10 de abril de 2010

Última Hora - Nuno Graciano em "Mesmo a Tempo"


O novo programa da SIC, Mesmo a Tempo, já tem data de estreia! 17 de Abril, sábado, foi o dia escolhido para o primeiro episódio ir para o ar. Nas promos, Nuno Graciano pergunta aos telespectadores se querem ganhar cinquenta mil euros.

Audimetria Semanal


Boa noite. Está em linha a segunda edição da Audimetria Semanal. Preparado para ficar a par dos resultados dos principais programas televisivos?

A análise incide desde o dia 3 a 8 de Abril

Resumo Semana

A semana foi ganha pela TVI. Apesar de a estação de Queluz no domingo ter ficado bastante próxima da RTP1 (26,6% de share, contra 25%), e de na segunda-feira ter sido ultrapassada por ela, conseguiu, no geral, bons resultados audiométricos. O share diário mais alto do canal da Media Capital foi de 29,5%, na quarta-feira, abaixo dos 30,6% que a SIC obteve um dia depois.

O confronto da semana

Escolher um duelo nesta semana é complicado. Mas aponto para o que ocorreu no horário das 19:00, na quarta-feira, entre O Preço Certo, Paraíso e Morangos com Açúcar. Se a série da TVI liderou, o concurso apresentado por Fernando Mendes ficou-se obviamente pelo segundo lugar. Mas desengane-se se pensa que a novela da SIC esteve mal. Muito pelo contrário. Nos primeiros episódios, Paraíso alcançava shares na ordem dos 20%. Nos últimos, e num horário bastante diferente do seu, bateu os 24%! Melhor que Nós Por Cá portanto. Não será este um sinal?

Estrela em Ascenção

Há muito que as tardes não eram tão renhidas, mas, de facto, há alguém que se pode gabar dos resultados do seu talk-show. Júlia Pinheiro, apesar de muitas vezes ser ultrapassada pela concorrência vai percorrendo o seu caminho devagar, mas bem. Por outras palavras, vai vencendo e perdendo, sabendo que é disto que se faz a televisão. Com calma a apresentadora procura combater as novelas da hora de almoço e, posteriormente, a "inimiga" Fátima Lopes. Uma tarefa difícil, que nos últimos tempos tem sido combatida com moderação.
De referir que, na quarta e quinta-feira, As Tardes da Júlia dominaram das as 14:00 às 17.00, com uma quota de mercado na ordem dos 30%.

O desastre da Semana

Super Miúdos tem vindo a portar-se bem. Durante a semana tem conseguido shares na ordem dos 20%. No entanto, quando a concorrência fica mais forte, ou seja, quando há futebol, o concurso apresentado por Sílvia Alberto desce drasticamente. Por exemplo, na quinta-feira, com o Benfica na SIC, Super Miúdos ficou-se pelos 10% de share.

O melhor de cada canal

RTP - Jornal da Tarde. Faça frio ou faça sol, o noticiário da hora de almoço da RTP1 é consecutivamente o mais visto das 13:00. Apesar do Jornal da Uma por vezes se aproximar durante a semana, são raras as vezes em que o ultrapassa. Mesmo sem a liderança da Praça da Alegria, o Jornal da Tarde consegue recuperar do segundo lugar do talk-show da estação pública.

SIC - Lua Vermelha. A série de vampiros da SIC não se portou mal nos dias "especiais" de exibição. Com a ajuda do futebol na quinta-feira, foi o quarto programa mais visto do dia com 10,1% de rating e 24,3% de share. Sinceramente, acho que já está na altura de Nuno Santos apostar em Lua Vermelha durante a semana.

TVI - Meu Amor não dá tréguas à concorrência. A vitória em todos os dias da semana é simplesmente brilhante. Sim, é uma novela, mas os portugueses são soberanos. Quando se gosta, gosta-se mesmo!

Expectativas

No próximo domingo estreia o novo concurso da SIC, Achas Que Sabes Dançar, e não só! Na RTP1, vai para o ar o primeiro episódio de O Cubo. De quem será a vitória? Bom, eu aposto no programa de dança, apresentado por João Manzarra.
Pessoalmente estou desejoso para ver os chamados "cromos" a fazer más figuras, e ficar impressionado com o talento escondido que há em Portugal quando vir as "estrelas".

Não tenho dúvidas que Jorge Gabriel perca no domingo. O que não tenho a certeza são os valores que o concurso da SIC vai fazer. Isto porque se Achas Que Sabes Dançar resultar, poderá não só ser o novo Ídolos do terceiro canal, como também o ajudará a melhorar os resultados de domingo.
Quanto à TVI, prevejo uma semana tranquila, na liderança.

