1 de abril de 2011

Like & Dislike


Boa Noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!

LIKE
Carlos Daniel no Telejornal


João Adelino Faria não podia ficar eternamente à frente do Telejornal. Com José Rodrigues dos Santos como enviado especial à Líbia, a escolha de Carlos Daniel para apresentar o principal informativo da RTP e, por sinal, um dos mais vistos em Portugal, foi uma escolha acertada.

À muito que Carlos Daniel merecia sentar-se naquela cadeira. Com uma carreira de renome e depois do excelente trabalho que o jornalista demonstrou na RTPN e em todos os projectos em que esteve envolvido na informação da RTP, este reconhecimento foi merecidíssimo.





DISLIKE
Iva Domingues, tu não és a Leonor Poeiras! 


Sinceramente, não gostei muito da prestação de Iva Domingues na condução do Agora É Que Conta, ao longo das últimas duas semanas. Conhecida como uma autentica ‘tapa-buracos’ em Queluz de Baixo, foi notório o enorme esforço e empenho da apresentadora ao longo destes quinze dias, acabando Iva por fugir assim ao seu registo habitual. A Iva ponderada e sóbria deu lugar a uma Iva descontrolada e histérica, em tudo semelhante a uma Leonor Poeiras.

Na minha opinião, essa prestação não resultou na apresentadora, criando um boneco televisivo desconfortável e artificial. Mas também acredito que o formato gasto deste programa não facilita, por si só, em nada o trabalho da apresentadora.


Falar Televisão



6 meses de estágio

Estávamos em pleno Verão. E depois de semanas antes ter sofrido avassaladoras saídas com algumas caras emblemáticas a dizerem adeus à estação, a SIC renascia para a competição e apresentava com pujança as suas propostas para a reentre de Setembro. E a aposta em Conceição Lino para substituir o lugar deixado vago por Fátima Lopes nas tardes da estação apanhou todos de surpresa.

Até à estreia a expectativa foi crescente. Conceição garantia que tristezas não eram com ela, prometendo surpreender e mostrar uma faceta sua totalmente nova neste também novo desafio para si. O programa também prometia surpreender e trazer para o ecrã o que de melhor um talk-show pode oferecer. E foi no meio desta enorme expectativa que o Boa Tarde lá estreou. E qual não foi o espanto quando, em plena estreia, me deparei com um programa morto, sem graça, sem ritmo. Com uma Conceição Lino desajeitada, nervosa e presa. E com um conteúdo fraco e nada inovador.

Os resultados foram descendo a pique e, consequentemente, seis meses após da sua estreia, já com a mãozinha de Júlia Pinheiro na formatação de conteúdos, o Boa Tarde sofreu a sua primeira reformulação. E o mais irónico é que o programa que estava prometido desde o Verão de 2010 parece só ter acabado por estrear em Março de 2011, depois de uma espécie de seis meses de estágio.


Três semanas depois da reformulação, o Boa Tarde conseguiu seduzir-me a mim enquanto espectador. O novo cenário está muitíssimo bem conseguido, os conteúdos são melhor escolhidos e, principalmente, melhor alinhados. E Conceição Lino, essa, mudou radicalmente de atitude mostrando-se muito mais versátil e com graça.

O que vemos agora pode-se finalmente apelidar de talk-show. Tal não é verdade que, desde 14 de Março, o Boa Tarde conseguiu ressurgir do marasmo em que estava envolto e até já chega mesmo a liderar no seu horário!

Doriana na capa da "Hot Magazine"


A ex-concorrente da "Casa dos Segredos" é a capa da primeira edição da "Hot Magazine". Numa produção ousada, Doriana Sousa mostra toda a sua sensualidade, prometendo ter ainda muito mais para mostrar aos portugueses!

Quiosque: Meios & Publicidade

"5 Para a Meia-Noite" despede-se a 15 de Abril

Faltam duas semanas para a quarta série do talk-show nocturno da RTP2 se despedir dos portugueses, adianta o Diário de Notícias desta sexta-feira.


