24 de março de 2011

Falar Televisão


TVI aposta em docu-reality para combater Peso Pesado


A TVI apresentou no dia de ontem à Imprensa, o projecto que tem preparado para combater Peso Pesado da SIC e ao que tudo indica A Voz de Portugal da RTP1.

O formato original, Ticket to the Tribe, levava famílias anónimas a viver uma semana numa tribo, vivendo de igual forma à dos habitantes. Mas a estação de Queluz de Baixo foi um pouco mais à frente e decidiu apostar em caras reconhecidas do público português para fazer parte do programa, diria eu, inovador, já que se trata de um docu-reality, ou seja, não se trata de um mero reality-show em que pessoas são "enclausuradas" num espaço a conviver e ultrapassar as diferenças entre si, em Perdidos na Tribo - Famosos, nome da versão portuguesa, os participantes vão aprender de facto a viver conforme as tribos e adaptar-se à sua realidade. 



É de salientar a componente solidária que o novo programa, conduzido por Leonor Poeiras, apresenta. Os telespectadores poderão votar via sms ou telefonema, na tribo que preferem, e o dinheiro desse voto será recebido por uma instituição de solidariedade definido.

Serão doze os participantes, dos quais se destacam a presença de José Castelo Branco, Vera Ferreira (Casa dos Segredos), Kapinha, Mafalda Teixeira, Io Apolloni, Luís Lourenço, Marta Cardoso, José Carlos Pereira e Cláudia Jacques.

Os concorrentes de 'Perdidos na Tribo'. Só faltou José Castelo Branco na apresentação do 'reality show'

Os concorrentes irão distribuir-se por três tribos em três destinos diferentes e muitas serão as aventuras. Pessoalmente, o que me fascina é o carácter educativo deste programa. O contacto entre culturas, a aprendizagem, a evolução do comportamento dos participantes face ao ambiente em que serão colocados, são alguns dos aspectos que penso ser pontos fortes deste novo produto.

De destacar que no final de cada semana, em cada tribo reunir-se-á o Conselho Tribal que avaliará o “trabalho” dos famosos, o seu comportamento, atitude, em suma, a sua integração. Esse conselho é o portador das boas e das más notícias. Dele sairá a atribuição de prémios ou penalizações. Uns ou outros estarão sempre relacionados com as actividades e costumes da tribo, tendo presente uma abordagem positiva e cómica.

A TVI promete aos seus telespectadores um produto inovador, num momento em que a concorrência se apresenta pronta com novos formatos, novas equipas, novos conteúdos e novas dinâmicas. Será que o sucesso está garantido ou será que o público vai estranhar a novidade?

Nenhum comentário: