28 de junho de 2010

Parabéns, Margarida Marante!


A conhecida jornalista da SIC, que tem estado desaparecida dos ecrãs nacionais, completa hoje 51 anos. Apesar de o dia já estar no final, nunca é demais relembrar Margarida Marante. O Televisão-Opinião deseja-lhe as maiores felicidades.

Frente a Frente

Boa noite. Mais uma segunda-feira, mais um duelo, mais um horário nobre no Televisão-Opinião! O Frente a Frente desta semana ocorre entre Diogo Carmona e Rubén Silva!


Diogo Carmona é, para mim, sinónimo de “puto reguila”. Da sua já vasta carreira em televisão, o pequeno talento marcou sempre a diferença por dar vida a verdadeiras “pestinhas”. Foi assim em Floribella, em Olhos nos Olhos ou mais recentemente em Morangos com Açúcar.

Sempre com um sorriso matreiro e um olhar enternecedor, assim é este actor. A prova de que “de pequenino se torce o pepino” e de que o talento não se mede aos palmos.

Ao contrário do que acontece com muitos outros talentos bastante jovens, Diogo parece já ser um veterano. Tudo aparenta sair-lhe espontaneamente, e ao mesmo tempo com um toque só seu, que mais ninguém tem e que, assim, o distingue de todos os outros.

Comecei a apreciar o seu trabalho naquela que foi a sua rampa de lançamento, que é como quem diz, em Floribella. Que alegria era poder vê-lo “dar cabo da cabeça” a Helga ou a Flor, sempre acompanhado pela não menos terrível Rosinha. Foi aqui que, sem dúvida, se deu a conhecer ao grande público.

E, como um talento não pode ser desperdiçado, muitos outros trabalhos se seguiram. Algo que, por vezes não acontece na carreira destas pequenas estrelas, pelo facto de ainda estudarem e ser impossível conciliar tudo.

Talvez por ser um dos mais emblemáticos entre tantos outros actores de palmo e meio, ele é, provavelmente, aquele que tem um maior reconhecimento entre o público. Se alguém questionar o nome de um actor infantil, é quase certo que o primeiro nome a vir-lhe à cabeça é o de Diogo Carmona. Demérito dos seus colegas ou mérito seu? É claro que a resposta é esta última opção, até porque os vários papéis que já fez ficaram marcados na mente dos portugueses, principalmente os das séries juvenis em que participou.

Com tudo isto e, apesar da tenra idade, avizinha-se um futuro promissor e eu, que pouco ou nada percebo disto, arriscaria mesmo a dizer que ele pode ser o Pedro Granger do futuro.

Sou, efectivamente, um fã de Diogo Carmona e acredita muito que será um grande actor, desde que o seu talento não seja mal aproveitado, nem que o deixem muito tempo afastado dos ecrãs. Porque neste pequeno o talento ainda não é proporcional à sua altura!





Pelo nome, é capaz de não conhece-lo. No entanto, se eu referir que ele já fez parte de ilustres produções televisivas, então talvez seja mais fácil relembrá-lo. Mistura Fina, Vasquinho e Companhia, Mini-Malucos do Riso, Aqui Não Há Quem Viva, Chiquititas e Pai à Força, são alguns dos projectos dos quais fez parte.

Rubén Leonardo Silva, é um actor português, que tem provado a máxima de que "de pequenino se torce o pepino". Na minha opinião, penso que são estes pequenos actores, que as grandes estações de televisão devem investir. Sim, é verdade que recrutar sangue novo, leia-se modelos, para as séries direccionadas para os adolescentes pode ter mais resultado ao nível das audiências. No entanto, e em termos de qualidade, esta acaba por ficar mais pobre. Daí defender que os canais devem apostar mais nos jovens cuja idade se compreende entre os oito e os doze anos. Só assim estes conseguirão crescer como actores e, posteriormente, integrar elencos de grandes produções.

Contratar actores sem formação para participar em Morangos com Açúcar deve sair mais barato, e talvez o resultado seja o mesmo à primeira vista. No entanto, e para os mais críticos, as diferenças são notórias. Os erros dos jovens são grandes, as dificuldades na representação ainda maiores. Podemos ver isso na actual temporada de Morangos com Açúcar ou Lua Vermelha. Não quero com isto dizer que, através destas duas séries, os actores não cresçam profissionalmente. No entanto, não será precipitado lançar um jovem de 20 anos às feras, sem qualquer formação, neste tipo de projectos? Obviamente que um actor tem sempre que começar por algum lado. Todavia, começar-se pelo fim, nem sempre é o caminho mais indicado.


