28 de maio de 2011

Dupla laranja expulsa de "Peso Pesado"


A Pesagem desta semana trouxe algumas surpresas e os bons resultados dos concorrentes voltaram. todavia, com duas equipas com imunidade, as contas não estavam fáceis.


Terminada a ronda, a dupla cor-de-rosa, da mãe Maria José e da filha Márcia ficaram em penúltimo lugar, sendo que o último lugar pertenceu aos irmãos Susana e Tiago. Todavia, a dupla vermelha estava imune e foram o ex-casal Sandra e João que acabaram por ser sujeitos à votação dos colegas.


E com 3 votos em 4, os cor-de-laranja não aguentaram a segunda nomeação e estão fora de competição. Como detentores dos destinos do jogo, Sandra deu a sua pulseira "extra" à amiga "do coração" Susana e João deu a sua pulseira "nada" a um potencial vencedor, Filipe, que, curiosamente foi o Peso Pesado da semana!

Audimetria Semanal



Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!
Resumo Semanal
As constantes sondagens políticas nos noticiários das generalistas ganharam fama, levando os portugueses a estar atentos a elas. Por outro lado, notou-se uma ligeira quebra de "Laços de Sangue", depois da novela da estação de Carnaxide se ter sobressaído na semana passada. 
Ao nível de produções nacionais, de referir igualmente a permanência no primeiro lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia de "Remédio Santo". Não esquecer, na RTP1, a final da "Taça de Portugal", que atingiu os 52% de share no último domingo, um valor bastante satisfatório que contribuiu para que a boa audiência da estação pública nesse dia.
De referi igualmente os programas de informação da estação pública, que esta semana ganharam audiência. Se o "Especial Informação" sobre Strauss-Kahn obteve 11% de rating, a entrevista a Jorge Nuno Pinto da Costa chegou aos 12,5% na segunda-feira.
Tudo isto, e muito mais, na "Audimetria Semanal" deste sábado!


Manhãs
36,8%


... foi este o share da emissão de "Você na TV" da última terça-feira. O talk-show matinal da estação de Queluz de Baixo continua na liderança, não dando oportunidade à concorrência de crescer em audiências. Aliás, nem mesmo a operação de Manuel Luís Goucha levou a que o programa perdesse telespectadores.
Nesse sentido, resta dizer que a "Praça da Alegria" manteve o segundo posto, e que Júlia Pinheiro permaneceu longe de Cristina Ferreira e Jorge Gabriel/Sónia Araújo. "Querida Júlia" ficou fora do top dos dez programas mais vistos do dia da SIC, o que acabou por prejudicar o "Primeiro Jornal".
Mais uma semana de derrota para o terceiro canal.


Tardes


24,4%
... foi o share alcançado pela emissão de quarta-feira de "Agora É Que Conta". Apesar de ser um resultado esporádico, a verdade é que é de assinalar a subida de Leonor Poeiras no horário das 17h00.
Em relação aos talk-shows, os resultados continuaram a ser baixos para os três canais. Se "A Tarde É Sua" ficou atrás das novelas brasileiras, "Boa Tarde" também não conseguiu fazer muito melhor com Conceição Lino. Ambos os programas rondaram uma média ponderada entre os 20% e os 22% de share nos últimos dias. Quanto a João Baião e a Tânia Ribas de Oliveira, ficaram longe de "Portugal no Coração".
"Ribeirão do Tempo" bateu "Alma Gémea", levando a RTP1 a liderar no horário pós-"Jornal da Tarde". A novela da TV Record tem surpreendido os telespectadores e, nos últimos capítulos, levado a melhor.
Não esquecer igualmente o famoso "Tempo de Antena". Mesmo com este acessório no horário das 19h00, as posições mantiveram-se. "Morangos com Açúcar" na liderança, no top dos dez programas mais vistos do dia, "O Preço Certo" no segundo posto, a alternar em alguns momentos com "Ti Ti Ti".
Por fim, e sobre "Portugal em Directo", acrescento apenas que a média dos 23/24% de share foi alcançada, meta que tem sido traçada, a meu ver, pela estação pública para o noticiário de Dina Aguiar.


