14 de abril de 2010

Cine-Opinião


Desde o óscar de Sandra Bullock pela sua participação no filme “Um sonho possível”, muito se tem falado sobre este filme. Decidida a comprovar se se tratava de mais um filme de Domingo à tarde antes do Jornal da Noite, ou se detinha sobre si algo mais, fui “tirar as teimas” e ver o filme.

A história, baseada em factos verídicos, é de um adolescente sem abrigo, Michael Oher (Quinton Aaron), que procura sobreviver num mundo que o rejeitou. Um dia, é avistado na rua por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que o reconhece como sendo colega de escola da sua filha. Vendo o jovem ao frio, em pleno Inverno, de calções e t-shirt, convida-o a passar a noite em sua casa. Um pequeno gesto de ternura eleva-se aos mais altos valores de altruísmo, amor incondicional e pureza humana. Com o tempo, Michael torna-se parte da família, e procura reconstruir a sua vida, compreendendo rapidamente os novos desafios que o destino lhe propôs. À medida que o tempo vai passando, Michael começa a descobrir o seu potencial como jogador de Futebol Americano, e a sua presença no seio dos Tuohy alude a uma reflexão profunda, por parte da família, sobre si próprios.

Com uma banda sonora admiravelmente juvenil e emocional, “Um sonho possível” ultrapassou todas as minhas expectativas iniciais. O papel de Sandra Bullock foi, sem sombra de dúvida, merecedor de um óscar, e Quinton Aaron não lhe ficou atrás. Um filme que nos faz reflectir sobre a bondade humana, que afinal parece ainda não ter tido o seu fim.


Como treinares o teu dragão mantém-se há várias semanas em primeiro lugar no top 10 do Lusomundo. Um bom filme para toda a família!

Homem de Ferro 2 promete continuação já para o dia 29 de Abril!

Também no dia 29 de Abril, a não perder o lançamento em DVD de Avatar. Disponível em Blu-ray e DVD!

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião desta semana.

E a SIC dançou

A SIC voltou a ter domingo. Quase dois meses depois do fim do Ídolos, e do sentimento de orfandade que a estação sentiu com o epílogo do seu maior sucesso dos últimos anos, a SIC voltou a vencer um domingo. Com mais de três pontos de avanço sobre a TVI e nove (!) sobre a RTP1.

Não foi só a estreia de Achas que Sabes Dançar que correu bem (já lá vamos), mas sim um conjunto de felizes circunstâncias para a estação. O Primeiro Jornal chegou aos 35,9%, a Investigação Criminal andou pelos 30, tal como Perfeito Coração. Já Viver a Vida chegou aos 32 pontos.

E a dança, como vamos de dança? Um milhão, duzentos e cinquenta mil espectadores, o que representa um terço dos portugueses que viam televisão àquela hora. É um excelente resultado que, por exemplo, deixou a estreia de Jorge Gabriel, na RTP1, a milhas. O resultado da pri-meira sessão de O Cubo, não há como evitar dizê-lo, foi um desastre: 15,8% de share, 594 mil espectadores. Ou seja, menos de metade da audiência do seu adversário directo, o novo concurso da dança da SIC.

É caso então para esperar que, depois do sucesso da primeira exibição, Achas que Sabes Dançar vai ser um novo Ídolos? Não. Pelo menos, isso não é vislumbrável para já. O programa tem a mesma matriz, mas falta-lhe mais picante. Este júri não é o outro. Este júri, pelo menos, para já, não parece conseguir dizer "tu não prestas para nada", ou "vales zero", mesmo quando a falta de jeito do concorrente está à vista de todos.

A humanidade do júri até pode fazer da televisão um sítio mais bem frequentado, mas será seguramente frequentado por menos gente. O sangue vende sempre mais...

Esta noite..

Às 21:00, o Cine está de volta!

Iva Domingues com projectos na SIC

Iva_Domingues

Foi em Fevereiro que surgiu a notícia de que estava oficialmente afastada da TVI, depois de, alegadamente, ter recusado conduzir Notícias das Estrelas, no TVI 24. Agora, segundo a revista TV Mais, Iva Domingues está de malas aviadas para a estação de Carnaxide.

O formato ainda não é conhecido, mas quem sabe não será ela um dos rostos da grande aposta de que Nuno Graciano falou quando esteve terça-feira no Companhia das Manhãs? Segundo o apresentador, a SIC está a preparar um grande programa de entretenimento e ele é uma das caras.

Por outro lado, quem sabe a antiga apresentadora de Quem Quer Ganha não substiuirá Fátima Lopes no Vida Nova, quando esta for de férias? Existe ainda a possibilidade de Iva Domingues ganhar um programa num dos canais por cabo com o selo SIC.

Mais novidades serão conhecidas em breve.

