24 de outubro de 2010

Público escolhe o 13º Finalista de "Ídolos"

idolosnovo_thumb_other199_133

Já estão eleitos os doze finalistas de Ídolos, no entanto e tal como a imprensa revelara há já algum tempo, no próximo domingo estarão em competição 13 jovens. E, a decisão agora cabe ao público português!


Neemias Silva e Maria Varela Sturken são os dois jovens que esperam o voto dos portugueses para prosseguirem na competição. Já fez a sua escolha? Então vote: Maria Varela Sturken 760 300 513 ou Neemias Silva 760 300 514.


Eles esperam pelo seu vote, não esqueça!

Os 12 finalistas de "Ídolos"


Já foram apurados os doze finalistas do Ídolos! Martim Vicente, Joceline, Gonçalo Dias, Maria Manuel, Ricardo Costa, Maria Bradshow, Sandra Pereira, Carolina Deslandes, Mónica Ribeiro, Adriano Correira, Gerson Santos e Raquel, são os doze magníficos da quarta temporada do talent-show da SIC.
No entanto, falta apurar o décimo terceiro finalista! Maria Sturken ou Neemias Silva? Um deles vai ser escolhido pelos portugueses!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
José Fragoso decidiu mexer na grelha de domingo da RTP1, uma vez que "Ídolos" e "Casa dos Segredos" monopolizam 80% do share. E então decidiu transferir o talk show de Bruno Nogueira para sexta-feira sem qualquer aviso prévio. A verdade é que os valores melhoraram em número de espectadores mas em share, o programa mantém-se muito abaixo dos 20% e da concorrência. Não está em causa o trabalho de Bruno Nogueira em "Lado B" mas o programa ao contrário do de Herman José não parece conquistar aqueles que vêm televisão.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Se Nuno Santos afirmava que "Boa Tarde" era algo diferente do que já tinha sido efeito, eu não posso estar mais em desacordo. O talk show das tardes da SIC é, igual ou pior a tantos outros que já passaram por lá e também na concorrência. A meu ver, a SIC "perdeu" uma óptima jornalista mas não ganhou uma boa apresentadora. Apesar de todo os esforço de Conceição Lino, esta não imprime simpatia ao telespectador nem dinâmica ao programa. E os resultados não são nada bons, tendo esta semana batendo nos 17% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo à edição da noite do "Melhor & Pior da Semana". Fique com as três escolhas finais entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana TVI

"Nem sempre é fácil dizer Meu Amor". Terminou ontem, após 1 ano em exibição, aquela que foi a novela que juntou algumas das maiores estrelas da TVI. "Meu Amor" da autoria de António Barreira foi uma novela que conquistou os portugueses e ultimamente também os estrangeiros com a nomeação para o Emmy de Melhor Novela do Mundo. Foram muitas as cenas que vão ficar na memória de todos nós e as interpretações dos nossos actores:

Lídia Franco - A sua Estela foi um presente bem embrulhado do autor para a actriz. Lídia Franco esteve irrepreensível numa mulher sem qualquer pingo de culpa e desprovida de sentimentos.

Alexandra Lencastre - A diva da TVI, a partilhar o protagonismo com Margarida Marinho perdeu algum do seu brilho, mas sem comprometer a sua interpretação e o trabalho na novela. Foram muitos os problemas que Alexandra passou ao longo da novela.

Ana Catarina - Demonstrou nesta novela que pode voar mais alto na representão em Portugal. A aposta do autor e da estação na sua Judite teve claramente nota positiva.

António Pedro Cerdeira - Uma personagem que encaixou quem nem uma luva ao actor. Cerdeira esteve irrepreensível na sua interpretação de um homem que só pensa no seu próprio bem.

Cristina Homem de Mello - Com um papel secundário depois de algum destaque em algumas produções anteriores a actriz não comprometeu com a sua personagem e o drama de perder um filho.

