4 de maio de 2011

Equipa Azul escura está imune na primeira pesagem de "Peso Pesado"



Terminou à instantes a primeira tentação do novo reality-show da SIC. E como prémio uma dupla ganhou imunidade na pesagem desta semana.

E os grandes vencedores foram os dois vizinhos alentejanos Filipe e Ricardo, que irão ainda fazer a caminhada até Júlia Pinheiro onde têm à sua espera algo de muito bom.


E se a equipa azul venceu a tentação, as equipas laranja e castanha acabaram por ter que ingerir algumas calorias. Enquanto que Sandra e João comeram cada um 560 calorias, Paula e Rodrigo comeram mais 800 calorias.

A competição está a começar na Herdade Peso Pesado e, para já, apenas uma dupla está a salvo.

Cine-Opinião


Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião

Em exibição nos cinemas - Sem Limites (Limitless)



Já pensou se pudesse utilizar todo o seu cérebro? Se aprendesse uma língua só de a ouvir durante a sua corrida matinal? Já pensou dominar o mercado de acções mundial? Ascender na escala de influência da noite para o dia? Tudo isto aconteceu com Eddie Morra (Bradley Cooper), um escritor fracassado e atormentado pelos seus bloqueios criativos que um dia reencontra o seu ex-cunhado e é apresentado a uma nova substância: um comprimido. uma droga ultra secreta que potencializa a actividade cerebral ao exponente máximo. A vida que outrora se tornara rotineira e enfadonha começa a ser uma espiral de acontecimentos improváveis: Eddie termina o seu livro, aprende a fórmula para o sucesso e começa a dominar círculos de influência mundiais relacionados com empresas multimilionárias. No entanto, não há realmente bela sem senão. Os efeitos que pareciam infinitos e positivos, a sensação de poder e a percepção de invencibilidade começam a desvanecer-se e Eddie vê-se inserido numa trama muito mais densa do que alguma vez pensou poder existir. O submundo e todas as nuances desta super droga são muito mais obscuras e mundiais do que pensava e a luta contra os efeitos da toma prolongada inicia-se. Com um final surpreendente, é uma longa-metragem rica em efeitos visuais que prendem, sem qualquer dúvida, o espectador. Quase que realmente sentimos o que Eddie sente e a conjugação de planos, iluminação e cores fortes principalmente nas sequências em que o protagonista se encontra sobre o efeito da droga são soberbos. Confesso que a narrativa e a profundidade em termos de história, o torna um filme leve, no entanto, o conceito é original e a abordagem divertida e surpreendente. Quanto aos actores, Bradley Cooper finalmente se distancia do que vimos no filme A Ressaca (The Hangover) e personifica o papel de forma muito profissional e apelativa. E, para o meu público feminino (aqui que ninguém nos ouve, é uma escolha de protagonista muito muito muito apelativa! Já Robert De Niro infelizmente tem uma participação diminuta, o que muito me desiludiu, estava á espera de mais. Com o papel que desempenha poderia ter tido mais destaque e uma maior profundidade. Sou fã do seu trabalho e não pude deixar de ficar nostálgica enquanto me lembrava das suas participações em Heat – Cidade sobre Pressão, Amigo Oculto (Hide and Seek) e A Dupla Face da Lei (Righteous Kill). Bem sei que são registos diferentes, mas enfim, o De Niro old school é para mim um marco! Recomendo, totalmente! Garanto-lhe que ficará a pensar no jeitão que aquele comprimido daria de vez em quando.



“I was blind but now I see. A tablet a day, and I was limitless”
Eddie Morra




Solveig Nordlund adapta ao cinema romance de António Lobo Antunes
A realizadora Solveig Nordlund está actualmente a rodar a sua mais recente longa-metragem de ficção, «A Morte de Carlos Gardel», a primeira adaptação cinematográfica de um livro de António Lobo Antunes.

Raúl Ruiz filma invasões francesas em Portugal
Na sequência do sucesso internacional de «Mistérios de Lisboa», o chileno Raúl Ruiz está prestes a regressar a Portugal para filmar «As Linhas de Torres Vedras», mais uma vez produzido por Paulo Branco.








Falar Televisão


Um despacho oficial

Chegou hoje a notícia sobre o futuro dos pivôs do actual "Jornal Nacional". Com a dupla José Alberto Carvalho/Judite de Sousa a conduzir o "Jornal da 8", Pedro Pinto e José Carlos Castro perdem destaque. Segundo o Diário de Notícias, ambos passam para a condução do "Jornal da Uma", tirando o lugar a Ana Guedes Rodrigues e Pedro Carvalhas que, na prática, passarão a dar a cara pelas edições de fim-de-semana do noticiário da estação de Queluz de Baixo.
Não acabará esta aposta por descredibilizar os próprios jornalistas? Por outras palavras, já que estes não conseguem vencer o "Telejornal" e, nem sempre, o "Jornal da Noite", então mudam de posto de trabalho. Assim, será possível falar em "despromoção"? O ordenado continuará idêntico, a meu ver, contudo a sua companhia aos portugueses passa a ser outra.