Daí defender que o talento dos mais novos deve ser utilizado da melhor maneira pelas generalistas. Formar uma criança, vê-la crescer e, mais tarde, torná-la num conceituado actor. Penso que Rúben Silva é um bom protótipo desta ideia. Quando o vejo em Aqui Não Há Quem Viva, como Nuno Miguel, é engraçado reparar na sua vontade de provocar o riso nos telespectadores e, simultaneamente, na sua inexperiência. No entanto, em Pai à Força, noto já uma certa evolução e maturidade na interpretação deste jovem. É a prova de que a experiência promove o talento e a formação. Gosto bastante deste actor, e desejo que as estações continuem a apostar nele para as próxima produções!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Fernanda Serrano/Sofia Alves:


Fernanda Serrano, por Tiago Henriques - 64%
Sofia Alves, por Diogo Santos - 34%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente da semana.

Um "velho" sempre novo

Carlos Alberto Moniz é uma velha lufada de ar fresco na televisão portuguesa. Tem idade para estar na RTP Memória, mas está na RTP1. Numa época em que a imagem vale tudo, numa época que uma cara laroca é valorizada, numa época em que quase todos os dias manequins e actores saltam para a apresentação, é bom ver um "velho" com a alegria de sempre. Aos 61 anos (faz 62 em Agosto), Carlos Alberto Moniz é daqueles homens que a geração dos 30's cresceu a ver na televisão. Sempre com conversa fácil e um sorriso no rosto.


E ele, como outros daquela fornada, está no pequeno ecrã porque sabe o que faz. Não está pelas pernas, não está pela voz sexy, não está pelos dois palmos de cara. Não, está porque é versátil, está porque é culto, está porque é empático, está porque sabe falar português, está porque tem noção de espectáculo, de ritmo, de entretenimento.


O seu Portugal sem fronteiras, em que partilha o palco com Diamantina (uma das mais honestas surpresas da televisão nos últimos anos), é um programa alegre e divertido, que dispõe bem e que faz companhia. Não é o tipo de programa que me faça saltar da cama às 11 da manhã de sábado, mas é o tipo de programa que não me faz desligar a TV ou mudar de canal se a tenho ligada a essa hora.


Ainda ontem, por exemplo, numa emissão especial sobre o Lisboa Bike Tour, assisti confortável e prazenteiramente a uma emissão dinâmica, sem grandes tempos mortos, com conversa inteligente, proveitosa e livre dos espartilhos técnico-formais de hoje em dia. E quando assim é, a televisão cumpre a sua função.

Entrevista a Rita Ferro Rodrigues

A entrevistada desta semana da Notícias TV foi Rita Ferro Rodrigues. A apresentadora realçou a felicidade que tem sentido nos últimos tempos, pelo facto de Companhia das Manhãs finalmente ter entrado para o jogo das manhãs: "A minha experiência no day time já me dizia que só iríamos começar a ter resultados passados muitos meses. Sabíamos que ia ser difícil. Agora finalmente estamos a entrar no jogo das manhãs. É bom sentir as coisas a animar". A estrela da estação de Carnaxide confessou que os primeiros tempos de dupla com Francisco Menezes não foram nada fáceis: "Eu e o Francisco demorámos imenso tempo a habituarmo-nos um ao outro. É muito difícil. As pessoas nem imaginam como é difícil criar uma dupla. E nós sempre nos demos bem na nossa vida pessoal, mas depois no ar é muito difícil. Haver empatia e respeitar o tempo um do outro só agora começou a acontecer.

Rita Ferro Rodrigues relembrou ainda o extinto Contacto, aquando da pergunta "A procura de conteúdos é o mais difícil de gerir num programa diário?". A sua resposta foi clara e interessante: "Sim. Quando um programa já está a liderar confortavelmente, para o bem ou para o mal, qualquer coisa que se ponha lá funciona. Sei disso pelo Contacto. Quando estávamos a fazer 40% de share podíamos pôr lá qualquer coisa que não funcionava nos outros canais e no nosso programa fazia muito bem. Agora quando estamos a batalhar, que para mim é a fase mais divertida, os conteúdos são fundamentais. E essa selecção dos temas e entrevistados é extenuante".
Por fim, e sobre as audiências, a apresentadora referiu que "se o resultado é bom, desato aos gritos e vou para junto da equipa", mas põe de lado a postura de se sentir derrotada se as audiências forem inferiores às expectativas: "não fico derrotada por ter um resultado mau. É uma gestão racional".