Em declarações ao referido jornal, Pedro Fernandes afirma: "Esse dia será a última sexta-feira do 5 Para a Meia Noite. É possível que haja uma quinta edição, mas ainda não está nada decidido".


O apresentador das quintas-feiras sente, por esta altura, um misto de sentimentos, tal como o próprio admite: " Este é um formato que dá mesmo muito trabalho a fazer, são programas de autor. Vou com o sentimento de missão cumprida. E sinto, ao mesmo tempo, alívio por, finalmente, poder descansar".


Ainda esta noite, poderá ver sentados no sofá do 5 a banda portuguesa The Gift, e segunda-feira Filomena Cautela recebe o actor e realizador Afonso Pimentel.

Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!
E já agora... não estamos a mentir! ;)

José Sócrates em entrevista na RTP



É já no primeiro dia da próxima semana que o primeiro ministro demissionário estará nos ecrãs da estação pública para a primeira entrevista depois de se ter demitido do governo.

A notícia é avançada pela agência Lusa e citada pelo Correio da Manhã e Diário de Notícia. Em entrevista, durante a apresentação do projecto de emissões especiais da RTP para os próximos tempos, Nuno Santos garantiu: "É uma operação que queremos que seja marcante. Há uma grande atenção e curiosidade dos cidadãos sobre o que se passa na sociedade".


Numa altura em que já não há nem Judite Sousa nem José Alberto Carvalho para conduzirem a entrevista ao secretário-geral do Partido Socialista, o director de informação da televisão do estado escolheu os jornalistas Vítor Sousa e Sandra Sousa para conduzirem a emissão especial a partir do Palácio de São Bento.


Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã

Iva Domingues era a eleita para apresentar "Perdidos na Tribo"


Por esta é que ninguém esperava. Depois de vários meses em que poucas ou nenhumas vezes apareceu nos ecrãs da TVI, a apresentadora era a eleita para conduzir o novo reality-show da TVI, todavia, o seu lugar acabou por ser ocupado por Leonor Poeiras, tal como revela a edição desta semana da revista TV Guia.


Os motivos que levaram a esta troca são, contudo, desconhecidos, mas segundo o que escreveu Carlos Dias da Silva na mesma publicação “Será mesmo verdade que Iva Domingues tinha sido escolhida para apresentar um dos novos reality-shows da TVI e pode ter comprometido tudo?”, o que leva a crer que algo se passou para que o seu lugar fosse ocupado por Leonor Poeiras.


Polémicas à parte, certo mesmo é que Iva Domingues deverá continuar à frente do Agora é que Conta, quando a loira tiver que se ausentar para gravar Perdidos na Tribo.


Quiosque: TV Guia

Gravações de "Sedução" terminam a 21 de Abril


Embora ainda falte muito para o seu final, o certo é que a trama de Rui Vilhena acaba de ser rodada na terceira semana de Abril, anuncia a edição desta semana da TV Guia.


A notícia de que o final das gravações de Sedução foi antecipado não é de agora, até porque a telenovela acabou por não ser aumentada, contando apenas com pouco mais de 150 episódios, algo pouco incomum em telenovelas da TVI.


Num altura em que muitos dos actores se preparam para ficar com um futuro incerto, começam já a surgir rumores do que os reserva no futuro, sendo que há bem pouco tempo se escreveu que Maria João Bastos e Pedro Granger estão a caminho da SIC.


Quiosque: TV Guia

Fala-se 01/04/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta tarde de sexta-feira!



Merche Romero

A dois meses de ser mãe, Merche Romero mostra-se bastante feliz e realizada. A cara da SIC garante que se sente “bonita e mais mulher” grávida e está a viver intensamente esta emocionante fase da sua vida ao lado do seu namorado, DJ Vibe: “Estamos super felizes. Temos registado tudo nas consultas, para mais tarde recordar. O Tó está a ser um grande companheiro, exemplar mesmo, e graças a Deu está a ser uma gravidez santa”, conta a apresentadora.

Com nascimento previsto entre 8 e 13 de Junho, o novo rebento já tem nome escolhido. Irá chamar-se António!




Ana Isabel e Hugo F

Depois da cumplicidade demonstrada no reality-show da TVI, Secret Story, Ana Isabel e Hugo F continuam bastante próximos, mesmo 4 meses depois de terem abandonado a casa da Venda do Pinheiro.

E essa cumplicidade ficou também demonstrada na última edição de Portugal Fashion. O casal marcou presença no evento e, segundo Ana Isabel, é desta forma, juntos, que ambos pretendem continuar a aparecer publicamente: “Continuamos sempre juntos, temos tido vários trabalhos em parceria e estou com ele todos os dias”, refere.


Quiosque: TV Mais

Exclusivo TVU - TO: Virgílio Castelo muda-se para a TVI


Parece que a saída do cargo de consultor para a ficção nacional da SIC não se prende apenas e só com o querer dedicar-se em exclusivo à carreira de actor. De acordo com uma fonte bem colocada no processo, Virgílio Castelo é o novo exclusivo TVI.

Por aquilo que apurámos há muito que a estação de Queluz de Baixo andava de olho no actor, até porque, depois de perder Rogério Samora para a SIC ficou sem um dos seus principais rostos e viu na contratação de Virgílio Castelo o sucessor ideal.


Sem nenhum projecto em vista no canal de Carnaxide, Virgílio Castelo acabou por aceitar o convite endereçado por André Cerqueira e voltar a uma casa onde foi muito feliz.

De acordo com a nossa fonte, o actor vai ainda assumir um cargo na Plural Entretainment e terá como próximo desafio protagonizar a próxima trama da TVI, onde fará par romântico com Melânia Gomes.

As equipas de "Perdidos na Tribo"


Embora ainda faltem alguns dias para a partida, parece que a TVI já escolheu quem integra as três equipas do novo reality-show, adianta a TV Mais desta semana.


Assim, a primeira equipa é formada por quatro “veteranos” em programas deste género, que é como quem diz José Castelo Branco, Vera Ferreira, Marta Cardoso e Sérgio Vicente. E o local para o qual viajarão será, ao que tudo indica, a Namíbia, onde há duas tribos que os podem receber: Bushman ou Himba.


Já o segundo grupo é formado por quatro actores: Joana Alvarenga, José Carlos Pereira, Mafalda Teixeira e Luís Lourenço. Esta é a equipa cujo destino ainda não está bem definido, sendo que é provável que integrem uma tribo perto da praia, na Indonésia, Nova Zelândia ou Papua Nova-Guiné.


Por último, a terceira equipa é constituída pelos restantes quatro concorrentes, Io Apolloni, Cláudia Jacques, Jorge Kapinha e o recém confirmado Fernando Mendes. A tribo deste grupo será a Mursi ou Hamer, na Etiópia.


Resta aguardar por Maio para conferir todos os momentos que prometem ser de muita aventura!


Quiosque: TV Mais

Virgílio Castelo já não é consultor da ficção SIC


Depois de ter assumido o cargo que anteriormente era de Teresa Guilherme, corria o ano de 2008, o actor deixa agora as sua funções.


De acordo com o Diário de Notícias, Virgílio Castelo optou por não renovar o seu contrato, tal como a sua agência anunciou em comunicado: "Optando por não renovar o seu contrato de consultor para a ficção nacional da SIC, o actor cria assim disponibilidade total para dar continuidade a um percurso brilhante, conforme se pode avaliar no seu já longo e variado currículo".


O actor prepara-se, assim, para se dedicar exclusivamente ao seu trabalho enquanto actor, quer em televisão, quer teatro ou cinema.


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 01/04/2011



Sexta-feira, 1 de Abril. A última Revista de Imprensa da semana!


Dia 1 da nova direcção de informação TVI


Este primeiro dia do mês de Abril marca a entrada em funções oficial da nova direcção de informação da estação de Queluz de Baixo. José Alberto Carvalho e Judite Sousa, esta última que se estreou já ontem nos ecrãs do quarto canal, são oficialmente a partir de hoje profissionais da TVI, integrando a direcção de informação do canal.