Apesar de todas estas alterações serem em prol de uma estação de televisão privada, na qual o comercial diz muito dela, não será de mão tom para um jornalista ver o seu posto ocupado por outros colegas seus? "Agora vêm estes da RTP1 mudar tudo", não será este um dos pensamentos a pairar na redacção do canal da Media Capital?
Não quero ser dramático, as mudanças acontecem em toda a vida, contudo, a substituição é algo que ninguém aprecia sentir na pele. Neste sentido, gostaria de saber como encaram os jornalistas da TVI esta realidade. Será que a aceitam na totalidade ou, pelo contrário, consideram-na "superficial"?

Independentemente da resposta, a verdade é que têm de cumprir as obrigações exigidas. Contudo, pensemos bem: para que posto irão os pivôs esporádicos de fim-de-semana de Queluz de Baixo? Também irão voar?

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Fala-se! 04/05/2011



Boa tarde. Nesta tarde de quarta-feira Fala-se de...


Mariana Monteiro

As férias de Mariana Monteiro terminam em Setembro, assim que começar a gravar a próxima novela de Tozé Martinho, Violeta, nome provisório atribuído à nova telenovela da TVI que tem estreia marcada para Janeiro. Na nova trama, há a possibilidade da actriz voltar a formar par romântico com Afonso Pimentel, o que acontece em Espírito Indomável, a novela líder de audiências.



Filipe Santos

Filipe Santos foi o grande vencedor do concurso da SIC 'Portugal Tem Talento' e com isso arrecadou o prémio de 100 mil euros, que já sabe onde irá gastar. O beatboxer irá apostar numa "escola de hip-hop e artes urbanas em que não vai ser preciso as pessoas lerem livros , o importante é que tenham talento", revelou adiantando ainda que uma parte do dinheiro será para concretizar outro sonho "lançar o meu próprio cd".

Sem se deixar deslumbrar, o jovem de Leiria garante que irá a "continuar a fazer os meus espectáculos pelo País e a dar os meus workshops, mas agora que tenho outra credibilidade estou a pensar em organizar campeonatos".



Quiosque: TV 7Dias

É certo: Virgílio Castelo é o novo exclusivo TVI


Se, há um mês tudo não passava de especulação e de uma “mentira de 1 de Abril” do TV Universo/ Televisão – Opinião, parece que o regresso do actor a Queluz de Baixo vai mesmo concretizar-se.


Quem o garante é a edição desta semana da TV Guia, que falou com o agente de Virgílio Castelo, Tó Romano, que garante que “está quase tudo decidido” e “ele agora só se vai dedicar à representação”, o que deixa cair por terra a hipótese de assumir um cargo na Plural Entretainment.


À sua espera o actor tem projectos para breve: “Estamos a analisar… Pode vir a fazer uma novela como uma minissérie. São coisas que estão ainda por decidir”, explicou fonte da produtora de telenovelas da TVI à referida publicação.


De acordo com outra fonte, o antigo consultor para a Ficção Nacional da SIC vai mesmo “assinar ainda esta semana” o seu novo vínculo de exclusividade.

Seis anos depois, Virgílio Castelo está, assim, de regresso a Queluz de Baixo, cujo último trabalho foi Mistura Fina.


Quiosque: TV Guia

José Carlos Castro e Pedro Pinto são os novos pivôs do "Jornal da Uma"


De saída do Jornal Nacional, que a partir de sexta-feira dará lugar a Jornal das 8 com Judite Sousa e José Alberto Carvalho, os dois pivôs vão continuar na condução de blocos noticiosos da TVI, mas, a partir de agora, serão eles as caras do Jornal da Uma, adianta o Diário de Notícias de hoje.


Alternadamente, José Carlos Castro e Pedro Pinto ocuparão o lugar que até aqui foi de Pedro Carvalhas e Ana Guedes Rodrigues, durante a semana.


Já ao fim-de-semana será Ana Guedes Rodrigues a responsável pelo noticiário da hora de almoço, estando ainda por definir qual o futuro de Pedro Carvalhas, que, recorde-se, não integra a fotografia enviada pelos responsáveis de Queluz de Baixo recentemente às redacções.


Quiosque: Diário de Notícias

André Cerqueira e João Cotrim Figueiredo de costas voltadas


O desinvestimento da estação de Queluz de Baixo na ficção nacional está a provocar uma grande agitação nos corredores do canal. Segundo a edição desta semana da revista TV Guia João Cotrim Figueiredo e André Cerqueira estão, inclusivamente de costas voltadas.


Se, por um lado, o director-geral da TVI defende que está na altura de se reduzir de três para duas novelas na estratégia do canal, aproveitando assim para investir noutros formatos, o director da Plural Entretainment contesta esta opção, uma vez que seria um passo atrás numa estratégia que tem resultado e dado muitos lucros ao longo dos últimos tempos.


A decisão ainda não está tomada e as reuniões têm sido constantes, mas, fonte segura junto do processo adianta à referida revista que “os dois não se entendem” “um quer uma coisa, o outro quer outra. Isto não vai acabar bem”. Em caso extremo, esta situação poderá, inclusivamente, levar à demissão de André Cerqueira da produtora da Media Capital.


