29 de maio de 2011

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana TVI

Nas manhãs, esta semana foi novamente de liderança para o Você na TV. Mesmo sem Manuel Luís Goucha nos últimos três dias da semana, Cristina Ferreira manteve-se na liderança no horário entre as 10:00 e as 13:00. 34,2%, foi o assombroso share obtido no programa de quinta-feira, quando já antes, na terça-feira, a dupla Goucha e Cristina tinha conseguido alcançar uns bombásticos 36,8 pontos percentuais. Um caso de sucesso!

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana SIC

Esta semana, os diários do concurso Peso Pesado, no horário nobre da SIC, conseguiram sempre manter-se no TOP 5 dos programas mais vistos diariamente. Apesar da queda notória da novela Laços de Sangue, o programa de Júlia Pinheiro não foi de arrasto e manteve-se sempre minimamente intacto contra Remédio Santo, com uma quota de mercado sempre acima dos 25 pontos percentuais. Já a pesagem semanal, emitida no serão de ontem, também se destaca positivamente, liderando com uma larga vantagem contra a TVI e RTP1.

O Melhor & Pior da Semana


Boa noite. A segunda edição desta semana do Melhor & Pior da Semana. A partir de agora, e até bem perto das 23:00, fique com o melhor da semana audimétrica da RTP1, SIC e TVI.


Melhor da Semana RTP1

O Jornal da Tarde continua imbatível no horário da hora de almoço. Contra um Jornal da Uma mais fraco e um Primeiro Jornal, na SIC, pouco competitivo, o informativo da RTP1 teve mais uma semana bombástica com shares e ultrapassar na maior parte dos dias os 35 pontos de share. Este é, sem dúvida, um dos horários mais forte, senão o mais forte, do primeiro canal público!

O Protagonista



Muito boa noite. Em mais um domingo, "O Protagonista" não o deixa de fora! Hoje, os "Globos" estão em destaque, com a décima XVI Gala deste certame. Ao fim de dezasseis anos, será que o objectivo central do evento que reconhece o talento nas principais áreas da sociedade registou algumas alterações? Terá ele o objectivo principal da primeira edição? 
Tudo isto, e muito mais, no "Protagonista" desta semana! 



Já passaram dezasseis anos desde que se apostou na primeira Gala dos "Globos de Ouro". Em parceria com a revista Caras e com outras tantas marcas, o tão conhecido evento promovido pela estação de Carnaxide tem ganho um grande destaque ao nível comercial. Por outras palavras, e apesar de se reconhecer o talento nacional, a dedicação de tantos profissionais às várias áreas da sociedade, o interesse em captar audiências, em fazer "vender" as parcerias, acabou, a meu ver, por sobrepor-se aos valores inicialmente estipulados.
Nesse sentido, temos como prova deste facto a constante "Passadeira Vermelha" que antecede a gala propriamente dita. Mais importante do que as homenagens, o trabalho produzido durante um ano inteiro, está o glamour demonstrado pelas jóias, pelos vestidos, pelos sapatos, pelas malas, no fundo, pelo status que cada convidado tem na sociedade. Aposto mesmo que, na maioria dos casos, poucos são os que conhecem os nomeados, a razão pela qual estes podem levar um galardão para casa, e quais os marcos mais importantes duas suas carreiras. Assim, existe de certo uma maior preocupação em construir uma imagem perfeita, do que em pesquisar alguns dos trabalhos das verdadeiras estrelas da noite.




Infelizmente, este é o resultado de uma sociedade demasiada dedicada à imagem, ao físico, ao sentimento de se estar bem perante os outros. O reconhecimento do talento acaba assim por ficar para segundo plano na mente dos convidados, assim como dos próprios apresentadores e profissionais da estação de Carnaxide. Vejamos, por exemplo, o conteúdo da rubrica de Carolina Patrocínio em "Fama Show": qual o vestido a escolher para a noite deste domingo? Objectivo: visitar uma loja de marca, cara por sinal, e dar uma imagem de beleza, de elegância, sensualidade, e mais adjectivos que tenham em conta a exuberância.
Sou da opinião que a imagem é importante, sem dúvida. No entanto, não pode ser colocada no mesmo patamar que o do conhecimento dos feitos dos homenageados da noite. 




