5 de março de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

A semana que passou foi marcada pela entrega de prémios e de vitórias. Os Óscares, com transmissão na TVI, captaram a atenção de vários telespectadores, contudo foi o duelo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal que colou milhões aos ecrãs. O jogo transmitido pela estação de Carnaxide alcançou os 23% de audiência média e 54,2% de share. Assim, e com este resultado, não me admira que na próxima edição desta rubrica seja considerado o Minuto Mais Visto da Semana.
Não esquecer a estreia do talk-show de Nicolau Breyner. Com a primeira emissão a ter ocorrido há cerca de uma semana, os valores acabaram por ficar longe das expectativas. Mesmo sabendo que o programa não era em directo, os 3,5% de rating e 12,7% de share constituíram um resultado bastante fraco.
Por fim, de referir que os últimos sete dias foram marcados por ficção, com uma liderança nata de "Espírito Indomável".

Manhãs (10:00 - 13:00)



As tradições acabaram por valer alguns euros pelas chamadas de valor acrescentado à estação de Carnaxide. No entanto, as manhãs foram ganhas por "Você na TV!". O talk-show conduzido por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não desiludiu os telespectadores e, tal como nas últimas semanas, trepou os 30% de share. Destaque especial para o resultado de terça-feira, dia em que o programa alcançou 3,3% de audiência média e 34,9% de share.
Quanto à "Praça da Alegria", cumpriu mais uma vez a sua missão, ao ser a concorrência mais directa de "Você na TV!". Com valores bastante estáveis, Jorge Gabriel e Sónia Araújo continuam a captar a atenção dos portugueses.
Por fim, e em último lugar, continua o "Companhia das Manhãs". A poucas emissões do talk-show terminar, as audiências continuam longe de ameaçar os resultados da concorrência.

Tardes (14:00 - 20:00)



A melhoria das audiências de "Portugal no Coração" merece uma especial atenção neste espaço. O programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira alcançou bons valores, na ordem dos 29% de share, tal como foi o caso de segunda e terça-feira. Por outro lado, e com uma concorrência mais fraca a partir das 17:00, leia-se "Lua Vermelha" e "Agora É Que Conta", "Portugal no Coração" tem aproveitado esta porta aberta da concorrência. Assim, e sabendo que Fátima Lopes não tem alcançado resultados extremistas, o talk-show da RTP regista ainda algumas melhorias com este facto.
Em relação a "Boa Tarde" ou a "Companhia das Tradições", nada a apontar. Maus resultados, e derrotas frente à concorrência, como sempre. O mesmo se pode dizer de "Agora É Que Conta", que na quarta-feira acabou por ficar abaixo de um filme exibido pela TVI de madrugada.

Destaque igualmente para o duelo das 19:00. Nos últimos dias verificou-se uma aproximação entre "Morangos com Açúcar" e "Escrito nas Estrelas", de tal forma que a novela da SIC chegou a conseguir ultrapassar a série da TVI. Por exemplo, na terça-feira, enquanto a produção da Globo atingiu os 8,3% de audiência média, o projecto de ficção juvenil da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 7,9%. No entanto, e apesar desta luta pelo segundo lugar, o primeiro continua bem definido, com um "Preço Certo" inabalável! Fernando Mendes e Dina Aguiar continuam desta forma a fazer sua caminhada de Inverno, que só terminará para meados de Abril/Maio, quando o Verão começar a espreitar a casa dos portugueses.

Noite (21:00 - 00:00)

Como referido anteriormente, "Espírito Indomável" continuou a ocupar os lugares cimeiros do top dos programas mais vistos da estação de Queluz de Baixo. Para além desta novela, também "Mar de Paixão" conseguiu vencer "Laços de Sangue", tal como tem vindo a acontecer nas últimas semanas. O mesmo se passou com "Sedução" que, apesar de tudo, conseguiu disputar o primeiro lugar de uma forma mais equilibrada com "Passione".

