5 de março de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

A semana que passou foi marcada pela entrega de prémios e de vitórias. Os Óscares, com transmissão na TVI, captaram a atenção de vários telespectadores, contudo foi o duelo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal que colou milhões aos ecrãs. O jogo transmitido pela estação de Carnaxide alcançou os 23% de audiência média e 54,2% de share. Assim, e com este resultado, não me admira que na próxima edição desta rubrica seja considerado o Minuto Mais Visto da Semana.
Não esquecer a estreia do talk-show de Nicolau Breyner. Com a primeira emissão a ter ocorrido há cerca de uma semana, os valores acabaram por ficar longe das expectativas. Mesmo sabendo que o programa não era em directo, os 3,5% de rating e 12,7% de share constituíram um resultado bastante fraco.
Por fim, de referir que os últimos sete dias foram marcados por ficção, com uma liderança nata de "Espírito Indomável".

Manhãs (10:00 - 13:00)



As tradições acabaram por valer alguns euros pelas chamadas de valor acrescentado à estação de Carnaxide. No entanto, as manhãs foram ganhas por "Você na TV!". O talk-show conduzido por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não desiludiu os telespectadores e, tal como nas últimas semanas, trepou os 30% de share. Destaque especial para o resultado de terça-feira, dia em que o programa alcançou 3,3% de audiência média e 34,9% de share.
Quanto à "Praça da Alegria", cumpriu mais uma vez a sua missão, ao ser a concorrência mais directa de "Você na TV!". Com valores bastante estáveis, Jorge Gabriel e Sónia Araújo continuam a captar a atenção dos portugueses.
Por fim, e em último lugar, continua o "Companhia das Manhãs". A poucas emissões do talk-show terminar, as audiências continuam longe de ameaçar os resultados da concorrência.

Tardes (14:00 - 20:00)



A melhoria das audiências de "Portugal no Coração" merece uma especial atenção neste espaço. O programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira alcançou bons valores, na ordem dos 29% de share, tal como foi o caso de segunda e terça-feira. Por outro lado, e com uma concorrência mais fraca a partir das 17:00, leia-se "Lua Vermelha" e "Agora É Que Conta", "Portugal no Coração" tem aproveitado esta porta aberta da concorrência. Assim, e sabendo que Fátima Lopes não tem alcançado resultados extremistas, o talk-show da RTP regista ainda algumas melhorias com este facto.
Em relação a "Boa Tarde" ou a "Companhia das Tradições", nada a apontar. Maus resultados, e derrotas frente à concorrência, como sempre. O mesmo se pode dizer de "Agora É Que Conta", que na quarta-feira acabou por ficar abaixo de um filme exibido pela TVI de madrugada.

Destaque igualmente para o duelo das 19:00. Nos últimos dias verificou-se uma aproximação entre "Morangos com Açúcar" e "Escrito nas Estrelas", de tal forma que a novela da SIC chegou a conseguir ultrapassar a série da TVI. Por exemplo, na terça-feira, enquanto a produção da Globo atingiu os 8,3% de audiência média, o projecto de ficção juvenil da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 7,9%. No entanto, e apesar desta luta pelo segundo lugar, o primeiro continua bem definido, com um "Preço Certo" inabalável! Fernando Mendes e Dina Aguiar continuam desta forma a fazer sua caminhada de Inverno, que só terminará para meados de Abril/Maio, quando o Verão começar a espreitar a casa dos portugueses.

Noite (21:00 - 00:00)

Como referido anteriormente, "Espírito Indomável" continuou a ocupar os lugares cimeiros do top dos programas mais vistos da estação de Queluz de Baixo. Para além desta novela, também "Mar de Paixão" conseguiu vencer "Laços de Sangue", tal como tem vindo a acontecer nas últimas semanas. O mesmo se passou com "Sedução" que, apesar de tudo, conseguiu disputar o primeiro lugar de uma forma mais equilibrada com "Passione".

Ao nível da informação, e com a partida de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, "Linha da Frente" acabou por não resistir, descendo nas audiências. A sua última emissão não foi além dos 6,1% de audiência média e 14,3% de share, um dos piores resultados deste ano. Quanto à segunda temporada de "Histórias com Gente Dentro", de destacar que os resultados obtidos não foram os melhores. O share deste espaço de informação ficou abaixo dos 19% na segunda e terça-feira.
No plano oposto esteve "30 Minutos", o terceiro programa mais visto do primeiro dia de Março. Com 11,1% de rating e 25,6% de share, o programa da RTP conseguiu resistir ao poderoso "Espírito Indomável".

