24 de abril de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo à quarta edição da Audimetria Semanal.

Resumo Semanal

A TVI liderou durante toda a semana. Mais uma vez a estação de Queluz de Baixo não deu tréguas à concorrência. O segundo lugar foi alternado entre a RTP1 e a SIC.
Quanto às "expectativas" da semana passada, não se concretizaram. Nem Achas que Sabes Dançar chegou aos 35% de share, nem a SIC venceu o domingo.

Estrela em Ascenção


Se na edição passada, O Cubo fazia parte dos derrotados, nesta Audimetria, o concurso de Jorge Gabriel está de aplausos. Isto porque, no dia 17 de Abril, há exactamente uma semana, o programa da RTP1 obteve 9,8% de rating e 25,4
% de share. Sem a concorrência de Achas que Sabes Dançar?, O Cubo obteve uma excelente prestação, e deu de certeza uma grande alegria a Jorge Gabriel. Será que este resultado se vai manter?

O duelo da semana


O duelo da semana passou-se na quarta-feira, entre Super Miúdos, Jornal da Noite e Mar de Paixão. Se a novela da TVI liderou, o concurso da RTP1, sem a concorrência de Perfeito Coração, conseguiu trepar até ao top dos cinco programas mais vistos do dia. Vejamos os resultados: Super Miúdos 9,2% de rating e 24,2% de share; Jornal da Noite 9,4% de rating e 27,0% de share; Mar de Paixão 13,1% de rating e 34,2% de share. Sílvia Alberto esteve e está de parabéns!


O desastre da semana

Nós por Cá não dá resultado. Não entendo porque a SIC continua a apostar nele enquanto programa.
Na minha opinião, já está no tempo de Nós por Cá se tornar novamente numa rubrica do Jornal da Noite.
A culpa não é de Conceição Lino ou da produ
ção. Independentemente dos conteúdos escolhidos a verdade é uma: o programa não pega. Nesta última semana a maior parte dos seus resultados estiveram abaixo dos 18% de share.

O melhor de cada canal

RTP1 - Mesmo sem uma equipa portuguesa na competição, o jogo entre o Inter de Milão e o Barcelona deu frutos à estação pública.13,6% de rating e 37,5% de share, foi este o resultado da partida. No total do dia (terça-feira), a RTP1 chegou aos 27% de share, a 2 pontos da TVI, e 7 à frente da SIC.

SIC - Blocos informativos do fim-de-semana - Se de semana, a informação da estação de Carnaxide costuma ficar em terceiro lugar, ao fim-de-semana, as coisas passam-se de outra maneira. Por exemplo, no último domingo, o Primeiro Jornal ficou a uma décima da liderança, e o Jornal da Noite venceu a partir das 20:00. E se fosse assim de segunda a sexta-feira?


TVI - A série Morangos com Açúcar continua em primeiro. Salvo erro, e tendo em conta que a liderança de O Preço Certo só é posta em causa no Verão, penso que o concurso de Fernando Mendes nunca iniciou as derrotas para o segundo lugar tão cedo. A distância até pode não ser muita, mas as diferenças são notórias. Os actores de morangos estão de parabéns!

Expectativas

A semana será ganha pela TVI. Você na TV! na liderança. Jornal Nacional em segundo lugar. Toda a ficção, à excepção de Sentimentos em primeiro.
Quanto à RTP1 e SIC, continuarão aos altos e baixos. Por outras palavras, irão alternar o segundo e terceiro lugares durante os próximos oito dias.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais um crónica da autoria de Joel Neto, retirado do Diário de Notícias. Às 21:00, não perca mais uma edição da Audimetria Semanal.
Depois logo se vê

Sou da opinião, já aqui o disse, de que a RTP deve ser parcialmente privatizada - e por isso saúdo o surgimento de novo candidato a primeiro-ministro disposto a colocar o tema na agenda. Embora tenha diminuído a dívida em 2009, a estação pública permanece com um défice muito superior à soma dos défices da TVI e da SIC. Apesar disso, os portugueses continuam a injectar nela milhões e milhões de euros por ano. E, apesar disto, o canal 1 continua a operar quase livremente no mercado publicitário, vampirizando um investimento que devia reverter apenas para aqueles que não dispõem de financiamento público. Se esta concorrência é leal, então não sei o que é concorrência desleal.


