14 de agosto de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Audimetria Semanal


Resumo da semana

Nesta semana, a RTP1 brilhou nas audiências. Com um day-time forte, composto por Volta a Portugal, Verão Total, Jornal da Tarde e também Futebol, a estação pública trepou nos números e por dois dias conseguiu ser o canal mais visto da televisão portuguesa, derrotando a liderança da TVI. A estação de Queluz ficou assim mais fragilizada, principalmente durante o dia, apesar de à noite as novelas contra-balançarem as contas finais com a sua habitual hegemonia.
Quanto à SIC, caiu irremediávelmente para terceiro com a subida em flecha da RTP1.


Estrela em ascensão
O Jornal da Tarde surpreendeu nos últimos dias. Por quatro vezes esta semana, o noticiário da hora do almoço da RTP1 foi mais visto do que o próprio Telejornal, emitido à hora de jantar. Na última quarta-feira, por exemplo, o resultado foi avassalador: 40% de share e 9,4 pontos percentuais de rating às 13 horas.


Assim fica mais uma vez evidenciada a força da informação da estação pública, ainda para mais quando é aliada a um bom lead-in, neste caso oferecido pelo programa Verão Total, emitido anteriormente ao informativo.



O pior da semana
Já esta semana escrevi sobre o vazio em que se tornaram as manhãs da SIC. A segunda semana de Liliana Campos à frente do Companhia das Manhãs continuou a não ser nada famosa também (e acima de tudo) nos números.
Na quinta-feira passada a dupla Liliana e Francisco apenas fez Companhia a pouco mais de 200 mil pessoas, resultando numa fatia de 16,3% em share. Isto no dia em que o programa conseguiu entrar no TOP dos 10 mais vistos do canal, logo dos melhores resultados certamente.
Números preocupantes para um talk-show diário que mancha a média diária da SIC.
Cartão vermelho nesta semana!



O melhor de cada canal

RTP1 - Volta a Portugal - Na segunda semana no ar, a edição 2010 da Volta a Portugal continuou a traxer bons números à RTP1. Apesar do seu antecessor, Há Volta, perder para a concorrência, a prova propriamente dita consegue liderar nas duas horas em que está no ar no primeiro canal. Esta competição ajudou, sem dúvida, a melhorar as contas à RTP1 e a levá-la a liderança nalguns dias da última semana.

SIC - A Armadilha - Também à tarde a SIC tem mostrado os melhores sinais de competitividade... E com um produto estrangeiro. A novela A Armadilha continua a surpreender à medida que se apróxima dos últimos capítulos. Na terça-feira conseguiu ser a novela da Globo mais vista na SIC, ficando mesmo à frente de Passione e de Caras & Bocas. No total, 6,2% de rating às duas da tarde, correspondendo a mais de 33% em share.

TVI - As Tardes da Júlia - E apesar da pesada concorrência, quer da RTP1, quer da SIC, Cristina Ferreira tem conseguido aguentar bem o 'barco' de Júlia Pinheiro. Ainda na segunda-feira, e com uma folga da Volta a Portugal, o programa das tardes da TVI conseguiu afastar a concorrência de Vida Nova e Verão Total, batendo praticamente nos 30% de share.



Expectativas
A próxima semana espera-nos um 'descer à Terra' da RTP1. Com o final da Volta a Portugal, a estação pública não conseguirá manter os bons resultados durante a tarde, apesar de continuar forte na manhã e hora do almoço prometendo assim alguma luta à (única concorrente competitiva) TVI.
À noite, não deverão ocorrer grandes mudanças, com as novelas da 4 em alta e o Quem Quer Ser Milionário a também prometer bons números ao canal do estado.
Quanto à SIC, e durante a semana, o cenário é negro, conseguindo o canal de Carnaxide apenas subir à tona da água ao fim-de-semana como habitualmente.
Boa semana!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
A noite de sábado fica completa com a Audimetria Semanal, a partir das 21:00!


O horário perdido
Que impacto terá o novo programa de Fátima Lopes que deverá estrear-se a meio de Setembro na TVI? A pergunta não é um mero exercício especulativo. É que nesta simples questão, e cuja resposta ninguém sabe dar, esconde-se muito do futuro da rentrée televisiva.
.
A contratação do trunfo da SIC por parte de André Cerqueira é um sinal de que a estação vai apostar finalmente no último horário que estava há muito desguarnecido. Há dez anos, a aposta da TVI foi na informação, na ficção e no entretenimento em horário nobre. Com os resultados que se sabem. Hoje, não é exagerado dizer que a liderança da TVI segura-se (com menos fulgor que em outros anos, mas, ainda assim, tranquila) com os resultados das suas novelas. Em 2004, o então director-geral, José Eduardo Moniz, investiu na manhã, com Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha no Você na TV!. O formato demorou-se a impor, mas é líder de audiências, apesar da boa réplica que lhe é dado pela concorrência da RTP1.
.
Três anos mais tarde, em 2007, As Tardes da Júlia vieram dar competitividade ao horário vespertino da estação da Prisa, sendo que o acesso ao horário nobre estava há muito assegurado com o bom desempenho da saga Morangos com Açúcar, desde 2003 no ar.
.
Faltava o horário entre as 17.00 e as 19.00, um buraco negro na programação da TVI, malgrado os esforços de quem por lá passou. O novo programa de Fátima, em que a "bomba" vai pagar as contas lá de casa aos espectadores, tem tudo para explodir. Obrigará a SIC a contra-atacar com algo que não seja "mais do mesmo". E essa é a incógnita...

