15 de novembro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta noite coloca em duelo dois jovens actores. Pedro Barroso e Sisley Dias estão em destaque esta semana!



Estreou-se nos Morangos com Açúcar, tal como muitos outros colegas da sua geração e é, actualmente, um dos mais promissores actores da nossa praça. E, com um percurso bastante curioso.


É que, se bem se lembra, logo após a sua participação na conhecida série juvenil, Pedro Barroso, ao contrário do que acontece com outros colegas, não foi chamado, de imediato para um novo projecto. No entanto, e prova de que o seu talento é imenso, brilhou numa das séries mais interessantes da RTP, Um Lugar Para Viver. Terá sido talvez com esta óptima prestação que a TVI decidiu dar-lhe uma oportunidade de voltar a brilhar numa trama de Queluz de Baixo. E assim foi, Pedro Barroso acabou por dar vida ao protagonista de Destino Imortal, a primeira mini-série sobre vampiros do canal da Media Capital, onde arrasou na pele do dampiro Miguel.

Como um jovem com o potencial de Pedro Barroso não pode mesmo ficar quieto, o convite para surgir a meio de Meu Amor não tardou, e o seu primeiro grande vilão surgiu. Malvado, cruel e vingativo, assim era o Jorge, que, na recta final da história, acabou por se começar a mostrar mais “bonzinho”. Actualmente, e após o enorme sucesso na primeira telenovela portuguesa nomeada para um Emmy, é o Nuno de Sedução.



Ao longo de todo este tempo, Pedro Barroso já provou às vozes mais críticas que está no lugar em que está com todo o mérito. Tem algo de incomum em muitos colegas: uma capacidade especial de tocar no coração de quem o vê. E, se a isso juntarmos a sua enorme estatura física, que faz a delícia de muitas mulheres, estão lançados os dados para um percurso de excelência. E que percurso se avizinha! Até porque ele tem tudo aquilo que é pedido a um actor: versatilidade, comunicação com o público, presença em cena e, mais do que isso, um sorriso cativante que contagia quem o vê.


Por tudo isto e muito mais, Pedro Barroso distingue-se de entre muitos outros, até porque, quer em papéis mais secundários, quer com personagens que exigem um maior trabalho, ele evidencia-se sempre e isso sim, é de louvar. Tudo aquilo que aqui poderia escrever jamais demonstraria o quanto o admiro. Um grande actor, este fantástico Pedro Barroso!



Começou em Morangos com Açúcar e, a partir daí, nunca mais parou. Foi na série da estação de Queluz de Baixo que deu vida a Nuno Silva, um adolescente problemático que acabou por ser pai muito cedo. Tendo participado em duas temporadas do mais longo projecto de ficção do canal da Media Capital, Sisley Dias acabou por transitar automaticamente para a novela Flor do Mar, da autoria de Maria João Mira. Mais tarde deu vida a Sebastião Coutinho em Sentimentos, tendo aí finalizado momentaneamente o seu percurso por Queluz de Baixo.

É em Laços de Sangue que hoje em dia brilha. A fazer companhia aos portugueses de segunda a sexta-feira, em pleno horário nobre, enquanto Tiago Nogueira, o actor acabou por não passar despercebido à estação de Carnaxide. Sisley Dias interpreta um rapaz rebelde, viciado no jogo, e em busca de dinheiro fácil. Uma personagem forte, pertencente ao núcleo central da história de Laços de Sangue. Irmão da personagem interpretada por Diana Chaves, e essencial para os primeiros capítulos da novela do terceiro canal, Tiago Nogeuira foi um presente de Natal que Sisley Dias recebeu de forma bastante antecipada.

Não sou fã deste actor. Tal como outros tantos que se estrearam em Morangos com Açúcar, tem conseguido continuar a aparecer nos ecrãs nacionais, nas mais variadas produções. Por outro lado, as revistas de adolescentes continuam a evidencia-lo como um galã, o que contribuí para que, de certa forma, os directores de programas e argumentistas não se esquecam dele para futuros trabalhos. No entanto, e apesar deste facto, tenho obviamente de referir que existiu um crescimento evidente de Sisley Dias de Morangos com Açúcar para Laços de Sangue.