Ontem, e enquanto preparava à sua primeira entrevista em Queluz de Baixo, Judite Sousa confessou sentir-se “lindamente” e bastante animada na sua nova casa e mostrou-se também totalmente dedicada a este novo desafio na sua vida profissional, depois de 32 anos de trabalho na RTP: "Aqui estou para fazer o que sei fazer, que é trabalhar", afirma.

Também esta semana, Júlio Magalhães, o director de informação demissionário, garantiu que sai da direcção de informação da TVI com o espírito de "missão cumprida", confiando totalmente no profissionalismo dos seus sucessores.

Um novo ciclo que começa na informação da TVI e que promete bastantes mudanças e surpresas nas próximas semanas.



Estado de Graça estreia hoje


Com o final da primeira temporada de Voo Directo, estreia hoje o novo programa dos serões de sexta-feira da RTP1. Estado de Graça é o novo programa de humor do canal público que conta com a participação de caras conhecidíssimas do público, tais como, Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Manuel Marques ou Eduardo Madeira.

A partir de hoje, e ao longo das próximas 13 semanas, este elenco oferece aos espectadores 50 minutos dos mais variados sketches que, no fundo, pretender caricaturar os vários aspectos da actualidade portuguesa, desde a política, o desporto ou até mesmo a televisão. Um programa, que nas palavras de Joaquim Monchique, pretende diversificar a monocultura de novelas do horário nobre nacional: “Acho que estamos com muitos miúdos a cantar e muitas novelas, por isso já fazia falta um programa destes”, afirma.

Estado de Graça estreia hoje na RTP1, logo após o Telejornal.


CITAÇÃO DO DIA
"É oficial. Sou uma mulher!"
Sofia Arruda


NÚMERO DO DIA
2,6
Este é o peso total, em toneladas, dos 20 participantes da edição portuguesa do programa The Biggest Loser que estreia em breve nos ecrãs da SIC e que conta com a condução de Júlia Pinheiro.


Quiosque: Mariana, TV Mais, Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. Fechamos o último dia do mês de Março com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A subida de Conceição

A gente habitua-se a olhar para Conceição Lino, ali, perdida no meio das tardes do entretenimento e forma uma ideia: é um erro de casting. Depois, não se volta mais a pensar na coisa e a ideia ficou formada na nossa cabeça. Às vezes, é verdadeira. Outras vezes, é injusta. E é por isso que é sempre bom parar para pensar. Para colocar as coisas em perspectiva. Para fazer um balanço, para pensar em novas ideias e soluções. E, no fim de contas, o resultado pode ser melhor. É o que aconteceu com Conceição Lino, que, é bom reconhecer, é tudo menos um erro de casting. Desde que o formato das tardes da SIC foi mexido (novo cenário, novos conteúdos, nova coordenação, a cargo de Nuno Graça Dias), há melhorias evidentes. As histórias são melhores, e a própria apresentadora, que sabe rir, contar peripécias e que tem essa rara capacidade que é saber ouvir os outros, está muito mais à vontade. O resultado final só podia ser um: depois de meses a navegar nos 15, 16, 17% de quota de mercado, Conceição Lino tem conseguido bem melhores resultados. Ainda na terça-feira alcançou a sua melhor média do ano, chegando aos 24,2% de quota de mercado, ficando à frente de Portugal no Coração, da RTP1, e batendo-se de igual para igual com A Tarde É Sua, de Fátima Lopes, na TVI.

 
Apesar da subida das duas últimas semanas, é cedo para tirar conclusões precipitadas. O caminho faz-se caminhando, e, apesar do horário ser menos complexo do que o de Júlia Pinheiro de manhã, Conceição Lino sabe que esta é uma corrida de longo curso. O percurso feito de Setembro até aqui já deu para perceber que é pedregoso, mas talvez as notícias da sua morte no day time, que abundaram nos últimos meses, fossem manifestamente exageradas.