1 de fevereiro de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “A vida secreta de uma teenager americana”, em exibição no canal SET!

Amy (Shailene Woodley) é uma jovem adolescente certinha e comportada, até ao dia em que, após uma noite de amor fugaz, descobre que… está grávida de Ricky (Daren Kagasoff). À medida que tenta lidar com a situação, a série leva-nos para os mundos cruéis dos adolescentes e adultos, enquanto Amy tenta equilibrar-se no meio. Paralelamente, outros problemas vão surgindo nas pessoas que rodeiam a jovem adolescente, como o sexo, os namoricos, as famílias, os amigos, os compromissos, as decisões…

A série tem sido extremamente bem recebida pelos telespectadores de todo o mundo, e já se encontra na sua 4ª temporada. Espelhando um pouco de todos nós, miúdos e graúdos, é claramente uma série a não perder!

Falar Televisão




Maternidade inglória


Foi no passado domingo que chegou à RTP uma das melhores séries nacionais que a televisão portuguesa já transmitiu. Com um elenco de luxo, face às disponibilidades, Maternidade foi, arriscaria a dizer, vítima do futebol da SIC. Depois de mais de seis meses de espera para chegar aos ecrãs, a produção da televisão pública teve uma estreia inglória. Menos de 20% de quota de mercado foi de facto, uma injustiça.


Todo o elenco e produção envolvida merecia muito mais. De facto, a história está muito bem conseguida e não cai no erro de se desenrolar apenas no dia-a-dia de uma maternidade. Antes pelo contrário. O objectivo passa mesmo por salvar a unidade de obstetrícia do Hospital Tejo de fechar. E, para isso, muito contribuirá o trabalho de todos os profissionais envolvidos.

Destaco, como não podia deixar de ser, a grandiosa Lúcia Moniz. Com uma personagem totalmente apaixonante, a actriz está fantástica. Grande interpretação, grande desempenho. Fiquei completamente rendido. Não só à médica Madalena, como a todo o restante elenco e a Maternidade em si. Tive pena que fosse um episódio tão curto, mas no próximo domingo, lá estarei eu atento ao ecrã da RTP, pronto para o segundo episódio desta tão bem conseguida série!


“Sedução” terminará mais cedo!

seducaocartaz

Depois de a Notícias TV garantir que as gravações de Anjo Meu foram antecipadas três semanas devido ao insucesso da história de Rui Vilhena, a edição desta semana da TV 7 Dias conta mais pormenores desta situação.


Segundo esta publicação, já foram criadas duas equipas de produção em estúdio para que o final de Sedução seja gravado o mais rapidamente possível. Assim, e ao contrário do que é habitual nas telenovelas de Queluz de Baixo, esta não será aumentada, devendo conter apenas 150 episódios.


O seu desfecho está, assim, previsto para Maio, altura em que, recorde-se, muitos dos actores em causa terminarão o seu contrato com a TVI.


Quiosque: TV 7 Dias

Reality-show de Fátima Lopes chega em Abril!

fatimalopes3

Depois de em entrevistas recentes a apresentadora mostrar vontade de conduzir um reality-show, a edição da revista TV 7 Dias desta semana garante que já há data de estreia.

“A seguir a Uma Canção para Ti vai haver outro reality-show para a Fátima, porque a Administração sabe que ela quer um programa em prime time”, revelou fonte de Queluz de Baixo à referida publicação.


Apesar de tudo, ao que tudo indica, não será a segunda temporada de Secret Story, mas sim um outro formato. Possivelmente, Mulheres Ricas será o escolhido, até porque segundo a TV Guia da semana passada a TVI está já a negociar a versão portuguesa deste programa.

Parece que está encontrada a arma com que Queluz de Baixo combaterá a estreia da versão portuguesa de The Biggest Loser, que a SIC prepara a todo o gás. Resta saber quem ganhará o “duelo”: Fátima ou Júlia? Elas que já se defrontaram à tarde, que chegaram a trabalhar no mesmo canal e que estão agora novamente em estações diferentes!


Quiosque: TV 7 Dias

Teresa Guilherme está em negociações com a TVI!

teresa_guilherme2_thumb_medium313_247

É a favorita para ocupar o lugar deixado vago por Júlia Pinheiro, que é como quem diz, apresentar a próxima edição de Secret Story. E parece que a TVI irá fazer a vontade aos portugueses.