Ao nível da informação, e com a partida de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, "Linha da Frente" acabou por não resistir, descendo nas audiências. A sua última emissão não foi além dos 6,1% de audiência média e 14,3% de share, um dos piores resultados deste ano. Quanto à segunda temporada de "Histórias com Gente Dentro", de destacar que os resultados obtidos não foram os melhores. O share deste espaço de informação ficou abaixo dos 19% na segunda e terça-feira.
No plano oposto esteve "30 Minutos", o terceiro programa mais visto do primeiro dia de Março. Com 11,1% de rating e 25,6% de share, o programa da RTP conseguiu resistir ao poderoso "Espírito Indomável".

Por fim, não esquecer os conteúdos mais alternativos da estação pública. Enquanto "Salvador" se ficou pelos 17,2% de share na última segunda-feira, Catarina Furtado voltou a surpreender com "Príncipes do Nada", com uns agradáveis 9,4% de audiência média.

Figura da semana



Eleger um clube desportivo como figura da semana é talvez fugir ao que esta rubrica tem feito, no entanto é mesmo esta a escolha da "Audimetria Semanal" de hoje. O clube da Luz continua a captar audiências, e mesmo sabendo que é possível que a ficção vença o futebol, um jogo que coloque em relvado o Sport Lisboa e Benfica é sinónimo de grandes resultados. Para além disso, e se essa mesma partida ocorrer durante a semana, a estação que a emitir recebe ainda um bónus. O Sport Lisboa e Benfica continua a ser o clube de futebol mais proveitoso para as estações televisivas, e a sua vitoria frente ao Sporting Clube de Portugal deve ter colocado bastante satisfeita a direcção de programas da SIC. Porquê? É simples! O resultado de 2-1, representa mais uma vitória para a estação de Carnaxide brevemente, e mais um grande retorno ao nível de receitas publicitárias.
Resta assim dizer que esta é a prova provada de que independentemente de bons apresentadores, actores ou jornalístas, existe uma grande área que domina a televisão: o futebol.

Número da semana


5,3%

Foi o share alcançado pela SIC Notícias na última quarta-feira. O canal informativo foi o mais visto do Cabo, tendo mesmo ultrapassado a RTP2.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O minuto mais visto da semana pertence ao jogo entre o Benfica e o Estugarda, a contar para a Liga Europa e transmitido pela SIC. Com um share de 50,1%, às 21h41 do passada quinta-feira, 24 de Fevereiro, estavam ligados à SIC mais de 2 094 800 espectadores, equivalendo assim a uma audiência de 22,1% nesse mesmo minuto. Em segundo lugar, a novela Espírito Indomável que continua imbatível e que às 22h13 do dia 23 de Fevereiro tocou nos 20,6 pontos percentuais de audiência.

Esqueceram-se de... Marta Fernades!

Boa noite! Seja bem-vindo a mais um Esqueceram-se de Mim, um simultâneo Televisão-Opinião/Por Outro Olhar.


Ribatejana de nascença, Marta Fernandes ficou conhecida por participar em Chiquititas. Entre 2007 e 2008, a actriz com uma carreira marcada por participações em peças de teatro, saltou para as luzes da ribalta com a aposta da SIC. Depois do sucesso de Floribella a direcção de programas de Carnaxide quis lançar um novo projecto que rendesse milhares de euros ao nível do merchandise. No entanto, não foi isso que se verificou, nunca tendo Chiquititas alcançado o sucesso desejado. A novela destinada aos mais jovens, caracterizada pelos amores e desamores de crianças num orfanato, não vingou em horário nobre, passando a ser exibida nas manhãs de fim-de-semana.
Conclusão? Marta Fernandes e muitos outros actores ficaram conotados a um projecto que não chegou a surpreender.


Depois do mesmo, pouco ou nada se ouvir falar da profissional que entrou em Aqui não há quem Viva ou Floribella. Os convites começaram a encurtar-se, e nem mesmo o lançamento de um CD a propósito de Chiquititas abriram as portas à actriz. A única excepção foi a participação em Dança Comigo, cuja quarta edição do concurso da RTP1 lhe valei o segundo lugar.



