24 de outubro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Afinal não é bem assim

Pode ter sido apenas um dia bom, mas não deixa de ser relevante. De acordo com a Martktest, o canal TVI Secret Story, que está em exclusivo no Meo, foi na quarta-feira o terceiro canal de cabo/IPTV mais visto em Portugal, com uma média de 15 600 espectadores ao longo do dia. À sua frente ficaram apenas a líder SIC Notícias (25 900 espectadores) e a Sport TV, que teve um bom dia com os jogos da Liga dos Campeões (21 200).
Este surpreendente resultado levanta várias questões interessantes. Em primeiro lugar, sem qualquer anúncio, a Marktest passou a medir também as audiências do IPTV e não apenas do cabo, como até aqui. Ora, isso é uma boa notícia, porque os resultados que produz são mais fiáveis, uma vez que já abarcam uma quantidade não despicienda de potenciais espectadores (os últimos números oficiais divulgados pela Meo apontam para 702 mil subscritores do seu serviço).
Por outro lado, não deixa de dizer muito do país que um canal que transmite em contínuo um reality show em que tudo é encenado e produzido tenha mais espectadores do que canais de informação em português, como a RTPN ou a TVI24, canais de grandes séries internacionais aclamadas pela crítica, como o AXN, a Fox ou a Fox Live, canais de cinema, como Hollywood, canais infantis, como o Panda ou canais generalistas com alguns dos melhores programas internacionais do momento, como a SIC Mulher.
Ora, o que dizer disto? Primeiro, que a TVI teve olho para a coisa: o Secret Story por muito que me desagrade a ideia, é um programa de massas, mas interclassista. Em segundo, e mais importante, cai por terra essa ideia iluminada de que os espectadores do cabo (e IPTV) são urbanos, cultos e elaborados nos gostos, que abominam a programação das generalistas. Vê-se...

Nenhum comentário: