29 de agosto de 2010

O Melhor & Pior da Semana



Pior TVI


Em época de Verão, é habitual as estações de televisão repetirem alguns dos seus programas. Se a SIC consegue, na maior parte das vezes obter sucesso, a TVI não se pode orgulhar do mesmo.


Essa situação ficou bem patente com a emissão do Repórter TVI desta semana. A reposição de uma reportagem que até teve um bom resultado quando transmitida pela primeira vez fez apenas 24.1% de share. Um valor que não ajudou à liderança do canal de Queluz de Baixo…

O Melhor & Pior da Semana



Melhor SIC


Caras e Bocas é um belo exemplo de um produto que “custou, mas foi”, ou seja, algum tempo depois, a telenovela tem vindo a conseguir manter-se “em altas”.


Esta semana, por exemplo, a história da Globo ficou por diversas vezes à frente de O Preço Certo e, mesmo contra o jogo do Sporting de Braga e Telejornal, a trama conseguiu superar os 25% de share, mantendo sempre estes valores.


Por outro lado, a SIC nunca conseguiu ter um resultado maior. Ou seja, Caras e Bocas conseguiu a proeza de ajudar a estação a subir um pouco a média diária. Será que, a partir de Setembro a telenovela conseguirá os mesmos resultados?

André Amorim despede-se de "Projecto Moda"


Depois de João Valente, mais um concorrente nortenho diz adeus à versão portuguesa de Project Runway. Após um desafio bastante complicado, em que cada um dos cinco finalistas teve que criar um coordenado a partir de antigas colecções da Modalfa e fazer um pequeno apontamento para um cachorro, André Amorim foi o menos bom, na opinião do júri e diz adeus a Projecto Moda.


De realçar ainda o facto de André Saraiva ter desistido de desistir, ou seja, mantém-se em competição.

Para a semana os quatro designers terão que fazer um vestido para uma mulher grávida, tendo como musa inspiradora a actriz Inês Castel-Branco.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite! Está em linha a segunda edição de O Melhor & Pior da Semana





Pior RTP


Até há bem pouco tempo, a hora de almoço era um dos horários em que mais competitividade havia. E SIC e RTP batiam-se ferozmente pelo primeiro lugar.


Com as fortes produções brasileiras A Armadilha e Poder Paralelo era certo que uma destas estações era sempre líder. Todavia, nesta ultima semana a telenovela da estação pública desceu, e não foi pouco. Num dos dias, Poder Paralelo não conseguiu superar os 20% de share.


Este resultado prejudicou, e muito, a RTP. Será só o efeito “últimas emoções de A Armadilha”?

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista. O de hoje não é um ele, mas sim uma ela. Manuela Moura Guedes está em destaque esta semana!

Esteja
ou não em antena, a jornalista da TVI dá que falar. Esta semana não foi excepção. Manuela Moura Guedes fez a capa d
a TV Guia da última quarta-feira, com um título nada bondoso: "Despedida por 600 mil euros".
Ora, o que a referida publicação noticiou foi a rescisão de contrato que tem vindo a ser tratada com a jornalista, apont
ando um valor na ordem dos quinhentos a um milhão de euros.
Apesar de na notícia, Manuela
Moura Guedes ter sido contactada e ter afirmado que tudo o que a TV Guia tinha apurado não passava de uma mentira, isso não impediu de essa matéria ter ido para as bancas.

Um dia depois, e ao Diário de Notícias, a jornalista da estação de Queluz de Baixo desmentiu tudo o que a revista tinha noticiado e apontou duras críticas à direcção de informação da TVI. Considerou Júlio Magalhães um enternainer, e a contratação de Marcelo Rebelo de Sousa um autêntico "desastre".
No entanto, Moura Guedes não se ficou por aqui. Ciente do trabalho que teve para aumentar a credibilidade da informação da TVI, a jornalista afirmou que o mesmo acabou por ir por água abaixo desde a sua saída. A informação do canal da Media Capital "
não tem credibilidade, é feita de fait-divers", confessou ao DN.


Sobre o seu regresso ao ecrã, a jornalista não coloca de parte a possibilidade de voltar ao trabalho já no próximo mês. "A minha intenção é voltar à TVI em Setembro. A minha intenção é voltar", referiu à TV Guia.

