22 de agosto de 2009

Fecho

Amanha o espaço Apostas volta novamente ao Fecho. Hoje oferecemos uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias. E já agora à 00:05 não perca o Para lá das 24.

Os partidos e os debates

O problema de fundo, em relação aos debates televisivos em agendamento para o próximo período eleitoral (e para outros), não é o modelo em causa. O problema de fundo é que um partido (qualquer que seja, sendo que neste caso se trata do partido do Governo) tente impor um modelo, que os jornais noticiem tranquilamente que um partido impôs um modelo e que a televisão venha aceitar esse modelo.

Voltemos ao básico, por favor. O compromisso de um órgão de comunicação social é para com o público, não para com os partidos políticos. No que diz respeito aos partidos, a única coisa que obriga os órgãos de comunicação social é a lei sobre direitos de antena. De resto, a existência ou não de debates deve ser decidida em função do interesse dos leitores, dos ouvintes e dos espectadores, não do interesse dos partidos.

Esse é o problema de fundo - e é objectivo. O problema de superfície é outro - e é subjectivo. Há quatro anos, não era preciso que o PSD debatesse com os restantes partidos da oposição, pois não se tratava de forças potencialmente em confronto. Este ano, o PSD parece discutir o resultado - e, portanto, devia poder debater com os chamados "partidos pequenos", não só com o PS. E não porque o PSD quer: apenas porque a única ferramenta que as televisões têm para avaliar os desejos do seu público (as sondagens, no caso as políticas) dizem que essa é uma das comparações que esse público, enquanto eleitor, precisa de fazer.

Última hora - E os júris de Ídolos são..

Laurent Filipe (Música de Jazz. Participou nos espectáculos de Mariza e Rui Veloso)


Pedro Boucherie Mendes (Responsável pelos canais temáticos da SIC)



Manuel Moura dos Santos



Roberto Medina (responsável pelo Rock in Rio Lisboa)



Audimetria - 21/08/2009


O dia de ontem foi novamente ganho pela TVI. A RTP1 manteve o segundo lugar e a SIC o terceiro. Algo se passa em Carnaxide no day-time. Se à noite podemos ver que até Caminho das Índias consegue 27% de share, durante o dia e a tarde o SIC ao Vivo não está a dar resultado. Obviamente que o Não há Crise não fica atrás. Ontem obteve 13,5% de share.
O Preço Certo ganhou a Morangos com Açúcar. O concurso de Fernando Mendes alcançou 7% de rat e 32,1% de share, e a série da TVI 6,9% de rat e 32,1% de share.
Em termos de noticiários, o Telejornal foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro, seguido do Jornal Nacional. O Jornal da Noite ficou-se pelos 7,7% de rat e 25,3% de share.
No horário nobre, as novelas continuaram a liderar. Mais uma vez destaque para Flor do Mar que superou os 43% de share.
Jogo Duplo ficou à frente de Salve-se quem Puder. Enquanto o programa de Malato obteve 9% de rat e 26% de share, o de Diana Chaves e Marco Horácio conseguiu 8,3% de rat e 23,8% de share.
Depois de Jogo Duplo, a RTP1 desceu para menos de 20% de share com Conta-me como Foi e com o filme Hora de Ponta 3.
De referir ainda que a repetição da série Camilo&Filho foi o programa mais visto da SIC com 8,8% de rat e 27,4% de share.

Revista de Imprensa

Bom dia! A Revista de Imprensa inicia agora uma nova fase. Com uma dinâmica e imagem diferentes, esta rubrica vai prender-lhe a atenção!



E depois de "Uma Canção para Ti"?



O programa de crianças da TVI estreia no dia 20 de Setembro com a dupla Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha. No entanto a estação de Queluz de Baixo já anda a preparar o formato que se seguirá. No "Você na TV!" e nas "Tardes da Júlia" já foi anunciado a existência de um casting para encontrar crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos que saibam cantar, representar, fazer ilusionismo, ginástica.. Segundo a TV Guia, fonte ligada à estação adiantou que, primeiro "falou-se no Factor X, mas agora corre nos corredores da TVI que pode ser uma espécie de Star Search", um programa de origem nort-americana. A estreia do mesmo só deverá ocorrer em Janeiro de 2010.


Daniel Nascimento à espera


Depois de Fátima, o ex-tertuliano das manhãs da SIC, tem estado parado no que toca à área televisiva. Na Notícias TV desta semana, Daniel Nascimento demonstra a vontade de voltar a trabalhar com Fátima Lopes: "Terei todo o gosto em trabalhar com Fátima Lopes. Ela é a minha mestra, mas claro que ambiciono outras coisas. O meu director sabe disso e está atento. Mudar de canal? O tempo é que sabe".