Actores felizes com “Mar de Paixão”


Foi em Janeiro que se iniciaram as gravações da trama de Patrícia Müller. Com a difícil tarefa de substituir Deixa que te Leve, Mar de Paixão apresentava argumentos para ser mais um sucesso da TVI. Um elenco de luxo, uma história forte, tudo estava pensado para o sucesso.

Hoje, sete meses volvidos, a revista Telenovelas falou com alguns dos membros do elenco, que se mostram bastante agradados com o trabalho desenvolvido até agora.


Para a protagonista, Paula Lobo Antunes, “tem sido muito exigente, tanto a nível físico, como psicológio, visto que a minha personagem exige mergulhos para o mar, carregar caixas de peixe, conflitos amorosos, pobreza… Mas, por outro lado, tem sido bastante desafiante”, como a própria confessou.


Já o seu par romântico, Rogério Samora explicou o segredo: “A novela está a correr muito bem, continuamos a dar-nos todos bem e espero que continue assim. O trabalho está a meio e a novela está estável, sempre com mais de um milhão de espectadores fieis. Isso é muito importante para mim.”


Mafalda Pinto foi outra das entrevistadas e afirmou estar contente por, finalmente, dar vida a uma “boazinha”: “A minha Gabriela está a passar por uma fase nova, está apaixonada. É sempre bom para os actores quando estas mudanças acontecem”, começou por dizer, concluindo: “As minhas personagens costumam ser sempre más, por isso, é agradável mudar de registo e ser boazinha!”


Com um papel bem diferente daquilo a que nos tem habituado está também Marta Melro. “Fazer de Chico deu-me um gozo especial”, começou por dizer, para depois continuar: “Quando vou na rua, mesmo vestida de mulher, toda a gente diz Olhò Chico!”, confessou, divertida. E em qual dos papéis se sentirá melhor? “Divirto-me muito mais na pele de Chico do que na da Francisca”, revelou, divertida.


A par das duas raparigas, Marcantónio Del Carlo mudou um pouco de registo e mostrou-se contente com a sua personagem: “Como em novelas normalmente faço de galã, no inicio, estava com um bocadinho de medo, mas correu bem. Uma personagem como o Joaquim é um mimo, e assim até dá mais gozo vir para trabalhar”, explicou.


Por último, André Nunes confessou: “Gosto muito de viver o Amarelo”. E o que dizer de trabalhar quase sempre no porto de Setúbal? “Com este sol todo é complicado, mas as sardinhas com os pescadores de Setúbal ajudam”, afirmou, animado.

Restam ainda cerca de dois meses de gravações e, depois disso, todo o elenco terá umas merecidas férias.


Quiosque: Telenovelas

Derradeira fase de "À Procura do Sonho" começa amanhã!


É já amanhã que vai para o ar a terceira emissão do novo talent-show da SIC. Depois de escolhidos os 24 finalistas, é tempo de se passar à próxima fase, sabendo-se de antemão que, a partir de agora, a "luta" por um lugar na agência de Fátima Lopes será ainda mais renhida.


Neste domingo, os finalistas serão submetidos às tão temidas transformações visuais. Segundo se pode ler no Facebook da FaceModels, "Cortes radicais não estão fora de causa para que os jovens se apresentem como verdadeiros modelos", ou seja, os longos cabelos de uma rapariga, ou a tão adorada franja de um rapaz podem ter os dias contados. Para além destes desafios, cada um dos 12 rapazes e cada uma das 12 raparigas terão aulas de postura e passerele, como os experientes modelos Pedro Crispim e Fiona.


E como na gala final só estarão 16 candidatos, daqui para a frente sairão, semanalmente, 4 concorrentes, dois de cada sexo. Estão lançados os dados para mais uma emissão de À Procura do Sonho - Face Model of the Year. A não perder, amanhã, pelas 22h15, na SIC.


Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Melina engravida e não sabe de quem




A vida de Mauro prepara-se para dar uma volta “de cabeça para baixo”. Numa primeira fase, o rapaz é surpreendido por Diana, em Teresinha, onde está em trabalho. A jornalista aparece, atira-se para os seus braços e os dois têm uma verdadeira lua-de-mel.


Antes de volta a São Paulo, o executivo jura a Diana que terminará o noivado com Melina. O problema é que, enquanto os dois passeiam em Teresinha, a jovem desconfia da suposta viagem da cunhada, que dissera ir visitar os progenitores. A estilista liga para a casa da família de Diana, descobre que ela não está e conclui o obvio: ela está com o seu marido.


Quando os dois chegam, Melina recebe-os de forma fria e, em seguida começa a atormentar Mauro, acusando-o de falta de honestidade. O executivo não aguenta a pressão e acaba por confessar que ama Diana e ficará com ela.

É precisamente neste momento que a estilista dá a notícia bombástica: está grávida! Assim, exige que ele cumpra a promessa de se casar com ela. Com o exame de gravidez apresentado, Mauro fica sem saber o que fazer à sua vida.


Perante tudo isto, a jornalista lembra ao amado que a rival esteve noiva de Fred, até há bem pouco tempo e, assim, o vilão poderá ser o pai da criança. A hipótese é, de imediato, descartada pela estilista. No entanto, a verdade é que nem a própria Melina sabe de quem realmente engravidou, mas ainda assim tem uma certeza: usará o estado de graça para prender Mauro!


Mel e Helena são presas


Maria consegue um convite para a festa de Helena e Mel, em nome de Valentim. Decidida a estragar-lhes a vida, a manequim seduz o rapaz do bengaleiro e coloca sacos de droga nas malas das estilistas. Maquiavélica, consegue ainda subornar uma modelo para que consuma cocaína durante a festa.


Entretanto, o evento está a ser um sucesso até que a polícia entra de rompante e inicia uma rusga. Sem imaginar que estão a ser vitimas da vilã, as duas sócias ficam estupefactas quando os agentes descobrem a droga nas malas que lhes pertencem.

Para agravar ainda mais a situação, a manequim paga por Maria afirma à polícia que foram Helena e Mel quem lhe vendeu a cocaína que consumira. Como resultado, as duas são levadas para a cadeia, perante o olhar incrédulo dos convidados.


Algum tempo depois, quando sabe do sucedido, Estela decide visitar Helena na cadeia e provoca-a. Fora de si, a estilista agarra-lhe o pescoço através das grades, que só larga depois de uma guarda intervir. A vilã, maldosa, aperta ainda mais o seu pescoço, fazendo umas marcas bem visíveis, e vai queixar-se a Caetano do que Helena lhe fez.


Mais tarde, Maria procura Estela e pede-lhe que lhe pague o que combinaram: dinheiro, fama e os serviços de uns homens conhecidos de Estela.



CURTAS:


Em Espírito Indomável, ao saber que a mulher o vai deixar, para ir viver com o rival Joaquim, Rodrigo manda Ambrósio raptá-la. Teresa só não morre, porque a descobre e a salva.


Em Mar de Paixão, ainda antes da morte de Eduardo, o rapaz e Miguel têm uma grande discussão, com muita gente a presenciar, o que leva a polícia a considerar o dono da KEV o principal suspeito da morte do antigo genro.


Em Lua Vermelha, falida, Filomena contrata assassinos para matarem a sobrinha. No entanto, o plano sai furado e Isabel acaba por ser salva. A polícia apanha a tia e o tio da rapariga e os dois são presos.


Em Caras e Bocas, Judith leva a sua adiante e vinga-se, finalmente, de Gabriel. Através do quadro falso pintado por Denis, ela consegue que o amado de Dafne seja preso.


Em A Armadilha, depois de abrir o seu coração e se declarar a Erica, Pedro ganha ainda mais coragem e pede a amada em casamento.


Em Poder Paralelo, Bruno não pára enquanto não vir Tony morto e enterrado e decide atacar novamente. No entanto, mais uma vez o rapaz consegue escapar ao atentado.



Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia, Maria

José Carlos Malato e o sucesso de “Milionário – Alta Pressão”



Está mais do que provado que a nova versão do popular concurso é uma aposta ganha da RTP. Depois de um Jogo Duplo que ficou aquém das expectativas e de um Super Miúdos que fez um percurso discreto, Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão trouxe alegrias ao canal do estado.

Foi precisamente por esse motivo que a Notícias TV desta semana chegou à fala com José Carlos Malato, o apresentador do renovado game-show, ou melhor, “talk game show”, como o próprio faz questão de frisar. E quais serão, então, as grandes diferenças entre esta versão e a antiga?