Em 2009, a imprensa nacional informou-nos que a actriz havia engravidado de um cubano. A meio do ano seguinte nasceu o seu filho, voltando Marta Fernandes a aparecer nas diversas revistas portuguesas. Os projectos ao nível da televisão depois da gravidez, continuaram a escassear, e foram as aparições da actriz em vários eventos que não a levaram ao esquecimento. De referir igualmente que as últimas notícias que têm saído sobre ela se baseiam em participações e colaborações com algumas escolas teatro, workshops de representação com crianças, entre outros.



Confrontado com tal esquecimento, fico surpreendido. Depois de uma aposta tão grande por parte da estação de Carnmaxide, Marta Fernandes ficou associada a uma personagem que não surtiu o sucesso desejado. Porém, a verdade é que convém relembrar o papel da actriz em Aqui não há quem Viva. Foi lá que ela demonstrou o seu talento no humor, e penso que é nessa área que poderá voar mais alto.
Em 2009, participou numa série que a SIC ainda não transmitiu, produzida por Teresa Guilherme. O projecto está em gaveta, e é pena. Com ele, seria possível continuar a descobrir mais sobre esta actriz, que foi esquecida depois de tantos "flashes".


Nuno Santos a um passo da direcção de Informação da RTP!


Está escolhido o sucessor de José Alberto Carvalho! Depois de vários rumores, o convite ao ainda director de programas da SIC parece cada vez mais uma realidade.

Segundo a edição on-line do jornal Público, o convite foi, de facto, feito e está prestes a ser aceite por Nuno Santos. Contudo, a nova SIC que se aproxima será um factor forte que o jornalista terá em mente na hora de tomar a decisão.


Caso aceite o convite, a direcção de programas do canal de Carnaxide ficará sem cara, sendo de esperar que Júlia Pinheiro ou Gabriela Sobral a assumam. Ou irá Luís Marques também para a RTP e José Eduardo Moniz chefiar a televisão de Carnaxide?

Perguntas que terão uma resposta em breve.


Quiosque: Público

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Júlia Pinheiro entusiasmada com “Querida Júlia”


Na semana em que arrancou com a forte campanha ao seu novo programa nas manhãs de Carnaxide, a apresentadora confessa-se “entusiasmada” e consciente da responsabilidade deste novo projecto, em entrevista à Correio TV.


“Entusiasmo-me sempre quando começo um novo projecto, mas um desta envergadura e deste calibre é algo que não se faz com frequência. Com sorte é uma coisa que se faz de dez em dez anos. Estou muito entusiasmada e, sobretudo, tenho noção de uma enorme responsabilidade. Vamos tentar reequilibrar uma balança que desequilibrou algures no tempo e que é preciso repor. É muito difícil e não vou consegui-lo em pouco tempo, mas isso faz parte da dinâmica da televisão”, começa por dizer, afirmando ainda que há-de chegar à liderança das manhãs.


Ainda sobre Querida Júlia, Júlia Pinheiro explicou o que é que os portugueses poderão esperar do formato: “é um programa do day-time, com todos os elementos normais de um programa dessa natureza. Vai ser, espero, um espaço de reencontro entre os telespectadores e a SIC. O que tem acontecido ao day-time da estação é que tem estado um pouco distante das pessoas e, portanto, estamos a tentar ‘piscar o olho’ àqueles que se foram sentar no sofá da TVI ou da RTP. Estamos a preparar uma aposta que seja forte mas, mais do que isso, contínua e uniforme. Queremos que as pessoas se sintam confortáveis e que, lentamente, sintam que há aqui matéria para se identificarem, para sentirem que há ali alguém que está a tentar dar afectividade e alegria”.


A terminar, a comunicadora justificou ainda a escolha da Endemol para produzir o seu programa: “Tenho uma relação de grande proximidade com a Endemol. Acho que é uma das melhores, se não a melhor, produtora portuguesa. É uma empresa de dimensão internacional. Tem uma dimensão que as pequenas estruturas das produtoras portuguesas não têm. A produção do programa era para ser interna, da SIC, mas estivemos a avaliar e concluímos que valia a pena falar com a Endemol. Eles aceitaram e estou contentíssima, tenho que admitir”


Quiosque: Correio TV

“Festival da Canção 2011” hoje à noite, na RTP!