De referir que as férias da Páscoa acabam no domingo e, como tal, os resultados da RTP2 e do Cabo devem descer.



Até para a semana!

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí um agradecimento especial a todos os leitores. Foi nos últimos dias que o Televisão-Opinião atingiu a marca das cem mil exibições de página. Foram cem mil cliques para o nosso e seu blog, que não podiam passar em branco.

Todos os dias o Televisão-Opinião recebe, segundo o Google Analytics, entre seiscentas e oitocentas entradas. Ou seja, através destes dados, sabemos que a nossa mensagem está a passar. Você que está aí desse lado sabe que, durante o dia, o blog é actualizado às 10:00, às 15:00, às 17:00, às 18:00, às 20:00, às 21:00, às 00:05 com várias rubricas, para além de outras notícias que são postadas em horário indefinidos. Logo, o leitor visita o blog várias vezes durante o dia, a tarde e a noite, pois tem a noção que existe uma grande actualização no Televisão-Opinião.

É um prazer saber que você já se habituou às datas de postagem das nossas rubricas, assim como aos conteúdos que nelas são postados.

Queremos também agradecer aos nossos companheiros dos blogs, que frequentemente copiam as nossas ideias. Não, não estou a apontar o dedo a nenhum administrador, mas sim, estou a confessar que é com agrado que vejo que as ideias do Televisão-Opinião são tão originadas que merecem ser copiadas. Poderia dar aqui tantos exemplos, mas por ética não o faço. Isto porque a Revista de Imprensa, o Fala-se, o Fecho, o Frente a Frente, o Exame Semanal, o Momentos, o Cine-Opinião, o Feeling, os Escolhidos, a Audimetria Semanal, o Minuto Mais Visto da Semana, o Episódio Seguinte, O Protagonista, o Melhor & Pior da Semana, o SÓ Séries e o Momentos da Minha Vida falam por si próprios.
Obrigado a todos, que diariamente nos fazem crescer!

Às 21:00


Não perca!

Miguel Sousa Tavares recebe Pedro Passos Coelho

Foi eleito recentemente novo líder do PSD e esta segunda-feira senta-se à mesa com Miguel Sousa Tavares, naquela que será uma das primeiras entrevistas nesta condição. Pedro Passos Coelho tem a difícil tarefa de fazer frente a José Sócrates e é a esperança dos sociais democratas para o futuro. Este será certamente um dos muitos temas que serão debatidos. Para ver no próximo Sinais de Fogo.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!

Alexandre envolve-se em tráfico de drogas

Desde que Benedita foi forçada a deixar a pesca devido à recuperação do seu coração, indo trabalhar para a loja de Ana Marta, em substituição de Elsa, que Alexandre começou a fazer de tudo para poder ficar com o barco da irmã. Paulo nem sempre o leva a sério e os seus colegas começam a ter problemas. Para impressionar Dalila, o rapaz, que raramente vai ao mar, acaba por envolver-se em negócios escuros, de transporte de droga. Assim, contrata Gué, Amarelo e Joaquim para um trabalho, sem lhes dizer, porém, o que quer transportar no barco. Todavia, os três amigos acabam por descobrir quando o irmão de Benedita quase cai à água, devido ao seu problema físico. Joaquim descobre o que é que o barco transporta e quase o denuncia quando chegam ao porto de Setúbal. No entanto, sabendo que se isso acontecer Paulo irá entregá-lo à polícia, acaba por não dizer nada, prometendo-lhe que não voltará a trabalhar com ele, e que não quer ver dinheiro algum do que ele ganhar.


Paula revolta-se

João Pedro consegue finalmente fazer com que Paula receba um dos seus presentes. A rapariga fica radiante e agradece-lhe. Nessa altura, o irmão de Filipe aproveita e questiona-a sobre todas as outras coisas que pediu a Mariana para lhe entregar. Paula afirma não ter recebido nada e desconfia dele. Porém, ao chegar a casa, surpreende a amiga no quarto com todas as ofertas que João Pedro lhe enviara. Furiosa, acusa-a de lhe ter mentido e têm uma forte discussão. Mariana tenta explicar-se e garante-lhe que a sua intenção era apenas protegê-la. Todavia, Paula mostra-se desiludida e muito magoada. Já sozinha, desembrulha todos os presentes e chora, emocionada.

CURTAS:

Em Meu Amor, ao ver a relação com Patrícia cada vez mais problemática, Joaquim regressa para os braços de Teresa. No entanto, a mulher descobre tudo e, louca, tenta o suicídio.