Iva Lamarão e Carla Matadinho em "Mesmo a Tempo"

Nem Iva Domingues, nem Merche Romero ou qualquer uma das apresentadoras do Fama Show. As companheiras de Nuno Graciano em Mesmo a Tempo serão Iva Lamarão e Carla Matadinho. Se a primeira já conta no seu curriculum com Quando o Telefone Toca e SIC ao Vivo, a segunda ainda só conduziu Carlsberg Cup – Magazine, em 2009. Será um grande teste para ambas que, ao lado do “tio Careca” irão dar muito dinheiro aos portugueses.

A comitiva portuguesa viaja hoje para Madrid, de modo a preparar-se para a grande estreia de sábado. “Para já, vamos fazer dois ou três programas especiais, mas se os portugueses assim o exigirem, eventualmente, poderemos fazer mais”, revelou Nuno Graciano ao 24 Horas.


Momentos


Boa noite. O Momento desta semana pertence à SIC, e, mais concretamente, ao programa Senhora Dona Lady. Apresentado por Herman José e Sílvia Alberto, o mesmo foi cancelado, após apenas duas emissões. Isto, em 2005!

Cátia Sousa vai voltar a "Achas que Sabes Dançar"

O sonho de ser bailarina profissional fê-la congelar a matrícula no curso de Educação Física e Desporto numa universidade do Algarve e concorrer ao novo talent-show da SIC.

Antiga stripper em clubes e discotecas, Cátia Sousa viu no programa a oportunidade de relançar a carreira. No entanto, a sua performance no casting não convenceu os jurados e, assim, não conquistou o tão ambicionado “passaporte”.

Mulher persistente e consciente das suas capacidades, Cátia voltou a tentar a sua sorte na cidade invicta, onde acabou por também não passar. Todavia, as declarações de um dos jurados fizeram com que despertasse em si um sentimento de revolta: “No Porto, a escolha não parecia ter a ver com a dança, mas com quem eles achavam que ia dar fama ao programa. O Miguel Quintão começou a gozar e a perguntar se eu me tinha apaixonado por alguém, porque tinha lá voltado e usou uma frase que não me esqueci, porque são coisas que só se dizem a criminosos. Disse que o programa devia ter uma ordem de restrição para mim. E ainda disse que duvidava que eu soubesse dançar na minha profissão. Se me tivessem dito que eu não tenho técnica ou que não sou aquilo que eles querem para o programa, eu até aceitava, mas agora dizerem-me que eu não sei dançar na minha profissão… Se tivesse sido a Marina ou o César a criticarem-me mais ferozmente, eu não tinha levado a mal, mas quem o fez foi o Miguel e ele não entende nada de dança, é locutor da rádio Antena 3”, desabafou à TV 7 Dias.

O segundo casting de Cátia Sousa será visto numa das próximas emissões de Achas que Sabes Dançar?

Fala-se 14/04/2010

Boa Tarde! 15 horas são sinal de Fala-se! E hoje de quem lhe falo eu?

Margarida Marinho

Depois de seis anos de casamento com Ricardo Zúquete, a actriz pôs fim à união. A separação foi confirmada pelo arquitecto ao jornal 24 Horas e já ocorreu há cerca de três semanas. A cerimónia de entrega dos prémios de Televisão da revista TV 7 Dias foi o primeiro evento em que a Helena de Meu Amor surgiu sem aliança, o que provocou o “sururu” das más línguas.

Recorde-se de que o ex-casal teve a primeira filha em comum, Carlota, há dezasseis meses.

Cláudio Ramos

O colaborador de Vida Nova tem estado afastado da televisão, devido a um problema de saúde. Foi há cerca de um mês que Cláudio Ramos sofreu uma paralisia facial, provocada por um vírus. Para além do descanso, o comentador tem estado a fazer fisioterapia diariamente.

Foi enquanto dormia que ficou com o rosto paralisado e, ao acordar, Cláudio deu-se conta da perda de sensibilidade na boca e na zona ocular.

Apesar de tudo, o estado de saúde do responsável pelo Cara Nova já está a melhorar e o regresso será em breve. Ao 24 Horas, disse: “Estou muito optimista e volto em breve à minha lide normal.”

Quiosque: 24 Horas

Bernardo Bairrão fala de investimentos futuros da TVI

2010 será um ano muito complicado a nível económico e até as nossas televisões terão que continuar a fazer uma contenção de despesas. No entanto, há dois acontecimentos que, certamente, vão marcar os próximos meses: a vinda do papa Bento XVI a Portugal e o Campeonato do Mundo de Futebol. Tudo isto implicará um investimento acentuado para as estações de televisão.

Em entrevista ao 24 Horas, Bernardo Bairrão falou um pouco sobre esta questão: “Os valores para a cobertura da vinda do papa foram uma surpresa considerável, falamos em muitas centenas de milhares de euros. Consideravelmente mais do que uma minissérie.” De referir que este ano, no seguimento de um acordo com a RTP, a TVI será a estação oficial das cerimónias de Fátima.

