4 de fevereiro de 2011

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Like/Dislike!

LIKE
Maternidade


A estreia de Maternidade surpreendeu. O primeiro episódio desta série foi muito bem conseguido com uma história que, por si só, promete ser inovadora, fresca e diferente. Com uma Lúcia Moniz brilhante no papel de protagonista, e com um restante elenco bastante rico e completo, Maternidade parece querer ir muito além da trivial história do dia-a-dia de um serviço hospitalar. E só por isso merece uma menção honrosa!


DISLIKE
Caso Cascais Shoping - SIC


Foi no passado Domingo que a SIC emitiu uma reportagem que dava conta das más condições de higiene e segurança na zona de restauração do centro comercial Cascais Shoping. E aquilo que parecia ser um trabalho normal de qualquer jornalista, foi dificultado pelos seguranças daquele estabelecimento que impediram que os repórteres da SIC fizessem o seu trabalho e entrevistassem alguns clientes daquele espaço.

Mesmo depois do pedido de desculpas formal feito pela administração daquele centro comercial, é de condenar este tipo de atitudes que tentam abafar e oprimir valores essenciais numa profissão tão nobre como o jornalismo.


Falar Televisão


Terceira opção?

As notícias que têm vindo a público na última semana vêm apenas reforçar a ideia de que, afinal, o sim que Júlia Pinheiro deu à SIC foi precedido por algumas negas de peso. Primeiro foi Cristina Ferreira, e agora sabe-se que também Sónia Araújo, quando sondada pela estação de Carnaxide, preferiu permanecer no lugar onde está, ou seja, nas manhãs da estação pública e em pontuais formatos a solo no horário nobre do canal 1.

Mas será que a contratação de Júlia Pinheiro apenas foi para a frente devido a estas referidas ‘circunstâncias’ e, caso as negas de Cristina e Sónia não tivessem acontecido, Júlia ainda permaneceria à frente das Tardes da Júlia, na TVI? Sinceramente, não acredito.


Júlia Pinheiro é uma das principais, senão a principal, comunicadora portuguesa. O seu currículo no pequeno ecrã fala por si e a sua ligação de afecto para com a SIC reforça, ela mesma, a tamanha proximidade entre Júlia e Carnaxide. Actualmente a preparar a reformulação das moribundas manhãs da estação, Júlia Pinheiro está a fazer as alterações e mudanças profundas mas necessárias que nenhuma Cristina Ferreira ou Sónia Araújo conseguiriam fazer.

Júlia Pinheiro transpira televisão e é uma mais-valia para qualquer sociedade do ramo, nos mais diversos aspectos: apresentação, coordenação, direcção de programas, etc. Júlia é quase que insubstituível, dentro do panorama audiovisual nacional, sendo muito mais completa profissionalmente do que Cristina Ferreira ou Sónia Araújo que, comparadas com ela, não passam de novatas.

Francisco e Joana: casal... mais uma vez!


Será a quarta vez em Anjo Meu, a nova novela da estação de Queluz de Baixo, que Francisco Côrte-Real e Joana Duarte irão protagonizar um casal romântico. Depois de Morangos com Açúcar, Olhos nos Olhos e Meu Amor, os dois actores vão voltar a contracenar juntos. Segundo os próprios, é um factor que os limita por não representarem com outros profissionais e, de certa forma, ser mais difícil explorar uma personagem com outra pessoa que já é comum trabalhar-se. "Nós já chegámos a um ponto em que só temos a ganhar em variar as contracenas. Nós temos muito pouca experiência, muita pouca bagagem para fazermos tantas personagens juntos e depois ficamos limitados em relação ao que podemos transmitir ao publico. Não temos ainda capacidade para isso", explicou a protagonista da terceira temporada de Morangos com Açúcar à Notícias TV desta semana.
"Ajudava-nos, às vezes, não fazer de namorados. Não é de todo uma vantagem, referiu o actor. Apesar desta condicionante os realizadores de Anjo Meu já estão ao corrente da insatisfação dos dois jovens: "Já falámos sobre isso entre nós e com os realizadores. Mas pronto, trabalho é trabalho e vamos esforçar-nos para fazermos algo diferente e que o público ainda não tenha visto. Já mandámos a boca: 'quarta vez?'. É que não foi uma, nem duas, é a quarta vez. Pode ser que não haja uma quinta tão cedo".