Questiono eu: será que os telespectadores vão voltar a ver Moura Guedes brevemente nos ecrãs da TVI? Não criarão as suas críticas um mau ambiente na equipa de informação de Queluz de Baixo? Júlio Magalhães
não se ressentirá com as mesmas? Estará o público disposto a vê-la novamente no ecrã depois de tanta polémica?

Sobre esta última pergunta, não tenho grandes dúvidas. A resposta é sim. Por algum motivo existem rumores de uma possível contratação da jornalista para a SIC. No entanto, mesmo esta, parece-me um pouco impossível, dada a imagem q
ue a informação de Carnaxide poderá passar a ter. Não tenho certeza sobre o querer de jornalistas como Rodrigo Guedes de Carvalho, Maria João Ruela ou Clara de Sousa verem Manuela Moura Guedes nos ecrãs do seu canal.

Mesmo assim, é curioso constatar que, e tal como comecei este Protagonista, a ainda jornalista da TVI ser falada estando ou não nos ecrãs. Independentemente dos ses ou dos mas, todas as notícias que saem sobre Manuela Moura Guedes apenas a enriquecem enquanto um autêntico íman de audiências.
O jornalismo desta profissional é diferente. Gostos são gostos, e não os discutimos. Uns apreciam o trabalho de Moura Guedes, outros não. Mas o que é certo, é que o mesmo não passa despercebido. Para um jornalista, penso eu, isso só poderá significar um vitória na sua vida.
No caso desta jornalista não tenho dúvidas que esta situação tenha este significado. Não concorda?

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, entra em linha a edição desta semana de O Protagonista.


Resolva-se de uma vez

1. Vale a pena olhar, numa altura em que a Comissão de Análise de Estudos de Mercado ausculta quatro potenciais responsáveis pelo novo sistema "oficial" português de audimetria, a experiência em curso nos EUA. Por esta altura, a TiVo tem já pronta a entrar em acção uma série de novas funcionalidades para o serviço StopWatch, prevendo a medição também daquilo que o seu painel de 2,6 milhões de telespectadores vai ver, com recurso ao televisor, aos mais diversos sites de Internet (Netflix, Amazon Video on Demand ou Youtube). Embora tais faculdades não estejam ainda disseminadas em Portugal, a verdade é que urge incluir na nossa audimetria dados concretos sobre os visionamentos "marginais" de programas e blocos publicitários. Como? Pois são quatro os candidatos - que se atribua a concessão a quem conseguir apresentar uma solução. O iTunes já começou a vender séries e não tarda vai passar a alugá-las também - qualquer proposta que ignore as audiências via web, tanto em directo como via download, é uma proposta que em dois anos estará desactualizada.


2. Já se esperava que Manuela Moura Guedes utilizasse em benefício próprio o declínio dos telejornais da TVI nas audiências. Mas não deixa de ser constrangedor ouvi-la usar o argumento da "credibilidade". Decididamente, o mundo está de pernas para o ar.



3. O que inquieta, no "caso" da pergunta truncada na edição de terça-feira de Quem Quer Ser Milionário, nem é o erro do enunciado: é o facto de, entre apresentador, elementos da produção e os próprios concorrentes, nem um só saber que de forma nenhuma Mark Twain poderia ter morrido em 2010. A isto está entregue a nossa cultura pop.


Emídio Rangel aguarda aprovação de novo canal


Foi no 5 Para a Meia-Noite da última sexta-feira que Emídio Rangel confessou que aguardava a decisão do tribunal sobre o avanço ou não do quinto canal. "A decisão está nos tribunais e estes vão ter que decidir. Acho que a decisão é óbvia. Quem tinha que ganhar o concurso era aquele grupo de profissionais que apresentou um projecto digno", confessou Rangel a Luís Filipe Borges.

Em relação ao risco económico que se pode correr por se lançar um novo canal privado, Emídio Rangel afirmou que "quando o projecto é privado e o dinheiro não é do Estado, cada um corre o risco que quer".

De acrescentar que o canal Telecinco, pelo qual Rangel dá a cara, é liderado por David Borges, Carlos Pinto Coelho, Augusto Bonfinha, João Salvado e Ana Rangel.

Quiosque: Correio da Manhã

Problemas na sondagem de "Os Escolhidos"

Mais uma vez existem problemas com as sondagens neste blog.
Provavelmente devido ao facto de muitas pessoas tentarem votar ao mesmo tempo, a enquete do Polldaddy acabou por bloquear. Há a possibilidade de mais tarde ficar operacional. Os votos que os concorrentes obteram lá, serão contados no final do concurso.

Nenhum dos concorrentes será prejudicado. Nesse sentido, está em linha uma sondagem do Blogger para apurar qual o vencedor de "Os Escolhidos". Caso não consiga participar na sondagem do Polldaddy, tem no Televisão-Opinião outra alternativa.
Uma vez que já não seria a primeira vez que uma sondagem do Blogger bloqueia, aconselhamos a quem não consiga votar em ambas visite o TV Universo e o faça.

Repito: Todos os votos apurados serão contados.

Esta noite..


... descubra qual O Protagonista da semana! Às 21:00.

Episódio Seguinte MCA


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte – MCA de Agosto!


Bruno pede Rita em casamento





Terminado o namoro com Bruno, Rita acaba por revelar, em conversa com Isabel, que o namorado é uma óptima pessoa e que sente a sua falta desde que se separaram.


Algum tempo depois, a jovem encontra o “ex” nas compras. Rita fica com o coração aos saltos mas acaba por ser fria, diz-lhe que ele foi uma desilusão e manda-o embora.

Sem mais esperanças, Bruno vai para casa, onde confessa a sua tristeza à mãe. Almerinda tenta dar ânimo ao filho e este acaba por ter uma ideia para reconquistar a amada.


Mas tarde, o rapaz surpreende Rita ao cantar-lhe uma canção romântica que ele próprio compôs. A rapariga fica encantada e Bruno aproveita para lhe pedir perdão. Emocionados, os dois jovens beijam-se apaixonados.

Entretanto, o rapaz olha fixamente para a amada e pede-a em casamento. Ela aceita. Os dois voltam a beijar-se apaixonadamente, enquanto Bruno pega Rita ao colo.


Zé Milho zanga-se com Isabel


Para testar o namorado, a rapariga disfarça-se para tentar seduzir Zé Milho. O professor afasta-a. Mais tarde, ao ver que a jovem é Isabel, o bailarino fica furioso e discute com a namorada.

Algum tempo depois, fazem as pazes, mas Zé Milho pede à namorada que confie nele.


Curtas:


- André e Rute esclarecem tudo o que se passou e fazem as pazes.


- Depois de ver o interesse manifestado por James quando Margarida se aproxima, Lolita faz uma cena de ciúmes.


Quiosque: Telenovelas, TV Guia, Mariana

Ana Bola disse não à SIC


Depois de o seu contrato de exclusividade com a estação de Carnaxide ter expirado, Ana Bola recebeu um convite da SIC para integrar o elenco de uma novela. Ao Correio da Manhã, a actriz confessou que foi "convidada para fazer uma papel numa novela". No entanto recusou "por já ter outros projectos" e por querer dedicar mais tempo à sua família.

De referir que Ana Bola vai protagonizar uma peça de teatro ao lado de Maria Rueff brevemente.


Quiosque: Correio da Manhã

Nuno Santos consciente de que será complicado destronar TVI



Com a rentrée prestes a chegar, a revista Correio TV desta semana chegou à conversa com o director de programas da SIC de modo a obter um balanço dos últimos tempos.


“Temos vindo progressivamente a crescer”, começou por dizer Nuno Santos, acrescentando de seguida: “a SIC vai fazer 18 anos e a verdade é que levámos 18 anos a chegar aqui. Mas é um óptimo ponto de partida”.


Uma das grandes apostas da estação para os próximos tempos é Laços de Sangue. Sobre esta produção o responsável confessou o porquê da aposta: “Precisávamos de ter no ponto-chave do horário nobre um programa que seja muito competitivo. E acredito que este o é.”


A terminar, Nuno Santos garantiu que está consciente de que será complicado “roubar” a liderança à TVI: “Temos pela frente um concorrente que, neste género em particular, investiu imenso nos últimos dez anos e está implantado. Isso é muito claro. Queremos e vamos crescer, mas olhamos o trabalho deles com o merecido apreço”, concluiu.


Quiosque: Correio TV


Cristina Ferreira em entrevista


A apresentadora de Você na TV! deu, este domingo, uma entrevista ao Correio da Manhã.
De forma directa, Cristina Ferreira respondeu a todas as perguntas que lhe foram colocadas, nomeadamente às que estavam relacionadas com o facto de ter passado a auferir um ordenado superior e de ter sido assediada por outro canal.
Sobre o seu salário, a colega de Manuel Luís Goucha não foi comedida nas palavras: "O português é típico a invejar aquilo que o outro ganha. Mas não inveja o trabalho que ele tem para ganhar esse ordenado. Eu ganho aquilo que é justo para aquilo que eu tenho feito e para aquilo que ainda posso fazer".

