24 de março de 2011

Ponto M



Boa Noite! Quinta-feira, como habitual, é dia de moda, aqui no seu Televisão – Opinião! E hoje não é excepção.

Depois de, na semana passada termos como principal “convidada” Vanessa Oliveira, é a vez de um senhor desfilar pela nossa passerelle. Despediu-se de uma telenovela no passado sábado, mas no dia seguinte já regressava com um novo papel.

Pedro Teixeira tem destaque, esta noite, em mais um Ponto M.

Tem apenas trinta anos, mas continua a parecer um jovem de vinte e poucos. Não sou só eu que o diz, mas tamm a minha querida avó, que é uma grande fã deste actor. De facto, quem o vê em Anjo Meu jamais diria que já ultrapassou a terceira década de vida.


Deu-se a conhecer aos portugueses na segunda temporada de Morangos com Açúcar, com o inesquecível Simão e desde aí não tem parado. E, como não podia deixar de ser, as mais de oito participações em telenovelas implicaram diversos visuais. Apesar de nunca ter feito uma grande transformação, é opinião geral que nenhum dos seus visuais foi igual. À excepção do Matias da nova telenovela da TVI, que o mostra numa versão mais à “anos oitenta”, tal como a própria história assim implica, onde surge com uma barba maior, que, quanto a mim, mostra uma versão mais adulta de Pedro Teixeira.

E se é um facto que os seus visuais são bastantes semelhantes, o mesmo se pode dizer do seu guarda-roupa, sempre num casual-chick, onde se destacam as sempre elegantes e intemporais camisas com padrões, conjugadas com umas confortáveis jeans. E é tamm esse o guarda-roupa que utiliza quando marca presença em determinados eventos, um pouco por todo o país.

E estas roupas não podiam ficar melhor quando se trata de alguém que está em excelente forma física e que, a cada dia que passa, conquista mais fãs, principalmente do sexo feminino. É claro que não é apenas e só pela sua forma física, mas tamm ninguém dúvida de que esta é uma excelente adjuvante.

Um eterno jovem, assim é Pedro Teixeira, que, para além de ser um dos jovens mais desejados pelas meninas, é tamm um dos melhores actores da sua geração.

… Três Pontos …


Sabia que… As peças mais antigas que o Homem criou para proteger os seus pés foram as sandálias? Os egípcios inventaram-nas há mais de 5000 anos. Ao longo dos séculos, surgiram os sapatos. Mas só em meados de 1850 começou a haver uma distinção visível entre os pés direito e esquerdo.


Sabia que… As primeiras gravatas surgiram em Roma, no século I a.C? Nos dias mais quentes, os soldados romanos, para se refrescarem, usavam a focale, uma espécie de cachecol húmido preso ao pescoço. Apesar de muito prática, a gravata romana não virou moda. A gravata moderna teve de esperar mais de dezoito séculos para cair no gosto popular.


E assim termina mais um Ponto M, até para a semana!

Boas modas!

Falar Televisão


TVI aposta em docu-reality para combater Peso Pesado


A TVI apresentou no dia de ontem à Imprensa, o projecto que tem preparado para combater Peso Pesado da SIC e ao que tudo indica A Voz de Portugal da RTP1.

O formato original, Ticket to the Tribe, levava famílias anónimas a viver uma semana numa tribo, vivendo de igual forma à dos habitantes. Mas a estação de Queluz de Baixo foi um pouco mais à frente e decidiu apostar em caras reconhecidas do público português para fazer parte do programa, diria eu, inovador, já que se trata de um docu-reality, ou seja, não se trata de um mero reality-show em que pessoas são "enclausuradas" num espaço a conviver e ultrapassar as diferenças entre si, em Perdidos na Tribo - Famosos, nome da versão portuguesa, os participantes vão aprender de facto a viver conforme as tribos e adaptar-se à sua realidade. 