O que me separa de Passos Coelho é talvez ser açoriano e saber, por experiência, que o serviço público é um conceito legítimo e necessário. Nos Açores, a televisão regional foi tão essencial para evidenciar uma identidade comum às várias ilhas como, em consequência, para solidificar uma autonomia política. Da mesma forma, a existência da televisão pública nacional permite corrigir assimetrias, garantir serviços mínimos aos mais carenciados e, de resto, veicular importante informação institucional. Em minha opinião, a RTP2 deve continuar pública; a RTPN deve ser fundida nela; a RTP Memória não faz sentido; só deve existir um canal internacional; urge serem relançados os canais regionais da Madeira e dos Açores (este segundo em estertor de morte); e a RTP1, sim, deve ser privatizada.


O problema é que nada disto vai acontecer nesta geração - e que Pedro Passos Coelho, se um dia chegar ao poder, mudará de opinião (primeiro ligeiramente, depois em definitivo). Vai uma aposta?

Maria João Abreu veterinária em "Espírito Indomável"

Ainda no ar, em Sentimentos, a actriz já está a gravar um novo projecto. Em Espírito Indomável, cuja acção se desenrola em grande parte num meio rural, Maria João Abreu dará vida a uma veterinária, Glória.

Este papel é algo que já ambicionava há algum tempo e que muito a agrada, dado que gosta muito de animais. “Já tive gatos, cães, coelhos, papagaios, patos, galinhas e um burro que agora se encontra numa quinta dos meus pais”, confessou à Notícias TV.

"Vidas Contadas" ganha segunda temporada


O sucesso que o formato tem feito entre o público é tão grande, que a direcção de informação já encomendou uma segunda temporada à sua autora, Judite de Sousa. Tudo porque na primeira semana de Junho, Vidas Contadas vai de férias, regressando, assim, na reentre, em Setembro.

Em entrevista à TV Guia, a jornalista lançou farpas à concorrência que, no seu entender menosprezou o programa: “Talvez algumas pessoas da concorrência me tenham substimado. Pensavam que, com a saída do António Vitorino eu ficaria apenas com a Grande Entrevista… Que não haveria alternativa àquele dia… Enganaram-se”, confessou, feliz.

Paralelamente a tudo isto, a directora adjunta de informação da RTP prepara-se para coordenar a operação de cobertura da vinda do Papa Bento XVI a Portugal, cuja pivô de serviço será Fátima Campos Ferreira.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte de Abril!

O final de Ele é Ela


Furiosa com as misteriosas chamadas que a anda a receber, Julieta comenta com Simone que já não sabe o que fazer. Ao ver a amiga neste estado, ela resolve adiar a sua decisão em ir viver com Henrique. Percebendo o gesto de Simone, a jornalista decide fazer a mudança de Simone para casa de Henrique sem ela saber. Mais tarde, a repórter recebe outra chamada anónima, mas, desta vez, não é só uma gravação. A pessoa que tem estado a ligar para Julieta é Ana Silva, a cientista que a rapariga pensava morta e que foi a responsável pela sua transformação em mulher. Julieta começa a acreditar que poderá voltar a ser Júlio.

Pedro salva a vida de Tomás


Os ciúmes de Vera estão a deixar Pedro desesperado. O arquitecto arranja desculpas para não estar com a namorada e a rapariga começa a aperceber-se da distância que se está a criar. Até que ele resolve terminar o romance. E, enquanto Vera fica furiosa e mais amargurada, o jovem procura Leonor. Surpreendida pela visita do antigo namorado, a bióloga conta-lhe o drama que está a viver com a morte iminente do seu pai. Não escondendo que, apesar de tudo o que Tomás lhe fez, já não consegue odiá-lo. O irmão de Vasco mostra-se compreensivo com os sentimentos de Leonor, mas fica sem saber quando ela começa a chorar. Algum tempo depois, o rapaz desabafa com Paulo, explicando que continua a sentir algo especial por Leonor e que gostava de ajudá-la. O arquitecto resolve então fazer exames médicos para saber se pode ser dador de Tomás. Paulo fica em estado de choque com a decisão e tenta dissuadir o amigo, mas este está determinado. Dias depois, Pedro é informado de que é compatível com o presidente do banco. O jovem fica feliz com o resultado, mas pede ao melhor amigo para não contar nada a ninguém, pois a sua família não irá compreender esta atitude.


