14 de abril de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião desta semana.

E a SIC dançou

A SIC voltou a ter domingo. Quase dois meses depois do fim do Ídolos, e do sentimento de orfandade que a estação sentiu com o epílogo do seu maior sucesso dos últimos anos, a SIC voltou a vencer um domingo. Com mais de três pontos de avanço sobre a TVI e nove (!) sobre a RTP1.

Não foi só a estreia de Achas que Sabes Dançar que correu bem (já lá vamos), mas sim um conjunto de felizes circunstâncias para a estação. O Primeiro Jornal chegou aos 35,9%, a Investigação Criminal andou pelos 30, tal como Perfeito Coração. Já Viver a Vida chegou aos 32 pontos.

E a dança, como vamos de dança? Um milhão, duzentos e cinquenta mil espectadores, o que representa um terço dos portugueses que viam televisão àquela hora. É um excelente resultado que, por exemplo, deixou a estreia de Jorge Gabriel, na RTP1, a milhas. O resultado da pri-meira sessão de O Cubo, não há como evitar dizê-lo, foi um desastre: 15,8% de share, 594 mil espectadores. Ou seja, menos de metade da audiência do seu adversário directo, o novo concurso da dança da SIC.

É caso então para esperar que, depois do sucesso da primeira exibição, Achas que Sabes Dançar vai ser um novo Ídolos? Não. Pelo menos, isso não é vislumbrável para já. O programa tem a mesma matriz, mas falta-lhe mais picante. Este júri não é o outro. Este júri, pelo menos, para já, não parece conseguir dizer "tu não prestas para nada", ou "vales zero", mesmo quando a falta de jeito do concorrente está à vista de todos.

A humanidade do júri até pode fazer da televisão um sítio mais bem frequentado, mas será seguramente frequentado por menos gente. O sangue vende sempre mais...

Nenhum comentário: