20 de agosto de 2010

Os Escolhidos (2ª Parte)


Seja bem-vindo agora à segunda parte deste concurso! Eis as opiniões dos dois concorrentes já finalistas!


Rúben Baía: Chegou ao fim, na passada sexta-feira, a segunda série de "Depois da Vida". Com resultados bastante agradáveis, pensas que faz sentido uma segunda edição? Caso contrário, que projecto deverá ser concedido a Iva Domingues?

Tendo em conta os bons resultados alcançados pelo programa, parece-me ser uma boa aposta uma nova edição, todavia, com alguns retoques e não para já, mas daqui a algum tempo, como por exemplo no inicio de 2011. É preciso que os telespectadores “chamem” pelo formato.

Acima de tudo, penso que a aceitação que tem tido se deve à diferença que faz. Ou seja, o facto de ser um formato diferente daquilo que foi feito anteriormente concede a “Depois da Vida” uma posição privilegiada. Toca em assuntos pouco falados e que, aos olhos da maioria dos telespectadores da TVI, desvenda algo ainda muito enigmático.

Para além disto, há que ter em conta a grande quantidade de pessoas a quererem concorrer, o que por si só seria já um aliciante para bons resultados audiométricos.

No entanto, conforme já disse anteriormente, seria conveniente alguns retoques no programa, para que o mesmo não caia no banal, até porque os telespectadores têm mais facilidade em aceder ao que ainda não foi muito “esmiuçado”. Quando as coisas já não são novidade, já não são tão bem aceites.

Concluindo, parece-me que este programa deveria continuar, com a brilhante Iva Domingues à frente, mas com alguns aperfeiçoamentos. Já se sabe que, quanto mais pinceladas um quadro tiver, mais completo fica!


Conceição Lino foi a escolhida para conduzir o substituto de "Vida Nova". Jornalista de excelência do canal de Carnaxide, ganha agora uma nova função. O que pensas desta aposta. Conseguirá Conceição fazer o mesmo percurso que Rita Ferro Rodrigues, que abandonou a informação e se tornou numa das caras mais conhecidas do entretenimento?


Inês Moreira Santos: Conceição Lino é certamente uma das caras mais conhecidas da estação de Carnaxide. Para além dos noticiários, quem não se recorda da apresentadora de “Casos de Polícia” e de “Nós por Cá”?

Acredito que Conceição Lino vá estar à altura das suas novas funções nas tardes da Sic. Não será claramente uma nova Fátima Lopes mas também não é isso que se quer. A jornalista é uma excelente comunicadora e acho que conseguirá conquistar o público com o seu toque pessoal. A cara de “Casos de Polícia” esteve sempre associada à informação, e estou certa de que o programa que irá conduzir terá, de alguma forma, uma componente informativa, não descurando, obviamente, a forte concorrência (não esqueçamos que Fátima Lopes passou para a TVI). Como tal, o novo programa das tardes da Sic não poderá fugir muito aos formatos a que se está habituado.

Apesar de acreditar que Conceição Lino se adaptará muito bem às novas funções, não me parece que vá abandonar totalmente a informação e o jornalismo. Acredito mesmo que poderá ser uma solução temporária para a Sic. O caso de Rita Ferro Rodrigues é um pouco diferente. Deve notar-se que Rita é muito mais jovem e tinha menos experiência na informação.

Contudo, só os próximos tempos poderão ditar qual será o futuro de Conceição. Se estará como peixe na água no entretenimento ou se voltará para o jornalismo.


Vote agora no seu concorrente preferido. André ou João? Um deles fará parte da final da terceira temporada de Os Escolhidos.

Os Escolhidos


Muito boa noite! São três, os concorrentes que esta semana vão competir para chegar à final dos Escolhidos. Significa isto que, dos quatro ainda em prova, um deles irá abandonar esta rubrica hoje. Saiba quem é, já a seguir!

Votação do público:

Inês Moreira Santos - 99 votos (50 + 49) - 4 pontos
João Rodrigo - 74 votos (29 + 45) - 3 pontos
Rúben Baía - 50 votos (36 + 14) - 2 pontos
André Costa - 27 votos (14 + 13) - 1 ponto

Votação do júri:

Inês Moreira Santos - 13 pontos - 4 pontos
André Costa - 10 pontos - 3 pontos
Rúben Baía - 10 pontos - 3 pontos
João Rodrigo - 5 pontos - 1 ponto

Somatório da votação do público com a votação do júri:

Inês Moreira Santos = 4 + 4 = 8 pontos
Rúben Baía = 2 + 3 = 5 pontos
André Costa = 1 + 3 = 4 pontos
João Rodrigo = 3 + 1 = 4 pontos

Depois do somatório das votações, verificamos que há um empate! André Costa e João Rodrigo obtiveram ambos quatro pontos. Neste sentido, anunciamos nesta sexta-feira dois finalistas: Inês Moreira Santos e Rúben Baía! Parabéns aos dois! Isto significa que esta semana, apenas estarão em jogo dois comentários, de modo a que na próxima sexta-feira um dos seus autores seja apurado finalista deste concurso.
As duas opiniões dos já finalistas irão estar presentes em dois Fechos desta semana.


