15 de maio de 2011

Equipa Amarela expulsa de "Peso Pesado"


Depois de, na semana passada a equipa roxa ter deixado a Herdade Peso Pesado as amigas Cristina e Tânia Cunha foram a segunda equipa a despedir-se do programa da SIC.

Depois de uma pesagem com várias surpresas, com os dois concorrentes mais pesados (Susana e Filipe) a perderem mais de 6 quilos cada um, as equipas amarela e verde (devido à desvantagem de um quilo) acabaram por ficar abaixo da linha amarela.


Todavia, os colegas optaram por salvar os ex-colegas de trabalho Cristina e Rúben, que têm assim mais uma semana garantida na Herdade.

Mais sorte teve Susana, da equipa vermelha, que foi o Peso Pesado da semana e terá direito a um prémio por ter sido a concorrente a perder mais peso!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC

É mais uma novela e uma repetição na antena da SIC, mas "Alma Gémea" tem feito bons resultados depois do buraco que é "Querida Júlia" e do "Primeiro Jornal" ser o noticiário menos visto da hora de almoço. Apesar de não liderar, perde para "Ribeirão do Tempo" da RTP1, a novela da SIC conseguiu esta semana uma boa média de share e um bom número de espectadores mas que mesmo assim foram insuficientes, uma vez que "Boa Tarde" em quase todos os dias perdeu para a restante concorrência em número de espectadores e um share abaixo dos 20%.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI

Era necessária uma mudança após a entrada de José Alberto Carvalho e Judite Sousa na TVI, e essa mudança foi visível quando se estreou o novo noticiário da noite que agora é o "Jornal das 8". A TVI tem neste momento um caminho longo a percorrer, mas que para já, apesar de não liderar tem feito um caminho positivo. O "Jornal das 8" conseguiu valores muito positivos quer a nível de share, quer a nível de espectadores, ficando mais perto do "Telejornal" da RTP1. O frente a frente de segunda-feira moderado por Judite de Sousa, conseguiu com que o noticiário fosse o mais visto com 36% de share e 1 milhão e 300 mil espectadores, valores que para mim, não seriam alcançados se fosse Constança Cunha e Sá a moderar o debate, ou seja, Judite de Sousa é garantia de audiência.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana", entre as 21h e as 23h.



Pior da Semana RTP1

É um programa que está inserido dentro da dinâmica daquilo que é chamado "serviço público" e é neste momento, a par das rubricas de "Boa Tarde" na SIC, o único programa sobre saúde em Portugal. Conduzido por uma das jornalistas mais conceituadas e antigas da televisão portuguesa (Maria Elisa), "Serviço de Saúde" é um bom programa, mas ser transmitido às 23h durante a semana, é fazer dele mais um programa que poucos vêm. "Serviço de Saúde" faz regularmente shares na ordem dos 10%, e esta semana não foi além de pouco mais de 200 mil espectadores. Na minha opinião, o programa é serviço público, o horário não é serviço público.

O Protagonista


Muito boa noite. Já falta pouco para o final de "Espírito Indomável", a novela que tem tido melhores audiências na grelha da estação de Queluz de Baixo. Tendo prendido a atenção dos portugueses do início ao fim, a produção da TVI ocupou regularmente o top dos programas mais vistos dos últimos tempos. Contudo, e apesar deste facto, não é esta novela a "Protagonista" desta semana, nem sequer o próximo "Remédio Santo".

Apesar da ficção estar ao rubro, a "Luta Continua" e, como tal, os convidados centrais neste domingo são os "Homens" que marcaram a participação nacional na "Eurovisão".


Foram os eleitos dos portugueses para representarem Portugal na Alemanha. Na altura, os apupos foram registados na mesma escala que os elogios. Colocar um grupo de cantores a dar a cara pelo nosso país, e pela actual situação de crise, desigualdade e injustiça, pareceu para muitos uma autêntica "vergonha". Apesar disso, foram igualmente muitos os jovens que se sentiram representados por estes "Homens da Luta", apoiando-os como ninguém. Mesmo já sendo conhecidos do público português pelos mais diversos programas e intervenções em eventos de importância política, a verdade é que as entrevistas se multiplicaram em "Alta Definição", e aos principais jornais e revistas nacionais. 