O popular comunicador tem a resposta: “era um concurso de tensão e passou a ser um concurso de pressão. O Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão original tem 30 minutos e este em Portugal tem 50. Tinha de ser muito conteúdo além do jogo em si, que só tem 15 perguntas. Tudo isto fez com que tivéssemos feito um rebrand à marca. E isso criou dúvidas. Mas depois percebemos que as pessoas gostam”, começou por dizer, falando ainda sobre a sua experiência: “Há muito de mim que não fazia parte do programa. Estabelece-se uma empatia com os concorrentes por causa da conversa que faço”.


Os bons resultados do concurso da RTP acabaram por fazer cair o concorrente da SIC. Sobre isso, José Carlos Malato também tem algo a dizer: “Claro que todos gostamos de ganhar, mas não gosto de ganhar a alguém. Também me diverti com o concurso deles. Se calhar a fórmula estava gasta e deixou de criar surpresa como aconteceu o ano passado. Mas há um ano eu também perdi com o Salve-se Quem Puder! O Jogo Duplo desceu quando eles começaram”, confessou.


Por tudo isto, é de esperar que para a rentrée, José Fragoso volte a apostar numa nova temporada de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, até porque o apresentador já sabe que não terá férias…


Quiosque: Notícias TV

“Não sou exclusiva da SIC”, garante Ana Rita Clara



Foi na passada semana que se noticiou uma possível transferência da apresentadora para a TVI, não para a condução de um programa, mas sim para a estreia na representação, nomeadamente numa telenovela.


Embora “não fale sobre essas coisas”, Ana Rita Clara, em declarações à TV Guia, acabou por dizer que “Existem conversas com a produtora, mas não passa disso”, ou seja, o convite existe mesmo e poderá acabar por ser aceite, até porque, em entrevista à Correio TV, a jovem afirmou “é verdade que gostava de representar, visto que fiz o curso de actores na Plural e adorei”, confessando ainda que “Não sou exclusiva da SIC”.


Todavia, Ana Rita poderá acabar por recusar a proposta, se a chamarem para uma nova temporada de Boarding Pass, que conduz na SIC Mulher. É que, em depoimentos à Notícias TV, a apresentadora mostrou-se muito contente com este desafio: “Este programa foi um balão de oxigénio. Já estava a sentir falta de algo novo e aliciante”, começou por dizer, explicando depois os motivos de tanta satisfação: “Existe uma grande preocupação por parte da produção em oferecer um catálogo diferente. A imagem do Boarding Pass é quase cinematográfica, o que o torna num programa de televisão pouco comum. E tenho a sorte de ser um programa muito na primeira pessoa.”


Resta aguardar por novas movimentações, até porque a jovem continua a ser uma das possibilidades para um novo formato da rentrée de Carnaxide.


Quiosque: Correio TV, Notícias TV, TV Guia

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

Esta semana, o minuto mais visto pertenceu ao jogo disputado entre o FC Porto e Benfica, transmitido no último sábado pela TVI. Às 21h50 dessa noite estavam ligados ao duelo mais de 1 milhão e 600 mil pessoas. Áquela hora o share conseguido foi de 61,9 pontos percentuais.

Quiosque: Correio TV

Para lá das 24


Boa noite. Pela última vez esta semana, a opinião Para lá das 24

Começa neste fim-de-semana mais uma época da primeira liga de futebol. Em termos televisivos, esta liga é da TVI já que é a estação de Queluz que detém a transmissão dos jogos em sinal aberto.

Talvez por isso, a estação apostou forte nos especiais em torno do desporto rei. Segundo a imprensa, são mais de 55 horas semanais dedicadas à liga Zon-Sagres, entre programas especiais, transmissões de jogos e debates em torno das 4 linhas quer na TVI quer no cabo, na TVI 24.

Desta forma, a estação de Queluz pretende reafirmar-se nesta área, já que desde sempre sofreu de uma péssima ‘fama’ acerca da suposta falta de competência e parcialidade nos comentários das transmissões futebolísticas e em todos os especiais, no seu cômputo geral.

Agora, a direcção de informação encabeçada por Júlio Magalhães parece querer inverter esta espécie de preconceito ao apostar forte na área futebolística.


Considero que deve ser dado à TVI o benefício da dúvida, pois à primeira vista parece que as novas apostas na casa mãe e do canal 24 tenham tudo para correr bem e serem algo de novo dentro de todos os especiais em torno da bola na TV portuguesa. Quanto mais não seja, por apostar em mulheres para estarem na linha da frente das transmissões, ainda para mais quando em causa está a carismática Cláudia Lopes, entre outras.

Acima de tudo, este vai ser um fim-de-semana interessante para acompanhar todo este frenesim à volta do regresso da liga para ver se algo realmente mudou ou se continua a ser mais do mesmo quando se fala em debate futebolístico na 4.