Desde 2007 que o actor tem vindo a progredir com as personagens que lhe têm sido atribuídas. É um factor importante quando, entre tantos outros jovens que se iniciam na série da estação de Queluz de Baixo, damos conta que já estão a protagonizar grandes papéis em horário nobre e em nada evoluíram. Por outras palavras, as suas prestações acabam por ser bastante medíocres para os projectos que são incluídos e, acima de tudo, para o elenco que passam a integrar.

Considero por isso que Sisley Dias tem sido uma aposta ganha em Laços de Sangue. Apesar da sua personagem ser de facto forte, é interessante verificar, tal como noutros actores da novela (Ana Guiomar, Dânia Neto, Débora Ghira), que as oportunidades que lhes foram dadas noutras produções surtiram efeito nas suas perfomances.


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Laços de Sangue/Sedução:

Sedução, por Tiago Henriques - 53%
Laços de Sangue, por Diogo Santos - 47%

Agradecemos aos leitores que votaram nesta enquete, uma vez que a tornaram numa das mais participadas do Frente a Frente desde o início desta rubrica.

Falar Televisão

Simpatia em Leonor

Começou esta semana uma nova fase das tardes da estação de Queluz de Baixo. No sentido de improvar os resultados que antecedem o Jornal Nacional, André Cerqueira decidiu incorporar um terceiro diário de Secret Story na grelha do canal da Media Capital. Não poderia estar mais de acordo com esta decisão. As audiências do episódio repetido de Morangos com Açúcar são medíocres e, sabendo que o episódio inédito acaba por sofrer com elas, o director de programa optou por oferecer à série um lead-in superior.

No entanto, fico igualmente satisfeito com esta alteração na grelha de Queluz de Baixo por passar a ter mais uma oportunidade de acompanhar o talento de Leonor Poeiras. Tal como já referi, a antiga cara do extinto Quem Quer Ganha é uma das profissionais da TVI que mais aprecio. A sua simpatia, simplicidade e, acima de tudo, estilo popular, tornam-na numa aposta ganha de André Cerqueira e Júlia Pinheiro. Apesar de Pedro Granger não se estar a sair mal na co-apresentação dos diários de Secret Story, considero-o demasiado exagerado. Em algumas vezes, acaba mesmo por cortar a palavra a Leonor Poeiras. Sabendo que os diários de A Casa dos Segredos são trabalhados em dupla, torna-se fulcral que o actor de Sedução saiba dar espaço à sua colega.

Espero desta forma que a mulher de Miguel Braga dê um pouco de mais luz ao buraco que se tem formado nas tardes da TVI. É curioso que, depois de vários anos a anunciarem o fim de Quem Quer Ganha pelos maus resultados do concurso, Leonor Poeiras volte para recuperar um horário no qual sempre trabalhou.

Esta noite...

... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 15/11/2010


Boa tarde. Em linha o primeiro Fala-se desta semana!


Manuela Moura Guedes
A Notícias TV desta semana dá conta de inimizades que Manuela Moura Guedes ganhou com a sua saída da TVI. Constança Cunha e Sá é um dos exemplos de antigas relações de amizade que Manuela Moura Guedes mantinha na redacção de Queluz e que, com a sua saída de cena em 2009, foram bruscamente cortadas, tal como garantiu a jornalista: “As pessoas convencem-se de que os outros são uma coisa e depois revelam-se outra. Se calhar o mal estava em mim… Criei uma ideia que se calhar não era a correcta e, para mim, desapareceram porque já não eram as pessoas que eu conhecia”, desabafou.




Manuel Luís Goucha

A famosa brincadeira feita a Manuel Luís Goucha por parte do programa da RTP2, 5 Para a Meia-Noite, continua a dar que falar…

Em fase de preparação da quarta série, a produção do programa insiste em convidar o apresentador de Você na TV, apesar das consecutivas negas dadas por parte do apresentador: “Não quero falar sobre isso, mas o meu contrato de exclusividade não me permite ir a programas que não sejam da TVI”, afirmou.


Quiosque: Notícias TV

Jade Carpinteiro quer apresentar programa infantil!

jadeSS

Quase uma semana após a sua saída de Secret Story, a concorrente falou com a Nova Gente e confessou vontade em ter uma oportunidade na televisão.


"Não gosto de dizer que gostava de ser actriz, porque nem sequer sei se tenho jeito. Mas, se tivesse de fazer alguma coisa nesta àrea, adorava ter um programa com crianças. É que, no fundo, ainda sou um bocado criança e acho que iámos dar-nos todos muito bem", explicou a "mestre Yoda". À semelhança de Vasco Oliveira, que já mostrou vontade de ter um programa de humor, também Jade estaria disposta a abraçar um projecto televisivo, no caso para crianças.


Na referida entrevista, a ex-concorrente falou ainda sobre a sua vida privada, a estadia na casa e um possível romance com Hugo F. Resta saber se este seu desejo será aproveitado por algum canal televisivo. Será que Jade vai seguir os "passos" de Luciana Abreu?

Revista de Imprensa 15/11/2010


 Segunda-feira, dia 15. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!


Conta-me Como Foi estreia no meio de descontentamento


Os episódios já estão gravados há mais de um ano, mas só ontem à noite é que arrancou a quarta temporada de Conta-me Como Foi.

Estreada em 2007, esta série já sofreu inúmeras mudanças de horário e a própria data de estreia desta quarta temporada foi adiada inúmeras vezes pela direcção de programas. Facto esse que irritou os protagonistas da novela.

Miguel Guilherme, por exemplo, chegou mesmo a acusar a RTP de não tratar bem esta produção, levando ao esgotamento do elenco e também do próprio produto. Já Rita Blanco, em forma de protesto, não assistiu à estreia desta quarta e última temporada da série de época, até porque, a actriz não se encontra em Portugal.



Jorge Gabriel satisfeito com liderança da Praça da Alegria


Onze anos depois, o talk-show das manhãs da RTP volta a disputar, taco a taco com a TVI, a liderança entre as 10:00 e as 13:00 horas.

Jorge Gabriel, co-apresentador da Praça da Alegria desde 2002, mostra-se satisfeito com este regresso ao primeiro lugar nas audiências mas garante que a prioridade é continuar a fazer um bom programa: “O nosso fito é fazer um bom programa. Se for acompanhado com o público, nós sentimo-nos valorizados. Se for com a maioria do público, tanto melhor”

Acima de tudo, Jorge Gabriel mostra-se realizado depois de oito anos à frente das manhãs da RTP: “Para quem veio para o Porto com a perspectiva de marcha fúnebre e para ser apenas o coveiro de um formato, deixa-me bastante satisfeito. Saber que o programa já é feito por mim e pela Sónia [Araújo] há mais tempo nesta dupla do que era feito até então”, afirmou.




CITAÇÃO DO DIA
"Confesso que nos últimos dois anos só via a informação da SIC"
Gabriela Sobral



NÚMERO DO DIA
16,8
Este foi o resultado, em share, do programa A Voz do Cidadão emitido no último Sábado. No ar há já 4 anos, o programa de autoria do ainda provedor, Paquete de Oliveira, continua a não obter receptividade por parte do público do canal 1.


Quiosque: Notícias TV, TV Guia, Correio TV


Atitude de Júlia Pinheiro com Ana Isabel causa polémica

anaisabeljuliapinheiro


Como se não bastassem as polémicas com os concorrentes dentro da Casa, agora é a apresentadora de Secret Story quem é criticada.

Como é possível ver na página oficial do Facebook do programa, a atitude de Júlia Pinheiro com Ana Isabel durante a presença desta no confessionário está a ser bastante comentada. Se muitas pessoas elogiam a mestria da apresentadora, há também quem a arrase.


Acusações de parcialidade e de apenas confrontar a jovem de Guimarães com acontecimentos mais polémicos são alguns dos comentários dos internautas. Em causa está uma chamada de atenção de Ana a Hugo F durante um jantar. A pergunta que se coloca neste momento é: será que a TVI vai reagir a estes acontecimentos?