Quiosque: Notícias TV

Joaquim de Almeida em “Alta Definição”

joaquim_dalmeida


Depois de Manuela Moura Guedes ter feito os índices de audiência do programa de inicio de tarde da SIC no passado sábado, Daniel Oliveira prepara-se para mais uma entrevista que promete cativar os telespectadores.


É que, esta semana, em Alta Definição, vai estar Joaquim de Almeida, conceituado actor português que há vários anos faz sucesso no estrangeiro, tendo participado já em variadíssimas produções norte-americanas.


Está prometida uma agradável conversa, em que nenhum tema será esquecido. Já sabe, este sábado, após o Primeiro Jornal, Alta Definição, na SIC.

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Rita Pereira entusiasmada com a “Helena” de “Eclipse”!

Depois da doce Mel de Meu Amor a actriz já tem um novo projecto em mãos. Tal como é do conhecimento público, desta vez, Rita Pereira será, finalmente, uma grande vilã. Satisfeita com o desafio, a jovem não consegue esconder o entusiasmo.


Em Eclipse, a actriz dará vida a Helena, filha de Violante, personagem a cargo de Margarida Marinho. “Ela é do mais louco e imprevisível que pode existir. Adoro o papel, há muito tempo que queria ser uma vilã e tanto pedi que me deram uma do piorio”, começa por dizer à edição desta semana da revista TV Mais.


E como em qualquer outro trabalho, também desta vez haverá uma grande mudança no visual. É a própria Rita Pereira quem o confessa à mesma publicação: “O meu visual será todo feito à medida do papel. Vou ter uma imagem muito diferente da habitual”, frisou.


Iremos ver a jovem de cabelos louros? Castanhos mais claros? Lisos? Ondulados? Para saber a resposta a esta questão terá que esperar pelos próximos tempos!


Quiosque: TV Mais

Eduardo Marques participou no Festival da Canção


O concorrente de "Portugal Tem Talento" que protagonizou um dos grandes momentos do programa no último domingo não é um novato nos ecrãs nacionais. Por outras palavras, Eduardo Marques participou no Festival RTP da Canção de 2008, ao lado de Vanessa Silva, curiosamente uma cara bastante emblemática da SIC pelos seus dotes vocais: "Fui casado com a Vanessa e participei com ela no Festival da Canção, em 2008, com a música Do Outro Lado da Vida. Fazia parte do coro. Foi uma experiência fantástica e rica".
Por outro lado, fazem parte do currículo do concorrente de Torres Vedras algumas experiências na área da representação. "Participei nos musicais Navio dos Rebeldes, High School Musical, Fame e Peter Pan, fiquei em 2º lugar na Grande Noite do Fado e já actuei no Casino Estoril, mas nada disto serviu para ser reconhecido", explicou.
Com uma paixão que já vem desde os cinco anos, Eduardo Marques espera que com "Portugal Tem Talento" o seu sonho de voar mais alto na música possa ser concretizado.




Quiosque: Notícias TV

Fala-se 04/02/2011


Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se da semana!

Ângelo Rodrigues
 
Foi há cerca de dois meses que Ângelo Rodrigues e Iva Domingues assumiram a relação que os une. Em declarações à TV Guia, o actor de Laços de Sangue diz estar a viver uma óptima fase da sua vida ao lado da apresentadora e ignora os comentários que apontam o dedo à diferença de idades de 11 anos entre os dois: “Juro que são só vocês [jornalistas] que reparam nisso, porque, quando há sentimento, não há diferença de idades. Vivo uma óptima fase da minha vida. Estou muito feliz com a Iva”


Daniela Ruah

O brilho e destaque que Daniela Ruah tem conseguido alcançar nos últimos anos com o seu excelente desempenho enquanto actriz em Hollywood é inegável. Prova disso foi o facto de Daniela Ruah ter sido considerada uma das 100 mulheres mais sexy do mundo pela revista Maxim. A actriz ocupa o 88º lugar da lista.