É já hoje à noite, pelas 21h25 que Sílvia Alberto dará início à quadragésima sétima edição do conhecido certame. Depois de Filipa Azevedo, que também actuará esta noite, ter conquistado a vitória na edição do ano passado, doze novos temas estão a concurso.

Escolhidos novamente via votação on-line, este ano estão a concurso nomes bastante conhecidos do público português, como Homens da Luta, Wanda Stuart, Nuno Feist, Rui Andrade, Filipa Ruas, entre outros.
A ordem de actuação está já decidida e é a seguinte:

1. Sete Saias - Embalo do coração
2. Carla Moreno - Sobrevivo
3. Nuno Norte - São os barcos de Lisboa
4. Rui Andrade - Em nome do amor
5. Henrique Feist - Quase a voar
6. Wanda Stuart - Chegar à tua voz
7. Tânia Tavares - Se esse dia chegar
8. Inês Bernardo - Deixa o meu lugar
9. Filipa Ruas - Tensão
10. Homens da Luta - Luta é alegria
11. Axel - Boom boom yeah
12. Ricardo Sousa - O mar, o vento e as estrelas

O sistema de voto volta a ser igual ao do ano passado, com o voto dos telespectadores a valer 50% e o do grupo de jurados de cada capital de distrito outros 50%.

12 temas, 12 interpretes, 12 autores. Mas só um será o representante de Portugal em Düsseldorf. Qual é o seu favorito?

Exclusivo TVU/T-O: “Boa Tarde” com cenário novo!


O próximo dia 14 vai ser um dia muito especial para a SIC. Se, por um lado, marca o início da nova vida de Júlia Pinheiro em permanente permanência no ecrã de Carnaxide, por outro, traz um novo visual ao programa de Conceição Lino, “Boa Tarde”.


Segundo o que o TVUniverso/Televisão-Opinião conseguiu apurar junto de fonte próxima da produção, o “Boa Tarde” vai estrear, no dia 14, um novo cenário. Para que tal seja feito, os programas que vão para o ar na próxima semana já foram todos gravados. Assim, o facto do programa não ser em directo, permite que o novo cenário seja construído.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Episódio Seguinte de Março!


O final de Mar de Paixão

A atribulada história de amor de Miguel e Benedita vai ter um desfecho feliz, mas ao mesmo tempo simples, à semelhança da doce pescadora. O casal vai trocar juras de amor eterno em plena praia, um lugar de grande simbolismo para ambos, mas a cerimónia não será convencional, uma vez que a noiva não irá com um longo vestido branco.


Laura, após raptar e agredir violentamente Benedita, com o intuito de a matar, é apanhada e o seu plano de separar os dois apaixonados chega ao fim. Quando os pescadores descobrem tudo o que a vilã fez, unem-se e expulsam-na da comunidade para sempre.


Três dos grandes vilões da trama terão desfechos diferentes. Se Martinho será poupado, Leonel e Peixoto terminarão mal. Enquanto que o filho de Miguel se torna num homem bom e retoma o romance com Gabriela, os dois criminosos ficarão atrás das grades. O traficante de droga entrega-se à policia após ser encurralado, enquanto o pai de Maria Madalena é detido pelo homicídio de Carminho, uma vez que era ele quem ia ao volante do carro que a matou.


E como o último episódio de uma telenovela é sempre recheado por felicidade, são vários os casais que terminarão em grande alegria e harmonia. Se Ana Marta e Joaquim acabam por ir viver para a comunidade com as trigémeas, Rosa e Amarelo casam-se pela quarta vez, mas ninguém comparece ao enlace. Já Alexandre e Dalila assumem a paixão que nutrem um pelo outro e decidem viver juntos.


