25 de agosto de 2009

Fecho


O Fecho de hoje incluí uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:
Só se estraga uma casa
Flora?", confere a repórter. "Andrade", insiste a senhora. "Flora Andrade. Então, pode contar- -nos a sua anedota, por favor." E a senhora foi por aí fora. Primeiro, um beijinho ao marido, alvo do seu incomensurável amor. Depois, claro, a piadola. Durante um discurso, José Sócrates põe-se a enunciar os feitos do Governo. A cada feito, uma senhora grita lá de trás: "Aperta-me as mamas! !Aperta-me as mamas!" Até que um segurança a interpela: "Oh, minha senhora, o que é isso?" Resposta: "É que quando me estão a"… bom, vocês sabem… "eu gosto que me apertem"… Pronto, toda a gente viu, não?

Foi no SIC ao Vivo, aqui há uns dias - e talvez mandassem as regras da crítica lembrar que quem faz televisão assim, acéfala, se sujeita a cenas destas (e que, de resto, quem insiste na participação não editada dos espectadores até está, de alguma forma, a pedi-las). Utilidade, nenhuma. Estudam-se ver as caras dos alarves que se reuniram em torno da anedota, junta-se-lhes a cara da própria repórter (uma daquelas loirinhas das entrevistas de circunstância, muito dada a trejeitos para a câmara) e percebe-se: esta gente gosta disto.
O público gosta - e os próprios apresentadores, embora chocados no imediato, não tardam a questionar-se se, apesar de cabeludo, aquele não foi "um grande momento de televisão".
Tanto quanto posso lembrar-me, foi o pior Verão de sempre. E, caramba: ainda faltam uns dias.

Só Séries


Começa hoje, o espaço So Séries neste belíssimo blog.


Mental é uma série da cadeia FOX que gira em torno de um psiquiatra que trabalha num hospital e que tem como "missão" tratar dos pacientes que lhe cheguem às mãos. O médio, Jack Gallagher, vive não só os problemas dos outros mas também um conflito interior e o medo de compromissos.

Eu gostei bastante da série que teve, no dia de ontem, o seu final. Contudo, não sei se foi um final de temporada ou final da série. É uma nova série médica com muito carácter.

A FOX tem capacidade de criar novas e boas séries médicas e Mental é um bom trunfo. A sua estreia, nos EUA, deu-se a 28 de Maio deste ano e teve 2,1/5 (rating/share) atingindo os 5,8 milhões de espectadores.

A meu ver, é uma mais valia para o canal. Para além de ser uma série médica, é uma oportunidade de vermos aquilo a que, por vezes, temos aversão e medo. O ambiente, as doenças mentais... Nós podíamos estar ali.

Mas, não estamos! E temos a oportunidade de ver com os nossos olhos (embora seja ficção) o outro lado da realidade e criar em nós, não o sentimento de repulsa mas de aceitação porque são seres humanos como nós.

Vou deixar-vos com a promo da série e, se se sentirem interessados, a nossa FOX vai repor a série a partir da próxima seguda, às 22h18, após o House. Vejam, eu aconselho.


Novidades

FOX
Estreia hoje, a terceira temporada de Eureka, às 21h30.

FOX Life
Assista, ainda, aos novos episódios de Ugly Betty e a nova série Being Erica, às quartas, a partir das 21h30.

Notícias - RTP, SIC e TVI propõem debates "frente-a-frente"


A RTP, a SIC e a TVI entregaram sexta-feira aos partidos uma proposta conjunta de distribuição dos debates para as eleições legislativas pelos três canais assente em "sucessivos frente-a-frente", disse à Lusa fonte de uma das estações.

"As três televisões fizeram uma proposta conjunta, que entregaram sexta-feira, assente em sucessivos frente-a-frente, e esperam agora resposta dos partidos", adiantou a mesma fonte.
Caso a proposta seja aceite, os debates serão sorteados entre os três canais, à semelhança do que aconteceu nas últimas eleições presidenciais.
Fonte socialista disse recentemente à Lusa que o secretário-geral do PS, José Sócrates, admitiu participar em três debates televisivos: dois frente-a-frente com a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, e um debate alargado com os presidentes dos cinco partidos com representação parlamentar.
De acordo com o PS, esta proposta repete a fórmula utilizada para os debates televisivos nas legislativas de 2005.

Audimetria - 24/08/2009


A TVI foi a que ganhou, ontem, o dia com 29,4% de share diário seguindo-se a RTP1 com 21,9%, a SIC com 21,2%, o Cabo com 20,0% e a RTP2 com 7,6%.

A abrir o TOP tempos a novela Deixa Que Te Leve que fez 15,0% de rating e 38,3% de share seguindo-se Sentimentos.

Com 11,6% de rating esteve o Telejornal que conseguiu chegar ao terceiro lugar do TOP.

Em quarto ficou o Jornal Nacional com 10,2% de rating e 28,7% de share.

Com 9,6% de rating esteve Jogo Duplo que fechou o TOP de ontem.

O programa mais visto da SIC, no dia de ontem, foi o Jornal da Noite que assumiu a sétima posição, prefazendo 9,3% de rating e 26,7% de share.

Já na RTP2, o programa mais visto foi ER - Serviço de Urgência que tomou a trigésima primeira posição com 2,3% de rating e 7,5% de share.