É em entrevista à edição desta semana da revista TV 7 Dias que Teresa Guilherme confirma vontade em regressar aos ecrãs: “Gostava de voltar para apresentar um programa, quem sabe a Casa dos Segredos”, começa por dizer, acrescentando ainda que “Outubro (data de estreia prevista da segunda temporada do reality-show) ainda é longe”.


Apesar de tudo, a eterna senhora televisão garante que não é por Júlia Pinheiro ter deixado a televisão de Queluz de Baixo que o seu regresso será apressado: “Não tem nada a ver. A prova é que ela já saiu e eu ainda não entrei, mas já tive uma reunião com a TVI, em que me disseram que, se já tinha esperado tanto, poderia esperar mais um bocadinho. Gostei de reunir com o Bernardo Bairrão, o Bruno Santos e a Helena Forjaz. Uma coisa é certa: vai haver um programa, mas não sei se é para mim”, concluiu.


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Leonor Poeiras tem “saudades” de Júlia Pinheiro!

casadossegredosapresentadores


Foi uma das grandes impulsionadoras da carreira da cara de Agora é que Conta, mas mudou-se recentemente para a concorrência. Um mês depois de se ter despedido da amiga, Leonor Poeiras confessa sentir saudades dela.

“Tenho saudades dela, de a ver nos corredores. Mantenho contacto com ela, até podia ir para o Japão que não deixava de estar no meu coração. Hei-de continuar a pedir-lhe conselhos. A nossa relação não tem de mudar”, começa por dizer a apresentadora à edição desta semana da TV 7 Dias.


Apesar de tudo Leonor Poeiras está satisfeita na televisão de Queluz de Baixo e a prova disso é a alegria que sente com o seu novo desafio: “Este novo desafio está a correr-me muito bem, mas era um formato que já existia. Quando vim para cá, fizemos algumas alterações para o jogo ficar mais à minha medida e ainda fiquei mais contente por isso”, explicou, acrescentando ainda que não foi afectada pela “pesada herança” de Fátima Lopes: “Com todas as mudanças, não sabia ao certo que projectos tinha a TVI para mim, em 2011. Soube-o ainda fazia a Casa dos Segredos. O maior desafio foi a nível das audiências, pois os números não eram os esperados, mas substituir a anterior apresentadora não foi nada que me apoquentasse, até porque trabalho para um público para o qual já tinha trabalhado. De facto, era um formato com o cunho da Fátima Lopes e isso para mim era importante mudar, pois somos diferentes – foi adaptar mais ao meu estilo, descontraidamente, sempre a sorrir, aos saltos”


A terminar, Leonor Poeiras confessou adorar desafios, ao invés de rotinas: “Não gosto de rotinas, prefiro que haja desafios. Por exemplo, se me convidassem para fazer o Fear Factor, na Argentina, ia a correr e a saltar. A única situação anómala foi quando regressei ao Diário da Manhã, em 2004, como pivot e não como jornalista: não gostei. Ao fim do ano disse ao José Eduardo Moniz que aquilo não era para mim e ele tirou-me do ar”.


Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 01/02/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! de Fevereiro!




Diana Chaves


A viver actualmente uma das melhores fases da sua carreira, a actriz poderá estar em vias de se separar de César Peixoto, com quem mantém uma relação amorosa há já vários anos.

Segundo a edição desta semana da revista Vidas, o mal-estar faz agora parte da vida do casalinho, que a cada dia que passa está mais distante. Tudo porque Laços de Sangue retira muito tempo a Diana Chaves, precisamente numa das piores fases da carreira do futebolista do Benfica.

Conseguirá o amor de ambos superar tudo isto?


Sofia Ribeiro


Um mês depois de Rúben Rua a ter pedido em casamento, a actriz ainda não consegue conter a emoção quando questionada sobre esta atitude do companheiro.

"É verdade que me vou casar. Estou a viver um conto de fadas e uma fase muito feliz", começa por dizer Sofia Ribeiro ao Correio da Manhã, acrescentando ainda que Rúben Rua lhe fez um pedido “especial”.

Segundo o referido jornal, o enlace deverá ocorrer ainda este ano.