O próprio facto de Júlia Pinheiro estar presente nesta gala não merece uma certa atenção? Uma das melhores apresentadoras nacionais, se não a melhor, vai estar sentada na primeira fila e, pelo que sei, poucos falaram dela nos últimos tempos. Com uma família SIC tão grande, o que tenho reparado em relação a esta "XVI Gala dos Globos de Ouro" tem sido, essencialmente, a imagem, a produção para o evento.
Por outro lado, os próprios nomeados para a categoria "Revelação" demonstram alguma falta de coesão. A que propósito Rui Porto Nunes se destacou no último ano? Sim, foi o protagonista de uma série que de horário nobre passou, inesperadamente, para as manhãs de fim-de-semana e, mais tarde, foi aposta da SIC Radical para a apresentação de "Curto-Circuito". Mas, até que ponto é que podemos denominar este percurso como uma "Revelação"? Confesso que concordo com a nomeação de Joana Santos, André Villas Boas e Aurea! Contudo, a aposta no namorado de Vanessa Oliveira nesta categoria apenas me transparece uma tentativa de fazer "vender o peixe de casa", promovendo uma espécie de "talento".




Por fim, não esqueço Bárbara Guimarães. Mais uma vez será a mulher de Manuel Maria Carrilho a anfitriã deste certame e, novamente, os estilista irão adornar o seu corpo com os melhores tecidos de alta costura.
Ao fim e ao cabo, é isto que vende. As pessoas querem ver o que os outros trazem vestido, mesmo sabendo que as roupas serão devolvidas às respectivas marcas quando regressarem a casa. É o poder da imagem, o poder da futilidade. O que pergunto é se esse será o objectivo dos "Globos de Ouro", mesmo sabendo que existe uma associação a uma revista do social. A minha resposta é, obviamente, negativa, e a sua?

"Laços de Sangue" perde guionistas


O sucesso que tem feito nos ecrãs da SIC fez com que a estação a estendesse até aos trezentos capítulos, no entanto, a equipa de argumentistas que escreve a “novela da nossa gente” já não é a mesma que a iniciou.


É que, de acordo com a TV Guia desta semana, recentemente, Pedro Lopes perdeu parte da sua equipa, uma vez que dois dos sete guionistas que escreviam Laços de Sangue optaram por abandonar o projecto.


A notícia foi confirmada pelo gabinete de comunicação da SIC, que, contudo, não quis adiantar o porquê destas saídas.


Quiosque: TV Guia

Joana e Hugo M vão à "XVI Gala dos Globos de Ouro"


Enquanto esperam pelos projectos em televisão os dois ex-concorrentes de Secret Story continuam a dar cartas. E vão mesmo estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios da SIC e Caras.

Quem o garante é a edição desta semana da TV Mais, que publica uma reportagem com a prova do fato de Hugo M, um modelo Nuno Gama que promete dar que falar. Já Joana Janeiro vai levar um extravagante e sempre surpreendente vestido da dupla Storytaillors.


Em entrevista à referida revista, o desportista afirma: “Estaremos com um grupo de amigos e acho que vamos divertir-nos muito”.

Resta saber se os dois ex-concorrentes marcarão presença na cerimónia a convite da SIC, da revista Caras ou de outro dos patrocinadores.


Quiosque: TV Mais

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

"O Amor é um Sonho" com estreia discreta


Foi na noite de ontem que chegou à televisão de Queluz de Baixo a segunda minissérie portuguesa. Protagonizada por Sara Prata e José Carlos Pereira, aborda um tema pouco usual no pequeno ecrã, a doença de catalepsia.


Todavia, o primeiro episódio não conseguiu vencer a concorrência directa, posicionando-se como o oitavo programa mais visto do dia, ao contrário do que aconteceu recentemente com O Dom. O Amor é um Sonho fez apenas 7.1% de audiência média e teve 26.9% de quota de mercado média, contra 8.5% e 32.9% de Laços de Sangue. Ainda assim, estes números foram suficientes para levar a melhor sobre a derradeira emissão de Herman 2011, que se ficou pelos 3.9% de rating e 14.8% de share.


No total do dia, o conjunto de canais por Cabo e IPTV venceu, com 25.6% de quota de mercado média, contra 24.3% da RTP, 23.1% da SIC e 21.1% da TVI.

Paulo Bento em dose dupla hoje na RTP


A menos de uma semana de mais um encontro decisivo para as aspirações da selecção nacional de futebol, o treinador da equipa “das quinas” estará hoje a dobrar nos ecrãs da televisão pública.


É que, a partir das 14 horas Paulo Bento será o entrevistado de Marta Leite Castro no Só Visto. Mas há mais! Quando o relógio marcar 21 horas, o seleccionador nacional volta aos ecrãs da televisão pública para, num Especial Informação se confessar ao jornalista Hugo Gilberto.


A não perder, hoje na RTP!

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana TVI

Numa semana em que Pedro Pinto esteve à frente do informativo da hora de almoço da TVI, os resultados foram substancialmente mais fracos. E nem a boa antecedência de Você na TV valeu ao Jornal da Uma que passou assim os últimos 5 dias com resultados bastante inconstantes. Na maior parte dos dias, Pedro Pinto acabou mesmo por perder para Bento Rodrigues, na SIC, e João Fernando Ramos, na RTP1, acabando por prejudicar Fátima Lopes com A Tarde É Sua.

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana SIC

Não foi, de todo, o pior programa da semana audimétrica da estação de Carnaxide, mas a verdade é que Laços de Sangue perdeu esta semana a liderança no horário em que é emitido. A TVI acordou, mexeu na grelha e com uma melhor gestão dos intervalos e dos seus horários, conseguiu levar Anjo Meu novamente à liderança no horário das 22:30.

A trama de Diana Chaves veio em decrescendo ao longo da semana, começando na segunda-feira a liderar com 31% de share e acabando na sexta-feira a perder para a TVI com uns mais modestos 27,4 pontos percentuais.

O Melhor & Pior da Semana


Bom dia. Manhã de Domingo, em linha mais uma edição do Melhor & Pior da Semana. O destaque positivo e negativo da semana audimétrica da RTP1, SIC e TVI. Até ao meio-dia, o pior dos três canais generalistas.


Pior da Semana RTP1

Acontece o mesmo todos os anos. Com a mudança da hora os resultados dos finais de tarde da RTP1 descem. Quando a tudo isto se junta o factor bom tempo, a competitividade de Portugal em Directo e O Preço Certo diminuiu ainda mais. Nesta semana de calor, o informativo de Dina Aguiar nunca conseguiu alcançar o último posto no horário entre as 18h e as 19h, alcançando mesmo a sua pior marca na passada sexta-feira com 16,9 pontos percentuais em share.

Fecho


Fechamos o Sábado do Televisão-Opinião com mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Lucrar com a dúvida

Ainda ontem dois amigos fizeram-me uma pergunta que reflecte bem a dúvida instalada na cabeça de muitos espectadores em relação à natureza do programa O Último a Sair, na RTP1. Perguntavam-me eles: "Ouve lá, quanto é que a RTP terá gasto naquela casa? É que é uma bruta casa com piscina e tudo", justificaram. Pois, a casa que vemos na televisão não é uma casa, é um estúdio, como se de uma novela se tratasse. Um estúdio mobilado, é certo, com um jardim com piscina a sério, mas não deixa de ser um estúdio. Muito bem feito, por sinal. Tão bem feito, que suscita dúvidas aos espectadores.

A RTP lucra com essas dúvidas. Aliás, a ambiguidade do próprio conceito foi promovida pela televisão pública, numa estratégia bem definida. Que levou, de resto, a que deputados da Assembleia da República, num afã ridículo de fazer a sua prova de vida, tivessem gritado a sua indignação quanto ao facto de a RTP exibir um reality show, quando confrontados por um jornal diário enganado e apressado.

E o que é certo é que O Último a Sair é um bocadinho como a Coca-Cola: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Parte de uma observação inteligente dos tipos de personagens que a eles concorrem, das lógicas discursivas de quem se fecha na casa, dos tiques e estratégias de quem os apresenta (seja Júlia Pinheiro, seja Teresa Guilherme, cujos nomes vão sendo mencionados, alternadamente, no programa de humor da RTP). Miguel Guilherme está óptimo no papel de Júlia e Teresa. Marco Borges e Gonçalo Waddington, entretanto já "expulsos", e Bruno Nogueira estão como peixe na água. E até a inclusão de Luciana Abreu, o palhaço Batatinha ou outras figuras decorativas, faz parte da tradição. Temos, pois, uma boa ideia bem executada. Não é coisa pouca...