Recorde-se de que, talvez quando se apercebeu do que acabara de fazer a própria Júlia Pinheiro disse que talvez Ana Isabel tenha ficado um pouco chateada com o que se acabara de passar.

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Mais um domingo, mais uma gala de Secret Story chega ao fim. Mais um De Olho nos Segredos no ar!


A semana que se passou foi surpreendente. As “guerrinhas” deram lugar a uma aparente paz. No entanto, entre missões e segredos, a grande surpresa da semana foi mesmo o grupo de nomeados. A começar por Hugo M, automaticamente nomeado pela VOZ, seguido por Zé Miguel e António, com três votos cada. Eu próprio aqui “previ” que Vítor e Hugo F estivessem “na corda bamba”, no entanto, para minha surpresa e da maioria das pessoas, os dois membros do grupo “Toupeira” acabaram mesmo por ficar mais duas semanas na casa.


A meu ver tudo isto foi um “abrolhos” para os concorrentes que acabaram por ir a votos e também para os outros que estão dentro da casa, que pensam sempre que combinar votações é o mais fácil. É certo que, nesta fase da competição, já todos têm estratégia e querem seguir o mais em frente possível. Todavia, nem sempre correm de feição e, se anteriormente foi sempre o grupo “Boi Marinho” que levou a sua avante, desta vez perdeu claramente para o grupo rival, embora os dois membros da ONU acabassem por ser nomeados. Ainda assim, é mais do que certo que Zé Miguel e António estão bastante virados para o primeiro grupo.


Nomeações à parte, foi interessante perceber que houve menos discussões, que os concorrentes já dão mostras de resolver situações pendentes, nomeadamente pequenas “guerras”. Casos de Ana Isabel e Ivo e Vera e Vítor. As missões foram bastante divertidas e a crescente vontade de descobrirem o segredo de António e Hugo F é notória.


Acontecimentos à parte, um dos concorrentes teve que sair e, numa semana atípica, com três nomeados, foi Hugo M quem acabou por dizer adeus à Casa dos Segredos. Um fim que já se previa e que me parece justo. Com uma estratégia bastante amadora e com a mania de que era engraçado, o jovem de Massamá era o mais previsível para sair. Com Zé Miguel e António levar a melhor era complicado. E ainda bem que saiu! Sorte a dos dois concorrentes que ficaram, que agora vão querer vingar, garantidamente, a nomeação que tiveram.


Passemos então à análise individual:


Hugo M, o desrespeitador

Há muito que andava a desobedecer às ordens da VOZ e, surpreendentemente, acabou por receber uma nomeação automática. Motivo suficiente para dormir na mesma cama que Joana, não cedendo, todavia aos avanços da rapariga, o que poderá ser um prenuncio de que de real há ali muito pouco. É um dos concorrentes de que menos gosto, até porque se acha superior a muitos outros. Basta ver as suas atitudes dentro da casa. A expulsão foi muito justa, até porque andava ali a tentar fazer com que os seus colegas desrespeitassem as ordens e regras. Agora sem ele, Joana vai apagar-se, ainda assim, já começou a soltar as garras. Acho que tinha muito menos a acrescentar à competição do que Zé Miguel e António.


António, o não desgraçado

Ficou muito surpreendido com a nomeação e acabou por se ir abaixo. Sofreu na pele aquilo que Jade sentiu e foi muito bem feito. O público começa a enjoar-se de tanta simplicidade, até porque já teve melhores dias dentro da competição. Tentou beijar Vera e talvez ainda não se tenha apercebido de que a rapariga nada quer com ele. Para a semana vai, claramente, votar em Catarina e Ana Isabel, quando quem, verdadeiramente o deitou na fogueira foi Andreia. Apesar de tudo e, como seria de esperar, permaneceu na Casa dos segredos e, a partir de agora, vamos passar a ver um António mais vingativo, não tenho dúvidas.