Dina Félix da Costa - Uma personagem, que a meu ver, não ficará na memória dos portugueses. Penso que ao longo da novela poderia ter emprestado mais sentimento à personagem.

Elisa Lisboa - Surpreendeu e fez rir toda a gente que seguia esta novela. A velha gaiteira que interpretou foi deliciosas e um dos pontos de humor e de destaque desta novela.

Francisco Côrte Real - A escolha de um menino bonito para interpretar um manequim na novela. Das interpretações mais fracas da novela.

Joana Duarte - Podia com a sua personagem, ter surpreendido mais e talvez dar o salto que necessitava. Mas isso não aconteceu. Se Queluz voltar a apostar na actriz, espera-se o "salto" de Joana.

José Wallenstein - Num papel mais secundário, depois das magistrais interpretações em "Tempo de Viver" e "Olhos nos Olhos", o actor esteve óptimo com o seu Alberto.

Manuel Cavaco - Demonstrou mais uma vez ser um dos melhores actores de Portugal. Horácio a par de Bicas em "Olhos de Água", foi uma lição de representação para todos. O seu amor e cuidado para as sobrinhas, a simpatia com Cláudio e a "luta" que travava com Lurdes e Inácia foram simplesmente magistrais.

Marco D'Almeida - Apesar de achar que a sua personagem andou sempre um pouco perdida ao longo da novela, o actor conseguiu imprimir em Bernardo uma inocência que este precisava.

Margarida Marinho - Foi a âncora e a estrela desta novela. A sua interpretação de Helena foi simplesmente divinal, e do trio de protagonistas (Margarida, Alexandra e Paulo Pires) foi aquela que brilhou mais.

Maria Emília Correia - Uma interpretação divertida e sempre bem conseguida.

Márcia Breia - A governante Adelaide, sempre atenta a tudo, foi um dos personagens que puxava pela novela. As suas "discussões" com Patrícia eram maravilhosas.

Nicolau Breyner - Interpretação magistral de Nicolau. Demonstrou porque é considerado o melhor actor de Portugal. Duro, mau, seco, mas também, meigo e doce, foi o actor desta novela.

Núria Madruga - O drama de uma modelo que sofre um acidente e fica desfigurada, poderia para mim, ter sido melhor aproveitado. Penso que a personagem de Núria se perdeu no meio do triângulo amoroso.

Patrícia Tavares - A maior surpresa da novela, para mim. O "patroazinha" irá ficar na memória dos portugueses e a actriz imprimiu um humor e sentimento a esta personagem fora do comum. Merece por parte dos responsáveis um papel de destaque numa nova novela.

Paulo Pires - Desiludiu-me um pouco nesta novela. Por vezes parecia que Paulo Pires estava apenas a debitar texto. O seu Quim não foi das interpretações mais conseguidas.

Rita Pereira - Para mim a actriz não desiludiu mas também não surpreendeu. Ficou sem dúvida atrás do protagonismo de Margarida Marinho e Alexandra Lencastre e principalmente de Sofia Ribeiro.

Rodrigo Menezes - Se sempre achei que Rodrigo não era um bom actor, a sua interpretação em "Meu Amor" veio provar que afinal ele até consegue uma boa interpretação. O seu timido Cláudio foi a sua melhor interpretação.

Sofia Ribeiro - É neste momento, uma aposta futura na ficção em Portugal. Depois de ter surpreendido tudo e todos em "Fascínios" voltou a acontecer em "Meu Amor". Sofia apagou Rita Pereira.

Pedro Barroso - Demonstrou que também pode ser mau, sendo bom. Prova disso é que já está na próxima novela.

O Protagonista


Boa noite. Se na semana passada The Biggest Loser ocupava a cadeira central desta rubrica, esta semana, o trio amoroso de Secret Story está em destaque! Ana Isabel, Hugo F. e Vítor são os Protagonistas desta semana.