Noite


13,6%
... foi a audiência média da novela que inicia o horário nobre da estação de Queluz de Baixo na segunda-feira. Com "Remédio Santo" na liderança, e um segundo lugar consolidado do "Jornal das 8", "Anjo Meu" obteve uma boa audiência na última semana. A produção da estação de Queluz de Baixo não desiludiu, vencendo "Peso Pesado". Quanto a "Laços de Sangue", apesar de ter conseguido atingir bons resultados, ficou atrás da novela protagonizada por Alexandra Lencastre. 
No que toca a "Sedução", liderança consolidada sobre "Araguaia" e companhia limitada. Ainda antes, "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", fez o seu papel, tal como tenho referido tantas vezes, obtendo um share médio entre os 15 e os 20%.
"Portugal Tal & Qual" subiu. Na quinta-feira a série humorística da estação pública alcançou 9,1% de audiência média e 23,3% de share (oitavo programa mais visto do dia). O percurso desta produção tem assim sido pautado por uma série de valores irregulares, alguns sem explicação.
Quanto a "Cuidado com a Língua", tal como noutras emissões, ficou atrás da concorrência. Apesar de o programa ter adoptado o novo acordo ortográfico os portugueses parecem ainda muito distantes desse facto. 12,1%, foi o share alcançado pelo programa na segunda-feira.


No fim-de-semana, de salientar a aproximação entre "Peso Pesado" e "Perdidos na Tribo - Famosos". Mesmo sabendo que o concurso da estação de Queluz de Baixo liderou, a diferença em relação ao da SIC registou uma queda significativa.


Figura da semana
Jornal da Tarde


Os pivôs do noticiário da hora de almoço da estação pública estão de parabéns. Apesar de ser "Você na TV!" o líder das manhãs, isso não impossibilita que os telespectadores não se sintonizem a partir das 13h00 no primeiro canal, para se informarem. Por exemplo, nesta quarta-feira o "Jornal da Tarde" chegou aos 7,1% de rating e 35,6% de share. Curiosamente, em segundo lugar, nesse mesmo dia, posicionou-se o "Primeiro Jornal", com 5,2% de audiência média. Em último lugar ficou a TVI, com o "Jornal da Uma".
Ainda sobre o noticiário da horário de almoço da estação pública não esquecer que foi o nono programa mais visto do dia.


Número da semana



1,9%
... foi o rating obtido pela emissão das 19:00 do noticiário "Hoje", na última quinta-feira.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela estação de Carnaxide. A final da "Liga Europa", que colocou em campo o Futebol Clube do Porto e o Sporting de Braga atingiu os 29,5% de audiência e os 64,5% de share às 21 horas e 36 minutos do dia 18 de Maio. Em valores absolutos, quase dois milhões e oitocentos mil telespectadores estavam  sintonizados na SIC aquela hora.

Esqueceram-se de... Teresa Madruga!


Boa noite, está em linha mais um Esqueceram-se de Mim! Pronto para recordar mais um artista nacional esquecido no tempo?

Hoje falo de uma actriz multifacetada e que actua exemplarmente em qualquer trabalho que lhe seja entregue: Teresa Madruga. A actriz, açoriana, trocou as ilhas pelo continente para crescer e desenvolver o seu talento frente ao público, que encarou pela primeira vez em 1976, data em que se estreou como actriz no Teatro da Trindade. Não parando desde então, já a vimos actuar em teatro, no cinema e em televisão, no entanto, nos últimos meses tem andado afastada. O seu último trabalho em televisão foi na novela da TVI 'Sentimentos', mas do seu vasto currículo constam mais de 35 filmes e diversas produções estrangeiras, bem como a dobragem de vários desenhos animados de sucesso como são o caso de 'Power Rangers' e 'Pokémon'. Em televisão alguns dos papeis mais relembrados pelo público foram desempenhados em a 'A Jóia de África' e na série 'O Testamento'.

Com o investimento dos canais generalistas em produções nacionais e com o espaço dado, em séries, que permitem o regresso de bons e velhos actores à antena ainda não se compreende porque razão ainda continua afastada. Talvez um novo projecto esteja a ser estudado ou simplesmente esteja afastada pelas razões já tão nossas conhecidas e que já aqui foram, por diversas vezes, referidas.

Rui Luís Brás reforça "Remédio Santo"


Diz-se que “não há duas sem três”, mas parece que na nova telenovela da TVI não haverá “três sem quatro”. A explicação é simples, está prestes a chegar a Mundão um novo para a vida da viúva branca Hortense.


Quem o garante é a edição desta semana da revista Mariana. Ao que parece, Rui Luís Brás, que vimos recentemente em Espírito Indomável é o mais recente reforço do elenco de Remédio Santo, depois de Laura Galvão, que a TV 7 Dias anunciou recentemente.


O actor dará vida a um novo que se tornará no quarto marido da personagem de Sofia Alves. Ainda assim, é de esperar que acabe por ter o mesmo fim que os restantes, que é como quem diz, morrer.