Zé Miguel, o traído

Acredito que não estivesse à espera da nomeação, eu próprio nunca pensei que Ana Isabel o nomeasse, mas jogo é jogo e Zé Miguel também já ajudou a que Jade fosse expulsa. Foi-se um pouco a baixo e isso foi notório. Ainda assim, parece que o seu alvo a abater é mesmo Andreia, que o odeia. É bom rapaz, mas teve uma má prestação quando recebeu a nomeação, na esperança, acredito, de que Hugo F e Vítor fossem os nomeados. Permanece em competição e agora vai mesmo votar em Ana Isabel, apesar de gostar muito dela. Uma atitude, quem sabe de vingança, de um homem de coração destroçado. É um bom rapaz, mas devia perceber que, na primeira hipótese Vera e Joana vão querer ver-se livres dele.


Joana, a falsa actriz

Já aqui lhe elogiei as capacidades de representar, mas, esta semana caiu demasiado no óbvio. A prever uma possível expulsão de Hugo M, começou logo a marcar terreno soltando as garras e dizendo alto e bom som que não gosta de Ana Isabel. Já gostei mais dela, até porque foi a protagonista de vários conflitos ao longo desta semana. Agora que Hugo M saiu, tem o caminho aberto para ir embora, a sua “missão” dentro da Casa acabou, até porque nada tem mais a acrescentar à competição. Ainda assim, duvido que seja nomeada.


Andreia, a jogadora

A prova de que não é burra nenhuma foi dada esta semana. Aproximou-se do grupo da Toupeira, ajudou a que Vítor e Hugo F não fossem nomeados e, assim, garantiu mais uma semana em que não será nomeada, quase de certeza. Continuo a não apreciar muitos dos seus comportamentos, uma vez que me parece muito falsa. Tenta, a todo o custo fazer com que Zé Miguel se passe com ela, mas ainda não conseguiu levar a sua avante. Não creio que tenha muito a acrescentar à competição. Acho que poderia, muito bem, ser a próxima a sair.


Ana Isabel, a estratega

Concordo com todas as pessoas que comparam Ana Isabel ao Benfica. Embora não seja adepto do clube da Luz, também acho que, à semelhança deste, que quer ganhe, quer perca é sempre falado, também Ana o é. Todos dizem mal dela, criticam-na e tentam deitá-la abaixo, no entanto, continuam sempre a falar. Continua a ser a minha concorrente favorita e acho que a melhor de todos eles, mas não acredito que chegue à final. A jogada de nomear Zé Miguel e António foi uma prova de que é estratega e que não quer que os seus saiam. Uma mulher que sabe defender “o que é seu”. Prova de lealdade, digo eu. Está muito próxima de Hugo F e Vítor continua sem segurar os ciúmes. Poderia, por vezes evitar certos comportamentos, mas, tal como todas as mulheres devem compreender, não pode “exclusivamente” olhar e dar-se com Vítor. Gostei de ver que começou a dar-se melhor com Ivo e que está mais próxima de Vera. O seu maior problema é agora Joana, que quer comprar uma guerra. Para a semana será, com 100% de certezas, nomeada.


Vítor, o sortudo

Duas nomeações depois, o modelo acabou por não ficar “na corda bamba”. Resolveu os seus problemas com Vera e agora a sua maior chatice parece ser mesmo a namorada. Não consegue segurar os ciúmes, apesar de tentar fazê-lo. É bom rapaz, mas a pressão não o está a ajudar. Se Ana sai, ele também não fica em jogo. Ainda não percebi muito bem se Vítor tem noção de que Andreia é demasiado manipuladora.


Ivo, o solidário

Já aqui confessei muitas vezes que não gosto de muitos dos seus comportamentos, todavia, tenho que louvar aquilo que fez quando a VOZ disse que era o vencedor de uma das missões e distribuiu o dinheiro pelos seus colegas. No fundo, até pode ter um bom coração, mas, talvez por medo, quer evidenciar-se por ser o pior. Pela conversa que teve sexta-feira com Vera, já se percebeu que não gosta muito de António. Todavia, nunca o deu a entender ao pastor. Porque será? Estratégia, digo eu.


Catarina, a menina


Está cada vez mais unida a Ana Isabel e rejubilou com a salvação de Vítor e Hugo F. Continuo a achar que é uma boa menina e que tem um bom coração. Jade saiu e é ela quem agora recebe mais carinho de Hugo F, esquecendo Ana Isabel. Para a semana será, claro está, nomeada e ao seu lado terá Ana Isabel. Ainda não se apercebeu de que Andreia também está a jogar e que, a qualquer momento a poderá trair.