Muito já se passou desde o início de Secret Story. De tal forma que, o casal de namorados, nunca pensou que a sua relação chegasse ao ponto de, praticamente, não trocarem nem uma palavra.

A verdade é que o ambiente da Casa dos Segredos está estranho e, acima de tudo, confuso. Segundo o que consta, foram atiradas bolas de ténis para dentro de casa que revelavam o segredo de Ana Isabel e Vítor. Andreia e Daniela, infringiram uma das normas do reality-show, apanhando as mesmas, e lendo em voz alta o que nelas estava escrito.
Na teoria, a maior parte dos concorrentes ficou a par do que unia a estudante de Direito e o funcionário público. Porém, como se isso não bastasse, Vítor revelou, no dia de ontem, o seu segredo aos restantes colegas, não respeitando uma das regras fulcrais do concurso da TVI.
Sem dúvida alguma que a pressão está a afectar os concorrentes de Secret Story, das mais variadas formas. Uma das principais causas desta realidade é o jogo, um aspecto essecial para se conseguir vingar num reality-show. A produção, para contribuir para o ambiente confuso dentro da casa, lança missões no minímo promissoras de reacções inesperadas.
Se não, vejamos bem. Vítor e Ana Isabel gostam um do outro. No meio, existe a grande amizade que une a concorrente a Hugo F. Sabendo deste facto, foi colocada ao delegado de informação médica a missão de fingir estar apaixonado por Ana Isabel. Ao ficar ao corrente de tal sentimento, a namorada de Vítor ficou surpresa, mas confessou que tal revelação não afectaria a relação de amizade de ambos. Nesse sentido, continuaram as demonstrações de carinho, os abraços e os beijos entre Hugo F. e Ana Isabel. Vítor não gostou, e acabou por se afastar de todos os concorrentes da casa mais vigiada do país.


No meio de todos estes factos existe ainda Zé Miguel, que afirmou a Júlia Pinheiro estar apaixonado pela estudante de Direito. No entanto, o professor de Matemática confessou nos últimos dias ser homoxessual. Em que ficamos? Uma realidade ou uma missão da produção?
De referir igualmente que Hugo M. tentou, no início do programa, beijar Ana Isabel.
Segundo Ivo, a namorada de Vítor está a fazer a cabeça a todos os homens de Secret Story. Considerando-a uma "víbora do pior que deu volta ao Zé Miguel e ao Hugo F.", o suposto obssesivo compulsivo está a tentar virar todos os concorrentes contra Ana Isabel.

Afinal, com todas estas ligações, discussões e desentendimentos, sairá a imagem da namorada de Vítor prejudicada? Será ela a mais votada de hoje para abandonar A Casa dos Segredos? Até à data e, na minha opinião, Ana Isabel era uma das fortes concorrentes à vitória, com uma perspicácia para o jogo elevada. No entanto, nos últimos dias, a concorrente acabou por deitar tudo a perder, acabando por equilibrar, as suas hipóteses de permanência em Secret Story às de Daniela.


Questiono eu: se Ana Isabel sair como ficarão os ânimos no reality-show? Será que Vítor aguentará a expulsão da sua namorada? E Hugo F., tornar-se-à o grande aliado do funcionário público com esta perda? E se for Daniela a expulsa desta noite? Será que os concorrentes, não aceitando a derrota da parceira de Vasco, se virarão contra Ana Isabel?

Perguntas que só terão resposta daqui a cerca de quatro horas, sendo que qualquer um dos possíveis desfechos irá exaltar os ânimos da Casa dos Segredos. A não perder!

"Espírito Indomável" em duas frentes


A novela da estação de Queluz de Baixo irá estar em duas frentes, já a partir de segunda-feira. Tal como sucedera com Feitiço de Amor e Flor do Mar, Espírito Indomável irá ocupar o horário que antecede o Jornal Nacional, das 19:30 às 20:00.
O objectivo da TVI é assim, acumular o máximo de telespectadores até à estreia de Sedução, a nova novela de Rui Vilhena, que estreia amanhã. Uma vez que Morangos com Açúcar estão a ficar sem pedalada para a concorrência, leia-se Preço Certo e Caras & Bocas, a estação de Queluz de Baixo procura assim melhorar os resultados que a série tem alcançado com esta alteração de programação.