Rui Luís Brás deve começar a gravar dentro de poucos dias.


Quiosque: Mariana

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

"Peso Pesado - A Pesagem" excepcionalmente ao sábado


Embora o domingo seja normalmente o dia reservado para as contas de uma semana de treinos intensos, esta semana a Pesagem do programa da SIC será emitida ao sábado.


Esta alteração na grelha prende-se com o facto de amanhã ser noite da XVI Gala dos Globos de Ouro. Para a semana a medida mantém-se, uma vez que domingo é noite de eleições e a estação de Carnaxide ocupará a grelha com o especial Portugal 2011 – A decisão.


Recorde-se que esta semana as duplas vermelha e cinzenta estão a salvo, devido à imunidade que conquistaram. Já a dupla cor-de-rosa tem um quilo de vantagem. Ainda assim, de cinco duplas, cor-de-laranja, azul escura, verde, castanha e cor-de-rosa, uma deixará a Herdade Peso Pesado esta noite.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Aurora e Gonçalo beijam-se

Desde que viu Aurora junto à fonte, o neto de Graça não mais esqueceu o rosto da santinha. Por seu lado, a jovem também não ficou indiferente ao médico. Depois de lhe mentir e dizer que está noiva, Aurora vai acabar por ceder aos encantos de Gonçalo.


Quando Jacinta não está em casa, a jovem aproveita para sair e, enquanto corre pela rua, tentando fugir da chuva, vê-a aproximar-se e fica em pânico. Desesperada, olha em volta, à procura de uma solução para passar despercebida. Já no limite, abriga-se debaixo de um guarda-chuva de outra pessoa.


Quando repara que se trata de Gonçalo, Aurora fica boquiaberta. Os dois trocam um olhar intenso e, sem pensar uma segunda vez, o médico beija-a. A rapariga é apanhada de surpresa, mas não recusa o carinho. Deixa-se levar, desfrutando do momento.

Assim que o beijo termina, Aurora afasta-se a chorar. Já em casa, tranca-se no quarto e, completamente descontrolada, começa a tirar a roupa, com um ar enojado, esfregando os lábios e o rosto, como querendo afastar o sentimento de imundice que a domina.


Algum tempo depois, Gonçalo vai a casa da santinha para falar com ela com urgência. Jacinta barra-lhe o caminho e diz-lhe que a jovem não quer falar com rapazes. O neto de Graça ainda tenta passar a barreira, mas acaba por desistir.


Lourenço envolve-se numa briga

Terminado o ano lectivo, os alunos da escola de artes vão passar uma temporada à praia de Tavira. Ali, o grupo faz novos amigos, mas nem tudo corre bem…


O ambiente é animado e as aulas de dança de Zé Milho na praia fazem grande sucesso. É numa dessas aulas que Lourenço perde as estribeiras, quando se apercebe de que Marta está cada vez mais próxima de Alexandre, um rapaz sedutor que parece ter conquistado todas as raparigas.


Quando o jovem, sem querer, lhe dá um encontrão durante a aula, o filho de Carneiro Seixas explode de ciúmes e inicia uma discussão. Os ânimos aquecem de tal forma que Pedro tem de intervir e acalmar o amigo.


CURTAS:


Em Anjo Meu, os ciúmes, as mágoas e as suspeitas sobre o assassino de Maria Luísa afastam Matias e Eva, que não aguenta a pressão da família e do passado e acaba por se separar.


Em Sedução, Mário não esconde a surpresa quando Natália aparece à porta da sua causa. Ao tomarem conhecimento desta situação, Rita e Vitória aconselham Alice a lutar pelo homem que ama.


Em Laços de Sangue, Fátima e Catarina recebem uma resposta positiva do banco onde pediram crédito para comprar a fábrica de enchidos e decidem avançar com o negócio.


Em Araguaia, depois de conseguir salvar Manuela, Solano não resite e beija-a com paixão.


Em Ti Ti Ti, Jaqueline apaixona-se por Thales e aceita dar o nó, para que este possa receber a herança da avó.


Quiosque: TV Guia, ANA, Telenovelas, Maria, Mariana

Rúben Gomes de saída de "Laços de Sangue"


Chegou a meio das gravações da “novela da nossa gente” e já terminou a sua participação. A notícia é avançada pela Telenovelas desta semana.


É em mais um homicídio pensado por Diana (Joana Santos) que o gestor acaba por ser assassinado. Temendo que os Caldas Ribeiro descubram todas as trafulhices que fez, uma vez que Nuno está disposto a contar-lhes toda a verdade, a vilã contrata um bandido para o matar.