Por outro lado, depois de ser declarada inocente da morte de Carminho, Maria Madalena volta para Duarte e os dois ficam juntos e felizes. Quem também refaz a sua vida é o casal António e Elsa, que emigram para Paris com a pequena Alicinha. Já o pai da jovem, Paulo, encontra o amor junto de Regina, a produtora do CD da filha, Margarida. Por fim, Gué consegue superar todos os ciúmes que sente de Francisca e os dois acabam por se entender.


Mas há ainda outra surpresa reservada para o último episódio de Mar de Paixão. Apesar de estarem mortos, Carminho e Eduardo ainda terão uma última aparição. No dia do enlace de Benedita e Miguel, os espíritos dos dois jovens acabam por se encontrar “no Além” e, daí, observam, enternecidos, o casamento dos dois amigos.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, Tristão começa a ter um comportamento que levanta suspeitas à namorada. Susana decide segui-lo e quando o vê dirigir-se para casa com vários sacos de compras, conclui que o capataz da Herdade das Oliveiras tem uma amante.


Em Sedução, Mafalda decide acabar com o casamento, após saber da traição do marido e resolve dizer-lhe toda a verdade sobre Diana. José Carlos fica chocado.


Em Laços de Sangue, depois de saber que tem o caminho livre para se aproximar de João, e que Júlia a encoraja para tal, Inês e o médico reatam o namoro. Todavia, Diana apanha-os em flagrante e jura vingar-se.


Em Escrito nas Estrelas, a premonição de Tadeu sobre a mãe é o ponto de partida para o acidente que esta acaba por sofrer. Consequentemente, Judite fica paralítica.


Em TI TI TI, Luísa tenta convencer Camila a reconciliar-se com Edgar, para impedir que este fique com Marcela, mas ao descobrir do caso, a jovem expulsa-a de casa.


Em Passione, o plano de Clara da certo, mas quem acaba por disparar contra Totó acaba por ser a vilã, perante a indecisão de Diogo.


Quiosque: Mariana, TV Guia, Maria, Telenovelas, ANA

“Uma Canção para Ti” volta a receber estrelas da TVI!



Depois de na primeira gala desta quarta edição do talent-show Angélico Vieira, Pedro Teixeira e Helena Isabel terem dado o ar da sua graça nas cantigas, é a vez de outros três profissionais da TVI fazerem o mesmo.


Tal como pode ser visto nas promos ao próximo programa, que a televisão de Queluz de Baixo tem transmitido, Iva Domingues, Sílvia Rizzo e Pedro Carvalhas irão mostrar os seus talentos musicais.


Numa gala em que doze novas crianças se estreiam, fica ainda por saber se as estrelas convidadas catarão com elas, ou se irão actuar ao lado de ex-concorrentes, tal como aconteceu há três semanas.

“Espírito Indomável” chegou ao Facebook!


Depois de Laços de Sangue, da SIC, a TVI criou finalmente uma página oficial de uma das suas telenovelas.


Ao que parece respondendo ao pedido de centenas de telespectadores, os responsáveis do canal de Queluz de Baixo apostam agora numa maior interectividade, lançando a página oficial de Espírito Indomável na conhecida rede social, isto apesar de faltar cada vez menos tempo para o final da história de e Rafael.


Com esta novidade, é de esperar que outras telenovelas da TVI sigam o mesmo caminho e Anjo Meu, cuja estreia está para breve, poderá ser a próxima a seguir este caminho.

“Araguaia” está a chegar à SIC!


Numa altura em que está a chegar ao fim no Brasil, a substituta de Escrito nas Estrelas já começa a ser publicitada pela televisão de Carnaxide, indício de que a trama que retrata o oculto está prestes a despedir-se dos portugueses.


Escrita por Walter Negrão, conta a história do jovem Solano (Murilo Rosa) que luta contra o poderoso Max (Lima Duarte), dono de quase toda a cidade junto ao rio Araguaia. Os dois ainda conviverão com um estranha maldição indígena que atravessa as décadas e se perpetua na família de Solano. Muitas surpresas e aventuras aguardam os telespectadores da SIC, numa telenovela com um autêntico elenco de luxo.


