14 de março de 2011

Frente a Frente

Boa noite! Depois de uma pausa, o "Frente a Frente" está de volta! Esta semana colocamos em duelo dois actores da nova série da SIC, "A Família Mata". A opinião de André Nunes e Maria João Abreu lutam pelo seu voto!






A sua chegada às telenovelas portuguesas deu-se em 2007, com uma personagem que desde o primeiro instante conquistou o público, o hilariante Gil de Ilha dos Amores. Desde aí, nunca mais parou. Fez, com Marta Melro uma excelente dupla em Feitiço de Amor e ainda pode ser visto nos ecrãs da TVI na pele do simpático Amarelo de Mar de Paixão.

Todavia, hoje falo-lhe de André Nunes neste Frente a Frente por ser ele um dos protagonistas da mais recente série da SIC. Em A Família Mata, o actor dá vida ao azarado Paulo.


Desde a primeira vez que o vi nos ecrãs que achei que tinha muitas características mais viradas para o lado do humor. E não me enganei. De facto, cada uma das personagens que já interpretou em televisão tem essa componente e André Nunes nunca desiludiu, muito pelo contrário.


Surge agora a oportunidade de fazer algo que há muito desejava, o próprio o admitiu, e, embora tenha implicado uma mudança de estação televisiva, o actor encarou tudo isto como um desafio e, uma semana depois de acompanhar A Família Mata, as poucas dúvidas que poderia ter desapareceram: André Nunes é, claramente, uma força da natureza que consegue fazer rir só de olhar para a sua cara animada.


Com quase 32 anos de idade, é de estranhar que tenha chegado ao pequeno ecrã tão tarde, mas se avaliarmos o seu curriculum percebemos o porquê desta situação. É que o actor tem já alguma experiência no teatro. Pensando bem, é algo essencial para quem quer vingar nesta profissão e, não tenho dúvidas nenhumas de que é aí que está a diferença entre André Nunes e outros actores da sua geração: o Paulo de A Família Mata pode não ter participado em Morangos com Açúcar, mas tem a importantíssima bagagem do teatro e isso, ninguém lhe tira.

Falando ainda da série que protagoniza actualmente, pode não ter a experiência de José Pedro Gomes ou de Rita Blanco, mas ao lado de um elenco de luxo, André Nunes não se deixa ficar atrás. Será que depois de A Família Mata se seguirá um papel mais voltado para o lado dramático? Tenho a certeza de que se sairia muito bem! Um talento que ainda vai dar muito que falar: André Nunes.



Para mim, é uma das melhores actrizes da actualidade. Em "A Família Mata" dá continuação ao seu excelente trabalho de "Aqui Não Há Quem Viva". Se na série produzida por Teresa Guilherme dava vida a uma mulher que constantemente se gabava da posição do seu marido na administração do condomínio do prédio onde vivia, nesta nova produção da SIC interpreta uma personagem um pouco diferente. Na pele de "Mónica", uma solteirona à espera do homem da sua vida, Maria João Abreu está no seu melhor! Por mais papeis que viva em telenovelas, a meu ver é a comédia que lhe está assente no sangue. O meu Frente a Frente poderia muito bem ficar por aqui, pois é sempre com uma grande gargalhada que reajo quando vejo a actriz na série da SIC. Porém, há mais a dizer sobre esta profissional!
Independentemente do percurso que desenvolveu na TVI, penso que é na estação de Carnaxide que se pode testar neste tipo de projectos. Afinal, é no terceiro canal que existe uma margem de manobra superior para se desenvolver séries de comédia.


Maria João Abreu já tem desde há muito tempo provas dadas do seu talento. Relembro a sua participação em "Médico de Família", no papel de "Lucinda", ou em "Conta-me como Foi", na pele de "Clara". Em ambos foi possível comprovar a sua dedicação, versatilidade e, acima de tudo, evolução. O crescimento é fundamental na carreira de qualquer actor, a forma com que se entrega a uma dada personagem, o apurar do sexto sentido da representação. A vida profissional de Maria João Abreu é um exemplo de tudo isso.
Costuma dizer-se que depois da tempestade vem a bonança, e foi precisamente isso que aconteceu com a ex-mulher de José Raposo. Após o tão badalado divórcio, a actriz renasceu com uma outra postura para a vida, tal como foi possível verificar numa das últimas edições do "Alta Definição". Apesar das diferentes histórias que foram publicadas pela imprensa, a "Mónica" de "A Família Mata" conseguiu ter uma conversa coesa com Daniel Oliveira, e afirmar que mantém uma boa relação com o pai dos seus filhos. Penso que este é um óptimo exemplo para a sociedade, pela coerência e estabilidade que demonstrou.