Sobre a sua relação com Goucha, Cristina Ferreira confessou que é "muito boa". Acrescentou ainda ao referido jornal o seguinte: "é muito curioso que ao longo destes sete anos não tenhamos nenhuma quízilia. Entendemo-nos perfeitamente e é muito saboroso saber que posso contar com ele todos os dias ao meu lado. O Você na TV! existe porque nós existimos os dois".


A "saloia da Malveira" referiu que outros canais já entraram em contacto consigo: "numa época em que há movimentações em que uns saem, é normal que haja convites dos outros clubes, porque os outros clubes precisam de preencher um espaço que ficou vazio". Apesar de ter sido assediada, Cristina Ferreira foi fiel à casa que a lançou, tal como afirmou ao Correio da Manhã: "Eu tomei a decisão de continuar na casa onde nasci, onde tenho crescido e onde sei que vou poder continuar a crescer".

Quiosque: Correio da Manhã

Informação da SIC com novidades


É já a partir de Setembro que se inicia a nova era da Informação da SIC. Tal como afirma Alcides Vieira ao Correio da Manhã, muitas das novidades estão a ser preparadas para os telespectadores com um único objectivo: "inovar dentro desta área, que tem um grande peso no horário nobre, e apostar forte na reportagem".

Concretamente, o que se passará no início do próximo mês estará relacionado com a estreia de novas rubricas dentro e fora do Jornal da Noite. Histórias com Gente Dentro, um espaço que abordará pessoas anónimas com uma história de vida surpreendente, parece ser uma das principais novidades. O director de Informação da SIC confessou ao referido jornal o seguinte: "vamos ter histórias mito fortes. Primeiro vamos arrancar com uma série de cinco episódios e já estamos a trabalhar numa segunda".

Mas há mais. O novo programa de Sofia Pinto Coelho, que dá a cara por Perdidos e Achados, também irá ser uma das apostas para a grelha de Carnaxide. Ao que tudo indica, o mesmo estará relacionado com a temática da justiça, envolvendo uma grande componente jornalística.

Quanto a Hernâni de Carvalho, apesar de na edição de hoje do CM não se avançar com ele para comentador do Jornal da Noite, quem sabe se não irá fazer algumas participações no noticiário de Carnaxide?

Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana



Melhor RTP


Quinta-feira foi dia de Liga Europa na SIC. Embora o jogo tenha ido para o ar às 18 horas, o certo é que tinha boas hipóteses de complicar as contas de horário nobre.


Todavia, pode dizer-se que isso não aconteceu e muito por culpa do espaço de Judite Sousa. Com uns vistosos 34.9% de share, a Grande Entrevista desta semana ajudou, e muito, a RTP a manter-se em altas.


Palavras para quê? É já certo que, com um bom convidado, o programa sobe, e não é pouco.

O Melhor & Pior da Semana


Pior SIC


Foi no inicio de Agosto que a direcção de programas de Carnaxide decidiu mudar o horário de Salve-se Quem Puder. Há quem diga que esta opção chegou tarde, mas, a avaliar pelos resultados, talvez ainda tenha sido pior.


Nos últimos cinco dias, por exemplo, o concurso de Diana Chaves e Marco Horácio apenas uma ou duas vezes conseguiu ultrapassar a barreira dos 20% de share. Se as coisas não estão bem para os lados da SIC, sem sombra de dúvidas que este programa é um dos “ajudantes” ao actual estado.

O Melhor & Pior da Semana



Bom dia! Seja bem-vindo à primeira edição de O Melhor & Pior da Semana!




Melhor TVI


É mais do que sabido que no Verão o consumo televisivo baixa um pouco. E, como tem sido notório nos últimos tempos, as telenovelas de Queluz de Baixo têm sido uma das “vítimas”.


Todavia, nesta penúltima semana de Agosto, o consumo subiu. E com ele, também os produtos de ficção da TVI. Durante os cinco dias úteis desta semana, Espírito Indomável chegou a ter quase 1 500 000 telespectadores. Embora em alguns momentos os resultados de share tenham sido mais baixos, o certo é que a história de e Rafael ganhou um novo embalo e, assim, a trama voltou a fazer sorrir os responsáveis do canal.