Ainda assim, parece que, a saída do responsável não se dará nos próximos tempos, tal como revela a mesma fonte: “Ele não sai já, porque garantiram-lhe que não haveria menos dinheiro para a ficção. Perde-se uma novela, mas ganham-se séries, telefilmes, filmes”. Deste modo, André Cerqueira “vai esperar mais um pouco” para ver se as promessas feitas são cumpridas, caso contrário, “baterá com a porta”.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 04/05/2011


Está em linha a Revista de Imprensa desta Quarta-Feira!

Já houve quem quisesse fugir às Tribos



Leonor Poeiras já viu todas as imagens dos doze concorrentes do novo reality-show da TVI e garante que estas vão agradar muito, pois trata-se de um formato transversal a todas as idades e gostos.

A apresentadora garante que ninguém morre à fome ou picado por uma serpente, por exemplo, isto, porque há cuidados médicos próximos e opções, se alguma coisa corresse mal. Ainda assim, os concorrentes têm de lidar com as emoções, embora muitos não consigam comer o que a tribo come, aí vão ter fome e terão de optar por uma cintura mais definida ou comer de facto o que lhes dão.

Quanto a desistir, já houve quem quisesse, mas Leonor Poeiras confessa que não é uma opção e que os concorrentes só voltam no fim das gravações, ainda assim, se se quiserem mesmo ir embora, ironiza a apresentadora: Se querem desistir, podem ir embora, começar a andar, a andar... Primeiro que encontrem alguma coisa têm de percorrer, pelo menos, 50 quilómetros a pé.


Nova novela da TVI grava em Salamanca, Espanha

A nova novela de António Barreira, que estreia este mês, continua a gravar a toda a velocidade. João Catarré, Rita Pereira, Nicolau Breyner, Margarida Marinho e Jorge Corrula dizem-se fascinados com Salamanca. Nos 5 dias em que lá estiveram, os actores não pararam e gravaram todas as cenas necessárias ainda que tenham existido alguns contratempos como o frio, a chuva e até um carro que ficou trancado.

A TVI já faz promoção à telenovela que substituirá Espírito Indomável no horário nobre:


Mas será de facto um "remédio santo" para o HN da TVI agora que combate os diários de Peso Pesado? A verdade é que Anjo Meu já provou ser insuficiente para combater a concorrência e com o fim de Espírito Indomável à porta será muito difícil concordar com a afirmação de Leonor Poeiras: a TVI tem as noites ganhas com as novelas.



CITAÇÃO DO DIA

"Graças a Deus, morro no primeiro episódio"
Nicolau Breyner
(a propósito da sua participação em Remédio Santo, da TVI)

CURIOSIDADE DO DIA

Segundo a programação enviada pela TVI às publicações semanais, a estreia de Perdidos na Tribo ocorrerá sim no próximo Domingo, mas apenas às 22h30, 45 minutos depois da emissão de Peso Pesado, que terminará pelas 23h45, sendo que a concorrer directamente com o programa da SIC entrará um episódio de Espírito Indomável, que certamente se deixará domar por algum peso. Revela esta informação algum respeito por parte de Queluz de Baixo pelo novo programa da estação de Francisco Pinto Balsemão.



Quiosque: TV 7Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Indigno e degradantes

A teoria do quanto pior melhor aplica-se como uma luva à estreia de Peso Pesado. A mim, que sou gordo, não me repugna a ideia de um programa que obriga concorrentes a emagrecer. Não me repugna a cena da pesagem, nem as corridas na lama, nem os exercícios puxados, nem uma certa pressão psicológica que se abate sobre cada um dos obesos que vão ao concurso. Este é um formato internacional de sucesso, toda a gente que concorre sabe ao que vai, ninguém vai ao engano. Além disso, já o defendi aqui várias vezes a propósito de outros programas, a televisão é um negócio, não é a Santa Casa da Misericórdia, que quer ajudar os gordos, coitadinhos, a ficarem magros e ainda lhes dar 50 mil euros.

A questão não está na legalidade, nem na legitimidade, nem na moralidade, nem no sentido estético. A questão está na defesa de valores de que a televisão não se pode arredar. Peso Pesado é um reality show. Mas, sendo um reality show, podia não violar a dignidade da pessoa humana. Neste sentido, porém, o que vi na primeira sessão da nova aposta da SIC ultrapassa todos os limites e faz parecer os Big Brothers da vida uma brincadeira de miúdos. Nos reality shows anteriores, os concorrentes mostram apenas a sua boçalidade, a sua falta de perspectivas e de horizontes, a sua falta de cultura, a sua falta de educação e, já agora, a sua vontade de serem famosos. Em Peso Pesado os gordos são tratados como gado, para quem se atira água. O público adorou, claro, vê-los a rastejar na lama, a espumar pela boca, e a mostrar as banhas com camisolas propositadamente dois números abaixo do que os concorrentes vestem na realidade.

O programa vai humanizar-se, eu sei. Mas a primeira impressão foi de difícil digestão. Quase tanto como uma feijoada à portuguesa...