Num outro plano, e apesar de ainda não ter um contrato de exclusividade com a estação de Carnaxide, seria bastante benéfico para o terceiro canal contar com uma actriz deste calibre. Não tenho ideia se ficar ligada a uma estação de televisão seria um objectivo profissional de Maria João Abreu , porém tenho a dizer que a oferta da SIC é muito diferente da da TVI. Apesar do mérito do canal da Media Capital na ficção, esse papel não é suficiente na vida de um actor, na vida de alguém que se quer desenvolver na representação. Nesse sentido, espero voltar a ver Maria João Abreu noutros projectos do canal de Carnaxide, e de preferência em comédia!

Ela está de parabéns!



Terminado um "Frente a Frente", resta dar por terminado o anterior. Assim, as votações que colocavam em duelo Paulo Pires e Nuno Homem de Sá teve os seguintes resultados:

Falar Televisão


“Foi tão querido!!!”


Quando avisei os meus colegas de que nesta segunda-feira não iria às aulas de manhã muita gente pensou “ele que nunca falta, porque irá faltar”? Não, não estava doente, nem tinha nenhuma consulta médica. O motivo era ainda melhor: Querida Júlia ia estrear na SIC. Chamem-me doido, irresponsável, mas não podia perder a estreia de Júlia Pinheiro nas manhãs de Carnaxide.


Podia até nem ter valido a pena, mas valeu, e muito. Um cenário muito bem conseguido, com tons claros, rubricas interessantes e bastante bem feitas. Um público que, embora tivesse os figurantes que foram incluídos nas promoções ao programa, era composto, e continuará a ser, se a vontade da apresentadora se concretizar, por pessoas que lá queriam estar. Um ideia de louvar que terá que ser bastante trabalhada para ter os resultados esperados. Um must os simpáticos Concha e Afia Lápis, que, ao lado de Ana Marques, deram show.


Quanto ao cenário, está, no meu entender, impecável. Cores claras para um programa matinal, o que acaba por ser positivo, que ajuda a não chocar logo nas primeiras horas do dia. No anunciar dos temas do programa, notou-se uma clara proximidade com aquilo a que Júlia Pinheiro habituou os telespectadores em As Tardes da Júlia, mas que a mim não me chocou particularmente.

Por outro lado, também achei interessante a forma como o programa se iniciou e o excelente genérico que apresenta. Um “mimo”, arrisco-me a dizer.

Mas tudo o que escrevi anteriormente poderia ser esquecido se falasse apenas numa coisa, e o programa não deixava de ser uma excelente ideia muito bem concretizada. Que alegria foi sentir, para quem estava cá em casa, no conforto do sofá, a felicidade e prazer com que Júlia Pinheiro estava a apresentar o Querida Júlia. Confesso que há muito que não a via tão alegre e feliz.

É também disto que se faz televisão e a própria comunicadora havia confessado que o seu objectivo era mesmo tocar e chegar aos portugueses. Terá conseguido? Acredito que sim, mas avizinha-se, por enquanto, uma longa caminhada. Para já, o primeiro teste está ultrapassado.

“Querida Júlia” recruta repórteres de “Você na TV”




Estreou hoje o novo programa das manhãs de Carnaxide. Com uma Júlia Pinheiro melhor do que nunca, Querida Júlia promete acabar com a liderança dos concorrentes directos. E, se pensava que os “estragos” seriam apenas nas audiências, eis que se confirma que alguns profissionais de Queluz de Baixo estão agora em Carnaxide.


Tal como podia ter visto ao longo da emissão de hoje, Filipa Marques, que até aqui marcou sempre presença como repórter do Você na TV estava nesta manhã a fazer o mesmo trabalho mas no substituto de Companhia das Manhãs, o que confirma que Júlia Pinheiro foi buscar à TVI os seus profissionais de eleição.


Para além de Filipa Marques, também Luís Maia, que chegou a integrar a equipa do SIC 10 Horas está de regresso a Carnaxide.

