19 de novembro de 2010

Like & Deslike


Boa noite. Seja bem-vindo à edição desta semana do Like & Deslike.

Like
Diá
rio da Tarde - Secret Story


O Like desta semana vai para os diários de Secret Story que a TVI começou a exibir desde segunda-feira a partir das 18:40. Se por um lado elogio a forma inteligente da estação de Queluz de Baixo em fazer "render o peixe", por outro destaco a aposta da direcção de programas do canal da Media Capital em colocar Leonor Poeiras a conduzir o programa a solo.


Devido às boas audiências de Portugal em Directo e Escrito nas Estrelas, André Cerqueira decidiu lançar um terceiro diário de Secret Story para animar os resultados de Morangos com Açúcar. A ideia não poderia ter sido mais certeira na medida que, a partir das 18:40, a TVI viu as suas audiências tornarem-se mais competitivas. Se a série do canal ultrapassou Caras & Bocas, Leonor Poerias esteve taco a taco com Escrito nas Estrelas.

Considero uma aposta inteligente na apresentadora para conduzir o formato da tarde, uma vez que em dupla é mais difícil expandir-se. No fundo, a TVI deu mais uma oportunidade a Leonor Poeiras de exibir o seu talento nos ecrãs. Verdade seja dita, a mulher de Miguel Braga é cada vez mais uma aposta segura do canal!


Deslike
O Preço Certo



Fernando Mendes, sem dúvida, o rei de audiências da estação pública. Todas as tardes merece a atenção da maior parte dos portugueses a partir do momento que os ponteiros tocam as 19:00 H. No entanto, e apesar deste facto, continua a não ser clara a aposta da estação pública neste formato. Afinal, em que medida vem O Preço Certo prestar um serviço público aos portugueses? É verdade que consegue colocar os telespectadores mais alegres. Disso ninguém tem dúvida! Porém, e para além disso, quais os valores que o formato das tardes da RTP transmite? Que difusão faz da cultura portuguesa? Que visão exibe da sociedade? Questões que, ao fim de tantos anos, continuam sem resposta.

Mais uma vez, existe uma prova de que os números são, afinal, importantes para o canal liderado por José Fragoso.

Falar Televisão

Em stand-by

Se são ainda difusas as informações que dão conta da saída de André Cerqueira da direcção de programas da TVI, é também ainda um pouco prematuro começar a tirar interpretações destas mudanças na estação de Queluz de Baixo.
O certo é que nas últimas semanas, a direcção de Cerqueira começava a dar sinais de algum desgaste. Alguma estreias fulcrais para a reentre não resultaram em matéria de audiências o que provocou uma consequente troca nos horários da grelha, quer no horário nobre quer nos fins de semana.

Alterações essas pouco usuais até à data por Queluz de Baixo. Mas isto são apenas os factos visíveis que temos ao dispor, pois as negas de Júlia Pinheiro para ocupar o cargo de Cerqueira são sinais de que muita coisa pode acontecer e tudo pode mudar de cenário de uma forma instantânea, ou não estivássemos nós a falar de televisão.
Resta esperar pelos "próximos episódios".

Vítor de regresso a "Secret Story"


O concorrente de Norte já regressou a Secret Story! Depois de vinte e quatro horas em missão fora do reality-show da TVI, Vítor, que esteve instalado num quarto secreto, surpreendeu todos os seus colegas com a sua aparição. Ana Isabel não poderia ter ficado mais contente com o sucedido!
O casal será recompensado com um momento só para si!

Vera foi namorada de Pedro Rodil


A concorrente de Sintra teve uma relação com Pedro Rodil. Em conversa com a Telenovelas, o actor confessou que teve uma relação passageira com Vera: "A Vera foi apenas uma pessoa que passou pela minha vida durante um pequeno espaço de tempo. Foi uma curte".

Apesar da mãe da jovem afirmar que o namoro durou mais de um ano, o "ex-moranguito" nega tal constatação. Prova disse é o facto de nem sequer se lembrar da cara dela. "Muito sinceramente já não me lembrava da cara dela", finalizou.
Quiosque: Telenovelas

Andreia grávida de um jogador de futebol?


Depois da concorrente do Norte ter afirmado que poderia estar grávida pelo facto de o seu período menstrual estar atrasado, ficamos a saber que o pai da criança poderá ser um jogador de futebol.

Em conversa com Ana Isabel, Andreia afirmou o seguinte: "Sempre disse que queria ter três filhos! Alguém é que vai ter de avisar o pai da criança, pois eu estou aqui fechada". Sobre o progenitor, a mais velha de Secret Story acrescentou ainda que é um jogador de futebol: "Nem sei se ele está cá em Portugal... Se for verdade, quando ele souber, marca um golo e depois faz um gesto de embalar". Se pensa que esta conclusão é precipitada, então importa salientar que Andreia referiu ainda que o pai da criança é uma pessoa com muito dinheiro e, por esse facto, mandar um avião para sobrevoar a casa para avisar os seus colegas se estaria ou não grávida não seria problema. "Mando sim! E paga o pai da criança que tem dinheiro para isso", revelou.