CURTAS:


Em Meu Amor, ao saber que a namorada se aliou a Helena, Bernardo tenta forçar Mel a acabar com a aliança, e chega mesmo a ameaçá-la.

Em Mar de Paixão, cada vez mais apaixonado por Benedita, Eduardo escreve uma mensagem no barco da pescadora, mas a jovem não gosta da atitude.

Em Morangos Com Açúcar, apesar do choque inicial por descobrir que o namorado assumiu outra identidade, Lúcia acaba por perdoar Alex.

Em Viver a Vida, Jorge começa a namorar com Ariane e, devido a uma exigência da média, o jovem faz as pazes com Miguel.

Em Caras e Bocas, Dafne, que foi abandonada no altar por Vicente, é impedida pela filha Bianca de se casar com Nicholas, que evita os planos do irmão e de Judith.

Quiosque: TV 7 Dias, TV Mais, TV Guia, Telenovelas

Joana Seixas em "Lua Vermelha"


A história de vampiros da SIC prepara-se para receber mais uma participação muito especial. À semelhança de Ricardo Pereira, Diogo Morgado ou Virgílio Castelo, também Joana Seixas terá uma curta passagem por Lua Vermelha. Na pele de uma caça-vampiros, Verónica, promete desmascarar grande parte dos vampiros da trama.

Paralelamente a tudo isto, o nome da actriz tem sido um dos mais falados para fazer parte do elenco da telenovela que substituirá Perfeito Coração.


Quiosque: TV Guia, Telenovelas

Sofia Grilo em "Bem Me Quer Mal Me Quer"

Afastada dos ecrãs há algum tempo, a actriz já está escalada para o elenco da nova produção de Rui Vilhena. Na trama, Sofia vai interpretar uma produtora de televisão, algo muito diferente daquilo que tem feito nos últimos tempos.

As gravações arrancam já em meados de Junho ou Julho e a estreia será em Setembro. A pouco e pouco, Bem Me Quer, Mal Me Quer vai ganhando “forma”.


Quiosque: Notícias TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. O episódio da novela Mar de Paixão, transmitido no dia 14 de Abril, obteve, pela 22 horas e 30 minutos, 17,1% de rating e 46,8% de share. Em números, mais de um milhão e seiscentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. O jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Vitória de Guimarães chegou, no último domingo aos 15,1% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa Noite. Bem-vindo ao último Para Lá das 24 desta semana.
A emissão especial levada a cabo pela RTP na passada tarde de Domingo sobre a 'Festa da Flor', na ilha da Madeira, foi algo diferente do que estamos habituados a ver em emissões idênticas: muito mais sóbria e sem grandes populismo. Foi, no fundo, o culminar de uma excelente prova de solidariedade e serviço público prestada pela estação pública nas últimas semanas.

Todo o desempenho da RTP desde a catástrofe que assolou o Funchal em Fevereiro tem sido exemplar. Na cobertura noticiosa a RTP continuou a dar cartas e a gerir da melhor forma os meios técnicos e humanos que possui na Madeira, conseguindo assim fazer um trabalho credível e rigoroso, quer no dia da tempestade, quer nos consequentes dias.

Mas a principal prova de serviço público demonstrada foi a capacidade em criar uma onda de solidariedade para com aquele povo. O Juntos Pela Madeira foi um sucesso, a todos os níveis. A RTP conseguiu mobilizar um enorme número de entidades para se associarem a esta causa, com um grande sentido humanista, conseguindo assim a adesão também por parte dos espectadores.
No fundo, a emissão de Domingo foi o espelho dessa feliz prova de serviço público, onde se mostrou a capacidade de iniciativa daquelas gentes em conseguir dar a volta por cima de tudo o que as fustigou.
Parabéns aos madeirenses pela coragem e à RTP pelo sentido de responsabilidade que demonstrou como estação pública que é.