Regina Duarte, Lima Duarte, Cleo Pires, Murilo Rosa, Milena Toscano, Julia Lemmertz, Raphael Viana, Tiago Fragoso, Thaís Garayp, Nanda Lisboa, Flavia Guedes, Douglas Moreira, Luciano Scalioni, Ricardo Castro, Edson Celulari, Otávio Augusto, Laura Cardoso, Mariana Rios, Emílio Orciollo, Tânia Alves, Cinara Leal, Bruna Marquezine, Roberta Piragibe são alguns dos actores que fazem parte do elenco de Araguaia.

A estreia deverá ser já em Março, na SIC.


TVI prepara séries de humor!


A dois dias de a SIC estrear uma nova sitcom, surge a notícia de que também a TVI prepara dois formatos dentro dessa área. Ao que parece, segundo o Diário de Notícias de hoje, a ideia surge numa altura de crise, em que a principal ideia é poupar.

“Vamos ter duas sitcoms em breve na TVI”, explicou ao referido jornal Hugo Sousa, coordenador de projectos e responsável artístico da Plural Entretainment.


“Este formato é muito mais barato de se fazer que uma série ou uma novela. A falta de dinheiro é o maior problema que uma novela actualmente tem”, assume o responsável, acrescentando ainda que “ A ideia de fazermos sitcoms na Plural já é antiga, já ando a insistir com a TVI para avançar com isto há mais de um ano, mas agora finalmente vão para a frente”.

Segundo o DN ainda não há timmins nem elencos definidos, mas é certo que, dentro em breve, deverão começar a ser definidas produção, guionistas e elenco.


Quiosque: Diário de Notícias

SIC ganha Sorteio do Totoloto!


Depois de vários anos a ser transmitido pela RTP, o sorteio de um dos mais antigos jogos da Santa Casa da Misericórdia está de regresso à televisão de Carnaxide.


Segundo o Meios&Publicidade foi a própria entidade quem contactou a SIC para este acordo, numa tentativa de relançamento do jogo, que tem perdido seguidores para o bem mais apelativo Euromilhões. O contrato tem a duração de um ano, mas segundo Nuno Santos poderá ser uma “relação de longa duração”.

Assim, a partir do próximo dia 16 de Março, Liliana Campos conduzirá, aos sábados. o sorteio do Totoloto, em directo.


Ainda de acordo com o director de programas da SIC, “Para além da extracção propriamente dita, houve abertura dos Jogos Santa Casa para ir ao encontro de projectos que temos vindo a discutir, de criação de projectos onde podemos ser parceiros”. A televisão de Carnaxide reforça assim a sua vertente de solidariedade social que os responsáveis do canal querem” incrementar na programação da SIC”.


Quiosque: Meios & Publicidade

Lourenço Ortigão surdo em “Eclipse”!


Foi o protagonista da sétima temporada de Morangos com Açúcar e tem já um novo projecto na televisão de Queluz de Baixo. Embora o seu nome tenha sido dado como certo em Anjo Meu, o certo é que o namorado de Sara Matos terá um grande desafio na nova trama de António Barreira.


Segundo adianta uma fonte da novela em declarações à Notícias TV desta semana, Lourenço Ortigão viverá um personagem surdo em Eclipse. E para que este papel pareça ainda mais real o actor tem se preparado muito bem: “O Lourenço não só está a aprender língua gestual como também tem estado a falar com pessoas que sofrem de surdez. Está a aprender a falar com eles, a arrastar as palavras, por exemplo”, adianta a referida fonte.


Na substitua de Espírito Indomável, a personagem de Lourenço Ortigão será filho de Violante, vivida por Margarida Marinho, e da personagem de Nicolau Breyner, e irmão de Helena, papel de Rita Pereira.


Quiosque: Notícias TV

António Pedro Cerdeira critica actores portugueses!