É de salientar a componente solidária que o novo programa, conduzido por Leonor Poeiras, apresenta. Os telespectadores poderão votar via sms ou telefonema, na tribo que preferem, e o dinheiro desse voto será recebido por uma instituição de solidariedade definido.

Serão doze os participantes, dos quais se destacam a presença de José Castelo Branco, Vera Ferreira (Casa dos Segredos), Kapinha, Mafalda Teixeira, Io Apolloni, Luís Lourenço, Marta Cardoso, José Carlos Pereira e Cláudia Jacques.

Os concorrentes de 'Perdidos na Tribo'. Só faltou José Castelo Branco na apresentação do 'reality show'

Os concorrentes irão distribuir-se por três tribos em três destinos diferentes e muitas serão as aventuras. Pessoalmente, o que me fascina é o carácter educativo deste programa. O contacto entre culturas, a aprendizagem, a evolução do comportamento dos participantes face ao ambiente em que serão colocados, são alguns dos aspectos que penso ser pontos fortes deste novo produto.

De destacar que no final de cada semana, em cada tribo reunir-se-á o Conselho Tribal que avaliará o “trabalho” dos famosos, o seu comportamento, atitude, em suma, a sua integração. Esse conselho é o portador das boas e das más notícias. Dele sairá a atribuição de prémios ou penalizações. Uns ou outros estarão sempre relacionados com as actividades e costumes da tribo, tendo presente uma abordagem positiva e cómica.

A TVI promete aos seus telespectadores um produto inovador, num momento em que a concorrência se apresenta pronta com novos formatos, novas equipas, novos conteúdos e novas dinâmicas. Será que o sucesso está garantido ou será que o público vai estranhar a novidade?

Plural procura actores!


A maior produtora de ficção nacional está à caça do próximo talento português. Com cursos de representação abertos a qualquer jovem que goste de representar, a Plural está neste momento a formar cerca de 90 alunos. Segundo Paulo Ferreira, o coordenador, a aprendizagem que é proporcionada aos participantes é diferente daquela que é dada no Conservatório: "O Conservatório resume-se a teatro e os actores saem sem saber trabalhar em televisão. Nós aqui passamos o nosso know-how e também é importante para irmos descobrindo talentos que nos permitem 'reciclar' os nossos elencos".



Intitulado "Acting,Singing and Dancing", o curso permite aos alunos exprimentar diferentes áreas, tal como demonstra o referido nome. Vítor Fonseca é o professor de dança, e garante que procura transmitir o melhor que sabe para os que o seguem. "Descobrem-se verdadeiros talentos. Os 'Morangos' são uma prova viva disso. Muita gente que passou por lá está a fazer novelas. Também temos casos de alunos destes workshops que já estão a trabalhar na Plural", assegurou.



Este curso é uma verdadeira porta aberta para os alunos, que muitas vezes acabam por ser convidados a trabalhar nas produções da estação de Queluz de Baixo!



Quiosque: TV Mais

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

"Pai à Força" nomeado para prémio internacional

É uma das séries que mais sucesso fez na RTP nos últimos tempos e poderá estar a um passo de vencer um prémio internacional.


À semelhança do que aconteceu no ano passado, com Cidade Despida ou Liberdade XXI, Pai à Força também foi nomeado para o conhecido Festival de Televisão de Montecarlo, adianta o Diário de Notícias.

Cinco são as nomeações da série protagonizada por Pêpê Rapazote, nomeadamente “Melhor Série Dramática TV para Produção Internacional”, “Melhor Série Dramática TV para Produção Europeia”, “Melhor Actor” (Pêpê Rapazote), “Melhor Actor” (Sinde Filipe) e “Melhor Actriz” (Cláudia Oliveira).


Apesar de ser bastante difícil alcançar a vitória em alguma das categorias, não deixa de ser uma grande alegria para os responsáveis por Pai à Força estas nomeações. Os vencedores serão conhecidos a 10 de Junho, em Montecarlo.


Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se! 24/03/2011



Boa tarde! São 15:00h em ponto e está em linha o Fala-se desta quinta-feira.