Uma coisa é certa: apesar da discordância dos telespectadores, era certo que à partida a actuação de Portugal na Alemanha não passaria despercebida. Foi exactamente com esse sentimento que os "Homens da Luta" representaram o nosso país na terça-feira. Contudo, os resultados poderiam ter sido melhores. Segundo uma informação divulgada pelo Televisão-Opinião no dia de ontem, e depois de vários anos a passar nas semi-finais, o grupo português ficou-se pelo penúltimo lugar no televoto.
Afinal, o que faltou?


Ligação com o público? Coerência na mensagem a transmitir? A imagem da música em Portugal ficou longe de ser representada? Várias são as questões que me ocorrem, no entanto não consigo arranjar uma resposta definitiva. Aliás, espanta-me mesmo que, após este resultado, os "Homens da Luta" refiram que querem estar presentes no próximo ano no "Festival da Canção".

Não os condeno por isso, porém o seu trabalho neste certame começou e terminou na última terça-feira. Agora, é altura de correr o país com as mais diversas actuações! Aliás, de acordo com a página oficial do Facebook, muitos já são os concertos agendados até ao final do Verão! Com mérito próprio, estes "Homens da Luta" demonstraram que a "luta continua" se os portugueses se unirem em prol de uma nação qualificada pela igualdade, justiça e coerência. Cientes da corrupção, da manipulação entre os partidos, das cunhas, este grupo, por pior actuação que tenha tido, teve o objectivo de passar uma mensagem. 

Na "Eurovisão", ela foi de facto transmitida, mas apenas para o nosso país, um dos mais pobres da União Europeia. Assim, é compreensível que os telespectadores não tenham votado na nossa canção, na medida em que eles não vivem o que aqui é sentido. Se, no passado, o amor, a tradição, a vida, eram elementos centrais na musicalidade das actuações nacionais, nesta edição os ingredientes foram outros.



Desta forma, e ganhando ou perdendo a "Eurovisão", há que continuar o trabalho desenvolvido até hoje. Afinal, o povo quer que a "luta continue"... mas não através de um evento que exige uma música e não uma mensagem política!

Bárbara Norton de Matos quer personagem cómica


Depois de, em entrevista à Nova Gente da semana passada ter confessado que renovou por três anos o seu contrato de exclusividade com a TVI, a actriz explicou à Notícias TV desta semana o desejo em fazer uma personagem diferente no seu próximo projecto:


“Gostava de poder interpretar uma personagem cómica. Como tenho feito mais drama, gostava de explorar esta nova vertente”, começa por dizer Bárbara Norton de Matos à referida revista.


Quanto à Raquel de Sedução, a actriz declarou que “não foi uma das minhas personagens favoritas”, embora confesse que “foi um grande desafio fazer esta personagem. Havia cenas complicadas, íntimas. E, ao contrário do que se possa pensar, não me ajudou em nada a ultrapassar a minha timidez. Continuo tímida”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 21:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

"Querido, Mudei a Casa" regressa hoje à SIC Mulher


O sucesso das catorze temporadas anteriores promete manter-se agora que chega à SIC Mulher a décima quinta série do conhecido programa da SIC Mulher.


Um novo logótipo, a contribuição de seis novos talentos da área da decoração, escolhidos através de um casting promovido no Facebook, o regresso de Ana Antunes e Luís Pedro Soares, que em tempos fizeram muito sucesso prometem fazer desta décima quinta temporada um novo sucesso para os lados da SIC Mulher.


Sofia Carvalho e Gustavo Santos continuam na condução e os insubstituíveis João Benedito e Carlos Vicente mantêm-se na equipa de Queridos. Querido, Mudei a Casa, regressa hoje, quando o relógio marcar 19 horas aos ecrãs da SIC Mulher, não perca!

"Espírito Indomável" chega hoje ao fim


Quase um ano depois de se ter estreado nos ecrãs da TVI, a história de Sandra Santos, eleita pelos leitores da revista TV 7 Dias a melhor telenovela de 2010 está prestes a despedir-se dos portugueses.

É já no próximo domingo que e companhia aparecerão pela última vez nos ecrãs da televisão de Queluz de Baixo. Num episódio que promete emoção, alegria, e muita felicidade, onde os maus serão castigados e os bons recompensados, Espírito Indomável despedir-se-à dos portugueses.


Assim, depois do segundo episódio de Perdidos na Tribo, pelas 22h57 estará no ar o derradeiro capítulo desta telenovela.

Já segunda-feira, a TVI estreia a substituta da telenovela que nos últimos tempos se tornou na favorita dos portugueses. Remédio Santo, escrita por António Barreira terá, assim, uma dura tarefa pela frente!

Júlia Pinheiro "muito contente" com a vida na SIC


Chegou a Carnaxide há cerca de cinco meses e é já a principal apresentadora do canal, tendo a responsabilidade de conduzir o programa das manhãs e ainda a mais recente aposta Peso Pesado. No entanto, e, embora o trabalho seja muito, a comunicadora está feliz com a sua vida.


“A ‘vida louca’ continua, mas já entrei no ritmo, estou muito bem-disposta e muito contente com os resultados. Portanto, se é que existiu algum cansaço, estou toda arrebitada. Não façam uma capa a dizer que estou falecida e a precisar de reanimação, porque não estou”, começa por dizer, divertida.

Quanto a férias, nem vê-las: “Quais férias?! Isso é palavra que não entra sequer no meu horizonte porque não me apetece. Agora temos de fazer o Peso Pesado e fortalecer a manhã, que está a arrebitar. Temos muito trabalhinho pela frente.”, explicou.


Quanto aos fracos resultados de Querida Júlia, a apresentadora garante: “Estão a ficar melhores, como se previa. Ainda vai demorar algum tempo até ser uma verdadeira ameaça para os meus adversários, mas ‘mostrámos os dentinhos e houve ali algum frisson. Mudaram os horários dos intervalos e tal. Já está toda a gente a mexer-se”, começa por dizer, concluindo de seguida: “Nunca esperei audiências extraordinárias num primeiro momento. Agora, acho que estamos a ir para a normalidade e esperemos que vá crescendo, devagarinho. Mas não tenho um tempo definido para isso. Estou contente, as coisas estão a correr muito bem, tenho uma equipa óptima e estou encantada com os meus cúmplices: Ana Marques e Cláudio Ramos. Quem sabe se não vai aparecer mais gente aqui na nossa família? Estou muito contente com a minha vida na SIC.”, frisou.

José Castelo Branco apaixonou-se em "Perdidos na Tribo"


Por esta é que ninguém esperava. Depois de todas as polémicas com a fome e a saúde dos concorrentes, aquele que é considerado por muitos a “estrela maior” do novo programa da TVI revela, em entrevista à TV Guia que quer voltar à Namíbia para trazer um jovem nativo que o marcou especialmente.


“O facto de ter conhecido um jovem de 14 anos chamado Assesseta” é, para o marchand a experiência que mais o marcou e quer mesmo “ser seu tutor, protegê-lo e dar-lhe novos horizontes”. Os motivos, esses, são vários: “O Assesseta é um miúdo maravilhoso, muito doce, que me adorou e eu a ele. Foi sempre de uma grande delicadeza comigo. Ia-me buscar o livro de orações, a água, o nécessaire. É um amor!”.


Tudo isto fez com que José Castelo Branco pensasse muito e o próximo passo é trazê-lo para uma vida melhor: “Já pensei muito sobre isso e nem sequer se coloca a hipótese de adopção, porque é muito complicado. Assim que chegar a Nova Iorque, na sexta-feira, será das primeiras conversas que terei com a Betty. Não posso dar o próximo passo sem a sua aprovação”.


A terminar, o “conde” garantiu que a família do nativo não se deverá opor a esta situação: “Quero dar-lhe uma educação portuguesa e americana. Quero tê-lo sempre ao pé de mim, porque é de uma fidelidade extrema e merece o melhor. Os pais dele já estiveram em Espanha, no âmbito do Perdidos na Tribo, emitido pela Cuatro Cabezas, e não vão colocar obstáculos. Eles sabem que se o Assesseta vier viver comigo será um homem muito feliz!”.

Daniela Ruah presente na "XVI Gala dos Globos de Ouro"


À semelhança do que aconteceu na edição do ano passado, também a XVI Gala dos Globos de Ouro contará com a presença da actriz que muito sucesso tem feito em terras de tio Sam.

No nosso país há já alguns dias, Daniela Ruah vai aproveitar para por cá permanecer mais alguns dias e marcará presença no referido evento, tal como assegurou à TV Guia desta semana.


Todavia, desta vez, a actriz não está nomeada para nenhuma categoria, mas, ao que tudo indica, deverá, igualmente, subir a palco para entregar um dos Globos a um dos vencedores da noite.

Duas presenças internacionais nesta XVI Gala dos Globos de Ouro são os protagonistas de Araguaia, Milena Toscano e Murilo Rosa.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC

A SIC teve uma semana má em termos de média global de share. Baixou a valores de 22%, ficando atrás da TVI e da RTP1. "Peso Pesado" baixou dos altos de 30% de share da semana anterior para menos de 30%, mas, na minha opinião, o grande problema está nas manhãs. "Querida Júlia" está longe de todas as expectativas criadas quer pela SIC, quer pela imprensa. O programa com a cara e nome de Júlia Pinheiro esta semana teve dias em que alcançou pouco mais de 100 mil espectadores e na passada sexta-feira fez apenas 9.1% de share. É verdade que eram as cerimónias de Fátima, mas 9% de share para um programa que se quer vencedor é demasiado vergonhoso, tendo em conta que no dia anterior sem cerimónias de Fátima tinha feito 14% de share!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1

Se às 20h, o "Telejornal" começa a ver a sua liderança a ser ameaçada, durante a hora de almoço o "Jornal da Tarde" directamente do Porto, deu uma "cabazada" à restante concorrência. Com uma média semanal de cerca de 700 mil espectadores e um share que chegou a ser superior aos 40%, a RTP Porto tem que se orgulhar do bom caminho que o "Jornal da Tarde" continua a fazer ao ser líder incontornável dos noticiários da hora de almoço. Quem benefecia com estes valores é a RTP1, que depois do noticiário continua a liderar com a novela de hora de almoço acima dos 30% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" que estará consigo entre as 10h e as 12h com as três primeiras escolhas.

Pior da Semana TVI

Apesar de ser o talk show mais visto das tardes, batendo em número de espectadores "Portugal no Coração" e "Boa Tarde", o programa de Fátima Lopes é prejudicado em share, pelo bom desempenho que as novelas da RTP1 e da SIC fizeram ao longo da semana. A concorrer em cerca de 1 hora com as novelas que têm estado acima dos 30% (RTP1) ou lá perto (SIC), "A Tarde é Sua" durante as 2h30 de duração teve uma média de share abaixo ao que estação conseguiu e em certos dias na ordem dos 22%. Também na minha opinião, o talk show das tardes, apesar de todo o esforço de Fátima Lopes precisa de uma reformulação a nível de cenário e conteúdos.

Festival da Eurovisão: Portugal em penúltimo lugar na 1ª Semi-final


Finalizada que está mais uma edição do Festival Eurovisão da Canção, são agora conhecidos os resultados das duas semi-finais realizadas na última semana.

E na primeira semi-final, da passada terça-feira, Portugal obteve um péssimo resultado. Os Homens da Luta não conseguiram alcançar mais do que um escasso penúltimo lugar, ficando apenas à frente da Polónia que se posicionou, por sua vez, em 19º lugar das 19 músicas que estiveram em competição naquela semi-final.

Fecho



Fechamos este sábado com mais uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias. Os maus resultados de Querida Júlia e o Festival da Eurovisão em análise...

Só com uma lupa...

1. Na semana passada escrevi aqui que, com a chegada do Peso Pesado, o magazine matinal de Júlia começava a tirar a cabeça de fora de água. Pura ilusão. Querida Júlia voltou a cair esta semana para níveis preocupantes: 21,3% na segunda, 17,4% na terça, 14,6% na quarta e 13,8% na quinta. Neste último programa (à hora que escrevo estas linhas não há ainda dados sobre a emissão de sexta-feira) a primeira hora e meia de programa foi mesmo um desastre, com audiências abaixo dos dez pontos de share, resultado muito idêntico ao que os desenhos animados de Zig Zag faziam na RTP2. Convenhamos que sempre saem mais em conta do que a rainha do entretenimento...

2. Com os Homens da Luta eliminados logo à primeira meia-final (tanta parra, tanta parra e afinal, camaradas, muito pouca uva...), a RTP1 já não emitiu em directo a segunda meia-final, remetendo a transmissão para a meia- -noite, em diferido. Fez bem. O resultado foi péssimo: 8% de quota de mercado. O festival pode ser alegria, mas, muito francamente, já não é o que era.

3. O caso do "pentelho" de Eduardo Catroga (salvo seja, naturalmente...) é mais um exemplo de alguém que chega à televisão e não percebe que a sua linguagem deve ser adequada ao momento. A expressão é popular, de facto, e não ofende ninguém, é verdade. Mas há coisas que alguém com responsabilidades públicas (e que não é propriamente um novato nestas andanças...) tem de ter cuidado.


A não ser que achemos tudo normal e corriqueiro e passemos a falar na televisão da forma informal e desempoeirada como falamos no café, numa roda de amigos à volta da cerveja. Havia de ser uma merda jeitosa...