Quanto aos valores que serão gastos com o Mundial de Futebol, estes serão elevados, uma vez que “queremos a cobertura que se exige, vamos destacar meios consideráveis à África do Sul até porque, até ao inicio do campeonato, continuamos a ser a estação oficial da selecção. Ainda temos três jogos de preparação da selecção para transmitir, o último já la”, afirmou ainda o director geral da estação de Queluz de Baixo à mesma publicação.

"Festa da Flor 2010" domingo na RTP

Se o primeiro dia da mais conhecida festa da ilha da Madeira é da responsabilidade da estação de Francisco Pinto Balsemão, o último dia será transmitido pelo canal público.

Durante a tarde de domingo, a partir das 16:30h, Tânia Ribas de Oliveira e João Baião estarão à frente da emissão de Festa da Flor 2010. Serão mais de duas horas de alegria e boa disposição, bem como momentos comoventes, devido aos últimos acontecimentos que marcaram a cidade do Funchal.

Quiosque: TV 7 Dias

SIC com emissão especial no horário nobre de sexta-feira

O primeiro de três dias da Festa da Flor, na Madeira, terá este ano honras de transmissão na estação de Carnaxide. Assim, na próxima sexta-feira, pelas 21:30h, Fátima Lopes e Rita Ferro Rodrigues estarão em directo da cidade do Funchal para levar a cabo uma emissão especial que vai devolver a alegria à “pérola do Atlântico”.

Não pode perder, já na próxima sexta-feira, após o Jornal da Noite, na SIC.

Revista de Imprensa 14/04/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Pedro Abrunhosa no primeiro Herman 2010

O regresso de Herman José aos ecrãs é já este sábado e, em estúdio, estarão três convidados. Um deles é Pedro Abrunhosa, mas os outros dois ainda não são conhecidos.

O humorista colocou uma caricatura das três pessoas que lhe farão companhia no Facebook de modo a adensar o mistério. Tudo porque “só o Pedro Abrunhosa é que está confirmado. Os outros dois ainda não estão”, declarou Herman ao 24 Horas.

Segundo o apresentador tudo isto “é um jogo” e “ela pode ser 300 pessoas; ele pode ser 500”. Resta agora saber se alguém acertará na mouche.

Sexta-feira há Juntos Pela Madeira

Depois da enorme tragédia que se deu na “pérola do Atlântico, uma grande onda de solidariedade chegou às nossas televisões. A primeira foi pela SIC, com Uma Flor Para a Madeira, mas também as restantes estações puseram “mãos à obra”.

Na próxima sexta-feira outro especial, agora da RTP, chegará até ao grande público. A partir do Centro de Congressos da Madeira Sónia Araújo e José Carlos Malato apresentam Juntos Pela Madeira. O espectáculo contará com a presença de vários músicos, como o sexteto Seis Po’ Meia Dúzia, que participou recentemente no Festival da Canção. Também a orquestra clássica da Madeira, dirigida pelo maestro Rui Macena, marcará presença no evento. A não perder, sexta-feira por volta das 22 horas, na RTP1.

CITAÇÃO DO DIA:

"São as máscaras ou a máscara que é o símbolo do teatro que me fascinam"

João Ricardo

Número do dia:

594000

Foi o número de telespectadores que o novo concurso da RTP, O Cubo, consegui agarrar na sua estreia, no horário nobre do passado domingo.

Quiosque:
TV 7 Dias, 24 Horas

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 da semana.

Os maus resultados de Notícias em 2ª Mão, atiraram o programa apresentado por Eduardo Madeira e Marco Horácio para o horário da meia-noite.
Apesar de isto ser uma má noticia, acaba por ser boa para os chamados telespectadores "alternativos".
Quero com isto dizer que, muito provavelmente, os fãs de 5 Para a Meia-Noite, poderão, enquanto o talk-show não entrar na terceira temporada, perder o seu precioso tempo a ver Notícias em 2ª Mão. O principal motivo? A diversão que os dois humoristas provocam.
O programa pode não ter 30% de share, mas são várias as piadas que consegue provocar ao telespectadores.

Desde o pingo azedo, ao casal que a falar se atropela um ao outro, aos "avatares" que visitam o programa de Fátima Lopes.. são vários os sketches que demonstram que a dupla Eduardo Madeira/Marco Horácio funciona. Nota-se a cumplicidade e o profissionalismo entre ambos, assim como a perspicácia para fazer rir os portugueses, para chegar à piada.

Ok, os resultados não foram os melhores na altura, mas isso acaba por ser apenas um pormenor.
Aliás, no horário das 00:00, Notícias em 2ª Mão não se tem portado assim tão mal. Por exemplo, na quinta-feira à noite, e por volta das 00:30, o programa agarrou ao ecrã mais de 450 mil espectadores (4,8% de rating e 24,9% de share). Palavras para quê?