Hugo F, o alvo

Foi por duas vezes chamado ao confessionário porque alguém desconfiava do seu segredo, no entanto, continua com ele bem guardado. Gosto do seu comportamento e gabo-lhe a paciência para lidar com certas atitudes. É bom rapaz e salvou-se de ir a votação com Vítor. Quando as raparigas voltarem a nomear será um dos mais votados, até porque Vera e Joana não gostam muito dele. Sentia-o um pouco como “rival” de Hugo M.


Vera, a animadora

Esta semana remeteu o seu protagonismo apenas para as cantorias, conversando com Vítor e tentando resolver os problemas entre os dois. Absteve-se de muitas guerrinhas, talvez porque já se apercebeu de que esse comportamento só a prejudicaria. Continua a não ceder aos avanços de António, mas também não os nega por completo. Falou mais com Ana Isabel e isso poderá ser-lhe muito positivo, até porque tanta polémica já não a ajudava em nada. Está “salva” das nomeações, até porque apenas Vítor e Hugo F poderiam votar nela.


Terminada a análise, resta dizer que a sétima gala de Secret Story correu bastante bem e que mal posso esperar pela próxima. Terça-feira volta a ser dia de nomeações e, desta vez, as meninas são as visadas. Com as mais do que prováveis “vinganças” de António e Zé Miguel, acho que não é segredo para ninguém que Ana Isabel e Catarina estarão “na corda bamba”. Ou será que a VOZ vai por “mãos à obra”? Shiuu, é segredo!

Maria Manuel é expulsa do "Ídolos"


Na gala de domingo desta noite, Adriano Diouf e Maria Manuel foram os menos votados da noite. No entanto, o público foi soberano e a concorrente de Ovar acabou por abandonar o talent-show da SIC. Depois de nove actuações de temas que foram lançados em produções cinematográficas, no próximo domingo os portugueses poderão contar com mais oito fantásticas actuações dos magníficos do Ídolos.

Hugo M é expulso de "Secret Story"!

hugoMSS


Com 53% das votações do público, contra 18% de António e 29% de Zé Miguel, o concorrente de Massamá foi o expulso pelos portugueses.


Um desfecho que já era previsto pela família de Hugo M, que, pela voz da mãe do rapaz, acusou a produção de passar imagens menos boas do filho.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Olhar sobre as margens

1. Pedro Boucherie Mendes gostava de contratá-la - e ela, não parecendo para já especialmente interessada, também não fecha a porta a essa solução (embora, parece, como último recurso). A contratação de Manuela Moura Guedes pela SIC Radical seria uma das histórias do ano. E, de alguma forma, as coisas como que ficariam todas no lugar certo.

2. A notícia de que os sites da TVI (TVI, TVI24 e Casa dos Segredos) continuam a bater os seus próprios recordes de audiência, ocupando por esta altura o segundo lugar tanto em número de pageviews como em número de visitas, é óptima para a estação de Queluz de Baixo, mas não necessariamente um bom indicador sobre a massa crítica existente entre os internautas portugueses. O projecto online da RTP é o melhor e o mais completo - e a SIC Online não é pior do que a soma das propostas da TVI.

3. A melhoria da performance comercial da Benfica TV é uma boa novidade para a própria, mas também para projectos análogos entretanto em ponderação (a Sporting TV é, tanto quanto se sabe, a próxima a avançar). O futebol continua a vender. E, sobretudo, subsistem mercados onde ainda há mais do que margem de manobra, apesar da crise global (e da crise nacional em particular).

4. Vale a pena ter em atenção a actual guerra entre a Google e a Apple pela primazia na fusão entre a Internet e a televisão. Os paradigmas actuais estão em vias de mudar radicalmente: tudo, muito em breve, estará centrado na sala de estar, em vez de dividir-se entre esta e o escritório. A Sony Google TV vai à frente, mas a Apple acaba de reforçar as suas propostas. E o futuro da comunicação estará, em grande parte, no resultado desta batalha.