João Rodrigo: É já um dado adquirido que, em Setembro, a SIC terá um novo programa à tarde. Segundo a imprensa, este será apresentado por Nuno Graciano e Rita Andrade. O que tens a dizer sobre esta dupla? O que terá este formato que ter para se diferenciar da concorrência e, assim, devolver o exito às tardes de Carnaxide?

Existiam algumas hipóteses para a apresentação do novo programa, e foi com alguma surpresa que li a notícia da dupla Nuno Graciano e Rita Andrade. Surpresa porque seria mais obvio ser Merche Romero, Vanessa Oliveira ou até Rita Ferro Rodrigues. Mas até penso que pode resultar, lembro-me da Rita Andrade na apresentação do “Mundo dos Recordes” e esteve bem. Penso que ela nunca fez dupla com o Nuno, daí ser difícil ver os dois juntos, mas penso que se vão adaptar bem um ao outro.

Quanto ao formato, e com vista a devolver o êxito às tardes da SIC, penso que deveria ser um programa diferente do que existe na concorrência, e não bater de frente e fazer igual ao que já existe, ou seja, deve ser um formato leve e com conteúdos apropriados para a tarde, nada de histórias longas e pesadas. O programa tem de ter um ar jovem, divertido, irreverente e animado, sem esquecer a inovação, pois esta pode ser a chave do sucesso. Fazer com que os espectadores se sintam bem ao assistiram durante a tarde ao que lhes é oferecido, e claro ser apelativo, ao nível dos passatempos por exemplo, convidar bandas musicais, trazer boa música ao programa para animar as tardes de Carnaxide podem ser ingredientes para constituir o novo formato.

André Costa: Ao que parece, as gravações de "Malmequer" arrancaram, finalmente, esta semana. Depois de sucessivos atrasos, parece que desta é de vez. A questão que se coloca é, "e a estreia"? Com "Meu Amor" perto do final, o mais certo é que seja a sua substituta. Mas, de Queluz chegam notícias de que a partir de agora a estação só terá duas telenovelas em horário nobre. Irá a TVI fazer com "Malmequer" o mesmo que a SIC fez com "Perfeito Coração", ou seja, estrear com muito tempo de gravações de corrido? Ou haverá espaço na grelha para três telenovelas mais o diário de "Secret Story"?

Esta “brincadeira” começou há já 4 anos! As novelas em jeito de overdose surgiram quando a SIC se lembrou de pôr a “Floribella” em horário nobre, quando já tinha duas novelas à noite. E, a TVI, para responder, já que não podia ficar atrás, trouxe a “Doce Fugitiva”. De lá para cá, houve muitas alterações desde que a novela juvenil deixou as noites da SIC… mas, na TVI, o cenário foi outro.

Portugal deve ser o único país do Mundo onde a televisão líder tem uma grelha tão monótona na faixa do dia onde há mais público a ver televisão! Três novelas em pleno horário nobre é um abuso. E não estamos a falar em “ficção”, onde se englobariam as séries, as sitcom’s, os “enlatados” e outros que tais. Não! Estamos a falar de única e exclusivamente de novelas, ou seja, o mesmo formato durante três a quatro horas.


O André Cerqueira parece querer mudar este cenário, mas “Malmequer” já começou a ser gravada. Será que vai ficar a aguardar que duas novelas terminem para que, em horário nobre, só fiquem duas novela mais o diário do “Secret Story”? Gostaria que a resposta fosse afirmativa, mas se tal acontecer, será uma decepção para o autor e para os actores. Estou a ver que vamos ter novelas até às 00h30m ou uma da manhã!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais ma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba quem sai e quem fica em Os Escolhidos.


A morte da TVI

O violento comunicado que a administração da TVI emitiu sobre as audiências e a Marktest teve o mérito de despertar um assunto em câmara-ardente, sobre as necessidades de repensar o sistema audimétrico português, mas, em paralelo, chamou a atenção da opinião pública, do mercado e dos investidores para as dificuldades que as audiências da TVI atravessam.