Francisco Menezes de volta


Depois de quatro anos afastado do ecrã, Francisco Menezes volta à televisão com um programa na SIC Radical. Este terá o nome de "SM Radical" e segundo o humorista "é um programa de sketches de 25 minutos cada". Neste momento já estão gravadas 8 emissões. "Em cada programa está alguém a fazer os sketches comigo. No primeiro vai ser o Nilton" confessou à Notícias TV. Entretanto Francisco Menezes irá inaugurar o Parque Mayer com um espectáculo que contará com muita sátira política e social e música pop.




Iva Domingues pousa para a GQ



A apresentadora de "Notícias das Estrelas" do TVI 24, posou pela primeira vez para uma revista masculina. A GQ de Setembro conta assim com o lado mais sensual de Iva Domingues de 32 anos, que acabou por confessar à imprensa que estava contente com o resultado.


Judite de Sousa lança livro



A apresentadora de "Granda Entrevista"irá lançar o seu segundo livro no dia 2 de Setembro. A polémica está à vista uma vez que irá abordar temas como o caso Freeport, a demissão do ministro Manuel Pinho, o atentado terrorista da Al-Qaeda, entre outros. A Vida é um Minuto - O Poder e a Imagem é o nome do livro que conta com o prefácio assinado por Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino com cerca de 150 páginas.


Lenka é actriz



Uma das assistentes de "O Preço Certo" irá fazer uma participação especial na série "Um Lugar para Viver". Esse episódio já foi gravado e Lenka confessa o seguinte: "Estou muito contente porque tive a oportunidade de fazer uma participação especial no sexto episódio de "Um Lugar para Viver". O que me deixou mais contente neste projecto, para além da experiência de representar, foi o facto de me darem a oportunidade de representar quase o papel da minha vida. Vou fazer de uma mulher checa a viver em Portugal".


VIP Manicure em DVD



As peripécias de Denise de Magalhães e Delfina Caroço, as duas manicures de serviço da série da SIC, já estão em dvd. Com chegada prevista para 24 de Agosto, o preço previsto é de 14 euros e 99 cêntimos.




"Sofri bastante" - Por Manuela Moura Guedes a propósito da operação aos rins.


Fontes: TV Guia, TV Mais, Notícias TV

Notícias - Começou corrida ao sonho


"Cerca de duas mil pessoas", segundo a SIC, acorreram ontem à pré-selecção de concorrentes ao "Ídolos", no Porto. Alguns passaram a noite ao relento. Quase todos dizem que estão ali para perseguir um sonho.

Ainda o sol não brilhava e uma enorme fila de sonhadores se alinhava pela margem do Douro, no Edifício da Alfândega. Nesta fase, que hoje termina, definem-se os candidatos aos 'castings' propriamente ditos, através de uma pré- -selecção realizada pela produtora, a Fremantle Media. No total destes dois dias, são "esperadas seis mil pessoas", diz fonte oficial.

Esta é a edição mais procurada de sempre do "Ídolos". A primeira contou com 5600 inscrições; 7 mil tentaram a sua sorte na segunda e, afirma a SIC, "cerca de 15 mil inscrições" foram registadas no regresso do concurso à televisão.

Silvana Pereira, de 23 anos, era uma das muitas pessoas vindas de Coimbra. Chegou às 7 horas, mas mantinha a sua figura impecável e equilibrada em negros saltos altos debaixo de um sol capaz de derreter qualquer maquilhagem. Interrompeu os estudos de um mestrado em Análises Clínicas para revelar os seus dotes vocais. "Sempre cantei e gosto muito de cantar fado", conta.

Entre a multidão, o sotaque brasileiro de Jonathan Oliveira destoava das cantorias de amigos acabadinhos de fazer. Este auxiliar de serviço numa fábrica de cerâmica chegou a Barcelos há quatro anos. "Já tive várias bandas no Brasil e esta é a primeira vez que participo num evento destes", conta. Agarrado à guitarra, diz que "se não passar é porque não tinha de ser. Nada é por acaso".

Deve ter sido por essa ordem de ideias que Liliana Pereira, de 21 anos, conheceu Aurelie Voirol, de 19, no comboio que veio de Braga. Em comum tinham a estação de saída e o sonho de cantar. Liliana ostentava uma redonda barriga de sete meses, mas nem procurou a organização para ter prioridade da fila, nem foi abordada com a civil oferta. "Não faz mal", sorriu, amparada pela companheira de viagem.

Para fintar o calor e a demora, muitos dos candidatos a cantores juntavam-se à volta de uma guitarra e uma canção para treinar as vozes. Não se avistaram figuras excêntricas ou bizarras, à semelhança do que nos habituou a versão americana do formato, que já prepara a sua 9.ª temporada. Apenas as passagens rápidas dos apresentadores do programa, João Manzarra e Cláudia Vieira, servia de bálsamo para quem nunca os havia visto tão próximos.

Só alguns acabarão por partilhar os estúdio dos "Ídolos". O júri desta que é a terceira edição em Portugal é revelado hoje, sendo que somente o nome de Moura dos Santos está confirmado. Amanhã e depois, será o júri oficial do programa que avaliará os candidatos pré-seleccionados e decidirá sobre a sua continuidade do programa.

Fonte: Jornal de Notícias