29 de setembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme", um filme que tem vindo a fazer grande sucesso nas bilheteiras!

Gordon Gekko (Michael Douglas), após oito anos atrás das grades, está de volta. Acabado de sair da prisão, sem nada nem ninguém, é um homem abatido a pagar pelos crimes que cometeu na prisão. Seis anos depois, Jacob “Jake” Moore (Shia Lebouf) está em casa com a sua namorada Winnie (Carey Mulligan) quando vê uma entrevista de Gekko na televisão a promover o seu novo livro. É nesse momento que Jake descobre que Winnie é filha de Gekko, laços de sangue bastante ténues numa relação extremamente turbulenta. Contudo, quando os executivos levam a empresa em que Jake trabalha à falência, este aproxima-se do futuro sogro com o intuito de vingar a morte do seu chefe e mentor, Zabel, que se suicida ao perceber que a sua empresa afundou.
Gekko aparenta ser um homem diferente, que procura restabelecer uma relação com a filha. Todavia, ele ainda é um génio da manipulação e dissimulação, e está atrás de algo muito diferente da redenção.

Vinte e três anos depois do filme original, Oliver Stone volta a pegar numa temática igualmente presente no nosso quotidiano como era em 1987. Nas suas palavras, “(…) foi muito positivo voltar ao tema, atendendo ao facto da ganância e da corrupção se terem multiplicado tanto no mundo da finança” (Premiere, 2010). Contudo, o filme procurou adicionar certos elementos que, como é normal, escaparam ao anterior. A prestação dos actores é extraordinário, e Michael Douglas volta a encarnar na perfeição Gekko (no filme de 1987 a personagem fora igualmente interpretada pelo actor). Em termos técnicos de filmagem e realização, apenas alguns breves momentos do filme merecem críticas, destacando-se de resto o brilhantismo no regresso de um clássico de cinema. A não perder!




Emma Watson regressa às salas de cinema num novo projecto pós-Harry Potter. Trata-se do filme “My week with Marilyn”, baseado em factos reais a partir do relato de Colin Clark. Emma Watson terá um papel secundário como Lucy, uma assistente de guarda-roupa do filme.

A fada «Sininho», companhia inseparável de “Peter Pan”, ganhou uma estrela no Passeio da Fama. A actriz Raven-Symoné, conhecida pela sua participação na série juvenil “Raven”, interpretou a personagem durante a cerimónia.

O musical de terror “The Rocky Horror Picture Show” está a celebrar 35 anos e uma série de estrelas vão prestar tributo a este filme de culto. Jack Nicholson e Danny DeVito e o cantor Billy Idol já estão confirmados no evento, que incluirá um baile de máscaras.

"Ídolos 2010" - 10 dos 15 finalistas!

Fique agora a conhecer dez dos quinze finalistas da quarta edição do Ídolos! Ei-los:

Joceline Machado - 19 anos - Vidigueira


Ricardo Vieira - 28 anos - Luxemburgo


Maria Sturken - 21 anos - Cascais


Martim Vicente - 22 anos - Amadora


Sandra Pereira - 24 anos - Albergaria-a-Velha


Mónica Ribeiro - 19 anos - Lisboa


Adelaide Sofia - 25 anos - Figueira da Foz


Carolina Deslandes - 19 anos - Lisboa


Neemias Silva - 16 anos - Oliveira do Hospital


Gerson Santos - 17 anos - Setúbal


Falar Televisão



Boa noite! Seja bem-vindo a mais um Falar Televisão!

O outro lado da novela

O musical dos Morangos foi um bom produto de final de tarde no domingo, dia 19 de Setembro. A aposta da TVI em transmitir um trabalho de equipa, um trabalho talentoso, um trabalho bonito de se ver, correu bem.

Apesar de ter como fundo a série da estação de Queluz de Baixo, o musical tinha muito mais que isso. Tinha saudade, tinha amizade, tinha musicalidade, tinha movimento, tinha amor, tinha interacção, tinha sentido de humor, tinha força, tinha emoção.
Foi notável o esforço dos actores da sétima temporada de Morangos, em representar, cantar e dançar ao mesmo tempo. Todos eles, a maioria sem experiência, encheram os coliseus durante quatro dias, conseguiram colocar os fãs em histeria e, mais importante que isso, prenderam todos aqueles que não puderam assistir ao espectáculos aos ecrãs.

