23 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Pedala, Rita, pedala

É cedo ainda para perceber a dimensão das alterações operadas na programação diurna da SIC (quanto aos Gato Fedorento, estamos conversados, já tudo se disse sobre o sucesso de Esmiúça os Sufrágios), mas a primeira semana de Companhia das Manhãs e Vida Nova, apesar de não permitir grandes comemorações, não é a hecatombe que alguns, pouco avisados e desconhecedores da realidade que gravita em redor de um simples programa, têm feito fazer crer.

O caso mais difícil é, para já, o programa da manhã, apresentado por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes. E percebe-se porquê. À mesma hora, a SIC conta com Goucha e Cristina Ferreira, na TVI, a liderar e com Jorge Gabriel e Sónia Araújo na RTP. Ou seja, é neste horário que a competitividade entre os três operadores é maior. Acresce que Rita e Francisco partem em larga desvantagem. Enquanto a Praça da Alegria parte com mais de 35% de quota de mercado que lhe foi deixada por Bom dia Portugal, enquanto Você na TV! recebe de herança 20% de share por parte de Diário da Manhã, o novo programa da SIC arranca com 11 ou 12%. Na terça-feira passada, por exemplo, começou com 8% de share, que lhe foram deixados pelo simultâneo informativo com a SIC Notícias. Ou seja, os 20% de média que Rita Ferro Rodrigues arrancou na primeira semana, ainda assim muito acima do último mês de SIC ao Vivo, é o resultado de muito pedalar ao longo da emissão. Mas esta não é uma corrida de curta distância. É uma longa maratona. E a SIC sabe disso. Quem escreve sobre TV também deveria saber...

"Alta Definição" com Rita Pereira


Sábado, às 14:00, na SIC!

Audimetria - 22/09/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI, que obteve 30,1% de share. A RTP1 conseguiu 24,4% e a SIC ficou-se pelos 21,3%.
Apesar dos resultados, o programa mais visto pertenceu mesmo à estação de Carnaxide. O "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios" chegou aos 15,3% de rating e 37,4% de share. Venceu por isso o seu principal concorrente, ou seja Morangos com Açúcar, que ontem desceu para 12,3% de rating e 30,4% de share.
Quanto à informação, o Telejornal foi o noticiário mais visto. Seguiu-se o Jornal Nacional e o Jornal da Noite, que mais uma vez igualaram a audiência média: 9,8%. Apesar disso, ficaram separados no share. Enquanto o primeiro obteve 28,7%, o segundo ficou-se pelos 27,3%.
No horário a partir das 21:00, é importante referir o baixo resultado de Salve-se quem Puder - 8,2% de rating e 21,8% de share -, que mesmo assim foi superior (por pouco) ao de Jogo Duplo - 8,1% de rating e 21,7% de share.
Quanto a 30 Minutos continua a ser uma aposta ganha da RTP1, tal como podemos ver no quadro disponibilizado pela Mediamonitor. As novelas Sentimentos e Flor do Mar, apesar de shares altos, não tiveram uma grande audiência. Enquanto a primeiro obteve 10,7% de rating, a segunda ficou-se pelos 7,2% (penso que foi dos piores resultados que registou).
Por fim, no acesso ao prime-time, a série Morangos com Açúcar liderou com 9,9% de rating e 39,2% de share. O Preço Certo não conseguiu mais 6,7% de rating e 27% de share e Nós Por Cá ficou-se pelos 3,9% de rating e 15,4% de share.

Momentos


Boa tarde. Dê as boas vindas ao momento de hoje: "Major Alvega". Lembra-se?


Revista de Imprensa

Bom Dia bem vidos a à terceira revista desta semana.

Já há polémica em "Uma Canção para Ti"

Estalou a polémica no programa “Uma Canção para Ti”, ainda no decorrer da primeira gala. A concorrente Mafalda e o colega Pedro trocaram um beijo na boca. Ao deparar-se com tal acontecimento,a própria apresentadora chegou a “fingir” um desmaio. Na plateia, Judite, a mãe da concorrente, baixou os olhos e, embaraçada pelo protagonismo súbito que as câmaras lhe deram, chorou.

No dia seguinte, recomposta, a mãe de Mafalda desdramatizou o acontecimento: "O beijo foi um momento de euforia que qualquer pessoa pode ter. Uma reacção espontânea. A própria Júlia achou normal", disse ao CM.

Nos estúdios do programa, amigos de Pedro criticaram a postura da progenitora da concorrente, que terá passado um raspanete ao adolescente no intervalo do espectáculo. Ao CM, a mãe de Mafalda negou o sucedido: "Nem sequer conheço o miúdo. Vi-o ontem à noite pela primeira vez. O beijo foi uma demonstração de carinho pela prestação dela."

Em declarações à imprensa, Júlia Pinheiro disse não se ter sentido "nada incomodada". "Estas coisas têm de ser encaradas com naturalidade. Os namoricos começam nesta idade. No nosso tempo éramos, provavelmente, mais inibidos."
Um pequeno acontecimento, mas que se tornou num marco da primeira gala do programa.

Fonte:Correio da Manhã