Quiosque: Notícias TV

"Life Unexpected" na FOX Life

Depois de anunciada a estreia de Melrose Place, a FOX Life volta a apostar numa série da The CW. Life Unexpected estreou no ano passado, e centra-se na história de uma rapariga que, uma vez colocada no sistema de adopção, nunca conseguiu encontrar uma família dedicada e preocupada. Ao fazer dezasseis anos, Lux decide pedir a emancipação aos pais biológicos, de modo a poder ir viver com os amigos. No entanto, as coisas não correm como planeado, iniciando-se a partir uma nova fase da sua vida.

A estreia ocorre no dia 11 de Agosto, quarta-feira, pelas 21:25. Vai perder?

Esta noite..


..mais um duelo nas suas noites no Televisão-Opinião! Às 21:00!

Fala-se 28/06/2010


Boa tarde! São 15 horas e está em linha mais um Fala-se!


Rita Ferro Rodrigues


Está desfeito o mistério. Tal como revelara anteriormente, a apresentadora da SIC não escondeu o sexo do seu bebé. Foi na passada semana que Rita Ferro Rodrigues revelou que está à espera de um menino. O bebé, que nascerá em meados de Outubro, é fruto da relação da companheira de Francisco Menezes em Companhia das Manhãs com o assistente de produção Rúben Vieira.


Rodrigo Menezes


Após o término do seu relacionamento com Andreia Sampaio, o actor chegou a ser dado com muito próximo de Rita Pereira. No entanto, parece que a sua nova conquista é outra actriz. Foi na passada semana que a TV Guia o apanhou na praia com Maria Sampaio, ex-"moranguita". Os dois estiveram muito próximos, no entanto, contactados pela referida publicação, não quiseram comentar a notícia.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 28/06/2010

Segunda-feira, dia 28. Bem vindo à Revista de Imprensa do dia!


Fátima Lopes confirmada em Face Model of The Year

A nova aposta da SIC para este Verão já roda. Os castings para Face Model of The Year já decorreram no último fim de semana em Lisboa, partindo agora para a cidade do Porto.
Está também confirmado que as seis emissões do programa produzido pela CBV vão ter a conhecida estilista Fátima Lopes no papel de jurada. A madeirense terá assim a função de descobrir os novos talentos na moda nacional, escolhendo 10 rapazes e 10 raparigas que ao longo do concurso vão sendo submetidos a várias provas até ser escolhido o par vencedor.
Face Model Of The Year estreia na SIC a 1 de Agosto com Vanessa Oliveira e Pedro Guedes na apresentação.


Paulo Rocha galã em Malmequer
Depois de Perfeito Coração na SIC, Paulo Rocha regressa a Queluz. Desta vez o actor vai interpretar Danilo, um homem "conquistador", na próxima aposta da TVI, Malmequer.

"Danilo vai ser muito simpático para o sexo feminino. Ele vai piscar o olho a 80% das mulheres da novela e em especial a uma mulher de nome Flor (São José Correia)", revelou o actor confiante neste novo desafio.

Quanto a sua colaboração com Aguinaldo Silva, que revelou ser admirador do seu trabalho, Paulo Rocha revelou que só irá acontecer para o próximo ano: "A ida só deverá ocorrer lá para Abril. É um convite simpático", afirmou.


CITAÇÃO DO DIA
"Nunca tinha imaginado trabalhar em televisão"
Ana Viriato



CURIOSIDADE DO DIA
O programa À Noite o Mundial na RTP N não vai ter a duração habitual de duas horas até ao fim do Campeonato do Mundo, a 11 de Julho. A permanência deste programa apresentado por Carlos Daniel irá depender assim da continuidade da Selecção Nacional na competição.


Quiosque: TV Guia, Notícias TV, 24 Horas

Inês Carvalho e Colin Vieira abandonam "Achas que Sabes Dançar?"















Terminou mais uma gala do talent-show da SIC. Depois de uma noite em que as actuações foram fortes e em que o júri ajudou a escolher os dez melhores, dois bailarinos tiveram que dizer adeus.


A gala foi longa, com uma actuação só de rapazes, uma só de raparigas, duas de grupo e as de pares. Das 6 duplas, as menos votadas foram: Rita Spider e Colin Vieira, Inês Carvalho e João Lopes e Mariana Paraízo e Tiago Careto.


Depois de terem actuado a solo, o grupo de jurados decidiu que os dois bailarinos que não seguem para o top 10 são:


Inês Carvalho e Colin Vieira


Para a semana a mecânica do programa muda: as duplas passam a ser sorteadas. É de prever que surjam algumas dificulades por parte dos novos pares que irão surgir. Todavia, dado o profissionalismo que é exigido nesta fase do programa, é certo que conseguirão ultrpassar todos os problemas.


Resta aguardar que chegue a próxima gala, onde os bailarinos terão uma autêntica "prova de fogo"!