Andreia Leal

Andreia Leal, ex-concorrente do Reality-show da TVI, A Casa dos Segredos, pode voltar a ser acompanhante de luxo. Em entrevista à TV Guia, a “tia” como ficou conhecida, apesar das presenças em discotecas, do livro que vai lançar brevemente e do papel de protagonista num filme, não consegue pagar as dívidas que foi contraindo ao longo da sua vida.

Se for mesmo necessário, Andreia, volta aos tempos de outrora e será de novo acompanhante de luxo sem ressentimento nem vergonha.



Nuno Gil

Anjo Meu, a nova novela da TVI, estreou na segunda-feira e o ambiente nas gravações não podia ser mais positivo, principalmente para Nuno Gil e Alexandra Lencastre.

“Está sempre na brincadeira. As vítimas são o Vítor Emanuel, o Nuno Gil e o António Pedro Cerdeira…Às vezes até lhe prega partidas.”, afirmou fonte da produção à TV Guia desta semana.

O actor tinha o sonho de contracenar com a diva das novelas. O sonho tornou-se realidade porque Nuno Gil interpreta o papel de Zé Maria, filho adoptivo de Joana Rita, personagem interpretada por Alexandra Lencastre, o que permite contracenarem um com o outro. Fora de cena a cumplicidade entre os dois não passa despercebida.


Quisque: TV Guia

Nuno Santos aprovado pela ERC


O antigo director de programas da SIC já viu o seu nome aprovado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e pode, assim, assumir o cargo que anteriormente pertenceu a José Alberto Carvalho.

Foi durante a tarde de ontem que a ERC comunicou a decisão, que, segundo as edições on-line do Correio da Manhã e do Diário de Notícias, foi unânime.

Nuno Santos pode, deste modo, começar a formar a equipa com que trabalhará na direcção de informação da RTP, cujas funções deverá assumir no primeiro dia de Abril, dia em que, curiosamente, Judite Sousa e José Alberto Carvalho terão o primeiro dia de trabalho na TVI.

Ivo da Silva na calha para "Perdidos na Tribo"

Foi na passada segunda-feira que a TVI apresentou à imprensa o seu novo reality-show. Todavia, ainda só são conhecidos dez dos doze concorrentes. Os outros dois nomes permanecem ainda no “segredo dos deuses”.


Contudo, a imprensa avança com vários nomes para essas duas vagas. Directamente de Secret Story para Perdidos na Tribo poderá ir Ivo da Silva, o quarto classificado da Casa dos Segredos, que voltaria, assim, a conviver com a colega e amiga Vera Ferreira, adianta a TV Mais desta semana.


Já a TV Guia revela que Heitor Lourenço e Ricardo Trêpa, marido de Cláudia Jacques, também ela participante do programa, estão também em cima da mesa para se juntarem ao grupo de concorrentes que irão partir para uma aventura que promete ser inesquecível.


Quiosque: TV Guia, TV Mais

Revista de Imprensa-24/03/2011


Bom dia! Bem-vindo à rubrica Revista de Imprensa.

Castelo Branco em Perdidos na Tribo


Tal como foi noticiado ontem pelo nosso blog , Perdidos na Tribo é o novo Reality-show da TVI que vai concorrer com Peso Pesado da SIC.

Um programa com data de estreia prevista para Maio, vai levar famosos ao ceio de uma tribo primitiva em África, onde a sua função é ser aceite pelos indígenas e lutar para sobreviver. Caçar para comer, e tomar banho de água fria são algumas das rotinas que os concorrentes vão ter de enfrentar.

José Castelo Branco, é um dos famosos que está confirmado e em entrevista à TV Guia desta semana, mostrou-se feliz por poder voltar ao continente onde nasceu e viveu parte da sua infância. “Vai ser muito divertido”, afirmou.

No seu currículo de presenças em Reality-shows constam já Quinta das Celebridades, Primeira Companhia e Circo das Celebridades.

