13 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje tem como fundo uma crónica:

A crítica de televisão vai redespertando. Nem se percebe porque é que adormecera. Supremo meio de comunicação há pelo menos meio século, a TV deu um salto qualitativo brutal nos últimos 15 anos. Entretanto, porém, deixou-se corroer pelo vírus da "realidade" (incluindo reality shows, mas também uma série de mecanismos sucedâneos dispersos pela ficção, pelos talk shows, pelos concursos e mesmo pelos formatos jornalísticos, fóruns de telespectadores incluídos). E, se a imprensa da especialidade há muito se dispensou da obrigação de pensar o fenómeno, preferindo transformar-se ela própria num tentáculo dessa "nova televisão", nem por isso os jornais tradicionais tinham de deixar-se levar na onda.

Parece-me cedo, porém, para começarmos a assentar convenções. E essa de chamarmos aos meses de Verão silly season ("estação tonta"), expressão que apareceu na semana passada um pouco por todo o lado (após o arranque das apostas de Verão dos diferentes canais), é perigosa e enganadora. Perigosa porque, dita com a leveza com que sempre a dizemos, traz desculpabilização. E enganadora porque esta estação é, na verdade, tão tonta como as outras todas, com a diferença de que os programas mais tontos são por esta altura gravados "pelo país". Tanto quanto podemos perceber, na TV portuguesa é sempre Carnaval e ninguém leva nunca a mal. Pois eu acho que devemos continuar a levar a mal o excesso de Carnaval - inclusive durante o Verão.

Autor: Joel Neto

Fechamos por hoje e pelos próximos dias. O Televisão-Opinião vai de férias. E regressa dia 23/24 de Julho. Apesar desta interrupção, ela irá trazer-lhe uma nova imagem. E só por isso merece que regresse connosco. Mesmo assim, vou tentar postar sempre que possível. Até lá!


Audimetria - 12/07/2009


De facto ontem enganei-me. Mas não previa este resultado. E sem dúvida alguma que felicito João Manzarra, de quem muito gosto, e Carolina Patrocínio pela vitória. Não, agora ninguém poderá desculpar-se que o programa não durou o mesmo tempo que Nasci para Cantar, uma vez antes de TGV começar, a reportagem SIC ficou à frente de Herman.
Nem Equador destronou TGV.
Pode ser temporário,e muitos podem não gostar desta verdade: este Verão, a SIC está e vai subir ainda mais. Pode ser sol de pouca dura, mas a TVI está-se a ir abaixo.
O Todos Gostam do Verão agradou tanto ao público que este acabou por ver a reportagem esperando que o programa começasse. Nasci para Cantar começou primeiro, e viu-se um Herman, de quem também gosto muito, nervoso. Eu acompanhei o programa já no final, e o apresentador enganou-se umas quantas vezes. Apesar disso, é algo compreensível.
TGV conseguiu 14% de ratio e 40% de share e Nasci para Cantar ficou-se pelos 10,3% de ratio e 29,7% de share. O penúltimo episódio de Equador obteve 12,4% de ratio e 41,4% de share. A Grande Reportagem SIC conseguiu 10,8% de ratio e 32,3% de share.
A RTP1 não jogou neste campeonato. A estação pública ficou a 0,2% da Cabo. O seu programa mais visto foi as Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa - 9% de ratio e 27% de share.
A RTP2 conseguiu ontem 7% de share no total do dia, tendo o programa Arte&Emoção alcançado 2,8% de ratio e 13,6% de share.
A SIC E TVI no total do dia empataram 26,9% de share.

Mais informações mais logo.

Notícias - RTP prepara segunda série de "Príncipes do nada"


Catarina Furtado parte este domingo para Timor para gravar mais episódios da série documental “Príncipes do nada.

Estreada em 2006, a série descreve o trabalho de voluntários portugueses e das Organizações Não Governamentais (ONG) que integram em vários pontos do Globo.

A RTP ainda não tem data de estreia prevista para os novos episódios cuja produção é assinada pela Até ao Fim do Mundo.

Fonte: Jornal de Notícias