Rúben Gomes está, assim, de saída do elenco de Laços de Sangue, mas feliz com a participação nesta trama. “Foi óptimo. Foram meses maravilhosos e estou muito feliz por ter trabalhado com muita gente de quem gosto”, adiantou. Questionado se está decepcionado com desfecho do seu Nuno, o actor foi peremptório: “Não. Esta foi a história dele e acho que faz sentido. É um bom final!”, concluiu.


Quiosque: Telenovelas

Vera Ferreira com projecto na ficção TVI


Depois da participação em Secret Story e da aventura em Perdidos na Tribo, a jovem prepara-se para concretizar um dos seus maiores sonhos. É que, de acordo com a Telenovelas desta semana a estreia numa produção de ficção da TVI está para breve.


“Estou cheia de trabalho e é verdade que um dos projectos é na área da representação, mas ainda não posso dizer nada quanto a isso”, afirma Vera Ferreira à referida revista.


Ainda assim, de acordo com esta publicação, a ex-concorrente da Casa dos Segredos deverá integrar o elenco de Violeta, a próxima telenovela de Tozé Martinho, ou um dos tele-filmes que a estação de Queluz de Baixo está a preparar para breve.


Quiosque: Telenovelas

Inês Castel-Branco com personagem cómica na nova telenovela da SIC


Ainda pode ser vista como Mónica em Laços de Sangue mas já está a preparar o seu próximo projecto na televisão de Carnaxide. E é em entrevista à Notícias TV desta semana que a actriz adianta alguns pormenores sobre este novo papel.


“Vou começar a gravar em Agosto. Não posso adiantar muito, mas sei que se trata de um papel cómico. Fico muito feliz por voltar à comédia”, afirma Inês Castel-Branco. Recorde-se de que, há alguns anos, a filha de Luís Castel-Branco deu vida à divertida Lucinda de Os Batanetes, para a TVI e que, desde aí, tem vindo a dar vida a personagens menos cómicas.


Será que a iremos ver num papel semelhante ao de Custódia Gallego, Dânia Neto ou Débora Ghira de Laços de Sangue na próxima trama da SIC?


Quiosque: Notícias TV

Momentos


Numa altura em "Perdidos na Tribo - Famosos" chama a atenção dos telespectadores nacionais, recordamos hoje um programa com uma vertente bastante parecida. "Survivor" colocou os portugueses à prova num local totalmente desconhecido. Apesar do sucesso do concurso não ter sido muito, em 2001 os tempos eram diferentes. Lembra-se?

Fecho


Em fecho, esta noite, mais uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

O jogo do mercado

1. A caminho de 5 de Junho, há dois combates para acompanhar por estes dias: o combate propriamente dito entre os que andam na estrada à cata de votos, e o duelo em que RTP, SIC e TVI se envolveram nesta batalha informativa.

A SIC é, nesse aspecto, a mais serena. Usa da sua experiência, da rotina de procedimentos em eleições anteriores, para fazer o seu trabalho, revelando uma máquina bem oleada e aquele olhar "à SIC" tão característico da informação de Carnaxide. RTP e TVI envolveram-se num claro mano-a-mano. Para marcarem posições, para afirmarem as suas novas lideranças, para mostrarem trabalho.

As conversas intimistas de Judite Sousa (já agora, pelas alminhas, ninguém na TVI consegue, de uma vez por todas, perceber que a directora não tem "de" no nome?...) e de Fátima Campos Ferreira com os candidatos, on the road, são apenas mais um sinal de um certo mimetismo. A TVI sabe que tem de ganhar crédito na informação. E está a fazê-lo. A melhor forma de o conseguir é olhar para a RTP e suspirar... "quando for grande, quero ser como tu!"

2. A notícia foi avançada pelo DN há mais de um mês e voltou esta semana a ser repescada por um diário. A TVI vai deixar de produzir três novelas para a noite, abdicando do terceiro segmento horário (o das 23.30). Em contrapartida, vai investir em minisséries e telefilmes, na linha do que já fez com Casos de Vida, como conta hoje o DN. A TVI explica que vai diversificar a produção de ficção, dar outro tipo de motivações aos autores e actores, aumentar a variedade temática ao dispôr do público. É tudo muito bonito, claro, mas a verdadeira razão para esta revolução no horário nobre, é o dinheiro. É que sai caro fazer uma novela para 600 mil espectadores. É o mercado, é o que é...