6 de março de 2011

Fecho


Boa noite. Fechamos este sábado com a habitual crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Daqui a pouco, fique a par das últimas acerca do Festival da Canção aqui, no seu blogue de televisão!

Atrasos e desculpas

1. A história do momento, quanto à odisseia que dá pelo nome "televisão digital terrestre", diz respeito ao atraso no arranque da campanha de divulgação da tecnologia, que devia ter arrancado no Verão de 2010 e ainda não arrancou. Diz o Governo, pela boca do ministro dos Assuntos Parlamentares, que o problema resulta de "uma desarticulação" entre a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e a Portugal Telecom (PT). Andamos nisto há anos: atraso atrás de atraso, desculpa atrás de desculpa, desarticulação atrás de desarticulação. Mas para que é que um Governo existe senão, precisamente, para articular?

2. Há algo de esclarecedor na diferença de ritmos entre a TVI e a RTP quanto à composição das novas equipas directivas. Em Queluz, contrata-se, nomeia-se e informa-se o Conselho de Redacção de que, se quiser, pode pronunciar-se. Na Gomes da Costa, fica-se sem director, anda-se duas semanas a auscultar as sensibilidades através dos jornais, marca-se uma série de reuniões - e, então, sim, talvez se chegue a um primeiro nome, que deve depois constituir a equipa, corresponder às diferentes "alas" da estação e, eventualmente, entrar em funções antes de tirar umas férias para descansar disto tudo. Um património que se vai delapidando, no fundo. E, se mais razões não houvesse, este imobilismo burocrático deveria ser suficiente para desaconselhar estações públicas da dimensão daquela que temos.

3. Os Óscares de 2011 tiveram a pior audiência da década. A televisão está cheia de coisas más que vendem imenso e de coisas que não vendem nada, mas são boas. Uma coisa má que não vende é uma tragédia. Ou a Academia aprendeu desta vez ou já não aprenderá nunca.

3 comentários:

Maria A. disse...

Olá Pedro Esteves!
Peço desculpa, mas não estou totalmente de acordo!

Tal como a RTP, a TVI não tem demorado menos a «mastigar» os problemas das direcções, talvez porque as directorias se demitiram todas ao mesmo tempo, deixando a TVI sem força para respirar!

A direcção de Programas( 2 directores em pouco tempo), a direcção de informação, a direcção de formatação de conteúdos, a direcção do flop que dá pelo nome de TVI24... foi um verdadeiro tsunami.
E no meio de tudo isto, a TVI apenas conseguiu resolver uma: a da informação!

Cumprimentos.

Pedro Esteves disse...

Maria, apenas a lembro de que esta crónica não é da minha autoria, mas sim de Joel Neto, já que foi retirada do Diário de Notícias.

Maria A. disse...

I"m sorry Pedro Esteves, pela troca dos direitos de actor!
O Joel Neto, de facto, elevou a TVI, «batendo» na RTP!
Mas não teve razão nesse ponto!
Se uma está no impasse...a outra, a TVI, exagera!

Reconheço que é um bico de obra escolher directores!

Cumprimentos;