Sabendo que quando se fala no nome de José Castelo Branco o espectáculo é garantido, o socialite, a viver actualmente nos EUA, já está a preparar as suas malas para rumar a Portugal e depois ao continente africano. Na sua bagagem como o próprio afirmou à referida revista, não vão faltar repelentes e véus, “Vou ainda levar capulanas, cabeleiras afro e dançar muita marrabenta (dança típica de Moçambique)”.

De referir ainda que com a entrada no Reality-show, Castelo Branco viu-se obrigado a abandonar alguns projectos como a actuação que tinha no festival de música em Miami.

Será este um "peso pesado" para a SIC?


Em Peso Pesado mais vale prevenir



Júlia Pinheiro começou no sábado as gravações do Reality-show da SIC, Peso Pesado.

Antes de entrarem na herdade da Boavista em Alcácer do Sal, os concorrentes que durante três a quatro meses vão tentar perder peso, ganhar mais saúde e adquirir novos hábitos alimentares, foram obrigados a fazer exames médicos, no hospital dos Lusíadas, em Lisboa.

“Eles fizeram uma série de exames médicos, como análises ao sangue, electrocardiogramas e avaliação de peso” afirmou um assistente do hospital , que esteve envolvido no processo, à TV Guia.

Foram cerca de 100, os concorrentes que se submeteram aos testes médicos mas apenas 12 conseguiram passar para a prova final, que é como quem diz, entrar no jogo.

Desta forma, a produtora FremantleMedia e a estação de Carnaxide, apostaram nos obesos saudáveis, eliminando todos aqueles que tinham problemas de saúde, tentando evitar complicações como as que aconteceram no formato americano.


Citação do dia:

"Estamos a dar o litro."

Cristina Ferreira a propósito de Uma Canção Para Ti.




Número do dia:

A novela Anjo Meu estreou na passada segunda-feira e já lidera as audiências, colocando Espírito Indomável para segundo plano. 16,5% de rating e 39,6% de share foram os resultados obtidos no segundo dia de exibição, ocupando o 1º lugar no top dos mais vistos do dia.




Quiosque: TV Guia

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Futuro e passado


1 É cedo para perceber o impacto dos programas. Mas, em teoria, a TVI fez uma boa escolha com o reality show que seleccionou para combater O Peso Pesado, com que a SIC vai apostar tudo a partir de Maio. Com o epíteto de "programa mais esperado do ano", a versão portuguesa do The Biggest Loser promete ser uma pedrada de afectos e emoções à flor da pele. Acresce que tem Júlia Pinheiro, que conhece bem esta coisa da mecânica dos reality shows. Perante esta onda que acompanha o programa da SIC, a TVI tinha de apostar em algo diferente. Não podia ser mais Secret Story, ou mais Big Brother, com todas as variações possíveis, não podia ser mais criancinhas a cantar. Não podia ser mais do mesmo. Perdidos na Tribo, anunciado em primeira mão pelo DN há uma semana, e ontem confirmado oficialmente pela TVI, é escolha certa. Pelo menos no conceito. Ter um urbano como José Carlos Pereira a caçar para matar a fome, ou José Castelo Branco, com os seus visons, malas Louis Vuitton e maneirismos adjacentes, aos saltinhos, à volta da fogueira e a chamar "sua bicha" ao chefe tribal, é algo que pode captar a atenção dos espectadores. Ou me engano muito ou teremos, a partir de Maio, os domingos mais bipolarizados do espectro televisivo.


2 A memória dos portugueses é curta, já se sabe. Mais ainda na hora da morte. A notícia da morte de Artur Agostinho arrastou consigo uma onda de comoção nacional. E apanhou-me também, que cresci a vê-lo na televisão. Artur foi um comunicador completo, como poucos. Um batalhador e um resistente. Uma vida cheia. Mas foi também, e a sua morte não apaga isso, a voz de Salazar e do Estado Novo na rádio e televisão públicas.