Quiosque: Vidas, Correio da Manhã

Fátima Lopes pondera reality-show


A apresentar A Tarde é Sua há cerca de um mês, e na TVI há mais de meio ano, Fátima Lopes revelou estar bastante feliz com a decisão que tomou: "Estou certíssima que fiz a escolha correcta. Estou muito feliz aqui e sinto-me completamente ambientada, esta já é a minha casa".

As diferenças entre as apostas da estação de Queluz de Baixo e de Carnaxide são óbvias, na medida que no canal da Media Capital a apresentadora pode experimentar diferentes registos. "Nesta curta experiência que tenho na TVI já fiz coisas muito diferentes daquelas que fiz nos últimos anos. Já passei por uma série de coisas novas e esse é o cerne da questão. É eu sentir que tenho de aprender. Há muito tempo que não estava tão feliz por fazer um projecto", explicou. Perante esta realidade, Fátima Lopes afirmou ainda à revista VIP que "na SIC surgiam poucas oportunidades de experimentar outros registos e sentia que não conseguia evoluir".


Em relação à saída de uma das impulsionadoras da sua contratação na TVI, Julia Pinheiro, a antiga rainha das manhãs explica que a colega tomou a decisão que considerava mais adequada: "É uma opção dela e uma pessoa tem que respeitar. É uma grande profissional, portanto, com certeza saberá as razões pelas quais mudou. Tal como eu e todas as outras pessoas, tem direito a experimentar outros projectos".

Por fim, Fátima Lopes falou ainda da possibilidade de apresentar um reality-show na estação de Queluz de Baixo, coisa que sempre criticou. Afinal, ao lado de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, a apresentadora é uma forte candidata a conduzir um novo concurso da TVI. "Percebi que é possível fazer qualquer formato com dignidade, com classe e com profissionalismo, tem é de se fazer bem feito e com respeito pelos participantes. Se a TVI entender que precisa de mim para apresentar um reality-show, não há razão para dizer que não", explicou.

Quiosque: VIP

Conceição satisfeita com novos desafios


Foi no domingo que Conceição Lino se estreou no papel de jurada do novo programa da SIC, Portugal Tem Talento. Tal como afirmara noutras ocasiões, este foi um convite que a deixou bastante agrada, por permiti-la analisar o talento existente no nosso país.

Confrontada com a experiência de apresentar o talk-show das tardes da estação de Carnaxide, Conceição Lino confessou à VIP que tem sido uma experiência fantástica, não se arrependendo de ter abandonado a área da informação: "Quando assumo desafios novos é sempre com uma grande entrega e, portanto, fico concentrada naquilo que estou a fazer e recolho muita satisfação pessoal e profissional".

O único aspecto que a profissional da SIC se queixa no meio do seu corrupio diário é mesmo a maquilhagem. "Confesso que não tenho muita paciência para estar a maquilhar-me, porque preciso do tempo para fazer outras coisas; e mesmo sendo um momento de pausa, é sempre uma altura de stress para mim", explicou.

Quiosque: VIP

Revista de Imprensa 01/02/2011



Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Fevereiro!


Sara Prata elogia Pedro Lima

Embora as gravações já tenham chegado ao fim, os dois actores ainda podem ser vistos na pele de um dos casais mais cómicos de Espírito Indomável. E, depois de Pedro Lima ter afirmado publicamente o gosto em ter trabalhado com Sara Prata, é a vez de a actriz retribuir os elogios.


“Foi maravilhoso. O Pedro Lima é um grande colega. Deu muito de si ao Tristão. Muitas expressões que foram utilizadas por ele eram mesmo dele. Houve uma cumplicidade e um à-vontade para podermos fazer aquilo e sabia que, com o Pedro, tinha toda a liberdade para ser a Susana. Diverti-me muito e ter o Pedro Lima ao meu lado foi muito bom”, começou por revelar Sara Prata à edição desta semana da revista Maria.


Ainda sobre este trabalho, a actriz garantiu que foi aquele que mais “gozo” lhe deu fazer: “A Susana tem sido o projecto televisivo que mais gozo me deu. Tanto que, agora, na recta final, já tenho saudades. Aproveito para dar o meu muito obrigado ao Pedro Lima. Adorei trabalhar com ele. É uma pessoa encantadora, tem uma família linda, é um pai e um marido maravilhoso e uma pessoa cem por cento honesta. Foi mesmo muito, muito bom. Vou ter imensas saudades de toda a equipa, da história e da Susana – nem acredito que me vou despedir dela. Estou numa fase muito feliz da minha vida”.


