23 de março de 2010

Fecho

Boa noite. Por motivos alheios ao Televisão-Opinião, esta semana, não será postado o Discurso Directo. Para a semana, em principio, esta rubrica está de volta.
Pedimos pela última vez, uma pequena coisa ao leitor. Faltam cerca de 4 horas, para o fim da votação do Super Blog Awards. Precisamos de ficar nos cinco primeiros da categoria Cultura & Lazer. Ajude-nos! Para votar, é necessário registar-se. São apenas 5 minutos! Para votar prossiga para aqui.

O Fecho de hoje, para além destes avisos, incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Futebol a brincar

Extinto o Domingo Desportivo, os programas de painel dividido entre um adepto do Benfica, um adepto do FC Porto e um adepto do Sporting são agora os nossos únicos debates futebolísticos relevantes. Por um lado, ainda bem que assim é: cansados de levar o futebol demasiado a sério já andamos nós todos - e assim, reduzido à condição de conversa de café, o jogo não só regressa ao seu devido lugar como, inclusive, ganha toda uma nova dimensão lúdica.


Entretanto, há várias razões para a deslocação de Trio D'Ataque, o formato da RTP (agora circunscrito à RTPN), à cidade de Newark, em Nova Jérsia (EUA), de onde o programa desta noite será emitido. A primeira tem que ver com a própria RTP, que conserva a preferência entre os emigrantes, compensando com programação algum protagonismo que vem perdendo nos domínios da distribuição. A segunda tem que ver com o programa propriamente di-to, que é o melhor dos três debates semanais do género na televisão portuguesa.


O Dia Seguinte, da SIC Notícias, está mais do que cristalizado: os coloquiantes às vezes nem sequer os jogos viram - e, ainda por cima, Sílvio Cervan veio tornar o tom da conversa praticamente insuportável. Prolongamento, da TVI 24, mal nasceu e já parecia velho, com Pôncio Monteiro e a sua provocadora personagem a revelarem-se insuficientes para manter vivo o interesse. Já Trio D'Ataque é de outra origem: nenhum dos participantes é estrela, mas regra geral todos pensam pela própria cabeça - logo, a substância da discussão ganha com isso.


O que é preciso é que efectivamente continue a haver três clubes grandes, e não apenas dois. Mas isso é conversa de outra natureza.

Maria João Ruela em entrevista

A conhecida jornalista da SIC deu, esta semana, uma entrevista à Notícias TV, revista pertencente aos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias.
Nela, a pivô de fim-de-semana do Jornal da Noite, falou do seu gosto de cozinhar: "Gosto muito de cozinhar, passo os meus dias de folga a fazer cozinhados. Já fiz vários cursos de cozinha". Maria João confessou ainda que adora viajar, e que o jornalismo foi um "autêntico acidente de percurso": "Queria ser copywriter e chegei mesmo a fazer um estágio nessa área, mas fiquei muito desiludida". Foi com o aparecimento dos canais privados, na década de 90, que a pivô da estação de Carnaxide, percebeu que o seu futuro passaria pela "caixinha mágica": "Achei que esta coisa da televisão podia ser interessante e, como tinha habilitações para isso, concorri e, acabei por entrar na SIC como estagiária".

Maria João Ruela falou ainda à referida revista, do seu problema de saúde, resultante do seu trabalho de reportagem no Iraque, na altura em que este país se encontrava em guerra.
Depois de ter sido baleada, há sete anos, a jornalista deixou de ter a capacidade de mexer a perna esquerda. Correr, mexer o pé, usar sapatos de salto alto, são acções básicas para a maior parte das pessoas, mas que se tornaram impossíveis para Ruela.
No entanto, há que olhar para a vida com um sorriso. Segundo o que Maria João diz, há que "tentar viver bem com isso".



Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


Às 20:00, no Fecho!

Fala-se 23/03/2010

Boa Tarde! Seja bem vindo à rubrica que dá que falar diariamente aqui no Televisão - Opinião!
Hoje falo-lhe de:

Vanessa Oliveira

A jovem apresentadora foi recentemente muito falada na imprensa. Tudo porque, segundo várias revistas, tinha um novo namorado: Mickael Carreia. Numa tentativa de calar as más línguas, a cara SIC disse ao "24 Horas": "Essa história é completamente falsa."

Apesar de ter terminado a relação que mantinha há vários anos com o DJ João Fernandes, Vanessa Oliveira afirma-se uma "solteira feliz": "Estou muito bem assim. Obviamente, não estou fechada para o amor, mas para já, não penso nisso", referiu ao referido jornal.

