28 de maio de 2011

Fecho


Em fecho, esta noite, mais uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

O jogo do mercado

1. A caminho de 5 de Junho, há dois combates para acompanhar por estes dias: o combate propriamente dito entre os que andam na estrada à cata de votos, e o duelo em que RTP, SIC e TVI se envolveram nesta batalha informativa.

A SIC é, nesse aspecto, a mais serena. Usa da sua experiência, da rotina de procedimentos em eleições anteriores, para fazer o seu trabalho, revelando uma máquina bem oleada e aquele olhar "à SIC" tão característico da informação de Carnaxide. RTP e TVI envolveram-se num claro mano-a-mano. Para marcarem posições, para afirmarem as suas novas lideranças, para mostrarem trabalho.

As conversas intimistas de Judite Sousa (já agora, pelas alminhas, ninguém na TVI consegue, de uma vez por todas, perceber que a directora não tem "de" no nome?...) e de Fátima Campos Ferreira com os candidatos, on the road, são apenas mais um sinal de um certo mimetismo. A TVI sabe que tem de ganhar crédito na informação. E está a fazê-lo. A melhor forma de o conseguir é olhar para a RTP e suspirar... "quando for grande, quero ser como tu!"

2. A notícia foi avançada pelo DN há mais de um mês e voltou esta semana a ser repescada por um diário. A TVI vai deixar de produzir três novelas para a noite, abdicando do terceiro segmento horário (o das 23.30). Em contrapartida, vai investir em minisséries e telefilmes, na linha do que já fez com Casos de Vida, como conta hoje o DN. A TVI explica que vai diversificar a produção de ficção, dar outro tipo de motivações aos autores e actores, aumentar a variedade temática ao dispôr do público. É tudo muito bonito, claro, mas a verdadeira razão para esta revolução no horário nobre, é o dinheiro. É que sai caro fazer uma novela para 600 mil espectadores. É o mercado, é o que é...

6 comentários:

Maria A. disse...

Concordo com o Nuno Azinheira, quanto a qualidade da informação!

Por alguma razão a SIC já vai em 4 prémios ganhos nas reportagens em pouco tempo!

Achei graça à expressão, traduzindo as informações da TVI e RTP. Diz a TVI:
«Quando for grande...vou ser assim!»

Quanto à redução das novelas, parece que o Nuno Azinheira tem a mesma opinião que eu tenho expressado: a falta de dinheiro!

A endividada Prisa não está para gastar dinheiro em 3 novelas na TVI... e quem se viu perante o orçamento reduzido...foi o Cotrim Figueiredo!

Anônimo disse...

A mama acabou...
A tvi está a fraquejar!

Anônimo disse...

O nome da jornalista é Judite Fernanda de Jesus Rocha e Sousa, sim não é "de Sousa", mas por opção da mesma decidiu utilizar o "de" que antecede o "Jesus" (salvo seja) para um maior impacto no seu nome.. Portanto, crítica sem razão alguma..

Não concordo na totalidade com a última crítica.. É óbvio que sai dispendioso fazer uma terceira novela que tem pouca audiência, mas mais do que uma razão monetária, as audiências, mais uma vez, falam mais alto, com a chegada de Casa dos Segredos 2, e a verificar pelo sucesso da edição anterior, a TVI quer apostar em diários no horário pós-noticiário da noite, visto os bons resultados alcançados anteriormente, e com isso, ter 3 novelas em horário nobre seria no mínimo, exaustivo, já para não falar de que ninguém quer ver novelas depois das 00h00!

E ainda a contrapor a crítica, o horário das 23h00 não vai ser desocupado pela ficção, vai ser o horário da 2ªnovela! E portanto, a segunda novela também contará com uma audiência fraca, ainda assim a TVI não deixará de a fazer, por razões monetárias -.-

Anônimo disse...

Anonimo concordo.

Maria A. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Maria o que o Nuno Azinheira disse foi apenas que a tvi ia poupar dinheiro, porque o custo de três novelas e muito elevado!
Não quer dizer que a tvi esta com falta de dinheiro apenas viu que a 3 novela não da audiência porque já e tarde e vai poupar para puder apostar noutras coisas!

A senhora a que se quer convencer disso para rebaixar a tvi...