Sílvia Rizzo em “Sedução”


Afastada dos ecrãs há já algum tempo, a actriz está a preparar o seu regresso. Embora ainda não se saiba se será apenas uma curta participação ou se juntará ao elenco fixo, certo mesmo é que Sílvia Rizzo vai participar na história de Rui Vilhena.

Quem o garante é a edição da revista Mariana, que, apesar de tudo, não explica qual o papel que a actriz interpretará. Será que Sílvia Rizzo irá apenas ser convidada de José Carlos Faria? Ou irá mesmo desempenhar um outro papel? Resta aguardar por novidades.


CITAÇÃO DO DIA:


“A SIC vai crescer em 2011, não temos sobre isso qualquer dúvida, mas para que seja um crescimento sustentado precisamos de encaixar todas as peças do puzzle. Esta( Portugal tem Talento) é apenas a primeira.”


Nuno Santos



Curiosidade do dia:


Tal como em todas as telenovelas que escreve, António Barreira já elegeu os amuletos de Eclipse. É em declarações à Notícias TV desta semana que o argumentista revela que desta vez a escolha recaiu no perfume Fahreneit 32 Christian Dior e num par de chinelos azuis de ganga!


Quiosque: Mariana, Notícias TV, Público, Maria

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do Jornal de Notícias.


Pensar

Judite de Sousa quis chamar alguém que a ajudasse, e a nós, a pensar o país e António Barreto sentou-se na cadeira da "Grande Entrevista". Não trouxe nada de muito de novo, mas valeu a pena.


É que temos, cada vez mais de nós, portugueses, a noção de que vivemos no medo e na incerteza, com receio do presente e temor do futuro. Mas que Barreto o diga, e porque é uma voz de referência, dá-lhe outro peso.


Por isso, foi bom ouvi-lo classificar a recente campanha eleitoral como "intelectualmente medíocre"; dizer que "o poder legislativo tem tido uma absurda passividade em relação à Justiça", que não é justa nem eficiente.


E foi importante que tenha dito que "seria decisivo despartidarizar o debate sobre o Estado Social", ou que, neste país, os poderes se aplicam a nivelar por baixo e são incapazes de distinguir quem trabalha bem de quem trabalha mal, e os bons serviços dos maus serviços.


Entrevistas assim ajudam, de facto, a pensar o país. E isso, é bom serviço público.


Também boa para pensar, embora num outro nível, foi a reportagem de Mafalda Gameiro, "Quem és tu?", no programa "Linha da Frente", da RTP1, centrada no ofício do padre Humberto Gama, um exorcista de 72 anos, no activo desde os 26.

Com excelente imagem de Carlos Oliveira e conseguida edição de António Nunes, a jornalista, sem nunca cair no sensacionalismo, ouviu outras vozes, de áreas distintas do conhecimento, para procurar explicar "o inexplicável".

Foi interessante o cruzamento entre saberes diversos, mas "o inexplicável" continuou por explicar. O problema, ou a ausência dele, é que, como diz o padre Gama, "nunca ninguém viu o demónio nem o há-de ver, como ninguém viu Deus nem O há-de ver". Portanto, é tudo uma questão de crença.


Talvez também uma questão de crença, mas não tão bons para pensar, foram os "30 Minutos", apresentados, na RTP1, por José Rodrigues dos Santos. O programa parece querer meter o Rossio na Betesga e acaba sendo muita parra e pouca uva. Diz-se que se vão mostrar "histórias de vida" e depois, digna do nome, nem uma. Passa-se a correr, muito "à vol d"oiseau", sobre instituições, pessoas, casos; é entretenimento do mais transparente.


A tal ponto que numa recente edição se fechou o programa com uma jovem que canta e faz espectáculos, mesmo sem ter ido aos "Idolos". Fantástico!


O que não se percebe é que o "30 Minutos" seja colado ao telejornal das oito; a menos que a edição a que me refiro, do passado dia 27, seja uma excepção. A não ser assim, é difícil entender a pertinência de tal formato, naquele espaço. Coisas que acontecem...


...Como aquela da RTP1 ter transmitido a "Gala Eusébio". Não que a qualidade futebolística e humana do "King" não mereçam a homenagem. Merecem. Porém valeria a pena perceber-se o "a propósito" da coisa, que devia ter sido preparada e explicada aos telespectadores. Não foi.