De referir ainda que, no seu último episódio, Meu Amor obteve uma audiência avassaladora. A novela chegou aos 18,8% de audiência média e 55,1% de share, tendo derrotado toda a concorrência a partir das 22:25.

"Nikita", "Hellcats" e "One Tree Hill" com novo passaporte!


Nikita, Hellcats e One Tree Hill viram as suas temporadas totalmente garantidas pela The Cw. As audiências das três séries referidas garantiram-lhes episódios suficientes para completarem as suas seasons.

Se Nikita e Hellcats são novatas nestas andanças, One Tree Hill continua a agarrar os telespectadores aos ecrãs de todo o mundo, após vários anos. No lado oposto está Life Unexpected, série que é exibida pela FOX Life. Lux e companhia limitada estão com dificuldades em obter os bons resultados de outrora.

90210, Gossip Girl, Supernatural e The Vampire Diaries continuam, por enquanto, em terreno seguiro.

Esta noite...

... descubra qual O Protagonista da semana. E a partir das 21:00 fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Mário Lima reforça “Morangos com Açúcar”

Captura_de_ecra_-_2010-10-12_18.57.39


Depois de o gémeo de Renato ter revelado à imprensa os seus desejos, parece que a TVI decidiu dar-lhe uma oportunidade.

Segundo a edição desta semana da revista Mariana, Mário Lima vai começar, dentro de pouco tempo, um curso de representação na Plural Entretainment, seguindo depois para o elenco da conhecida série juvenil.


A estreia em Morangos com Açúcar dar-se-á, ao que tudo indica, em meados de Janeiro, não sendo ainda conhecida qual a personagem que o antigo concorrente de Secret Story interpretará. Ainda assim, a mesma publicação garante que deverá pertencer ao núcleo de Lourenço, o protagonista.

Todavia, não há ainda qualquer tipo de confirmações oficias.


Quiosque: Mariana

Como se ganha dinheiro em “Secret Story”?

casadossegredos2

Uma das grandes diferenças do novo reality-show da TVI em relação aos seus antecessores é que aqui ganha-se, ainda que aparentemente, dinheiro.

Todavia, a quantia acumulada ao longo das várias semanas de concurso serve apenas como que um “banco” para cada concorrente. Quem o explica é a edição desta semana da revista Mariana.


Segundo esta publicação, apenas os quatro finalistas terão direito ao dinheiro que amealharem semanalmente, sendo que o vencedor recebe ainda os 50.000 € que estão a concurso.

Assim está mais do que esclarecido que, independentemente da quantia acumulada até à expulsão, os concorrentes que saem da Casa dos Segredos não ganham nada. Justas ou não, são estas as regras de Secret Story.


Quiosque: Mariana

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
A verdade é que esta nova temporada de "Morangos com Açúcar", apesar de não comprometer, não alcança os valores das suas antecessoras e até perde para a novela da SIC. Mas o que me traz aqui a falar de "Morangos" é a insistência da TVI em dar um episódio repetido que dura cerca de 15 minutos e que alcança valores abaixo da média do canal. A entrada de Fátima Lopes veio solucionar o horário pós Júlia Pinheiro, e penso eu se não seria melhor, aumentar a duração de "Agora é Que Conta" ao invés de transmitir aqueles pequenos minutos da série juvenil. Tentar não custa.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
Foi o espaço de reportagem mais visto da semana. "Vidas Contadas" conseguiu a proeza de alcançar números que rivalizam com as novelas e reality show da TVI, num horário que tinha a concorrência de uma também reportagem desta estação. Judite de Sousa, mostra porque é a melhor jornalista da televisão portuguesa, numa reportagem sobre as Vindimas em Portugal. Em conjunto com o povo, a jornalista não teve "medo" de arregaçar as mangas (ou calças, se preferirmos) e ir para dentro do barril pisar as uvas. Judite consegue a proeza de numa segunda-feira estar no ar com uma reportagem sobre o povo, e de nessa mesma semana entrevistar o Ministro das Finanças, numa altura tão delicada para o país.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" consigo aqui no Televisão-Opinião, entre as 10h e as 12h. Conheça as três primeiras escolhas.