Desde a transferência de Gabriela Sobral para a televisão de Carnaxide que vários têm sido os actores a seguir o mesmo caminho. Todavia, também há muito que se sabe que há outros que se aproveitam desta situação para bem próprio.


E é em entrevista à TV Guia desta semana que António Pedro Cerdeira critica alguns dos seus colegas que têm tido tais comportamentos. Questionado sobre se também ele foi sondado pela SIC, o actor, que ainda recentemente o havia confirmado, atirou: “Fui, sim senhor. Falámos mesmo de dinheiro, fizeram-me uma boa oferta, mas fiquei na TVI. Sempre me trataram bem. Não falei mais cedo disto, porque não gosto do jogo que alguns colegas meus fazem. Eu não gosto deste leilão. Além disso, não sou uma pessoa de marés. Eu sinto-me bem onde estou, não preciso de jogos”.


Ainda sobre este tema, António Pedro Cerdeira frisou que não fez exigências: “Não fiz exigências e nunca as fiz. Sempre tive uma relação aberta com eles, mas eles quiseram saber o que eu queria fazer”. E esta relação de abertura já lhe deu o privilégio de recusar um papel, tal como o próprio confessa: “Não vou dizer qual era. Falei com a produção e com o André Cerqueira e eles deram-me este (em Anjo Meu)… que me agradva”.


Quiosque: TV Guia

Bárbara Guimarães em “Alta Definição”


Um dia antes de estrear a primeira semi-final de Portugal Tem Talento, a apresentadora será a convidada de Daniel Oliveira, já hoje à tarde.

Numa entrevista simples, directa e em Alta Definição, Bárbara Guimarães falará sobre os filhos, o marido, a vida pessoal, a carreira e, claro está, o novo talent-show da SIC, que tem tido resultados bastante animadores para a estação.

Já sabe, a não perder, hoje, Alta Definição, com Bárbara Guimarães.

Momentos

Muito bom dia! Recordamos hoje um dos momentos mais polémicos da SIC Notícias, no qual Santana Lopes contesta o facto de se dar maior importância à chegada de José Mourinho do que ao estado do país. Ana Lourenço fica sem palavras...
Ora veja!


Fecho



Boa noite. Fechamos esta sexta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A Caça ao Voto

Amenos de 15 dias da estreia de Querida Júlia, o novo programa com que Carnaxide espera voltar a ser competitiva de manhã, a SIC está na estrada numa campanha de charme junto dos portugueses. Ou melhor, é mais do que uma campanha de charme, é um cortejamento, uma tentativa de se reapaixonar e de ser correspondida.

A SIC sabe que esse é o segredo para voltar a ser vista como a televisão dos portugueses. É o jogo dos afectos, pois, o mais importante. E é por isso que Júlia criou o seu blogue na página da estação, em que fala de tudo: dos filhos às surpresas que está a preparar para os espectadores. É por isso que Júlia anda no camião a percorrer o País. É por isso que Júlia anda de macacão, de mangas arregaçadas e não vai hesitar quando tiver de dançar com os velhinhos de um centro de dia, ou quando tiver de se agarrar às peixeiras do Mercado da Ribeira e enchê-las de beijos.

Júlia Pinheiro (e por tabela a SIC...) é hoje uma política profissional à caça do voto. Ela sabe que o seu "programa eleitoral" (o seu programa que começa dia 14) até pode ser bom e cheio de ideias que agradam aos "eleitores", mas sabe também que, por estes dias, o que é importante é vir para a rua, é juntar-se ao povo e aos seus problemas, é viver as suas alegrias, partilhar sorrisos e cumplicidades. Júlia sabe que é ao terreno do rival que tem de ir roubar votos. É claro que o seu programa também vai competir com a Praça da Alegria, de Jorge Gabriel e Sónia Araújo, mas é em Goucha e Cristina Ferreira que está o seu target. E Júlia tem, portanto, um enorme desafio pela frente: Goucha é um político tão profissional como Júlia.

Por isso, cada voto conta. Não se duvide porém que a luta vai ser renhida. E longa, seguramente. Não será uma corrida de 100 metros, será uma maratona...