Desde o fim-de-semana que o meio televisivo anda em reboliço: não há um profissional do sector que não me pergunte: "Então e o que me diz à queda da TVI?" Não há um assessor, um responsável, um jornalista que não comente o assunto, dando como absoluta uma verdade que, para já, carece de confirmação: a crise da estação líder.


O mês de Agosto está a ser particularmente penoso, com o canal a registar 25,4% de share, o mais baixo desde há muito. Em Julho tinha conseguido 26,5 e em Junho 27,0. Há quem diga, e com razão, que são números muito abaixo dos registados nos tempos de Moniz. Mas esta quebra sazonal não é nova. Já no ano passado, a TVI fechou Agosto (já sem Moniz, que saiu nos primeiros dias do mês) com 25,8% (tinha tido 28% em Julho e 29,0 em Junho). Em Agosto de 2008 (com Moniz, portanto...), os números eram outros, mas a queda também foi real: 33,5% em Junho, 31,1% em Julho e 30,0 em Agosto. É preciso recuar ao Verão de 2007 (29,4 em Junho, 29,9 em Julho e 30,1% em Agosto) para se encontrar um ano com crescimento positivo da estação líder no Verão.


Apesar de tudo, tenho para mim que as notícias sobre a morte da TVI são manifestamente exageradas. Como em Setembro se verá.


Esta noite..


... a final está a aproximar-se! Saiba qual O Escolhido que abandona hoje este concurso, às 21:00!

Rui Vilhena fala sobre “Malmequer”


Depois de vários adiamentos, iniciaram-se, finalmente, as gravações da nova trama da TVI. Com um elenco de luxo, esta “história de mulheres” promete surpreender os telespectadores.

E é precisamente para Malmequer que vai o grande destaque da Correio TV desta semana. Tendo por base algumas declarações do argumentista brasileiro, a referida publicação adianta um pouco da história central, cuja protagonista é Fernanda Serrano, Júlia, a grande vilã da história.


"Ela vai atacar pessoas deliberadamente. Ela é mesmo muito mazinha e dissimulada.", começa por revelar Rui Vilhena. Uma das suas grandes paixões é o cunhado, Belmiro, personagem a cargo de Nuno Homem de Sá. O irmão do falecido marido de Júlia é um homem que, apesar de defender o conceito de família, que apoia, é muito machista. O grande entrave a uma relação entre os dois é a esposa deste, Alice, personagem de Maria João Luís, que é o oposto da vilã, uma mulher introvertida, calculista e seca, que vive das rendas que o marido lhe deixou.

"A personagem de Maria João [Luís] é muito saborosa, ao estilo de Sofia Loren nos filmes de Vittorio de Sica ou de Carlo Ponti", frisou o autor, completando "Alice é uma mulher batalhadora, bondosa, que faz tudo para proteger a família."


É neste triângulo amoroso, e sobretudo no conflito entre as duas cunhadas, que reside um mistério que assombra o percurso de Júlia, papel que marca o regresso de Fernanda Serrano aos ecrãs.

Recentemente, Rui Vilhena veio a público falar do possível visual da sua diva, no entanto e, ao contrário do desejado, a actriz continuará loira, mas com um tom menos garrido do que o que tem apresentado “mas continua muito bonita”, fez questão de explicar o brasileiro.


Quiosque: Correio TV

(Fotografia retirada da página do Facebook do argumentista)

Fala-se! 20/08/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Isabel Figueira e Pedro Barroso


Foi no inicio desta semana que alguns órgãos de comunicação social garantiram que o casalinho estava separado, no entanto, o mesmo já veio provar que tudo não passou de especulação.


O Correio da Manhã surpreendeu, inclusivamente, Isabel Figueira e Pedro Barroso a saírem de um conhecido restaurante em Lisboa, no passado domingo, muito animados e felizes.


Quer isto então dizer que o namoro dos dois jovens está de “boa saúde”, como pode ser testemunhado pelas fotografias reveladas pelo referido jornal.



Mariana Monteiro e Rita Pereira

Depois de a TV Guia ter revelado que as duas actrizes estavam de costas voltadas por uma alegada traição, a Mel de Meu Amor fez questão de negar a notícia, em declarações à TV 7 Dias desta semana.


“Falo bem com a Mariana e é das pessoas de quem mais gosto no mundo da representação”, garantiu Rita Pereira. Já a protagonista de Espírito Indomável confessou ao site Sapo Fama: “Essa história é um absurdo, sou amiga de todos e eu e a Rita somos amigas”.

É caso para dizer que tudo não passou de mais uma especulação da imprensa.


Quiosque: Correio da Manhã, Sapo Fama, TV 7 Dias

Parabéns, Ricardo Carriço!