Cristina Ferreira

Depois de ter sido mãe, a apresentadora mudou de ideias no que toca ao aumento da família. Se, inicialmente, a cara TVI queria ter apenas uma criança, actualmente, influenciada pelo namorado, deseja voltar a ser mãe.

Todavia, tal não acontecerá nos próximos tempos, tal como a própria revelou à "Vidas": "Ainda não está planeado, mas a seu tempo virá. O problema é que é preciso passar pelos passos todos, desde a gravidez ao recuperar da forma, e com um programa diário, não é tão fácil como isso."


Quiosque:
Vidas, 24 Horas

Revista de Imprensa 23/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!

Miguel Monteiro brilha em Passione

Antigo coordenador do Jornal da Noite, Miguel Monteiro decidiu abandonar o jornalismo há cerca de 3 anos, para se dedicar ao mundo da representação. A prova do seu enorme talento é o facto de ser o mais recente português a integrar o elenco de uma telenovela brasileira.

Depois de participar num casting, Miguel Monteiro ganhou o papel de motorista da personagem de Fernanda Montenegro na próxima telenovela de horário nobre da TV Globo, Passione. ‘Gonçalves’ é o nome da sua personagem e terá um papel bastante importante na história, uma vez que, para além de motorista, será também o confidente de ‘Bete’, papel da conhecida actriz brasileira, durante o tempo em que esta estiver em Itália à procura do seu filho, ‘Toto’, personagem de Tony Ramos.

Foram cerca de quatro os dias em que gravou e para o antigo jornalista esta “foi uma experiência extraordinária e inesquecível”. Passione é da autoria de Sílvio de Abreu e vais substituir Viver a Vida, já a partir do próximo dia 17 de Maio, no Brasil.

Gravações de Dá-me Música começam hoje

Tal como o Televisão – Opinião avançara recentemente, Catarina Furtado tem novo projecto, depois de ter estado concentrada nas gravações de Cidade Despida. A conhecida apresentadora está de volta com Dá-me Música, o programa que animou as noites de sábado da RTP, durante o Verão do ano passado. As gravações começam já hoje e a primeira emissão contará com a presença de: Miguel Ângelo, Mafalda Teixeira, Fernando Alvim, Miguel Guerreiro, Maria João Silveira e Luís Filipe Borges. Ao que tudo indica, José Fragoso pretende estrear Dá-me Música já no próximo mês de Abril.

CITAÇÃO DO DIA:

"Já me magoaram, como acontece a toda a gente. A diferença é que nunca fiz mal a ninguém"

Mafalda Pinto
Número do Dia:

497000
Foi o número de telespectadores que acompanharam Perfeito Coração, no passado sábado. Este foi um recorde negativo para a produção de Carnaxide.

Quiosque:
TV Guia, 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite! Sim, o primeiro Para lá das 24 da semana já está em linha!


A SIC está com problemas. Se em Janeiro, concluíamos que tanto o seu day-time, como o prime-time eram fortes, hoje, poderemos apenas ver que isso acontece no período entre as 14:00 e as 19:00.

A Armadilha tem conseguido bons resultados, e liderado no horário em que é exibida. Para além de vencer Júlia Pinheiro, nas Tardes da Júlia, colocou a RTP1 em terceiro lugar, cujo seu Poder Paralelo não seguiu os mesmos shares que Chamas da Vida.

Com cerca de 30 pontos, a novela da estação de Carnaxide, oferece a Vida Nova, de Fátima Lopes, uma boa herança. Normalmente, o programa das tardes da SIC, consegue vencer a concorrência, colocando Portugal no Coração a um canto, uma vez que este talk-show não costuma aparecer no top dos dez programas mais vistos da RTP1.

A partir das 18:00, a liderança continua em Carnaxide. Paraíso tem sido uma boa aposta para o canal, mas prepara-se para chegar ao fim. Se no início os resultados não eram os melhores, de há uns tempos para cá, a novela tem vindo a vencer a concorrência, tendo relegado o líder Portugal em Directo para segundo lugar.

Das 14:00 ás 19:00, há vida na SIC. O problema vem depois, quando Nós por Cá entra no ar. O share da estação fica abaixo dos 20%, o que prejudica os resultados do Jornal da Noite.

Posteriormente, e no horário nobre, Notícias em 2ª Mão tem ficado à quem das expectativas, e Perfeito Coração já não alcança os valores de antigamente. Salva-se Viver a Vida, que consegue fazer frente a Sentimentos.

Fica a pergunta: faz sentido dizer-se que as novelas brasileiras já não dão cartas em Portugal?