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 14/03/2011


Boa tarde. O Fala-se desta segunda-feira está em linha!


Isabel Figueira

Ao que parece, tudo não passou de um susto. Isabel Figueira já está de regresso a casa depois de na passada quinta-feira ter sido internada no Hospital São Francisco Xavier. Segundo o comunicado enviado às redacções pela agência que representa Isabel, este internamento aconteceu devido a uma "quebra física, fruto de cansaço. O corpo ressente-se e, infelizmente, muitas vezes os sinais não são detectáveis".

Fontes próximas da também actriz, garantem que Isabel Figueira irá permanecer os próximos dias em casa dos pais "para ter mais apoio nesta fase".


Vanessa Oliveira

A apresentadora do Fama Show já não esconde a ninguém a enorme vontade de ser mãe. Prova disso, são as constantes brincadeiras que Nuno Graciano tem feito à apresentadora nas manhãs da SIC, anunciando a hipotética gravidez de Vanessa. À Vidas deste domingo, a apresentadora garante que não sonha com o casamento, mas que a maternidade, essa, não lhe sai da cabeça.

Actualmente, Vanessa mantém a relação com o actor e também apresentador do Curto Circuito, Rui Porto Nunes.


Quiosque: Vidas

“Uma Canção Para Ti” vence “Portugal Tem Talento”


E, ao fim de quatro semanas, o talent-show da TVI levou a melhor sobre o da SIC.

Com uma audiência média de 12% e uma quota de mercado de 34.7%, Uma Canção Para Ti conseguiu cativar mais telespectadores do que Portugal tem Talento, que se ficou pelos 11.2% de rating e 31.3% de share.


Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira deverão estar, neste momento, bastante contentes, uma vez que, finalmente, conseguiram chegar às audiências de outras edições.

Terá sido a presença de grande parte do elenco de Morangos com Açúcar a provocar este aumento?

Revista de Imprensa 14/03/2011



Segunda-feira, 14 de Março. A Revista de Imprensa de hoje!


Dia de estreias no day-time da SIC



É quase que uma tradição por parte da SIC. Esta segunda-feira marca mais um dia onde múltiplas estreias e novidades surgem na grelha da estação de Carnaxide, sendo o day-time o horário que irá sofrer as maiores modificações ao longo deste dia 14 de Março.

Querida Júlia é a estreia de peso. A partir de hoje, Júlia Pinheiro entra na luta pela liderança das manhãs televisivas e à sua espera tem dois adversários competitivos, Você na TV e Praça da Alegria, que ganham ainda mais protagonismo quando falamos de um horário bastante disputado entre TVI e RTP1.

À tarde, será a vez de Conceição Lino iniciar a segunda temporada do Boa Tarde. Depois de duas semanas em que o programa foi para o ar em diferido e apresentado por Ana Marques, Conceição promete trazer bastantes novidades. Nova imagem, novo cenário e modificações profundas nos conteúdos do programa são as principais novidades que pretendem fazer esquecer uma primeira temporada que foi negra no que toca a resultados.

De lembrar também que este dia 14 de Março marca o fim da ligação de largos anos entre a SIC e a produtora de Manolo Bello. A partir de hoje, os dois programas de day-time ficarão a cargo da produtora Endemol.


Ana Brito e Cunha quer continuar de fora da TV


Ficou famosa há mais de 10 anos quando interpretou a mítica Celeste na série infantil O Jardim da Celeste. Desde aí, Ana Brito e Cunha participou nos mais diversos projectos dentro do pequeno ecrã. Mas agora, dois anos depois da sua última aparição na novela Rebelde Way (SIC), a actriz garante que a televisão não é, de todo, uma prioridade para si.

“Estou mais focada no teatro e faço a minha formação todos os anos em Espanha. Gostava de me direccionar mais para o cinema e teatro. Sou nova, tenho muito para aprender e quero experimentar novos caminhos”, explica a actriz.

Apesar de ter chegado mesmo a ser indicada como possível apresentadora da versão portuguesa de The Biggest Loser, Ana Brito e Cunha é peremptória ao afirmar que não ambiciona voltar a fazer televisão no curto prazo: “A TV é mágica, é rápida, é algo divertido de fazer, mas já fiz bastante e ocupa-me muito tempo. Tenho orgulho no que fiz em televisão e agradeço isso, mas não quero procurar outras coisas”, remata.

