29 de agosto de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, entra em linha a edição desta semana de O Protagonista.


Resolva-se de uma vez

1. Vale a pena olhar, numa altura em que a Comissão de Análise de Estudos de Mercado ausculta quatro potenciais responsáveis pelo novo sistema "oficial" português de audimetria, a experiência em curso nos EUA. Por esta altura, a TiVo tem já pronta a entrar em acção uma série de novas funcionalidades para o serviço StopWatch, prevendo a medição também daquilo que o seu painel de 2,6 milhões de telespectadores vai ver, com recurso ao televisor, aos mais diversos sites de Internet (Netflix, Amazon Video on Demand ou Youtube). Embora tais faculdades não estejam ainda disseminadas em Portugal, a verdade é que urge incluir na nossa audimetria dados concretos sobre os visionamentos "marginais" de programas e blocos publicitários. Como? Pois são quatro os candidatos - que se atribua a concessão a quem conseguir apresentar uma solução. O iTunes já começou a vender séries e não tarda vai passar a alugá-las também - qualquer proposta que ignore as audiências via web, tanto em directo como via download, é uma proposta que em dois anos estará desactualizada.


2. Já se esperava que Manuela Moura Guedes utilizasse em benefício próprio o declínio dos telejornais da TVI nas audiências. Mas não deixa de ser constrangedor ouvi-la usar o argumento da "credibilidade". Decididamente, o mundo está de pernas para o ar.



3. O que inquieta, no "caso" da pergunta truncada na edição de terça-feira de Quem Quer Ser Milionário, nem é o erro do enunciado: é o facto de, entre apresentador, elementos da produção e os próprios concorrentes, nem um só saber que de forma nenhuma Mark Twain poderia ter morrido em 2010. A isto está entregue a nossa cultura pop.


Nenhum comentário: