15 de maio de 2011

Fecho



Fechamos este sábado com mais uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias. Os maus resultados de Querida Júlia e o Festival da Eurovisão em análise...

Só com uma lupa...

1. Na semana passada escrevi aqui que, com a chegada do Peso Pesado, o magazine matinal de Júlia começava a tirar a cabeça de fora de água. Pura ilusão. Querida Júlia voltou a cair esta semana para níveis preocupantes: 21,3% na segunda, 17,4% na terça, 14,6% na quarta e 13,8% na quinta. Neste último programa (à hora que escrevo estas linhas não há ainda dados sobre a emissão de sexta-feira) a primeira hora e meia de programa foi mesmo um desastre, com audiências abaixo dos dez pontos de share, resultado muito idêntico ao que os desenhos animados de Zig Zag faziam na RTP2. Convenhamos que sempre saem mais em conta do que a rainha do entretenimento...

2. Com os Homens da Luta eliminados logo à primeira meia-final (tanta parra, tanta parra e afinal, camaradas, muito pouca uva...), a RTP1 já não emitiu em directo a segunda meia-final, remetendo a transmissão para a meia- -noite, em diferido. Fez bem. O resultado foi péssimo: 8% de quota de mercado. O festival pode ser alegria, mas, muito francamente, já não é o que era.

3. O caso do "pentelho" de Eduardo Catroga (salvo seja, naturalmente...) é mais um exemplo de alguém que chega à televisão e não percebe que a sua linguagem deve ser adequada ao momento. A expressão é popular, de facto, e não ofende ninguém, é verdade. Mas há coisas que alguém com responsabilidades públicas (e que não é propriamente um novato nestas andanças...) tem de ter cuidado.


A não ser que achemos tudo normal e corriqueiro e passemos a falar na televisão da forma informal e desempoeirada como falamos no café, numa roda de amigos à volta da cerveja. Havia de ser uma merda jeitosa...

10 comentários:

BigBoss disse...

QJ fez 9.1% de share na Sexta. Uma catástofre.

Anônimo disse...

A Júlia Pinheiro vai ser a próxima Teresa Guilherme da sic pois a estação do Balsemão não irá suportar todos estes fiascos durante muito mais tempo.
Está provado que o povo não gosta da Júlia e a sic mais uma vez errou nesta escolha como acontece com a maioria dos actores que tem contratado para as suas novelas, o problema é que a Júlia Pinheiro não ganha a miséria que eles pagam aos canastros das novelas e com ela no ar a fazer 9,10,11 e 12 de share alguém tem que dizer basta e calar aquela voz irritante de uma vez por todas.

Anônimo disse...

A SIC TEM O CONDÃO DE DESTRUIR A CARREIRA E O BOM NOME DE TODOS AQUELES QUE PARA LÁ VÃO!
AS PESSOAS DETESTAM A SIC, PONTO FINAL. MAS ISSO É NORMAL POIS A SIC NUNCA RESPEITOU OS ESPECTADORES E É POR CAUSA DISSO QUE TÃO POUCOS PORTUGUESES SINTONIZAM O CANAL DO PINTO BALSEMÃO.NA TVI, À TARDE, A JÚLIA AINDA SE SAFAVA APESAR DA SUA IMAGEM E SOBRETUDO DA SUA VOZ JÁ CANSAREM O PÚBLICO MAS NA SIC, DE MANHÃ, JÁ NINGUÉM A PODE VER OU OUVIR. É INACREDITÁVEL, ATÉ O IRRITANTE NUNO GRACIANO E A CONVENCIDA RITA FERRO RODRIGUES CONSEGUIAM MELHORES RESULTADOS QUE DO QUE A JÚLIA!!! QUEM DIRIA?

Jorge Ferreira disse...

A RTP nunca emite a semi-final em que Portugal não está presente, em directo. Além disso, eles já tinham a obrigação de emitir um debate das legislativas na quinta-feira. Só quem anda muito distraído é que não se apercebe de tal coisa.

Unknown disse...

Jorge a RTP não o pode fazer pois Portugal saiu da eurovisão

Unknown disse...

creio

Anônimo disse...

Caro Luis Fernandes! a RTP pode emitir as duas semi finais em directo!! mas a opçao foi emitir em diferido a segunda desde o inicio! nunca foi hipotese da RTP transmitir em directo como já aconteceu nos anos anteriores!!

ou seja. A RTP pode emitir as duas semi finais em directo caso Portugal tivesse passado ou não (pq nunca participaria na segunda, uma vez que estava na primeira). Segundo as regras da EBU a rtp é apenas obrigada a transmitir a semi onde participa e a final pq é nessas que os portugueses podem votar!!

Maria A. disse...

Anónimo «berrão» das 2:23.
Então quem destruiu a Fátima Lopes?
Foi a TVI, não foi?
Na SIC ela ainda liderou 8 anos seguidos!

Quem destruíu o Herman, que na TVI se manteve durante pouco tempo?
Foi a TVI, não foi?

Onde é que a Júlia conseguiu bater o recorde de 2011 em estreias, com 18,4% e 44,8% de «Peso Pesado»?
Nunca em 2011 uma estreia se lhe aproximou!

Não foi na TVI, pois não? Foi na SIC!

Donde é que os profissionais fogem a sete pés, recusando contratos exclusivos e preferindo a SIC?

Conclusão: os profissionais preferem a SIC para as suas carreiras!

Quem é que engana os espectadores, mudando os horários das novelas todas e anunciando finais a meses de distância, a pontos de os espectadores já não acreditarem nela?

É a TVI, não é?

Quem retira programas sem anunciar, como o «POrtugal de Olhos Em Bico», ou o «Apanhame se Puderes?

É a TVI!

Portanto: use o capit só quando é preciso, porque em Internet o capit significa «berrar»!
E ninguém é surdo!

Anônimo disse...

A Maria não vê a tvi mas sabe tudo o que la se passa!
interessante...

Anônimo disse...

A SIC é o melhor canal de televisao de Portugal porque nunca mudou o seu logotipo, tem um hino que ficou no ouvido de todos e durante anos liderou as audiencias com 50% de share algo que a TVI nunca fez nem fará na sua vida. A SIC marcou a televisao em Portugal e principalmente nos anos 90. A SIC lançou os melhore s programas da TV portuguesa e aqueles que mais marcaram a geração anos 90 como Ponto de Encontro, Buéréré, Big Show SIC, Médico de Familia, SIC 10 Horas, Fátima Lopes, O Juíz Decide, A Roda dos Milhões ente outros. Também lançou vários apresentadores que hoje servem a concurencia como Jorge Gabriel e Fátima Lopes e a Júlia Pinheiro que este ano voltou á SIC. Por isso não digam nem desejem mal nem sejam injustos com o canal que mais marcou a TELEVISÃO EM PORTUGAL.
Quantos canais tem a sic? seis (sic, sic noticias (apenas e só o canal lider de audiências do cabo), sic radical, sic mulher, sic k e sic internacional) quantos tem a tvi? três (tvi, tvi 24 e tvi internacional que só dá em alguns pais de áfrica enquanto a sic internacional dá em quase todo o mundo) por isso não sejam idiotas e compriendam que a sic é muito melhor que a tvi. a tvi durante anos fez 12% de share e até menos enquanto a sic fazia 50% de shaare e essa sim estava á beira da falência e não fechou portas e se não fosse o moniz a tvi provavelmente já não existiria. A igreja até se chegou a arrepender de ter fundado a tvi por isso vejam lá.