A concorrente confessou ainda que tenciona fazer o mais rápido possível o teste de gravidez: "Se for nomeada, peço e depois faço o teste lá fora. Se não sair, faço cá dentro!".

Quiosque: Telenovelas

2ª edição de "Secret Story" confirmada!


Apesar das audiências não se compararem às da primeira edição de Big Brother, também pelo facto de os tempos serem outros, já foi garantida uma segunda temporada de Secret Story. Segundo a Telenovelas desta semana, essa edição irá para o ar em meados de Fevereiro.

A referida publicação adiantou ainda que, em relação à presente temporada, no dia 19 de Dezembro serão expulsos dois concorrentes. Porém, na semana do Natal, não existirão nomeações. É desta que forma que se apurarão os quatro finalistas do
reality-show da estação de Queluz de Baixo.

Resta apenas questionar se a equipa da Casa dos Segredos se manterá a mesma em Fevereiro. Será que Júlia Pinheiro, Leonor Poeiras e Pedro Granger desempenharão os mesmos postos de trabalho?

Quiosque: Telenovelas

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 19/11/2010


Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se da semana!


Paula Lobo Antunes

Descanso. É esta a palavra de ordem da actriz que terminou agora de gravar a novela da TVI, Mar de Paixão.

Durante as próximas semanas, Paula Lobo Antunes apenas quer recuperar do desgaste inerente à novela: “Agora vem aí o Natal e o Ano Novo e vou de férias. Vou passar a maior parte do tempo a descansar e a dormir, pois, enquanto gravei, não consegui, tendo acabado mesmo muitas noites em claro”, conta.

A actriz garante estar, acima de tudo, feliz e “de bem com a vida”



Sofia Nicholson

A actriz de Espírito Indomável não ganhou para o susto na tarde da última sexta-feira. Enquanto circulava em plena CREL, Sofia Nicholson sofreu um grave acidente que obrigou mesmo ao que fosse desencarcerada do seu automóvel.
Felizmente, tudo não passou de um susto, já que a filha de Francisco Nicholson sofreu apenas ferimentos ligeiros.

Por agora, encontra-se em recuperação, depois de uma forçada semana de folga concedida pela Plural.

Quiosque: TV Guia

Hugo M acusa Endemol de proteger Ana Isabel!

hugoMSS

Depois das acusações de ter sido prejudicado e de a sua saída se ter devido à nomeação imediata da VOZ, o ex-concorrente de Massamá vem agora, em entrevista à Notícias TV criticar Ana Isabel.


“Ela está a ser levada ao colo pela produção. Muitas vezes fomos chamados para o quarto porque atiravam ovos para dentro da casa e ouviam-se pessoas a chamar tudo e mais alguma coisa à Ana Isabel. Claro que estas imagens não passam”, começa por dizer Hugo M, acrescentando ainda que Vítor “está a envergonhar todos os homens de Portugal” e que “não é segredo para ninguém que Ana Isabel e Hugo F estão apaixonados”.


Já sobre a sua prestação, o namorado de Joana garante que “ficou bem definido pelos guionistas e pela produção qual era o meu papel. Esperavam que eu fosse o conflituoso. Eu decidi que não ia queimar a minha imagem e decidi passar ao lado das confusões.”. A terminar, Hugo M frisou ainda que, tanto ele como Vasco foram “vítimas da desatenção das câmaras”.


Quiosque: Notícias TV

André Cerqueira deixa TVI


Por falta de tempo, André Cerqueira abandonou o cargo de director de programas da estação de Queluz de Baixo. Algumas fontes da TVI revelaram ao Diário de Notícias que o brasileiro não conseguia conciliar todo o trabalho que tinha no canal. "O André não tinha disponibilidade para acompanhar todas as pastas (TV e Plural)", "Estava cansado por estar longe do terreno", confessaram.

Júlia Pinheiro foi, mais uma vez, convidada a ocupar o cargo de Cerqueira. No entanto, a apresentadora das Tardes da Júlia rejeitou o convite. "Independentemente da saída do André, a TVI tem uma Direcção de Programas que se manterá em funções, com o Cotrim Figueiredo a supervisionar tudo", explicaram ao jornal da Controlinveste.

Revista de Imprensa 19/11/2010

 
Sexta-feira, dia 19. Bem-vindo à Revista de Imprensa!
 

Herman José: "Herman 2010 tem bons resultados"


Já na segunda temporada do late-night Herman 2010, o anfitrião, Herman José, faz um balanço bastante positivo destes primeiros meses de regresso à casa que o viu nascer, a RTP.

“Neste momento, faço televisão por puro prazer”, começa por confidenciar o humorista que, sobre os resultados de Herman 2010, faz um balanço optimista: “O programa tem bons resultados, mas a TVI, com as suas supernovelas, ultrapassa-nos. Mas há, sobretudo, muita gente jovem a ver-nos”, refere.