 
CITAÇÃO DO DIA
"Nunca tive um conflito editorial nem fui condicionada na RTP"
Sandra Felgueiras


NÚMERO DO DIA

20 000 000 
Foi este o dinheiro, em euros, investido pela TVI para garantir os direitos de transmissão de um jogo por jornada da Liga ZON-Sagres nas épocas de 2010/11 e 2011/12. Investimento que dá que pensar, quando confrontado com os fracos desempenhos audimétricos de alguns dos jogos transmitidos em exclusivo pelo canal de Queluz de Baixo.


Quiosque: Notícias TV, Correio da Manhã

Maria e André despedem-se de “Uma Canção Para Ti”


Terminou há instantes mais uma gala do talent-show da TVI. Depois de três jovens terem dito adeus à competição na semana passada, mais dois acabaram por ficar pelo caminho.


E os mais votados foram. Em primeiro lugar ficou Daniel Soares, com 14,4% dos votos. Seguiu-se Beatriz Felício, que obteve 13,3% das chamadas dos portugueses. O terceiro lugar do pódio foi para Carolina Louro, com 11,8%. Tomás Rebelo foi o quarto mais votado, alcançando 11,1%. Com a mesma votação ficou Salomé Silveira. Já o sexto escolhido do público foi Matheus Paraízo, que obteve 9,9% dos votos.


Bárbara Bandeira, Maria Maciel e André Leitão ficaram, assim, à mercê da decisão do grupo de jurados. Vitór Fonseca deu o se voto à filha de Rui Bandeira, bem como Sofia Ribeiro. Já Rita Pereira votou em André Leitão. Por seu turno Luís Jardim escolheu Bárbara Bandeira, oferecendo-lhe, assim, o lugar na semi-final de Uma Canção para Ti.




Gonçalo e Sofia e Ivo na final de “Portugal tem Talento”


Mais uma gala de Portugal Tem Talento chegou ao fim e dois novos finalistas foram apurados. Depois de Filipe Santos ter conquistado os portugueses, a dupla de ginastas Gonçalo e Sofia alcançaram a primeira posição nesta segunda semi-final.

Mas faltou eleger mais um finalista. E os dois mais votados foram Ivo Soares e o grupo de dança All About Dance. O grupo de jurados teve novamente a decisão final e a escolha não foi fácil.

Conceição Lino deu o seu voto ao cantor gago, bem como Gonçalo Pais e José Diogo Quintela, o que faz com que o jovem seja o quarto finalista do talent-show da SIC.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Oportunidade perdida


Cada vez tenho mais reservas quanto ao sucesso que a televisão digital terrestre (TDT) pode ter em Portugal. Segundo a Anacom, em Setembro de 2010 havia quatro milhões de alojamentos cablados em Portugal e 2,7 milhões de subscritores de televisão por assinatura. Ou seja, temos hoje uma indústria temática forte, quer através dos operadores de cabo, com a Zon a liderar de forma indiscutível, quer através dos operadores de IPTV, com a Meo a ser responsável pela animação do sector. Com o concurso de atribuição de canais para a TDT completamente bloqueado, a única coisa que se sabe é que, para já, quem tiver TDT, tendo para isso de suportar os custos da aquisição das boxes ou novos televisores, terá disponíveis os mesmos quatro canais de sempre. Temos assim que a TDT jamais poderá ser uma alternativa à televisão por subscrição. Quem hoje tem disponíveis mais de cem canais, entre ofertas nacionais e internacionais de informação, música, infantis, desporto, documentários, etc., naturalmente já não prescinde deles. Num País em que o peso dos temáticos (Cabo e IPTV) representa para já um quinto do mercado de audiências e, a muito breve trecho, um quarto de todo o consumo de TV, é fácil perceber como a TDT não é um negócio apetecível para quem nele podia investir. A menos de um ano do desligamento do sinal analógico, imposto pela Comissão Europeia aos países do Velho Continente, o Governo português aplica-se agora em acções de promoção à nova tecnologia. É tarde. E é ineficaz. Porque o anúncio se dirige apenas a quem continua a ver televisão pelas velhas antenas do prédio, recepcionando, com mais ou menos chuva, a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI.