo televisivo. Hoje o destaque vai para as emissões de Natal e para as novidades da nova série da SIC.

Especiais de Natal arrancam na RTP

Com o aproximar da época natalícia, começam a surgir as datas das emissões especiais características desta época. Para além daquelas que já foram anunciadas pela SIC e TVI, surge agora a calendarização dos formatos da RTP. O primeiro especial será já no próximo dia 7 de Dezembro e trata-se da gala "Causa Maior", que contará com a presença de várias caras do canal estatal e como não poderia deixar de ser da boneca Popota. Mais perto de dia 25, chegará aos ecrãs o tradicional "Natal dos Hospitais", mais precisamente no dia 17 de Dezembro.

"Lua Vermelha" já está em gravações

Iniciaram-se no passado sábado as gravações de interiores da nova série da SIC. As cenas gravadas farão parte do primeiro capitulo de "Lua Vermelha" e desenrolam-se na sala de aulas da turma do 12º ano da qual fazem parte o casal de protagonistas: Mafalda Luís de Castro (Isabel) e Rui Porto Nunes (Afonso). Estas cenas marcam também os primeiro entre o vampiro e a adolescente, que causarão sensação com o romance que irão viver. Para ver, no início de 2010 na SIC.

Fonte:24 Horas

Para lá das 24


Boa Noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite. Hoje o destaque vai para "Nós Por Cá".



De uma rubrica semanal, com curta duração, passou a um programa diário com uma hora de duração. De uma rubrica de sucesso, passou a um programa de fraca audiência. Foi há quase um ano que "Nós Por Cá" passou a ser a arma de Carnaxide para a luta do acesso ao prime-time. O seua antecessor, "Roda da Sorte", não "dava conta do recado". Já o programa apresentado por Conceição Lino era inovador e tinha um bom passado.
Na altura, vários críticos aplaudiram esta "promoção", afinal este era um regresso aos velhos tempos da SIC. Numa fase inicial chegou a "retirar um pouco do açúcar" da série da TVI e a fazer frente aos seus adversários. Obrigou José Eduardo Moniz a fazer mudanças no referido horário. Todavia, com o passar do tempo "Nós Por Cá" tornou-se num insucesso de audiências e prejudicou a estação de Carnaxide.
Foi de férias, e poucos acreditavam que regressa-se. Mas regressou, e trazia consigo algumas novidades e vários ajustes, quer no conteúdo, quer na equipa. Tornou-se mais dinâmico e passou air mais ao encontro do cidadão, afinal neste programa "Votamos em nos portugueses".

Levou tempo a sair da fasquia dos 15/16% de share, mas tem vindo a melhorar os seus resultados. Prova disso são os valores que alcançou na semana passada em que chegou aos 23% de share. Isto faz dele um sucesso? Não, a esta hora a concorrência faz mais de 30%. Mas o objectivo do programa não é cumprido? Não mostra os "males" do nosso país?Sim, e creio que é essencialmente pelo facto de ser um programa único na televisão portuguesa que a SIC não o retira do ar. Será esta a melhor estratégia? Numa estação comercial estes valores não ajudam nada, mas a SIC faz uso daquilo que tão bem sabe fazer, informar Portugal e os portugueses.