Herman José sente-se bastante realizado com este novo formato de trabalho em televisão, mostrando-se também exigente com o produto final: “Dá muito prazer fazer este trabalho, mas traz uma quantidade igual de dor, porque nem sempre conseguimos o resultado final que gostaríamos”, refere, confessando que só depois de cada programa ir para o ar é que “percebo se ficou mesmo bem, como eu queria”

Para o futuro, Herman quer continuar a ocupar as noites de sábado da RTP1, começando desde logo a adaptar o seu Herman 2010 para “Herman 2011, 2012, até 2025, até porque esta fórmula é acarinhada pelo público”


Seis anos de Eixo do Mal


Foi com bolo e champanhe que Luís Pedro Nunos, Pedro Marques Lopes, Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves e Nuno Artur Silva comemoraram o sexto aniversário do Eixo do Mal, o programa de debate político dos fins-de-semana da SIC Notícias.


No ar desde 2004, o Eixo do Mal é actualmente dos programas mais vistos do canal noticioso de Carnaxide. A junção entre a actualidade e a ironia é a chave do sucesso, nas palavras de Clara Ferreira Alves: “A ideia é falar sobre temas sérios, mas sem tornar isto um melodrama. Tem de haver um lado irónico, como há na televisão inglesa e americana. As pessoas já estão esmagadas pelo peso da política nacional”, explica a jornalista de 41 anos e também comentadora deste espaço.


Daniel Oliveira partilha da opinião de Clara e realça a ideia de que as acesas discussões que se dão na maioria das emissões são, no mínimo, ‘amigáveis’: “Temos uma óptima parceria. Ao contrário do que se possa pensar, somos amigos. Zangamo-nos apenas no programa. Berramos muito, mas somos uma família. Há respeito entre nós”, garante.


Este é um projecto vencedor e com sinais de continuar durante pelo menos durante mais seis anos, tal como exclama a equipa das noites de sábado da SIC Notícias: “Que venham mais seis!”


CITAÇÃO DO DIA
"Parece-me que a pobreza da ficção nacional de novelas é confrangedora"
Rodrigo Guedes de Carvalho


NÚMERO DO DIA
16,7
Este foi o resultado, em share, do episódio de Malucos do Riso emitido na última quarta-feira, enquanto que à mesma hora se jogava o Portugal-Espanha na RTP1.

Quiosque: TV Mais

Saída de Vítor não passa de uma missão!

vitorcasa

Afinal, e ao contrário do que inicialmente se pensou, o modelo continua em competição!


A sua saída é uma farsa e Vítor está no quarto secreto! Tal como pode ser visto no canal 10 da Meo, o namorado de Ana Isabel já está instalado no seu novo espaço e lá permanecerá durante mais algum tempo, não se sabendo ainda ao certo quando regressará à Casa. Tudo isto não passou de uma missão da VOZ, que pretende, assim, dar mais animação à competição!


É caso para perguntar, o que virá a seguir?

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica retirada do Diário de Notícias e da autoria de Joel Neto.

A última geração

Também eu acabei por aderir, no Facebook, a esta brincadeira da identificação através dos bonecos e dos cromos que marcaram a nossa infância. Primeiro, no gozo, escolhi Eládio Clímaco; depois, mais a sério, optei por Statler e Waldorf (os dois, com dupla personalidade e tudo).

Há uns anos, teria ido por Tom Sawyer, que imitava descendo a mata do meu avô, saltando ao mesmo ritmo louco a que ele acompanhava um riverboat do Mississípi. Mas o tempo tornou-me cínico - e, ainda por cima, eu gosto disso.

Há nesta inocente iniciativa, porém, o sinal de um tempo que não volta a repetir-se. Basta pegar em mil pessoas que de alguma forma representem essa "geração dos anos 80" para percebê-lo: há apenas uns vinte/trinta bonecos diferentes nos seus perfis - e vários são aqueles (o Tintin, a Pantera Cor-de-Rosa, o Cebolinha) que se repetem até à exaustão. Pois nada disso tornará a acontecer.

Somos de um tempo em que a televisão verdadeiramente imperava. No dia seguinte a um episódio de Tom&Jerry, todos falámos sobre o Tom e o Jerry porque todos tínhamos visto esse episódio de Tom&Jerry.

Hoje, não se passa nada disso. A oferta é tanta, e tantas as plataformas, que raramente acontece dois miúdos na escola falarem da mesma coisa a que tenham assistido no dia anterior. Mais ainda: os miúdos falam to-dos de coisas diferentes e, mesmo assim, entendem-se.

Acabaram-se as gerações tradicionais - e a TV, há tantas décadas o epicentro da cultura pop, não pode ser dissociada disso. Fazer televisão, hoje em dia, exige que se tenha, mais do que qualquer outra coisa, consciência dessa limitação. Que grande parte da oferta agora existente, aliás, transformou numa oportunidade.