Brilhou em diversas produções da estação de Queluz de baixo, mas, na actualidade, está concentrado na próxima grande aposta de ficção da SIC.


No entanto, o dia de hoje é especial. Afinal de contas não é todos os dias que se comemoram 46 primaveras.


O aniversariante deste dia 20 de Agosto é, precisamente, Ricardo Carriço. Ao actor, os nosso mais sinceros votos de felicidades.



Parabéns, Ricardo Carriço!

Leonor Poeiras garante: "Vou continuar à frente do Quem Quer Ganha"


Com a chegada do novo programa da Fátima Lopes às tardes da TVI, era dado como certo que o concurso Quem Quer Ganha iria sair do ar, mais de sete anos depois de se ter estreado naquele horário.

Mas a verdade é que Leonor Poeiras, em declarações à Notícias TV desta semana, garante que vai continuar à frente do mítico concurso, pelo menos até ao final do ano: "Vou continuar à frente do Quem Quer Ganha. Até ao final do ano não vou ter férias", adiantou, rejeitando assim a hipótese de a partir de Setembro poder vir a integrar um novo desafio na TVI, como por exemplo, a função de repórter no reality-show Secret Story: "Não tenho mais projectos profissionais além do que tenho actualmente", disse.
Poderá assim o Quem Quer Ganha continuar no ar mesmo com a chegada de Fátima Lopes às tardes de Queluz? Aguardamos mais pormenores...

Quiosque: Notícias TV

Figurantes da SIC não recebem há largos meses


A agência de figurantes Companhia da Gente, que durante largos anos compôs os públicos dos programas da manhã e da tarde da SIC, fechou sem qualquer tipo de aviso prévio, acabando não pagar o ordenado dos últimos meses às pessoas que fazem parte da assistência dos talk-shows da SIC.
O fim da empresa foi anunciado aos colaboradores apenas na última sexta-feira sendo que quatro dias depois a actividade da Companhia da Gente foi encerrada nas finanças. Alexandre Bettencourt, responsável da empresa, garante que "as contas ainda não estão fechadas", mas por parte dos figurantes não param de chover críticas de indignação. Leonilde Graça, de 63 anos, é um desses exemplos. Desde há 5 meses sem receber um único cêntimo, Leonilde já conta que 1100 euros em dívida por parte da empresa agora falida: “É uma vergonha! Conheço um casal que trabalha comigo há um ano e ficaram-lhes a dever. No total, a ele e a ela, são à volta de 1800 euros”, contou.
Ivone, uma outra figurante, diz mesmo que o caso não vai ficar por aqui: “No programa, estão com ideias de ir à polícia”, adiantou.
Por parte dos apresentadores da SIC, restou apenas uma palavra de solidariedade. Leonilde Graça diz que José Figueiras “foi mesmo o único que mostrou muita vontade de ajudar”, revelou.
.
Quiosque: Notícias TV

Maria Rueff também já não é estrela SIC


Depois de confirmado o fim do contrato de Ana Bola com a estação, eis que a sua companheira confirma que também ela já não tem qualquer tipo de ligação à SIC, em entrevista à Notícias TV desta semana.


"É verdade que houve rescisão. O contrato terminou em Julho e caiu de maduro. A exclusividade era afecta a este programa e, como não tínhamos nenhum projecto em concreto e entretanto também não surgiu nenhuma proposta, terminámos a ligação, começou por dizer Maria Rueff.


Apesar de tudo, não há ressentimentos nem mágoas do canal de Carnaxide, muito pelo contrário: "Somos amigos como dantes e nada nos impede de participar pontualmente em alguns projectos especiais da SIC", continuou a Maria Delfina de Vip Manicure.


Para o futuro, a dupla de manicuras já tem projectos, mas fora do pequeno ecrã: "A Ana Bola já está a escrever novos textos para as Vip Manicure, que também vai incluir alguns dos melhores sketches humorísticos que fizemos. O espectáculo vai chamar-se A Crise, que tem que ver um bocadinho com a situação em que todos os portugueses vivem, e vamos andar pelo país."


Quanto ao regresso ao pequeno ecrã, Maria Rueff fecha-se em copas: "Estamos no mercado para outras estações", garantiu à mesma revista.


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 20/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


“Laços de Sangue” é o maior desafio da carreira de Sisley Dias




Já estão no ar as promos da nova produção de Carnaxide e as gravações da mesma decorrem a todo o vapor. Como não podia deixar de ser, a imprensa tem procurado recolher informações junto dos actores, até porque Laços de Sangue é o primeiro projecto resultante da parceria entre a TV Globo e a SIC.