Por fim, não esquecer os conteúdos mais alternativos da estação pública. Enquanto "Salvador" se ficou pelos 17,2% de share na última segunda-feira, Catarina Furtado voltou a surpreender com "Príncipes do Nada", com uns agradáveis 9,4% de audiência média.

Figura da semana



Eleger um clube desportivo como figura da semana é talvez fugir ao que esta rubrica tem feito, no entanto é mesmo esta a escolha da "Audimetria Semanal" de hoje. O clube da Luz continua a captar audiências, e mesmo sabendo que é possível que a ficção vença o futebol, um jogo que coloque em relvado o Sport Lisboa e Benfica é sinónimo de grandes resultados. Para além disso, e se essa mesma partida ocorrer durante a semana, a estação que a emitir recebe ainda um bónus. O Sport Lisboa e Benfica continua a ser o clube de futebol mais proveitoso para as estações televisivas, e a sua vitoria frente ao Sporting Clube de Portugal deve ter colocado bastante satisfeita a direcção de programas da SIC. Porquê? É simples! O resultado de 2-1, representa mais uma vitória para a estação de Carnaxide brevemente, e mais um grande retorno ao nível de receitas publicitárias.
Resta assim dizer que esta é a prova provada de que independentemente de bons apresentadores, actores ou jornalístas, existe uma grande área que domina a televisão: o futebol.

Número da semana


5,3%

Foi o share alcançado pela SIC Notícias na última quarta-feira. O canal informativo foi o mais visto do Cabo, tendo mesmo ultrapassado a RTP2.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O minuto mais visto da semana pertence ao jogo entre o Benfica e o Estugarda, a contar para a Liga Europa e transmitido pela SIC. Com um share de 50,1%, às 21h41 do passada quinta-feira, 24 de Fevereiro, estavam ligados à SIC mais de 2 094 800 espectadores, equivalendo assim a uma audiência de 22,1% nesse mesmo minuto. Em segundo lugar, a novela Espírito Indomável que continua imbatível e que às 22h13 do dia 23 de Fevereiro tocou nos 20,6 pontos percentuais de audiência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Companhia das Manhãs e Boa Tarde são fiascos monumentais apresentados por pessoas sem perfil nem qualidade.
De facto não há ninguém pior do que a Conceição Lino a Merche Romero e o Nuno Graciano gente que o povo ignora totalmente.
A Júlia Pinheiro vai ter muita dificuldade em tirar aquelas manhãs da miséria onde se encontram.
Já Portugal no Coração atinge a liderança naturalmente pois tem apresentadores dinâmicos e simpáticos, temas decentes que não invocam a miséria humana e sobretudo tem um leque de actores/comediantes muito fortes que ajudam a fidelizar os espectadores.
A TVI está a perder o comboio das tardes porque a Fátima Lopes não convence e a Leonor Poeiras está muito longe de ser a revelação que prometia.

Maria A. disse...

Olá DS.

A Fátima Lopes tem caído nas tardes, que até faz dó!
Nem nos rankings dos 10 da TVI tem conseguido entrar.
Anteontem ficou abaixo dos 2,1%( quanto teré feito?), batida pelas novelas da RTP e SIC, que fizeram óptimos resultados( «Ribeirão» fez 3,1% e 28,8% de share e «Alma Gémea» com 3% e 29% de share, e «Portugal no Coração» a subir.

Ontem a Fátima foi arrasada por «Alma Gémea», que fez 3,8% de rating e 32,3% de share, vencendo o horário e «Portugal no Coração» nos 2,9% de rating e 27,3% de share.

A Fátima continua a não conseguir sequer entrar no ranking dos 10 da TVI, abaixo dos 2,6%( mais uma vez quanto terá feito?)

Para quem foi para a TVI, dizendo que o público da SIC ia segui-la...deve ter sido uma bela desilusão, flopando já em 2 programas!

A Leonor Poeira também não convence!

Fantástica tem sido a SIC Notícias, mantendo 10 anos de liderança e sempre à frente da RTP2.

Já com 2 anos...o grande flop chamado TVI24!

Cumprimentos:

Anónimo, a Companhia das Manhãs aguarda a estreia da Júlia, sendo em diferido!

Segundo disse a Júlia, a tarde também vai levar remodelação.

Anônimo disse...

A TVI deve começar a pensar seriamente em passar novamente novela a seguir ao jornal da uma e começar os programas da tarde, lá para as 15he30min porque está visto que as novelas são sempre a preferência...