Na minha opinião, e como telespectador, gostei bastante de ver e rever alguns dos temas que passaram durante o último ano na série de Queluz de Baixo. A maioria sem ser em playback, ao contrário do que acontecia nos Morangos, captaram a minha atenção. A energia dos actores, a sua felicidade em estar num palco importante ao pé de colegas de profissão, a vontade em crescer.
Destaco Joana Barradas, Sara Matos, Rui Andrade (que vozeirão), Miguel Santiago, que muito me surpreenderam. Lourenço Ortigão tentou estar à altura dos restantes membros do musical, e percebi o seu esforço em não desiludir.

Não gostei da prestação de Cátia Tavares, Susana Jordão e Iana Vacula. Tantos as músicas que interpretaram, como a própria prestação no musical, não me cativaram. Foi pena. Refiro igualmente Hélder Agapito que, apesar de ter gravado apenas a série de Verão de Morangos com Açúcar VII, demonstrou estar à altura do desafio que lhe foi proposto.

Proponho assim à TVI considerar fazer um novo musical dos Morangos não apenas no final da oitava temporada da série, mas antes. Que tal ser transmitido um no Ano Novo, por exemplo. Valia a pena!






José Eduardo Moniz a caminho da RTP?


Apesar de José Fragoso continuar a fazer um bom trabalho à frente da direcção de programas da televisão do estado, a edição desta semana da revista TV Guia avança com uma novidade.


Segundo uma fonte da referida publicação, há já quem diga que o antigo “chefão” da TVI poderá estar a caminho da RTP. Ao que tudo indica esta hipótese só irá para a frente no caso de se dar a privatização do canal, situação que o Partido Social Democrata propôs recentemente.


Estará então José Eduardo Moniz com um pé na RTP? Ou será apenas uma forma de calar o rumor de que a SIC será a sua próxima casa?


Quiosque: TV Guia


Esta noite...

... o Cine está de volta, e com ele a opinião do costume! A dupla Marta Miranda & Vanessa Dias revelam-lhe tudo às 21:00. Sintonize-se!

Fala-se! 29/09/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Alexandra Lencaste


Numa altura em que está de regresso ao teatro, a actriz tem tentado manter-se ausente das luzes da ribalta. Quem o garante é a revista TV Guia desta semana.


Ao que parece, Alexandra Lencastre tenta, a todo o custo, esquecer Paulo Ferreira e quer dedicar-se, quase que exclusivamente, às filhas, Catarina e Margarida, tal como revela um familiar:


“ela só quer que a deixem em paz e dedicar-se em pleno às filhas”, confessou.

Marco Costa


Afastado dos ecrãs há já algum tempo, o actor depara-se agora com o final do seu casamento.


Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Marco Costa e a filandesa Riikka Jokhaara decidiram colocar um ponto final na relação que mantinham há já algum tempo.


Desta união nasceu uma criança, o pequeno Lucas, que se prepara agora para regressar ao país de origem da mãe, ficando mais longe dos mimos da progenitora.


Quiosque: TV 7 Dias, TV Guia

“Secret Story – Diário” após o “Jornal Nacional”

casadossegredos


É já no próximo domingo que os eleitos entram na Casa dos Segredos. Depois de uma gala que promete surpreender os telespectadores, as emissões da TVI sofrerão, também elas, algumas alterações.


É que, a partir de segunda-feira, após o principal bloco noticioso do canal, vão para o ar os Diários do programa. Durante, aproximadamente meia hora, os telespectadores poderão ver as peripécias que marcam mais um dia na Casa dos Segredos.


Posteriormente, após a meia noite, entra no ar Secret Story – Extra, que, à semelhança do que acontecia com o Big Brother, fará um resumo ainda mais alargado, onde poderão ser vistas imagens mais chocantes (de sexo ou violência).


A par de tudo isto, há ainda a possibilidade de aos sábados à tarde, após o Jornal da Uma, ir para o ar um best-off de tudo o que aconteceu durante a semana na Casa dos Segredos. No entanto, se necessário, caso algum segredo seja desvendado ou alguma peripécia tenha ocorrido, está previsto que as emissões do canal de Queluz de Baixo sejam interrompidas, tal como revela a edição desta semana da revista TV Guia.


Quiosque: TV Guia

Teresa Guilherme surpreendida com falta de convite para “Secret Story”


Depois de Júlia Pinheiro ter confessado à edição desta semana da revista TV 7 Dias os motivos pelos quais Teresa Guilherme nunca foi opção para a condução do novo reality-show da estação, a eterna senhora televisão, em declarações à TV Guia mostra surpresa pela ausência do convite.