Melhor da Semana SIC
O jornalista da SIC foi buscar um tema, que nos dias que correm tem uma importância fulcral na nossa economia. Com todas as medidas de austeridade proclamadas pelo Governo, com a diminuição do poder de compra dos portugueses é viável a construção de novas grandes superfícies? A "Grande Reportagem" da SIC, para além de ser um dos programas mais vistos da estação ao longo da semana, fez também, quem estava em casa a assistir, quais os prós e contras dos shoppings em Portugal. O nome da reportagem ("Portugal Shopping"), foi o mais adequado, uma vez que somos o país com mais shoppings em toda a União Europeia. Um trabalho jornalístico de qualidade, na altura e no momento certo.

Última hora – Ana Isabel é o alvo da maioria dos seus colegas!

anaisabelevitorSS

A menos de um dia de se saber qual das duas nomeadas será expulsa pelos portugueses, o ambiente na Casa dos Segredos está ao rubro.


O alvo de quase todos os concorrentes é Ana Isabel. Ivo “comanda” as operações e lança chamas para a fogueira. Os insultos à concorrente de Guimarães são vários e Renato também o ajuda. Ana Isabel não está com o grupo no sofá da sala, sendo que Vítor se encontra no jardim. Pelo que já pôde ser visto, o modelo já confessou o seu segredo aos restantes colegas.


Tudo isto poderá custar a expulsão à estudante de direito, e em vários fóruns há já quem diga que tudo não passa de uma estratégia de Ivo para que Daniela fique na casa. O que dirão os portugueses de tudo isto?


Amanhã terá a resposta!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Afinal não é bem assim

Pode ter sido apenas um dia bom, mas não deixa de ser relevante. De acordo com a Martktest, o canal TVI Secret Story, que está em exclusivo no Meo, foi na quarta-feira o terceiro canal de cabo/IPTV mais visto em Portugal, com uma média de 15 600 espectadores ao longo do dia. À sua frente ficaram apenas a líder SIC Notícias (25 900 espectadores) e a Sport TV, que teve um bom dia com os jogos da Liga dos Campeões (21 200).
Este surpreendente resultado levanta várias questões interessantes. Em primeiro lugar, sem qualquer anúncio, a Marktest passou a medir também as audiências do IPTV e não apenas do cabo, como até aqui. Ora, isso é uma boa notícia, porque os resultados que produz são mais fiáveis, uma vez que já abarcam uma quantidade não despicienda de potenciais espectadores (os últimos números oficiais divulgados pela Meo apontam para 702 mil subscritores do seu serviço).
Por outro lado, não deixa de dizer muito do país que um canal que transmite em contínuo um reality show em que tudo é encenado e produzido tenha mais espectadores do que canais de informação em português, como a RTPN ou a TVI24, canais de grandes séries internacionais aclamadas pela crítica, como o AXN, a Fox ou a Fox Live, canais de cinema, como Hollywood, canais infantis, como o Panda ou canais generalistas com alguns dos melhores programas internacionais do momento, como a SIC Mulher.
Ora, o que dizer disto? Primeiro, que a TVI teve olho para a coisa: o Secret Story por muito que me desagrade a ideia, é um programa de massas, mas interclassista. Em segundo, e mais importante, cai por terra essa ideia iluminada de que os espectadores do cabo (e IPTV) são urbanos, cultos e elaborados nos gostos, que abominam a programação das generalistas. Vê-se...