29 de agosto de 2010

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista. O de hoje não é um ele, mas sim uma ela. Manuela Moura Guedes está em destaque esta semana!

Esteja
ou não em antena, a jornalista da TVI dá que falar. Esta semana não foi excepção. Manuela Moura Guedes fez a capa d
a TV Guia da última quarta-feira, com um título nada bondoso: "Despedida por 600 mil euros".
Ora, o que a referida publicação noticiou foi a rescisão de contrato que tem vindo a ser tratada com a jornalista, apont
ando um valor na ordem dos quinhentos a um milhão de euros.
Apesar de na notícia, Manuela
Moura Guedes ter sido contactada e ter afirmado que tudo o que a TV Guia tinha apurado não passava de uma mentira, isso não impediu de essa matéria ter ido para as bancas.

Um dia depois, e ao Diário de Notícias, a jornalista da estação de Queluz de Baixo desmentiu tudo o que a revista tinha noticiado e apontou duras críticas à direcção de informação da TVI. Considerou Júlio Magalhães um enternainer, e a contratação de Marcelo Rebelo de Sousa um autêntico "desastre".
No entanto, Moura Guedes não se ficou por aqui. Ciente do trabalho que teve para aumentar a credibilidade da informação da TVI, a jornalista afirmou que o mesmo acabou por ir por água abaixo desde a sua saída. A informação do canal da Media Capital "
não tem credibilidade, é feita de fait-divers", confessou ao DN.


Sobre o seu regresso ao ecrã, a jornalista não coloca de parte a possibilidade de voltar ao trabalho já no próximo mês. "A minha intenção é voltar à TVI em Setembro. A minha intenção é voltar", referiu à TV Guia.

Questiono eu: será que os telespectadores vão voltar a ver Moura Guedes brevemente nos ecrãs da TVI? Não criarão as suas críticas um mau ambiente na equipa de informação de Queluz de Baixo? Júlio Magalhães
não se ressentirá com as mesmas? Estará o público disposto a vê-la novamente no ecrã depois de tanta polémica?

Sobre esta última pergunta, não tenho grandes dúvidas. A resposta é sim. Por algum motivo existem rumores de uma possível contratação da jornalista para a SIC. No entanto, mesmo esta, parece-me um pouco impossível, dada a imagem q
ue a informação de Carnaxide poderá passar a ter. Não tenho certeza sobre o querer de jornalistas como Rodrigo Guedes de Carvalho, Maria João Ruela ou Clara de Sousa verem Manuela Moura Guedes nos ecrãs do seu canal.

Mesmo assim, é curioso constatar que, e tal como comecei este Protagonista, a ainda jornalista da TVI ser falada estando ou não nos ecrãs. Independentemente dos ses ou dos mas, todas as notícias que saem sobre Manuela Moura Guedes apenas a enriquecem enquanto um autêntico íman de audiências.
O jornalismo desta profissional é diferente. Gostos são gostos, e não os discutimos. Uns apreciam o trabalho de Moura Guedes, outros não. Mas o que é certo, é que o mesmo não passa despercebido. Para um jornalista, penso eu, isso só poderá significar um vitória na sua vida.
No caso desta jornalista não tenho dúvidas que esta situação tenha este significado. Não concorda?

3 comentários:

R disse...

Ela quer voltar á TV. Mas com todas as suas declarações, ela não tem quaisquer condições para voltar!
Talves se ela não criticasse tanto a sua propria televisão (porque ela ainda lhe pertence) talves pudesse regressar. Para além disso, não existe qualqer harmonia entre ela e a direcção da TVI! O que é pena, porqe a TVI precisa dela, e ela sabe isso.

Anônimo disse...

Eu só tenho a certeza de uma coisa, ela poderia ser polémica e fazer um jornalismo diferente do que estamos habituados mas o seu Jornal de Sexta vencia sempre no horário e na maioria das vezes o resultado era superior a 1 milhão de pessoas.E como nesta altura o que conta são as audiências a TVI deveria estar interessada em recoloca-la no ecrã.

Anônimo disse...

Ela não faz falta nem se encaixa minimamente no jornalismo SIC! Além do mais a SIC tem grandes jornalistas!!!