Quiosque: TV Guia, Mariana

Bárbara Guimarães não quer desiludir!


Apesar de sempre ter referido que não criava grandes expectativas sobre as audiências de "Portugal Tem Talento" antes da sua estreia, Bárbara Guimarães prenunciou-se sobre elas quando os resultados da Marktest saíram na segunda-feira. Para a apresentadora da SIC, o milhão e meio de telespectadores que seguiu o programa correspondeu a "um voto de confiança". "Não queremos desiludir ninguém. Estamos a dar o máximo e vamos continuar no mesmo ritmo", confessou a mulher de Manuel Maria Carrilho à Notícias TV.
Mesmo tendo noção de que Portugal Tem Talento tem um produção bastante agradável, Bárbara Guimarães não esquece a componente familiar que o programa acarreta: "Um bom formato representa 95% de sucesso de um programa. 'Portugal Tem Talento' é um bom formato que reúne a família ao domingo. Todos podem divertir-se a ver o talento que temos. É também um programa em que podemos ver a generosidade das pessoas que lá vão mostrar o seu talento".
Quiosque: Notícias TV

“Querida Júlia” é o novo programa de Júlia Pinheiro!

juliapinheiroSIC_thumb_other368_245

Já é conhecido o nome do substituto de Companhia das Manhãs. Ao contrário do que se chegou a pensar, não será As Manhãs da Júlia, mas sim Querida Júlia, adianta a edição desta sexta-feira do Diário de Notícias.

"É a forma carinhosa como os espectadores a tratam nas cartas que lhe escrevem e quando falam com ela ao telefone", afirmou ao referido jornal uma fonte próxima da apresentadora. A trabalhar neste novo formato há já vários dias, a mãe de Rui Pêgo prepara a todo o gás o seu regresso aos ecrãs, e para isso já montou uma equipa forte para “ir à luta”.


Pilar Dias, directora de Produção da Coral Europa, é o mais recente reforço da equipa do novo programa das manhãs de Carnaxide. Ao que parece, a responsável foi contratada já depois de ter A Tarde é Sua ter estreado. Para além disso, outros elementos da produtora do formato das tardes de Queluz de Baixo e do Você na TV já foram contactados para transitarem para a equipa de Querida Júlia: "A equipa está quase formada", adianta a mesma fonte ao Diário de Notícias.


Quanto a conteúdos, estes estão quase todos definidos, sendo já certo que haverá ma rubrica diária, da responsabilidade de Hernâni Carvalho. Mas esta será apenas um dos muitos apontamentos do programa, que promete ter tudo para vencer a concorrência do Você na TV e da Praça da Alegria.

A 14 de Março, já sabe, poderá conferir todas estas apostas!


Quiosque: Diário de Notícias

TVI fez “grande esforço” para manter Júlia Pinheiro

juliacotrim


Um mês depois de a apresentadora ter saído, oficialmente de Queluz de Baixo, João Cotrim Figueiredo pronuncia-se, finalmente, sobre esta perda.

É em entrevista à Notícias TV desta semana que o director-geral da estação teceu alguns comentários sobre a recente saída de nomes sonantes da estação, casos de Gabriela Sobral ou Júlia Pinheiro. “São rombos pesados. Sobretudo a Júlia. Fizemos um grande esforço para tentar convencê-la a permanecer na TVI”, começa por dizer.


Questionado se se havia apercebido de que a comunicadora tinha necessidade de mudar, Cotrim Figueiredo foi peremptório: “Não. Curiosamente, a explicação que ela deu no dia em que foi apresentada na SIC não foi a mesma que me deu a mim. Ela disse na SIC que numa televisão líder não havia capacidade de desafio e coisas novas para fazer. Antes pelo contrário. É verdade que numa televisão líder há mais responsabilidades e coisas que são mais difíceis de fazer, mas um profissional do meio deve achar esse desafio interessante. Nesta casa, a vontade de correr riscos e de abraçar novos desafios, é diário.”, frisou.


Apesar de tudo, o director-geral de Queluz de Baixo elogiou o comportamento de Júlia Pinheiro no último mês de trabalho na estação que dirige: “Ora aí está uma coisa de que me orgulho. As notícias da saída da Júlia motivaram, como calcula, reacções inflamadíssimas de gente que tinha uma visão sacrossanta da Júlia e que passou a vilipendiá-la com os mais soezes adjectivos. No auge dessa polémica, e quando se discutiram as possibilidades em cima da mesa, eu disse que o fundamental era salvaguardar um interesse preponderante, que era o do telespectador. E achei que seria uma traição brutal pelos concorrentes da Casa dos Segredos e pelos espectadores tirá-la do ar. Além disso, acho que a Júlia e a TVI deram uma prova de profissionalismo pouco habitual na televisão portuguesa”, confessa.


A terminar, João Cotrim Figueiredo admitiu que a possibilidade de a apresentadora sair do ar chegou a estar em cima da mesa: “Claro que sim. Eu e a Júlia sentámo-nos e falámos abertamente sobre isso. E ela deu uma grande prova de profissionalismo com a camisola da TVI”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Merche Romero quer novos projectos televisivos!

Anunciada a gravidez de cinco meses e o reatamento com Tó Pereira, falta apenas uma coisa para que a felicidade da apresentadora seja total: um programa fixo em televisão. É a própria quem o admite, em entrevista à edição desta semana da revista TV Mais.


“É o que têm para mim. Vontade eu tenho de fazer mais coisas, só que as propostas não são muitas. Há programas novos, não para quem já estava na SIC. Aguardo melhores momentos na TV, apesar que os que tenho são muito bons e fazem-me feliz. Uma vez por mês, para mim, não é suficiente e o público também me diz que não”, explicou.


Recorde-se de que depois de ter substituído Fátima Lopes no extinto Fátima e de ter dado a cara pelo SIC ao Vivo, a luso espanhola não mais voltou a ter um programa seu em antena, ficando-se apenas pela apresentação esporádica de emissões especiais ao lado de Nuno Graciano.


Será que a televisão de Carnaxide, após Merche Romero dar à luz, lhe concretizará este desejo?


Quiosque: TV Mais

Alexandra Lencastre quer entrar em telenovela brasileira!

alexandralencastre_thumb_other384_256

É uma das mais populares e admiradas actrizes portuguesas e fez parte do elenco da primeira telenovela portuguesa a conquistar um Emmy Internacional. E foi durante um encontro com Glória Perez, que confessou vontade em trabalhar numa história do país irmão.


“Gostava de entrar numa telenovela brasileira. Antes de haver esta fábrica de ficção nacional, só tínhamos as novelas brasileiras. Eu cresci e aprendi muito com elas, por isso, era um sonho que gostava de realizar”, começa por dizer Alexandra Lencastre em entrevista à TV Mais desta semana.


Neste encontro que teve lugar no nosso país e onde esteve também Glória Perez, autora de Caminho das Indias, vencedora do Emmy para melhor telenovela em 2009, a Patrícia de Meu Amor não poupou nos elogios à argumentista brasileira: “Sou uma fã do trabalho dela. Uma das minhas novelas preferidas é O Clone, da sua autoria”, frisou.

Será que Glória Perez terá este desejo de Alexandra Lencastre em mente e, brevemente, dar-lhe uma “mãozinha” para que o seu sonho seja concretizado?


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa 04/02/2011


 Sexta-feira, dia 4. A última Revista de Imprensa desta semana!


Vera Kolodzig: "Vou ter saudades da Zé" 


Terminadas que estão as gravações de Espírito Indomável, a novela mais vista em Portugal, a protagonista Vera Kolodzig não esconde a nostalgia que sente com o final deste projecto. A actriz que deu vida à Zé não tem dúvidas ao afirmar que esta personagem foi a mais marcante de toda a sua carreira: “Vou ter muitas saudades da Zé, tive de fazer um ritual para me despedir dela. Vou sem dúvida ter muitas saudades, até agora foi a personagem mais marcante que fiz e vai ser difícil arrancá-la de dentro de mim”

O balanço que Vera Kolodzig faz de todos estes meses de trabalho é “muito positivo”, realçando as excelentes audiências da novela que, segundo a actriz, apenas reflectem o bom trabalho que tem sido feito por toda a equipa: “As audiências falam por si e temos sido líderes em tudo. É o reconhecimento do nosso trabalho. Quer dizer que as pessoas gostam e que o nosso trabalho está a ser apreciado. Dedicámo-nos a ter muito cuidado e prazer naquilo que fizemos”, afirma.

Ângelo Rodrigues feliz e confiante em Laços de Sangue


Trocou de camisola e mudou-se assim da TVI para a SIC. Actualmente a desempenhar Orlando na novela de horário nobre de Carnaxide, Laços de Sangue, Ângelo Rodrigues afirma-se bastante satisfeito com este novo desafio: “Está a ser óptimo e um desafio fantástico, estou mesmo feliz que isto seja um êxito de audiências, que pela primeira vez haja uma produção com franca qualidade que esteja a fazer frente às produções da TVI”

Ângelo Rodrigues vê nesta aposta da SIC como um “sinal de mudança” nos hábitos dos espectadores, elogiando assim a existência de uma concorrência mais feroz pois assim “há mais trabalho para os actores”, refere.

O actor que se estreou na ficção da TVI em 2005, na novela Dei-te Quase Tudo, não vê qualquer tipo de ressentimento nesta saída para a estação concorrente de Queluz de Baixo: “Não é por aí. Se calhar é como os futebolistas quando abraçam um novo clube… não é por estarem aborrecidos com o anterior mas sim porque a proposta de trabalho é aliciante”, rematou.

 

CITAÇÃO DO DIA
"É pouco tempo que me tira na vida e é um tempo de qualidade"
Gonçalo Waddington, sobre colaboração em Laços de Sangue



CURIOSIDADE DO DIA

A partir de Maio o sorteio do Euromilhões passará a ser transmitido pela TVI duas vezes por semana. Segundo um decreto-lei aprovado ontem pelo Governo, o loto europeu vai passar a ter dois sorteios semanais, seis anos depois da sua estreia em Portugal. 
Será de esperar então que Marisa Cruz e Iva Domingues comecem também elas a marcar presença duas vezes por semana nos ecrãs da TVI.


Quiosque: Mariana, Jornal de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Dois elogios

1. O sentido de oportunidade revelado pela Al-Jazeera ao tornar-se a si própria protagonista da actual crise egípcia demonstra bem o que a estação qatari cresceu desde 1996, ano em que foi criada, e sobretudo desde 2001, ano a partir do qual mais desafios e oportunidades se lhe propuseram. Independentemente dos muitos elogios que se vão fazendo à sua prestação no Cairo, "A Ilha" não deixou de ter as limitações ideológicas que tinha, não deixou de ser palco das disputas políticas de que era e não deixou de cometer os erros que cometia. Mas soube aproveitar o momento. E, para além disso, arrisca bastante. Tanto quanto é possível prever, e apesar de as possibilidades não serem propriamente, por esta altura, de 50-50, a crise egípcia tanto pode fazer triunfar uma democracia "ocidentalizada", com tónica nos direitos humanos, como nova ditadura, esta de cariz teocrático (e sob a designação genérica de "revolução islâmica"). Em ambos os casos, e tornando--se assim protagonista do processo, a Al-Jazeera vai ganhar e perder. E ainda não é garantido que, no balanço final, os ganhos superem as perdas.


2. O rap dedicado a José Sócrates é mais um momento 16 valores para a galeria dos muitos momentos 16 valores de Rui Unas. O apresentador da SIC Radical nem sempre é genial, mas raramente desce abaixo do nível "bom", o que é quase sempre o principal segredo de um criativo de sucesso. Para além de tudo, a ideia que sempre fica é a de que o seu é o mais solitário e determinado dos percursos entre os melhores homens de televisão da sua geração.


Hei-de tornar a elogiá-lo. E a insistir em como a sua "marginalidade" é ao mesmo tempo um encanto e um desperdício.