7 de julho de 2009

Fecho


O Fecho de hoje tem como tema a seguinte notícia retirada do Diário de Notícias:

'TGV', da SIC, ganhou em número de telespectadores. 'Nasci P'ra Cantar', da TVI, levou a melhor no confronto minuto a minuto.

E o vencedor é... TGV (Todos Gostam do Verão), da SIC. Seria este o anúncio de uma qualquer noite de prémios televisivos, caso o novo concurso da estação de Carnaxide e Nasci P'ra Cantar, da TVI, fossem os candidatos das noites de domingo. Na luta das audiências, no total dos dois programas, a dupla Carolina Patrocínio/João Manzarra levou a melhor e foi o segundo formato mais visto do dia. Mas... - há sempre um "mas" - Herman José venceu o duelo taco a taco, que nos é dado pelo share. Isto de acordo com os valores fornecidos pela Marktest.

Mas como é possível TGV ter conquistado mais telespectadores (1,239 milhões) do que Nasci P'ra Cantar (1,206 milhões) e perder na luta directa? É simples, tem a ver com a duração de cada um dos formatos. Enquanto o programa da SIC durou uma hora e dez minutos, o da TVI prolonga-se durante mais de duas horas e meia, ou seja, mais do dobro. Isto faz com que um programa mais curto consiga ter mais telespectadores, em média. Assim, TGV teve 13,1% de audiência e 34,9% de share, enquanto Nasci P'ra Cantar conseguiu 12,7% de audiência e 41,5% de share.

Comparando os dois concursos em períodos de tempo (ver gráfico em baixo), verifica-se que Nasci P'ra Cantar esteve sempre à frente da SIC, excepto num curto período, em que TGV já tinha acabado e estava a ser emitido Não Há Crise!, entre as 23.45 e as 00.00. O melhor momento do concurso apresentado por Herman José ocorreu por volta das 23.15, em que atingiu 51,1% de share. O concurso da SIC teve o seu melhor momento no final, entre as 22.45 e as 23.00, com 38,2%. Já a RTP1, ficou sempre no terceiro lugar, no período em que os dois concursos estiveram no ar, entre as 21.45 e as 23.00. O melhor que conseguiu foi 14,6% de share, às 21.45.

Mas, apesar da luta quase titânica entre os dois concursos, um ao estilo Jogos Sem Fronteiras dentro de um estúdio dos arredores de Madrid, da SIC, e o outro ao estilo Chuva de Estrelas, na TVI, o grande vencedor de domingo foi a série histórica Equador, com 13,4% de audiência. TGV ficou no segundo lugar com 13,1% e Nasci P'ra Cantar em terceiro, com 12,7%.

E quem viu cada um dos programas? Nas classes sociais, TGV teve o seu melhor resultado na classe C2, com 42,2% de share, enquanto o da TVI foi especialmente escolhido pela classe D (baixa), com 48,0%. Já no que toca ao género, há uma grande diferença entre os dois programas: 38,9% de homens preferiram ver TGV, contra 31,6% de mulheres, ao passo que Nasci P'ra Cantar foi visto por mais mulheres (50,2%) do que homens, (31,1%). Olhando para as faixas etárias a diferença também é abissal. O programa apresentado pela dupla de jovens Carolina Patrocínio/João Manzarra foi maioritariamente acompanhado por... crianças e jovens: 64% das crianças entre os 4 e 14 anos escolheram TGV e 54% dos que têm entre 15 e 24 anos também. Já Nasci P'ra Cantar, apresentado pelo veterano Herman José, foi o programa escolhido por 54,5% das pessoas com mais de 64 anos e por 47% dos que têm entre 55 e 64 anos. Dividindo as preferências pelas regiões do País, verifica-se que Nasci P'ra Cantar teve maior share no Sul (48%) e TGV teve o seu melhor resultado no Interior (38,4%). Tanto na Grande Lisboa como no Grande Porto, o concurso de Herman José foi o preferido, mas no Porto e arredores a diferença entre os dois programas foi menor.

Audimetria - 06/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. Com 27,8% de share, a estação de Queluz ficou à frente da SIC, com 24,9%, e da RTP1, com 21,9%.

O programa mais visto da RTP1 foi o Telejornal (9,8% de ratio e 30,8% de share). Mesmo assim, o noticiário da estação pública não foi o que maior audiência teve. O Jornal da Noite conseguiu ficar em primeiro lugar entre as 20:00 e as 21:30 horas, colocando o Jornal Nacional bastante longe - 7,0% de ratio e 22,3% de share.

Deixa que te Leve foi a novela e o programa mais visto do dia - 15,3% de ratio e 35,6% de share, seguida de Sentimentos com 13,6% de ratio a 37,5% de share.

O Especial Informação: Cristiano Ronaldo transmitido na SIC alcançou 4,7% de ratio e 23,3% de share. Apesar de um aumento de audiência entre as 18:00 e as 20:00 horas da estação de Carnaxide, Morangos com Açúcar lideraram, situando-se acima dos 30% de share.

Cenas do Casamento obteve um bom share, 25,5%, assim como Flor do Mar, 40,1%.
A estreia de Jogo Duplo ficou à quem - 7,2% de ratio e 17,3% de share. Apesar disso resultou melhor que Duelo Final. Prós e Contras ficaram-se pelos 16% de share.


Notícias - Coco Chanel na RTP1


Numa altura em que está disponível nas salas de cinema o filme dedicado aos primeiros anos de Coco Chanel, a estação pública põe no ar uma mini-série de origem francesa com dois episódios dedicados à estilista. O primeiro vai para o ar à meia-noite desta terça-feira.

Segundo o realizador Christian Duguay, esta obra retrata uma história de amor e possui argumentos sociais bem fortes sobre as mulheres e sobre as mudanças pelas quais o mundo tem passado.A segunda parte é exibida na quarta-feira.

Fonte: Jornal de Notícias