“Tenho dificuldades em pronunciar-me sobre isso… O que posso dizer é que foi uma enorme surpresa não me convidarem para apresentar A Casa dos Segredos. Mas não me convidaram e desejo sorte à Júlia”, começou por dizer a apresentadora na rubrica mensal da referida publicação, Conversas de Café, onde foi uma das participantes, juntamente com Marco e Telmo (participantes do Big Brother).


Curiosamente, foram os antigos concorrentes do primeiro grande reality-show português que teceram rasgados elogios a Teresa Guilherme e acabaram por criticar a escolha da cara de As Tardes da Júlia.


“Não haja dúvidas de que os concorrentes têm o seu peso (no sucesso do programa). Mas a pessoa que apresenta é fundamental. A Teresa, se calhar, contribuiu mais do que pensa para o sucesso do BB. Ela vivia aquilo, não se limitava a fazer o programa. Quando não gostava, demonstrava. Era transparente. Só não percebo como é que alguém idealiza um programa destes, semelhante ao BB, e não põe a Teresa. É um erro crasso e revela falta de inteligência”, começou por dizer o primeiro concorrente expulso pela produção, que ainda acrescentou: “volto a dizer: não sou ninguém para pôr em causa o percurso profissional da Júlia, mas não a consigo identificar com este tipo de programa. Eu e mais 10 milhões de portugueses”, concluiu.


Já o vencedor de Primeira Companhia, foi ainda mais directo: “Quando se fala em BB, toda a gente pensa na Teresa. Tem de haver empatia entre a apresentadora e os concorrentes. Ela chorava, ria”, explicou.


Quiosque: TV Guia

As regras de “Secret Story”

casadossegredos


É já no próximo domingo que estreia o novo reality-show da TVI. A pouco tempo do grande dia, a edição desta semana da revista TV Guia revela as regras que os concorrentes não poderão quebrar:


São 16 os “escolhidos” e, cada um deles poderá apenas levar uma mala e um objecto que lhes recorde a família ou os amigos. Tudo será escrutinado pela Voz, que poderá obrigar um concorrente a ceder algum objecto que vá contra os regulamentos do programa. Não poderão entrar telemóveis, rádios a pilhas, walkman, disckman, leitor de CD, computador, organizer, agenda, PDA, televisão, calendário, despertador, relógio, secador de cabelo, maquilhagem, medicamentos não aprovados pela produção, roupa de marcas visíveis, bebidas alcoólicas, jogos ou livros.


A casa tem 600m2 e é composta por: cozinha, sala, dois quartos, um WC, um espaço para duche, um confessionário, que será chamado de câmara da verdade, e um jardim. A separar cada uma das divisões estarão paredes feitas de vidro totalmente transparente.


Para além destas divisões, que podem ser visualizadas quer por concorrentes quer pelos telespectadores, há ainda pelo menos três espaços secretos, onde decorrem provas secretas ou servirão para esconderijos secretos.


Na câmara da verdade, os participantes que acharem ter descoberto o segredo que os outros escondem podem testá-la através de perguntas de resposta sim e não. Quem for submetido às questões estará ligado a um polígrafo, para apurar a veracidade das respostas.


A única pessoa com quem os concorrentes podem falar e que lhes dá missões é a Voz, para além de Júlia Pinheiro. Essa Voz ditará missões, não só de grupo, como também individuais, provas essas que levam os participantes a acumular quantias monetárias.


Nas nomeações, cada participante terá que nomear alguém do sexo oposto. Todavia, a Voz poderá alterar as regras a qualquer altura. Alguns candidatos poderão, inclusivamente, ganhar imunidade à nomeação, caso a Voz assim o entenda.


Estão lançadas as regras para aquele que promete ser um Jogo de Segredos bastante polémico!

Quiosque: TV Guia

"Escrito nas Estrelas" estreia a 11 de Outubro

escritonasestrelas

Já passam as promos a anunciar a estreia de mais uma produção da TV Globo na estação de Carnaxide.


Escrito nas Estrelas começa no próximo dia 11 de Outubro e, ao que tudo indica, ocupará o horário das 18h00 às 19h00, antecedendo assim a Caras e Bocas. Ao que parece, a estação de Carnaxide pretende aproveitar ao máximo os bons resultados que a actual trama de fim de tarde tem alcançado.

Revista de Imprensa 29/09/2010



Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Maria João Bastos é Ester em Sedução




Com as gravações a decorrerem a todo o vapor, a imprensa continua a revelar mais pormenores sobre a nova trama de Rui Vilhena. É mais do que sabido que esta será uma história de mulheres.

E uma delas será vivida por Maria João Bastos. Ester é o nome da sua personagem, cujos pormenores são revelados pela edição desta semana da revista ANA.


No inicio da trama, ela é uma mulher feliz, casada com Rui (Joaquim Horta), mãe de Martim e é uma escritora/jornalista bem sucedida. O seu último livro foi um sucesso e está em cima da mesa a possibilidade de dar origem a uma obra cinematográfica.


Tudo lhe corre bem até ao momento em que o seu primogénito é atropelado. Esta situação acaba por ser traumática para Ester, uma vez que Martin morre quando uma das suas melhores amigas, Flor (São José Correia), está a tomar conta dele. A jornalista tenta não a culpabilizar, mas não consegue deixar de o fazer e a relação de ambas não mais será igual.


À semelhança da relação entre as duas amigas, também o seu casamento atravessará uma grave crise. Rui acaba por se envolver com outra das suas melhores amigas, Carmo (Sofia Grilo). Ao tomar conhecimento desta situação, Ester acusa a amiga de lhe roubar o marido, mas na realidade, foram os seus ciúmes doentios que acabaram com a relação.


Todas estas tristezas acabam por torná-la numa mulher cada vez mais amargurada e sozinha. E é aqui que se dará uma reviravolta na história, tornando-se Ester numa nova mulher.

Cláudio Caires fora do top15 de Ídolos



Encantou o público feminino e chegou a ser dado como vencedor de Nasci Pra Cantar, no entanto, na gala final acabou por perder para Delfim Miranda.


Um ano depois, o jovem açoriano tentou a sua sorte no talent-show da SIC. A sua voz não passou despercebida e o grupo de jurados passou-o da fase de castings. Todavia, a concorrência é forte e Roberta Medina, Laurent Filipe, Manuel Moura dos Santos e Pedro Boucherie Mendes não lhe deram o passaporte para as galas.


Cláudio Caires ficou, assim, pelos 25 melhores desta quarta temporada de Ídolos, tal como revela a edição desta semana da revista TV 7 Dias. Algumas imagens do açoriano deverão passar já no próximo domingo.

A par de tudo isto, corre ainda o rumor de que Cláudio Caires também tentou a sua sorte em Operação Triunfo 2010.


CITAÇÃO DO DIA:


“A Conceição Lino é uma das minhas melhores amigas”


Júlia Pinheiro


Curiosidade do dia:


É já amanhã, 30 de Setembro, que Susana Vieira gravará algumas das suas cenas para a telenovela Laços de Sangue. Apesar de não se saber em que altura do dia, é já certo que a diva brasileira vai entrar em plena fonte do Rossio.


Quiosque: ANA, TV 7 Dias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Sem público e sem brilho

1. O regresso dos talk shows ao late night de fim-de-semana da RTP não correu bem no que toca a audiências. Aliás, sejamos claros, correu mesmo muito mal. Herman 2010 não foi além dos 14,1%, sendo que contou com a presença em estúdio de António Costa, presidente da Câmara de Lisboa. Já o Lado B, de Bruno Nogueira, caiu para uns impensáveis 8% de quota de mercado, pouco mais do que o programa que a RTP2 exibia à mesma hora. Uma audiência residual, portanto. O que é uma pena, porque ambos, sobretudo o de Herman José, foram bons programas de televisão: divertidos, inteligentes e com uma observação perspicaz da realidade. Os vídeos de Herman a brincar com a ministra da Educação são do melhor que o humorista tem feito nos últimos anos.

2. Não tenho a menor dúvida de que Projecto Moda era um programa cheio de boas intenções e que terá feito muito pela moda nacional e pelo empenhamento dos jovens criadores portugueses. Não duvido que seja serviço público e que a RTP tenha feito bem em emiti-lo. Mas a final do programa, em rigor a única emissão que vi com atenção, foi de uma pobreza inimaginável. Uma plateia cheia de cadeiras vazias, nenhum tipo de glamour e brilho num formato que tinha obrigação de brilhar, uma apresentadora (Nayma) que, apesar do esforço, não passa qualquer tipo de calor para o espectador. Enfim, tudo foi pobre. O que me espanta é que esta aposta da RTP que agora chegou ao fim foi assinada por uma produtora como a Fremantle, capaz de fazer do Ídolos e do Preço Certo o sucesso e a competência televisiva que se conhecem. Assim, fico intrigado: o que é que desta vez correu mal?