Em Viver a Vida, Bruno decide apresentar-se a Marcos, dizendo-lhe que é seu filho, no entanto, o ex-marido de Helena responde-lhe que esta notícia não lhe pesa na consciência.

Em Caras e Bocas, determinada a casar-se com Gabriel, Laís procura os conselhos de Judith, que traça um plano para o afastar de Dafne.

Quiosque:

TV Guia, TV Mais, TV 7 Dias



Eis os melhores de 2009!

Realizou-se na passada quinta-feira o grande espetáculo de entrega dos primeiros Prémios TV7 Dias de Televisão.

Numa cerimónia recheada de boa disposição desfilaram as mais conhecidas caras da nossa televisão. A primeira parte foi apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, a segunda por Vanessa Oliveira e Daniel Oliveira e, na última, foram Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha quem felicitou os felizes contemplados.

A gala teve mais de 6 horas de duração e ainda houve tempo para ser apresentada a peça A Gaiola das Loucas. A lista de vencedores foi a seguinte:

Entretenimento:

Melhor programa: Ídolos (SIC)

Melhor talk-show: Você na TV! (TVI)

Melhor apresentadora: Júlia Pinheiro (TVI)

Melhor apresentador: José Carlos Malato (RTP)


Humor:

Melhor programa: Gato Fedorento- Esmiúça os Sufrágios (SIC)

Melhor actriz/ humorista: Maria Vieira (RTP)

Melhor actor/ humorista: Ricardo Araújo Pereira (SIC)


Informação:

Melhor programa: Grande Entrevista (RTP)

Melhor reportagem/ documentário: Infância Traficada (TVI)

Melhor jornalista/ apresentadora: Clara de Sousa (SIC)

Melhor jornalista/ apresentador: José Rodrigues dos Santos (RTP)

Melhor comentador: Marcelo Rebelo de Sousa (RTP)


Séries:

Melhor série: Conta-me Como Foi (RTP)

Melhor série infanto-juvenil: Morangos com Açúcar VII (TVI)

Melhor actriz: Benedita Pereira (TVI)

Melhor actor: Miguel Guilherme (RTP)


Telenovelas:

Melhor telenovela: Deixa que te Leve (TVI)

Melhor actriz: Margarida Marinho (TVI)

Melhor actor: Nicolau Breyner (TVI)

Melhor actriz secundária: Maria João Luís (TVI)

Melhor actor secundário: André Nunes (TVI)

Melhor música de genérico: Mais um Dia (Meu Amor, TVI)


Outras categorias:

Melhor programa cultural: 35 MM (SIC Notícias)

Melhor programa desportivo: Liga dos Últimos (RTP)

Melhor programa social: Alta Definição (SIC)


Troféu Memória: Raul Solnado

Troféu Prestígio: Júlio Isidro

Troféu Carreira: Herman José

Pedro Abrunhosa em "Alta Definição"

Depois de ter recebido o campeão olímpico Nélson Évora, Daniel Oliveira conversa este sábado com Pedro Abrunhosa. Com certeza que durante a entrevista será abordada a famosa queda durante o programa Ídolos. Resta saber a resposta que o músico dará à pergunta "O Que Dizem os Teus Olhos?" Para ver, hoje, em Alta Definição.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela SIC. O jogo de futebol entre o Benfica e o Liverpool, transmitido no dia 1 de Abril, obteve, pela 21 horas e 58 minutos, 25,1% de rating e 61,2% de share. Em números, mais de dois milhões e trezentos mil espectadores seguiam a SIC aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. Mar de Paixão conseguiu, no dia 29 de Março, pelas 21:49, 17,7% de audiência média e 42 pontos.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24


Já é por todos bem conhecida a dificuldade da RTP1 em debater-se nas audiências fora dos formatos informativos. Após o findado programa “Jogo Duplo”, a RTP1 procurou voltar a apostar nos concursos. Agora, depois de “Super Miúdos”, estreia no próximo Domingo “O Cubo”, na procura de um lugar mais agradável nas audiências.

Com apresentação de Jorge Gabriel, em horário nobre, o formato vai consistir numa série de desafios dentro de um enorme cubo transparente. Os desafios vão desde jogos de equilíbrios a jogos de memória, com o intuito de estimular a destreza física e performance dos concorrentes.

Cada concorrente tem nove vidas, e duas ajudas: “simplicar” e “jogada de teste”. Tudo de modo a ganhar uma quantia monetária em cada etapa do jogo.

Jorge Gabriel é, sem sombra de dúvidas, um grande apresentador, contudo confesso que gostaria de ver José Carlos Malato novamente na chefia dos concursos da RTP1. Fora isto, é certamente um programa que promete.
Até para a semana!