Assim, a edição desta semana da revista ANA publica uma entrevista com o interprete de Tiago, irmão da protagonista Inês, Sisley Dias.


Conhecido pelas suas participações em projectos da TVI, o jovem actor está bastante entusiasmado com esta nova personagem e admite mesmo que este é o maior desafio da sua carreira: “Por estar a trabalhar longe de casa, esta personagem será o maior desafio da minha carreira. Estou bastante satisfeito por poder gravar no Brasil, pois acho importante esta parceria da SIC com a Globo e acredito que pode abrir portas por cá para trabalhos futuros. Seria capaz de vir morar para o Rio, desde que fosse num bom projecto profissional”, confessou Sisley.


Embora não possa adiantar muito sobre o rapaz que interpreta, o actor abriu ainda um pouco do “jogo”: “Tiago é um engenheiro com bom coração, mas a sua vida esconde um lado obscuro. Ele é viciado no jogo. Não se consegue controlar e vai acabar por se endividar. Assim, terá que fugir para o Brasil. Nessa altura, a irmã, Inês, vem atrás dele para tentar salvá-lo”, referiu.


Serviço de Saúde ganha nova edição




Embora nunca tenha feito bons resultados, uma vez que o horário em que era exibido é um dos piores da estação pública, parece que o programa sobre saúde apresentado por Maria Elisa vai mesmo regressar aos ecrãs. Quem o garante é a própria apresentadora.


“A direcção de programas ainda não me disse quando, mas vem aí mais uma edição”, explicou a jornalista à TV Guia desta semana. Resta, então, aguardar por novidades por parte de José Fragoso, sendo um dado quase adquirido o de que Serviço de Saúde terá algumas mudanças, de modo a tornar-se mais apelativo para os telespectadores.


CITAÇÃO DO DIA:


“A gravação da minha primeira cena foi a mais difícil, estava nervoso, claro, mas correu bem”


David Carreira



Número do dia:


40%


Foi o resultado obtido pelo jogo Sporting de Braga – Sevilha, a contar para a primeira mão do Play-off de acesso à Liga dos Campeões, transmitido pela RTP na passada quarta-feira e que foi ganho pelo vice-campeão português.




Quiosque: ANA, TV Guia

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


E, como aconteceu há bem pouco tempo, surpreendentemente, a SIC assegurou o concurso de mais um profissional vindo da TVI. Depois da transferência relâmpago de Gabriela Sobral, foi anunciado esta tarde o regresso de Hernâni Carvalho a Carnaxide.


Conhecido pelos seus comentários e análises ao mundo do crime, o jornalista participou por diversas vezes nos primeiros tempos de As Tardes da Júlia, mantendo-se fixamente no Você na TV, com a rubrica Crime, Diz Ele.

Confesso que esta mudança me apanhou de surpresa. Quando tanta gente diz que na SIC não há dinheiro, na SIC poucos são os profissionais que querem trabalhar e que a SIC está bastante desorganizada, apetece-me perguntar, então o que vão para lá estes profissionais fazer?


É curioso, mas tanto Gabriela como Hernâni irão ter alguma importância na produção de novos programas do canal. Será isso um projecto aliciante? Também a contratação de Júlia Pinheiro, em que a imprensa recentemente “apostou”, seria para um cargo na direcção de programas. Tudo isto nos leva a crer que Nuno Santos e Luís Marques, mais do que nunca, querem reforçar a equipa de responsáveis, de modo a que toda a estratégia consiga ter sucesso e, assim, justificar aquilo que demonstraram na RTP.


O que esperar de tudo isto? Bem, uma coisa é certa, a estação de Carnaxide está atenta e depois de ter perdido Fátima Lopes não quer sair “derrotada” desta guerra. Por aquilo que me parece, já em Setembro estará no ar uma nova SIC, a começar pela aposta no programa das tardes, com Conceição Lino e que deverá ser também o novo projecto onde Hernâni Carvalho se envolverá. Nas manhãs também haverá mudanças, sendo que, a ideia que me dá é a de que o facto de Nuno Graciano ter sido chamado para substituir Francisco Menezes tem algo “por trás”.


Com tudo isto, quem perde? O Você na TV, essencialmente, que fica sem uma das suas referências da hora em que mais audiência conquistava. Com a recente quebra nos resultados, em Setembro deverá haver mudanças, mas conseguirão estas superar tudo o que tem acontecido nos últimos tempos?

Uma coisa é certa, hoje, mais do que nunca, o mercado televisivo está em altas e em Setembro tudo poderá alterar-se. A nós, resta-nos aguardar.